Reparem que o Mental não está afirmando a existência do diabo
Ele está afirmando muito mais coisas:
O Velho Testamento indica que Satanás foi criado por Deus como um anjo governante chamado Lúcifer, com grandes poderes.
De onde você tirou isso?!
Primeiro: O Velho Testamento não fala nada disso... Sequer existe a palavra "Lúcifer" na Bíblia...
Depois, o "Diabo" não foi criado por Deus... Segundo a mitologia judaico-cristã, Deus nem sequer sabia da existência do "Diabo":
JÓ, CAPÍTULO 2
1E, VINDO outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR. 2Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. 3E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa. 4Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. 5Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! 6E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.
7 Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.
Acontece também que todos os crentes-retardados-comedores-de-fezes-secas-influenciados-por-quem-lhes-quer-impor-medo-para-tomar-lhes-dinheiro interpretam isoladamente a merda toda para dizer que Isaías 14:12-15 se refere a Lúcifer por, causa disso:
"12Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! 13E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. 14Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 15E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo".Todavia, este trecho faz parte de um "provérbio" contra o rei da Babilônia (provavelmente, Nabucodonosor). Eis o capítulo completo:
ISAÍAS, CAPÍTULO 14
1PORQUE o SENHOR se compadecerá de Jacó, e ainda escolherá a Israel e os porá na sua própria terra; e ajuntar-se-ão com eles os estrangeiros, e se achegarão à casa de Jacó. 2E os povos os receberão, e os levarão aos seus lugares, e a casa de Israel os possuirá por servos, e por servas, na terra do SENHOR; e cativarão aqueles que os cativaram, e dominarão sobre os seus opressores. 3E acontecerá que no dia em que o SENHOR vier a dar-te descanso do teu sofrimento, e do teu pavor, e da dura servidão com que te fizeram servir, 4então proferirás este provérbio contra o rei de Babilônia, e dirás:
"Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada!
5Já quebrantou o SENHOR o bastão dos ímpios e o cetro dos dominadores.
6Aquele que feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir.
7Já descansa, já está sossegada toda a terra; rompem cantando.
8Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caíste ninguém sobe contra nós para nos cortar".
9O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações.
10Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós.
11Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.
12Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
13E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
14Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
15E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
16Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?
17Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?
18Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada.
19Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado.
20Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será jamais nomeada.
21Preparai a matança para os seus filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e nem possuam a terra, e encham a face do mundo de cidades.
22Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e extirparei de Babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR.
23E farei dela uma possessão de ouriços e a lagoas de águas; e varrê-la-ei com vassoura de perdição, diz o SENHOR dos Exércitos.
24O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará.
25Quebrantarei a Assíria na minha terra, e nas minhas montanhas a pisarei, para que o seu jugo se aparte deles e a sua carga se desvie dos seus ombros.
26Este é o propósito que foi determinado sobre toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações.
27Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?
28No ano em que morreu o rei Acaz, foi dada esta sentença.
29Não te alegres, tu, toda a Filístia, por estar quebrada a vara que te feria; porque da raiz da cobra sairá um basilisco, e o seu fruto será uma serpente ardente, voadora.
30E os primogênitos dos pobres serão apascentados, e os necessitados se deitarão seguros; porém farei morrer de fome a tua raiz, e ele matará os teus sobreviventes.
31Dá uivos, ó porta, grita, ó cidade; tu, ó Filístia, estás toda derretida; porque do norte vem uma fumaça, e não haverá quem fique sozinho nas suas convocações.
32Que se responderá, pois, aos mensageiros da nação? Que o SENHOR fundou a Sião, para que os opressos do seu povo nela encontrem refúgio.
Mas o orgulho levou Lúcifer a se rebelar contra Deus (conforme Isaías 14:12-14 [...]
De onde você tirou isso? Mostre para mim no capítulo transcrito acima...
[...]; Ezequiel 28:12-15).
Ezequiel 28:12-15 é, igualmente, outra mensagem dirigida a outro rei, o rei de Tiro:
EZEQUIEL, CAPÍTULO 28
1E VEIO a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 2Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro:
Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus;
3Eis que tu és mais sábio que Daniel; e não há segredo algum que se possa esconder de ti.
4Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.
5Pela extensão da tua sabedoria no teu comércio aumentaste as tuas riquezas; e eleva-se o teu coração por causa das tuas riquezas;
6Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Porquanto estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus,
7Por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor.
8Eles te farão descer à cova e morrerás da morte dos traspassados no meio dos mares.
9Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? mas tu és homem, e não Deus, na mão do que te traspassa.
10Da morte dos incircuncisos morrerás, por mão de estrangeiros, porque eu o falei, diz o Senhor DEUS.
11Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
12Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
13Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
15Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
16Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
17Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
18Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
19Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.
20E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 21Filho do homem, dirige o teu rosto contra Sidom, e profetiza contra ela, 22e dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis-me contra ti, ó Sidom, e serei glorificado no meio de ti; e saberão que eu sou o SENHOR, quando nela executar juízos e nela me santificar. 23Porque enviarei contra ela a peste, e o sangue nas suas ruas, e os traspassados cairão no meio dela, estando a espada contra ela por todos os lados; e saberão que eu sou o SENHOR. 24E a casa de Israel nunca mais terá espinho que a fira, nem espinho que cause dor, entre os que se acham ao redor deles e que os desprezam; e saberão que eu sou o Senhor DEUS. 25Assim diz o Senhor DEUS: Quando eu congregar a casa de Israel dentre os povos entre os quais estão espalhados, e eu me santificar entre eles, perante os olhos dos gentios, então habitarão na sua terra que dei a meu servo, a Jacó. 26E habitarão nela seguros, e edificarão casas, e plantarão vinhas, e habitarão seguros, quando eu executar juízos contra todos os que estão ao seu redor e que os desprezam; e saberão que eu sou o SENHOR seu Deus.
Onde está Lúcifer?!
Em Isaías 14:12-14 lemos : "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo".
Sim, referindo-se ao rei da Babilônia...
Agora vem a questão: A biblia diz que satanás é um ser perfeito e claramente inteligentíssimo!
Onde?!
Sendo satanás inteligente, obviamente ele sabe que não tem chances contra Deus. Alías, sendo inteligente, nem precisaria se rebelar contra Deus no céu, pois sabia que não tinha chance…
Onde é que Satanás se rebela contra Deus?
Então… porque satanás não se arrepende? Não sabe ele que está condenado? Não sabe ele que não tem chances? Ora, arrepender não é a melhor saida para quem está (e sabe que está) em posição inferior?
"Satanás" não pode se arrepender porque "Satanás" é a palavra hebraica para "adversário, adversidade"...
Traduções e traduções, e os caras, ao invés de escreverem "E a adversidade se levantou contra Israel", escreviam "E Satanás se levantou contra Israel"... Isso faz o imaginário personificar o mal...
E, aí, você vai pegar versões da Bíblia em que, no mesmo trecho haverá a palavra "Demônio" em uma, "Diabo" na outra, "Satanás" na outra, todas usadas como sinônimos...
Eu, no lugar de satanás (sendo bem menos inteligente) nem mesmo teria rebelado contra Deus no céu, pois com certeza seria suicídio.
Onde Satanás se rebela contra Deus?
Algum "teísta cristão" poderia explicar o porque dessa atitude de satanás, com considerável razoabilidade?
Os caras criaram a "Guerra entre Mal e Bem" e sustentam o mito Lúcifer com base em uma mensagem ao Rei da Babilônia... como pode esperar razoabilidade de cristãos?