Entre os carros nacionais eu preferia GM,ja tive um Fiat e um VW , e fiz a comparação.
Mas Toyota são os melhores..............
Dentre as montadoras "tangíveis", sem dúvida, Toyota é a melhor.
E qual a sua opinião sobre a Ford?
Eu tive carro da Ford, gostei, não tive problemas, mas você parece conhecer bem do assunto.
A Ford está gradativamente perdendo espaço pras outras montadoras (coisa feia, lembrando que toda essa história de automóveis partiu da Ford). Acho que fechou 2008 com algo próximo de 12% de participação no mercado (Brasil) e amargando uns 14 bilhões de dólares de prejuízo(mundo), mas ainda assim diz não precisar de ajuda do governo norte americano.
A impressão que eu tenho sobre a Ford é de modelos desatualizados e incondizentes com a realidade mundial de agora. Ainda é soberana nos EUA com aqueles SUVs enormes, mas eu não sei até quando isso vai durar, visto que a tendência para os próximos anos é de carros pequenos e econômicos.
E além disso, a Ford me parece tratar o Brasil sempre como segundo plano. Já viu as diferenças bravas entre o Ka nacional e o europeu?
Pros carros de segmento mais alto eu até simpatizo pela Ford. O Fusion e o Edge tem feito bonito.
[...]prefiro o câmbio mais "duro" do VW porque eu percebo quando a marcha tá engatada.
Não tive problemas quanto a isso tanto com o Palio quanto com o Celta.
Também não sei de inconvenientes gritantes em relação ao câmbio de Fiat e GM.
Só quando falamos desses novos câmbios em que você pode escolher manual ou automático (Dualogic, Easytronic e etc.) é que podemos decretar estado de calamidade pública, haha. TODOS ainda são ruins.
Se a FIAT fosse tão ruim assim como alguns dizem, não seria a campeã de vendas em alguns seguimentos por vezes consecutivas! E sim, a Toyota hoje é uma das melhores montadoras que existem, e está batendo feio na GM e na Ford. E vale lembrar que a multibilionária empresa FIAT é dona da Ferrari e da IVECO. E ainda alguns dizem que essa empresa italiana é ruim. 
HAHA!
Bater na GM e na Ford hoje em dia, é fazer valer o seguinte: "Depois da onça morta, até cachorro mija nela".
E a Toyota é, sem dúvida, a melhor montadora. Existe, inclusive, um esquema chamado STP - Sistema Toyota de Produção - que serve de exemplo atualmente, para todas as plantas de fabricação das outras montadoras no mundo inteiro! E deu origem a outros sistemas de fabricação e manufatura em geral, como Lean Manufacturing, WCM e outras variações da mesma coisa. E não é todo mundo, meu amigo, que chega nesse nível não.
Tenta disciplinar os peões daqui a fim de ficarem iguais aos japoneses pra você ver...