Autor Tópico: Homem moderno  (Lida 12441 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Homem moderno
« Resposta #75 Online: 23 de Janeiro de 2007, 21:10:40 »
Lembrando que uma mulher atravessou a uns anos atras o estreito a nado, entao a travessia ai nao e nada impossivel.

Qual estreito? Do Alaska ou o da Mancha?

Luz

• Visitante
« Resposta #76 Online: 23 de Janeiro de 2007, 22:56:24 »
Talvez a 50 000 anos já existissem pequenas embarcações, mais ou menos como jangadas, e essas pessoas saíssem para pescar. Vai que algum por acidente foi longe demais e acabou descobrindo a Austrália?

Também.

Bom, não sabemos exatamente como o homem foi parar lá (ou sabemos?) - o fato é que ele foi ou a vida se desenvolveu paralelamente - há indícios que apontem também nessa direção?

Outra pergunta: não sou boa em datas, principalmente milhões e bilhões. Quando aproximadamente se formou a vida em relação a separação dos continentes?
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2007, 23:00:44 por Luz »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 24 de Janeiro de 2007, 19:10:34 »
A vida surgiu a 3,8 bilhões de anos. Já a separação dos continentes é uma questão sem sentido, a Terra sempre teve atividade geológica e durante várias oporunidades os continentes se sepeararam ou se aproximaram. Eu acredito que a separação a que você está se refereindo é a da Pangéia, que existiu cerca de 200 milhões de anos atrás (ou mais, não lembro com precisão) e foi se fragmentando aos pouquinhos até o mundo atingir a forma que tem hoje. Quanto à espécie humana ter surgido paralelamente na Austrália, se eu entendi bem o que você quis dizer, isso não é possível, todos os seres humanos tem a mesma origem.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 24 de Janeiro de 2007, 19:12:26 »
Lembrando que uma mulher atravessou a uns anos atras o estreito a nado, entao a travessia ai nao e nada impossivel.

A diferença é que essa mulher sabia nadar. Nadar não é nada instintivo para seres humanos, é uma técnica que foi inventada a relativamente pouco tempo e que precisa ser aprendida.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #79 Online: 24 de Janeiro de 2007, 22:43:27 »
Talvez eu esteja falando merda, mas não existe uma cordilheira de montanhas, dorsais, no atlântico, que fica entre a América do Sul e a África? Estas montanhas, embora submersas são muito altas. Há milhões de anos atrás, presumo que eslas poderiam ser muito mais altas que hoje e estarem com o cume acima do nível do mar... o que facilitaria bastante a travessia da Afríca para o Nordeste do Brasil.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 24 de Janeiro de 2007, 22:57:44 »
Essas montanhas no fundo do Atlântico, nunca foram maiores, pelo contrário, na verdade elas estão crescendo, ficando mais altas. O que acontece é que essa cordilheira, conhecida como Dorsal Meso-Atlântica, fica no limite entre as placas africana e sul-americana pelo sul e eurasiana e norte-americana pelo norte. As placas mais a oeste e as placas mais a leste estão se afastando e isso faz com que magma da astenosfera aflore pelo vão entre elas. Conforme esse magma sobe e escorre pelas encostas do dorsal ele se esfria e vira rocha. Assim se cria um padrão de corte triangular que vai ficando cada vez mais alto. Em alguns lugares, inclusive, as montanhas do dorsal são tão altas que formam ilhas. As mais conhecidas são a Islândia e Açores.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 24 de Janeiro de 2007, 23:00:21 »
Vou dar uma viajada também.  ::)

Hominídeos de 1 milhão ou mais de anos atrás já usavam ferramentas de pedras:

Ferramentas de Dmanisi

The Dmanisi hominid remains  are the first hominids discovered outside of Africa to show clear affinities to African H. ergaster  rather than to more typical Asian H. erectus or to any European hominid.

http://www.dmanisi.org.ge/paleoanthropology.htm

Não seria possível que hominídeos dessa época ou posterior, mas antes do homem moderno, tenham estado por aqui, passando também por Behring, mas em um período glacial anterior a esse de 12.000 anos atrás, deixando essas ferramentas encontradas no Piauí?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 25 de Janeiro de 2007, 10:06:05 »
Mas durante a era glacial, as regiões polares e as proximidades, como o estreito de Bering não eram regiões frias demais? Os humanos suportariam o clima?

Não dava será para atravessar pelo sul, via Africa do Sul-pólo-sul-Patagônia?

Se bem que os traços das populações das américas são parecidos com Asiaticos, o que indica que foi a população de lá que migrou para cá.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 25 de Janeiro de 2007, 10:08:27 »
Se o Estreito de Bering era frio demais, imagina a Antártica, Amon! E para cruzar o Estreito de Bering pelo menos ninguém precisava entrar na água...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 25 de Janeiro de 2007, 10:13:19 »
Se o Estreito de Bering era frio demais, imagina a Antártica, Amon! E para cruzar o Estreito de Bering pelo menos ninguém precisava entrar na água…

Sim, mas eu mencionei o fato da possibilidade de o pólo sul na época estar bem maior, a ponto de unir África e América do Sul pelo oceano congelado.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 25 de Janeiro de 2007, 10:15:43 »
Acredito que não, mas só achando um mapa para confirmar.

Encontrei este aqui, mas ele não mostra os efeitos da queda no nível dos oceanos, só a posição das geleiras:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 25 de Janeiro de 2007, 10:26:22 »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 25 de Janeiro de 2007, 11:06:16 »
uhm, por estes mapas não teria como mesmo. Esta glaciação não foi tão forte quanto outras em que só o equador não congelou. Parece que só resta Bering mesmo. Se não foi um homem quem fabricou as ferramentas, pode ter sido algum hominídio, quiçá um símio...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 25 de Janeiro de 2007, 11:11:01 »
Clica no primeiro link e baixa o globo da Terra durante a era glacial. Dá para ver o planeta inteiro.

Luz

• Visitante
« Resposta #89 Online: 25 de Janeiro de 2007, 11:41:15 »
Clica no primeiro link e baixa o globo da Terra durante a era glacial. Dá para ver o planeta inteiro.

É, parece que dá para atravessar mesmo para todos os continetentes. Hum... agora fica a questão do Piauí.  ::)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 25 de Janeiro de 2007, 12:02:41 »
uhm, por estes mapas não teria como mesmo. Esta glaciação não foi tão forte quanto outras em que só o equador não congelou. Parece que só resta Bering mesmo. Se não foi um homem quem fabricou as ferramentas, pode ter sido algum hominídio, quiçá um símio...

Eu até tinha pensado nisso, mas em Pedra Furada também tem pinturas, aí eu pessoalmente acho muito difícil de acreditar... :/

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 25 de Janeiro de 2007, 16:54:06 »
Tudo bem... mas será que não poderia ter acontecido 2 levas de migrações, em idades glaciais distintas, pelo próprio estreito de Bering???

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 26 de Janeiro de 2007, 22:27:27 »
É, parece que dá para atravessar mesmo para todos os continetentes. Hum… agora fica a questão do Piauí.  ::)

A grande questão é: com tanto lugar legal no mundo, o que é que esse povo foi fazer justo no Piauí? :lol:

Perdão, piauienses do fórum. Eu perco o amigo, mas não perco a piada.

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #93 Online: 27 de Janeiro de 2007, 01:48:38 »
Outra questão pertinente:
:?: Por que não colocam artigos sobre a Mulher Moderna?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #94 Online: 27 de Janeiro de 2007, 10:47:48 »
Mulher Moderna? Feminista.
Não deseje.

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #95 Online: 27 de Janeiro de 2007, 11:16:06 »
onde está escrito que eles não tinham umbigo, Lord?

Lugar nenhum… É só a minha imaginação divagando… he he he

E de onde sua imaginação tirou a idéia de que eles não teriam umbigo?   :o
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 27 de Janeiro de 2007, 14:23:29 »

Tem vários na revista Cláudia ou na Nova...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 27 de Janeiro de 2007, 15:48:01 »

Tem vários na revista Cláudia ou na Nova

:histeria:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #98 Online: 27 de Janeiro de 2007, 21:24:07 »
Cláudia, Nova, Marie Claire, ...
E ninguém posta nada a respeito da mulher moderna???
Só tem o tópico sobre o homem moderno?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 27 de Janeiro de 2007, 22:01:58 »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!