Autor Tópico: Homem moderno  (Lida 12442 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Homem moderno
« Resposta #100 Online: 28 de Janeiro de 2007, 19:39:04 »
Tudo bem… mas será que não poderia ter acontecido 2 levas de migrações, em idades glaciais distintas, pelo próprio estreito de Bering???

Do site sobre Arqueologia, do Itaú Cultural:
http://www.itaucultural.org.br/arqueologia/pt/home.htm

Até há pouco tempo, pressupunha-se que os habitantes das Américas teriam resultado de 3 ondas migratórias: (1) uma de populações asiáticas, (2) outra de grupos que teriam originado os chamados povos Na-Dene, que ocupam a porção noroeste da América do Norte, (3) e outra que teria originado os Esquimós. Mas a reconstituição da face de Luzia, alguns anos atrás, trouxe novas variáveis.

Recentemente Luzia foi apresentada ao grande público e apareceu estampada na capa de revistas famosas, no Brasil e no exterior. A partir de um crânio datado em 11.500 anos e retirado de escavações feitas na região de Lagoa Santa (MG), foram modelados os tecidos musculares, a pele e os demais órgãos. E o resultado surpreendeu muita gente: Luzia apresenta, de fato, traços muito mais parecidos com os grupos que habitavam a África e a Austrália, do que com aqueles típicos nos grupos asiáticos.

Cortesia: Setor de Antropologia Biológica do Museu Nacional do Rio de Janeiro

Luzia traz à tona a possibilidade de ter havido pelo menos mais uma onda migratória para as Américas, e desta vez por grupos da Ásia central que descendiam diretamente dos primeiros seres humanos modernos, vindos da África. E isto, certamente, teria ocorrido dezenas de séculos antes de 12.000 anos.

Especulando: a parte destacada em azul no texto pode ser a chave para o mistério do Piauí.  :wink:
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2007, 19:42:56 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Homem moderno
« Resposta #101 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 17:52:29 »
uhm, por estes mapas não teria como mesmo. Esta glaciação não foi tão forte quanto outras em que só o equador não congelou. Parece que só resta Bering mesmo. Se não foi um homem quem fabricou as ferramentas, pode ter sido algum hominídio, quiçá um símio…

Vejam essa:

A “Idade da Pedra” dos Chimpanzés

Um grupo de investigadores encontrou evidências de que chimpanzés da África Ocidental, na selva Tai, vêm utilizando ferramentas de pedra para romper nozes desde antes de o desenvolvimento da agricultura entre os humanos, milhares de anos atrás.

Artigo completo, onde se pode baixar um arquivo PDF em:
http://www.mpg.de/english/illustrationsDocumentation/documentation/pressReleases/2007/pressRelease20070207/

Na imagem abaixo, um típico martelo de pedra mostrando um profundo desgaste, utilizado pelos chimpanzés da selva Tai, usado para romper nozes.

Crédito: Max Planck Institute of Evolutionary Anthropolog
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Homem moderno
« Resposta #102 Online: 13 de Janeiro de 2019, 14:42:08 »
       Tenho uma dúvida muito cruel. Eu imploro: Quem souber responder, por favor, responda.
       Imagine que eu viajo no tempo até 20 mil anos atrás. Quando volto ao presente, trago meu amigo homem-das-ca- vernas junto. Mando alguém cortar o cabelo dele ( um corte da moda ), fazer a barba dele, etc.. e tal. Tiro uma foto dele e faço um poster bem grande. Quando eu mostrar a foto para diversas pessoas, nenhuma vai sequer desconfiar que é um homem de 20 mil anos atrás.
      Minha pergunta é a seguinte: Quando ( quantos mil anos atrás ) surgiu o Homo sapiens igual aos humanos atuais, que andaria pelas ruas de uma cidade sem chamar a atenção ?
      Eu suplico de novo. Quem souber responder, por favor, responda. No yahoo respostas ninguém souber responder.
Ia ser legal um Neanderthal assim. Um Neanderthal atende a essa regressão no tempo já que viveu neste período. Um cara com volume cerebral maior, ia ser fantástico colher informações sobre interações dele com o mundo atual e também suas opiniões. Talvez não um só, mas um grupo de três ou quatro de cada sexo.
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!