Autor Tópico: A criação no Genesis e a ciência  (Lida 11575 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: A criação no Genesis e a ciência
« Resposta #50 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:47:45 »
É através dos fenômenos sobrenaturais que acontecem na vida de certas pessoas e na própria natureza que admitimos a possibilidade da existência de um Deus. Álias até grandes estudiosos na área da ciência acreditam em Deus.

E isso valida a existência de Deus... como? Isso representa a opinião deles, apenas. Outra: de que fenômenos sobrenaturais estamos falando?

Deus é infinito. Não tem princípio e nem fim.

Se você consegue admitir isso, porque não consegue admitir que o Universo pode não ter tido começo, ou que o Big Bang possa ter vindo "do nada"?

Eu faria uma pergunta: Se Deus existe e ele quis que tudo fosse desse jeito como impediremos sua forma de pensar?

Se Deus existe, se fez o Universo de acordo com o que está no Gênesis, mas deixou pistas na Natureza que apontam para outra coisa, então ele é um mentiroso. Eu espero que esse Deus não exista! :-)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #51 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:51:46 »
E quem é que te garante que a divindade suprema existe? Só a sua fé, sem nenhuma base racional para isso.
A garantia racional é a própria fé. Por isto religião e ciência jamais vão se combinar devido a interpretações erradas. A fé me impede de viver como qualquer outro ser humano?
O mundo foi feito para ser habitado e sua beleza venerada. Temos esta liberdade para gozar e desfrutar de toda beleza da vida.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #52 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:52:59 »
Existe um grande mistério entre a ciencia e a religião: FÉ

Não vejo mistério algum na fé, pois não há nada para ser explicado nela...

Já cheguei a professar o ateísmo, mas pensando bem: Se somente pela fé se desvenda o mistério de uma divindade suprema como eu poderia descobrir algo sem ela?

"Mas pensando mal" você quis dizer...rs...
Gostaria de saber o que foi que você conseguiu descobrir com a sua fé. Compartilhe conosco quais os mistérios que você já desvendou...
Gostaria de fazer uma pergunta de cunho pessoal ( responda caso se sinta à vontade ). Como é que alguém que supostamente já professou o ateísmo e estudou alguma coisa conseguiu voltar à estaca zero de novo ? Só consigo vislumbrar esta hipótese através da contemplação de um milagre...

Querer provas sem fé é impossível. É como eu quisesse ir para o norte e estivesse caminhando para o sul.
Deu para entender?
Abraços

Isto significa que as tuas provas dependem de nós termos fé ? Que tipo de prova depende de fé ? O que é que você chama de prova ?
Eu acho que o teu exemplo foi muito bom...você está indo para o Norte, mas se recusa a olhar para a bússola que aponta o Sul...
Você caminha para onde aponta o teu coração, não a tua razão.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #53 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:56:52 »
Se Deus existe, se fez o Universo de acordo com o que está no Gênesis, mas deixou pistas na Natureza que apontam para outra coisa, então ele é um mentiroso. Eu espero que esse Deus não exista! :-)
E se ele existir?
Para ele voce o julga como um grande mentiroso. Esta é a sua forma de pensar e entender de um livro que como já falei não é científico. Mesmo que voce não acredite no Gênesis, mas acredita que possa existir um Deus já é um grande começo.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #54 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:00:51 »
A garantia racional é a própria fé.

“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.” Carl Sagan

Erivelton, depois desta eu eu desisto... :'(
Boa sorte, Dbohr !! :tchau:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #55 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:03:22 »
Temos esta liberdade para gozar e desfrutar de toda beleza da vida.

Também acho :-)

Mas o que isso tem a ver com o assunto?

A garantia racional é a própria fé.

“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.” Carl Sagan

Erivelton, depois desta eu eu desisto… :'(

Eu sou cético brasileiro e não desisto nunca :hihi:

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #56 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:04:30 »
Não, houve um momento em que ele disse que assim como a cosmologia ou outra qualquer interpretação deva ser levado em consideração, assim como a religião.

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=40791 :
Em 1972, quando Mário Novello chegou de um pós-doutorado em Oxford, na Inglaterra, tentou formar no Brasil um grupo de estudos da Cosmologia. Seus colegas não entenderam nada. Pensaram que Novello tinha enveredado pelo caminho da metafísica ou da religião. Não poderiam estar mais enganados. A Cosmologia está hoje na linha de frente das pesquisas sobre a origem do universo - e nessa história não há lugar para Deus.
Também pensaste que Mário Novello "tinha enveredado pelo caminho da metafísica ou da religião"?

A respeito do big bang, dizia-se que o cientista não poderia investigar seu momento incial porque ele era uma 'singularidade' - este era o termo técnico utilizado. Isso era uma catástrofe para a ciência. É por aí que a religiosidade entrou, inclusive a Igreja Católica, que viu com bons olhos o fenômeno e ainda hoje o considera assim. Porque, não tendo sido explicado, significava que toda a evolução futura do universo era irracional. O que chamo de pura ideologia é essa tentativa de eliminar a ciência da explicação desse momento inicial.

A ciência para que tivesse evolução dependeria de uma consciência inteligente.
Essa consciência inteligente existe nos cientistas, que nem sequer implica divindades na evolução da ciência.

Você nada mais é do que matéria. Tal qual falou o Novello na primeira frase da entrevista…todos nós somos feito de poeira estrelar.
Concordo também. E de onde veio a poeira cósmica?

1Te 5:23 "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".
 E de onde veio o que originou a poeira cómica? E de onde veio o que originou, o que originou a poeira cósmica? … Isso é uma regressão infinita.

A fé apenas é um alicerce para se crer numa divindade.
Concordo! E digo mais a fé é o único meio para se crer numa divindade, isto é, para se crer numa divindade a única maneira é crer numa divindade.

Dentro desta fé encontramos com a ciência inteligente.
O que é uma ciência inteligente? Não quererás dizer design inteligente?

Eu creio na ciência e também creio em Deus. Para mim elas estão unidas.
Mas quanto mais a Ciência separa, mais progride. A única maneira de a Ciência e algum deus estarem unidos seria descobrindo evidências da sua existência pelo método científico. As religiões encontram cada um dos seus deuses por outro método, que é a fé.

É com base científica que os criacionistas dão explicações sôbre a origem do universo.
Qual é essa base científica?

O gênesis por não ser um livro científico levamos em total consideração que para a fé não era preciso uma explicação precisa.
Não ter uma explicação precisa significa ser vago. A vagueza traz confusão e permite miríades de interpretações. Assim a fé não tem interesse para a ciência.

Quem lê as escrituras sabem muito bem que é perda de tempo está discutindo algo como a origem do universo,
Então tiveste a perder tempo ou agora lembraste dessa desculpa.

pois 99,9% das pessoas estudiosas sabem que pelo fato do universo ser infinito jamais teremos uma resposta.
Já existem modelos para a origem do Universo. O que não é possível (pelo menos para já…) conhecer é o que houve antes da origem do Universo, pois estamos contidos nele.
 Uma pessoa com conhecimentos de matemática moderna tem noções do infinito (ou infinitos) e conhecem-se propriedades dos infinitos há muito tempo.
 E já agora: como chegou-se à conclusão de que o Universo é infinito? Pesquisaste sobre o assunto quando falavas do Big Bang? Qual a razão de impor limites sobre o conhecimento de algo por ser infinito?

« Última modificação: 19 de Dezembro de 2006, 15:07:09 por pedroac »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #57 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:06:21 »
Erivelton, vou inverter a dança, se você não se incomoda:

Por que acreditar que Deus fez o Universo do jeito tal que está descrito no Gênesis é tão importante para você a ponto de você ignorar todas as evidências em contrário que percebemos na Natureza?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:21:07 »
pois segundo as escrituras Deus é infinito.
Quais...? Ah, cê ta falando do Avesta, né?

Se Deus existe e ele quis que tudo fosse desse jeito como impediremos sua forma de pensar?
Ah, nada... Talvez umas bombinhas de Hidrogênio neste FDP... ...que tal...?

Existe um grande mistério entre a ciencia e a religião: FÉ
Se somente pela fé se desvenda o mistério de uma divindade suprema como eu poderia descobrir algo sem ela?
Querer provas sem fé é impossível. É como eu quisesse ir para o norte e estivesse caminhando para o sul.
Esta é uma pergunta que todo mundo gostaria de saber. Até Deus os cristãos podem chegar, querer ultrapassálo para saber de suas origens seria uma perda total de tempo
Bem... isso é o resultado da fé...?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #59 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:23:03 »
Hum… ESTAVA QUERENDO CONVERTER UM CRISTÃO AO ATEÍSMO?
Descobri a razão de algumas verdades.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2006, 15:27:39 por Erivelton »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #60 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:27:00 »
Quais…? Ah, cê ta falando do Avesta, né?
Se Deus existe e ele quis que tudo fosse desse jeito como impediremos sua forma de pensar?
Ah, nada… Talvez umas bombinhas de Hidrogênio neste FDP… …que tal…?
por hoje estou me retirando. Quando não existe argumento é porque faltaram palavras.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #61 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:34:30 »
Debata comigo, então. Eu não estou tentando converter ninguém (apesar da piada).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #62 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:35:47 »
E repare que a citação fala em "convencer", não em "converter". Uma diferença muito importante! :-)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 19 de Dezembro de 2006, 16:51:49 »
Quais…? Ah, cê ta falando do Avesta, né?
Ah, nada… Talvez umas bombinhas de Hidrogênio neste FDP… …que tal…?
por hoje estou me retirando. Quando não existe argumento é porque faltaram palavras.
Erivelton, desculpe a minha ignorância… :'( eu sou uma ameba perto de vc… desculpe… :'(

(Hummm… mas gostaria de lembrar que, casualmente, encontrei um site (Site evangélico e… pô… cada coisa…) e… adivinha quem estava lá falando besteira pra caralho…? Acertou!!!! Vc!!!! Falando nisto. Continua amargurado com o diabo/Deus…?)

Debata comigo, então. Eu não estou tentando converter ninguém (apesar da piada).
Vamos ver até onde sua paciência vai…  :biglol:
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2006, 17:05:26 por Mussolim Bucetê »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #64 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:12:37 »
Mussolim, eu tenho limites quase infindáveis de paciência para esse tipo de debate!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:15:41 »
:ok:

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #66 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:16:46 »
Hum… ESTAVA QUERENDO CONVERTER UM CRISTÃO AO ATEÍSMO?
Descobri a razão de algumas verdades.
Não percebeste o significado da frase?

Quem está envolvido num debate tenta persuadir os outros por meio de argumentos. Se for intelectualmente honesto, considera poder ser persuadido pelos argumentos dos outros. Para isso é necessário haver algo que alguém concorda, por exemplo as evidências empíricas e lógica.

Se alguém aceita algo como verdadeiro à priori (isto é, antes da experiência), não admitindo que seja falsa por qualquer evidência ou argumento lógico, então é impossível convencer da falsidade pela natureza da crença.

Segundo a Wikipédia: "Um dogma, no campo filosófico, é uma crença/doutrina imposta, que não admite contestação. No campo religioso é uma verdade divina, revelada e acatada pelos fiéis."

Carl Sagan também disse no livro "Cosmos":
Sem dúvida, a ciência não é perfeita e pode ser mal utilizada, mas é de longe o melhor instrumentos que possuímos, que se corrige a si-próprio, que progride sem cessar, que se aplica a tudo. Obedece a duas regras fundamentais: a primeira, não existem verdades sagradas, todas as asserções devem ser cuidadosamente examinadas com espírito crítico, os argumentos de autoridade não têm valor; e segunda, tudo aquilo que esteja em contradição com os factos tem de ser afastado ou revisto. Temos de entender o Cosmos como ele é e não confundir aquilo que ele é com aquilo que gostariamos que fosse. Por vezes, o óbvio está errado e o insólito é verdadeiro.

Procura informações sobre Racionalismo Crítico, Falseabilidade ou Filosofia de Karl Popper.

O Mussolim Bucetê é um brincalhão e isso pode-se ver nos outros "posts". Além disso não podes generalizar a posição de um ateu como se fosse de todos os ateus. Isso é preconceito e descredibilizas-te desse modo.

Quanto a argumentos, foram colocados vários que ignoraste. Os mais importantes têm a ver com o Génesis internamente, pois há contradições lógicas para além das empíricas.

Parece-me, pelas tuas palavras, que te sentes atacado pessoalmente, mas, pelo menos no meu caso, não tenho qualquer intenção de maltratar-te.
 O problema é que os argumentos que usas são de posição dogmática, e tento mostrá-lo. Por exemplo, a tua crença é falseável?
 Para debater é preciso compreender a posição dos outros. O que significa para ti fé? É algo debatível ou um dogma?
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2006, 17:18:53 por pedroac »
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:21:46 »
 "O problema é que os argumentos que usas são de posição dogmática, e tento mostrá-lo."

Dbohr e os outros também.  :)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #68 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:31:18 »
 Claro! :ok:   :grupo:

Pedro Amaral Couto

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #69 Online: 19 de Dezembro de 2006, 18:29:09 »
eu tenho limites quase infindáveis de paciência para esse tipo de debate!

Dbohr, você deve estar preso dentro de uma CTC para falar isto...rs...
Sugiro que pegue o primeiro buraco negro que aparecer na sua frente e se mande daí !!
A não ser que você esteja querendo ser canonizado pela sua paciência "ad infinitum"... :anjo:

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #70 Online: 25 de Dezembro de 2006, 10:34:06 »
No livro das Testemunhas de Jeová: A vida, qual a sua horigem, dizem que o sol já existia desde o princípio e que genesis era relatado segundo um observador terrestre.
Genesis 1:3-5: "Venha haver luz". Naturalmente , o sol e a lua ja estavam no espaço sideral muito antes desse "primeiro dia", mas a sua luz ainda não atingia a superfície da terra, de modo a ser vista por um observador terrestre. Dai a luz passou a ser visivel na terra, e essa passou a ter dia e noite, devido ao seu movimento de rotação. Pelo visto a luz surgiu atraves de um processo gradual, e não instantaneamente, como ocorre quando se acende uma lampada elétrica. Tal luz provinha do sol, mas o sol não podia ainda ser visto no céu encoberto por gazes. Assim, a luz que alcançava a terra era difusa. Quando se refere a criação das plantas no terceiro dia, dizem que a luz difusa ja era o suficientemente forte para os processos de fotossíntese, tão vital para as plantas verdes. Somente então no quarto dia quando Deus disse para haver os luminares (sol e lua e as estrelas), explica o livro:

Previamente no primeiro dia usou-se a expressão : "Venha a haver luz". O termo hebraico aqui utilizado para luz é "ohr" , que significa luz em sentido geral. Mas no quarto dia a palavra hebraica passa a ser: "ma-ohr" que significa "fonte de luz"… No primeiro dia evidentemente a luz penetrava nas faixas envolventes, mas as fontes dessa luz não podiam ser vistas por um observador terrestre por causa das camadas de nuvem qua ainda envolviam a terra. Agora pelo visto, as coisas mudaram nesse quarto dia.
———————————————————–

Realmente eles lutam bravamente para defender a "veracidade da biblia".
Se pegarmos o livro de gênesis, em 1:16, vamos ler:

"Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas."

Aqui lemos que Deus "fez" os luminares depois, mas segundo a explicação das TJ, Deus fez "para o observador humano", como que dando envase ao princípio antrópico forte.

Qual poderia ser um contra argumento para essa explicação deles?
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2006, 14:31:12 por Mental »
Nem sempre...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 25 de Dezembro de 2006, 15:58:39 »
Tem a vantagem de mostrar que as coisas não surgem por magia.

Quando estava no Ensino Médio uma das coisas que mais me incomodavam nos livros didáticos era a aparência de que as idéias científicas nasciam prontas e acabadas. Dar um bom contexto de como a idéia surgiu e foi se desenvolvendo ajuda muito na compreensão dela. E nem precisa ser uma coisa chata, bastaria um panorama geral.

Dá a impressão dos cientistas serem meio que "iluminados", e terem "revelações", meio como sacerdotes vestindo sobretudos brancos em vez de algum tipo de manto meio druídico ou algo do tipo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #72 Online: 25 de Dezembro de 2006, 16:21:33 »
É! Era isso mesmo!

O que acontecia é que eu acabava meio frustrado, até descobrir bem mais tarde que eles eram gente como todo mundo.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #73 Online: 25 de Dezembro de 2006, 17:19:47 »
Quando não existe argumento é porque faltaram palavras.
É o mestre!!!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 26 de Dezembro de 2006, 09:36:26 »
Quando não existe argumento é porque faltaram palavras.
É o mestre!!!
Nigh†mare ama esse cara! Essa assinatura... :histeria: :chorao: :histeria: :chorao: :histeria:

Erivelton!

"Quando você entender porque rejeita todos os outros deuses exceto o seu, você entenderá porque eu rejeito todos os deuses" (Stephen F. Roberts)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!