[going wildly fringe]
e quem garante que essas ferramentas foram esculpidas por
Homo sapiens?
Chimpanzés usam ferramentas, ainda que bem toscas... e alguns macacos do novo mundo são bem inteligentes, até possuindo teoria da mente, segundo alguns. Se não me engano, um cientista argentino de alguma área já chegou até a postular uma origem americana para a humanidade, ainda que faça um bom tempo e a minha linha de especulações desenfreadas não implique nisso... se trata mais do que as possíveis evidências a favor disso poderiam significar para seres de populações menores (outros macacos em geral, imagino) sendo capazes de fazer ferramentas por aqui.
Se a inteligência é adaptativa, e não um adorno evoluído por seleção sexual, é algo que se espera uma certa freqüência de convergência... e, ao menos se tratando de inteligência pré-humana, vários grupos de animais apresentaram tendências de encefalização, sendo, se não me engano, consideravelmente raros casos de versões atuais menos encefalizadas que versões extintas do mesmo grupo (sendo uma exceção que me lembro, um tanto moderna, o leão americano). E há uma boa dose de casos de convergência entre animais africanos e americanos... como aqueles pseudo-cavalos... cuja classificação não me lembro, mas acho que são mais distantes dos verdadeiros do que os macacos do novo mundo são de nós. E mesmo que não, mesmo se considerando a evolução por seleção sexual, essa também apresenta algumas convergências; o pavão é a única ave a ter cauda de pavão propriamente dita, mas há outras aves com caudas exageradamente grandes selecionadas sexualmente.
Ao mesmo tempo... nem mesmo uma convergência muito extrema seria necessária, apenas o suficiente para fazer tais ferramentas, que, como alguns sugerem que possa ter sido o caso até para algumas ferramentas humanas, poderiam talvez ser até construções instintivas, como a casa do joão-de-barro e outros rituais de acasalamento complexos em aves.
Tool use confirmed in monkeys - UK researchers have collected the first hard evidence of monkeys using tools, Science magazine reports.
Cambridge researchers observed wild capuchin monkeys in the Brazilian forest using stones to help them forage for food on an almost daily basis.
[...]
(esses são justamente os macacos que também teriam teoria da mente)
[/going wildly fringe]
fiquei curioso com a paleontologia de macacos americana....