Autor Tópico: Mitos do Ensino Médio  (Lida 11218 vezes)

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Offline Derfel

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Re: Mitos do Ensino Médio
« Resposta #100 Online: 14 de Agosto de 2011, 11:59:23 »
A girafa devia ser uma explicação sobre lamarkismo e a história das mariposas, se bem me lembro, era real e tem a ver com a seleção natural. Lembro-me também de outro caso similar onde em algum lugar do Brasil estava havendo uma seleção de mariposas brancas porque se tinha o hábito de pintar os troncos de árvores com cal.

Offline Cumpadi

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http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Geotecton

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Re: Mitos do Ensino Médio
« Resposta #102 Online: 14 de Agosto de 2011, 16:07:23 »
Os mitos que achei mais proeminentes foram o que diz que girafas evoluíram um pescoço grande para pegar alimentos em locais mais altos e o outro que dizia que as mariposas pretas da Inglaterra substituição as brancas devido ás indústrias.

A hipótese das girafas foi apresentada por Lamarck baseada no princípio do uso e que foi suplantado pela explicação da seleçao natural de Darwin/Wallace.

A das mariposas decorrem das mudanças ambientais causadas pelas indústrias onde supostamente as de cor escura começaram a levar vantagem sobre as de cor clara devido à fuligem. Nos últimos dez anos houve questionamentos sobre esta adaptação.


P.S.

O parcus apresentou uma fonte onde há a contestação sobre a questão das mariposas.
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Offline gilberto

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Re: Mitos do Ensino Médio
« Resposta #103 Online: 14 de Agosto de 2011, 17:33:19 »

Offline Cumpadi

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Re: Mitos do Ensino Médio
« Resposta #104 Online: 14 de Agosto de 2011, 18:02:48 »
A hipótese das girafas foi apresentada por Lamarck baseada no princípio do uso e que foi suplantado pela explicação da seleçao natural de Darwin/Wallace.
O que o artigo contesta é a explicação Darwinista que os pescoços das girafas as ajudam a se alimentar na época da seca, demonstrando que há uma explicação mais profunda (ainda assim darwinista) para essa adaptação.
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Offline Geotecton

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Re: Mitos do Ensino Médio
« Resposta #105 Online: 14 de Agosto de 2011, 18:09:53 »
O que o artigo contesta é a explicação Darwinista que os pescoços das girafas as ajudam a se alimentar na época da seca, demonstrando que há uma explicação mais profunda (ainda assim darwinista) para essa adaptação.

Certo.

Mas isto não desabona ou invalida nada do meu comentário.
Foto USGS

Offline pablito

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Re: Mitos do Ensino Médio
« Resposta #106 Online: 16 de Agosto de 2011, 15:11:24 »
O conceito de imperialismo implica domínio de uma nação sobre outra. Nesse caso, as formas de domínio podem variar, mas ainda será o mesmo bom e velho imperialismo.

Então muitos (quase todos?) países do mundo foram (são!) imperialistas, pois é comum eles exercerem algum tipo de "pressão" sobre os outros, como os seus vizinhos, por exemplo.
Mas poucos numa escala imperial-colonialista como o Império Britânico.

E porque os demais não conseguiram fazer o mesmo?

Porque eram "bonzinhos"? Ou foi por causa de uma mistura de conjuntura histórica com incompetência?


Conjuntura e/ou aposta em projetos que não se viabilizaram (não falaria em incompetência, pois o termo não me parece adequado).

Como disseram Fabi e Geotecton (não necessariamente nessa ordem), não tem essa de "bonzinhos" em diplomacia e relações internacionais. Todo mundo é "malvado"... ou, melhor dizendo, busca posições de domínio para seus países.

Chamar uma nação de imperialista não é dizer que eles são "malvados" e as nações submetidas são automaticamente "boazinhas". Tal coisa não existe!

Superar o maniqueísmo no estudo da História não é o mesmo que ignorar práticas como o 'imperialismo'.

O Liddell pegou as definições do Hobsbawn e indicou em quais podemos inserir alguns países. Até o Brasil tá nessa. Mas fomos mais efetivos nesse jogo no século XIX que no XX.

O interessante é que se percebe nos três modos propostos por Hobsbawn um tipo de hierarquia... não da eficiência, mas da força empregada. E isso é importante, pois se podemos dizer que houve momentos em que as relações do Brasil com alguns vizinhos foi imperialista, não podemos equiparar essa relação à Inglaterra, por exemplo, que "pegou muito mais pesado".


Offline pablito

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Re: Mitos do Ensino Médio
« Resposta #107 Online: 16 de Agosto de 2011, 15:25:21 »
A hipótese das girafas foi apresentada por Lamarck baseada no princípio do uso e que foi suplantado pela explicação da seleçao natural de Darwin/Wallace.
O que o artigo contesta é a explicação Darwinista que os pescoços das girafas as ajudam a se alimentar na época da seca, demonstrando que há uma explicação mais profunda (ainda assim darwinista) para essa adaptação.

De fato, ao exemplo da girafa, bastaria uma melhoria (um "upgrade"), mas o exemplo das mariposas parece não ter salvação.

Talvez as mariposas possam ser substituídas pelas superbactérias que de vez em quando matam pacientes em nossos hospitais. Nossos antibióticos matam quase todas as bactérias, mas as que sobrevivem geram uma nova população que só será afetada por outros tipos de antibióticos... seria um exemplo adequado?

Offline Irracionalista

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Re: Mitos do Ensino Médio
« Resposta #108 Online: 16 de Agosto de 2011, 20:41:19 »
Muito estranho citar o caso das mariposas como algo não válido, dado que ele aparece em virtualmente todos os livros usáveis em Biologia Evolutiva a nível universitário (Evolutionay Analysis, do Freeman e Herron, no Evolution do Douglas Futuyama e no Evolução do Mark Ridley, todos nas edições mais recentes) e que o livro mais citado para criticar os trabalhos do Kettlewell (Of Moths and Men) não é bem visto no meio científico.
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Offline Geotecton

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Re: Mitos do Ensino Médio
« Resposta #109 Online: 17 de Agosto de 2011, 00:52:15 »
[...]
O Liddell pegou as definições do Hobsbawn e indicou em quais podemos inserir alguns países. Até o Brasil tá nessa. Mas fomos mais efetivos nesse jogo no século XIX que no XX.
[...]

Fui eu quem citou Hobsbawn. :)
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Offline Feynman

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Re: Mitos do Ensino Médio
« Resposta #110 Online: 18 de Agosto de 2011, 10:13:27 »
Sobre as girafas: acho interessante como que uma das formas mais simples de se ilustrar a evolução, diga-se, a contingência e a estatística correspondente, fria e inexorável, seja vista de modo tão sem cuidados nos livros didáticos. O resultado é que TODO MUNDO que não leu mais a respeito possui uma idéia mais Lamarckiana que Darwiniana da evolução (isto é claro, excetuando-se as pessoas que lembram que "é apenas uma teoria", ou que o homem veio do macaco).
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

 

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