E o coringa fugiu um pouco do padrão de tipos de "papéis" que o Ledger costumava interpretar. Passar de herói, par romântico, par romântico baitola a super vilão foi um contraste e tanto. Poucos atores são tão versáteis assim.
Acho que ninguém bate o Edward Norton nisso, ao menos dos mais recentes. Ao longo da década eu nem o conhecia de nome, achei meio chocante saber que era o mesmo cara em alguns filmes, apesar de não ter tido nenhuma maquiagem que o mudasse fisionomicamente, ou aquelas doideiras físicas que o Christian Bale faz a cada filme, de alternar entre 40 e 90kg. Completamente contrastante com Bruce Willis, Harrison Ford, etc, que embora sejam bons atores o suficiente para te fazer "acreditar" no filme, que não é só um cara "fingindo", são como se interpretassem sempre exatamente o mesmo personagem. "Força aérea 1" poderia ser "Indiana Jones presidente", e "Armageddon" poderia ser, "duro de matar # - harder than a rock", era só ele falar "yippie kay yay , motherfucker", antes de explodir o asteróide.
Ao mesmo tempo, "esse" coringa, que não foi "invenção" do Ledger, foge um pouco da concepção tradicional do coringa. Não chega a estragar, mas acho um pouco "alternativo" demais, meio como um superman-emo todo de preto que o Tim Burton poderia conceber, ou algo assim.
O curioso é que o Coringa do Tim Burton ficou bem próximo da concepção original, com uma atuação boa, não espero menos do Jack Nicholson, mas nada que se compare a O Iluminado ou Um estranho no ninho.
Acho que em parte porque o filme de modo geral é menos "realista" que esses filmes mais novos do batman. E também muito pela maquiagem exagerada/não-convincente, quase desnecessária para o Nicholson... funcionaria melhor um "botox ao contrário" que o fizesse sorrir involuntariamente o tempo todo...
O grande trunfo do Ledger, como o Manhattan disse, foi pegar um personagem historicamente panacão e transformar num psicopata anárquico que todo mundo leva a sério.
Mas como foi dito, isso não é bem "criação" do Ledger, é uma coisa da direção, dos escritores, e dos designers. O Ledger executou bem, não nego, só me parece meio exagerado, se você assiste depois de ter ouvido falar tanto como algo extraordinário, histórico, então sua reação é "... é isso? Legal mas... bem, é legal..."
Também não sou radicalmente contra esse "conceito" do Coringa, mas sei lá, acho ainda dava para fazer algo mais "realista" e que ao mesmo tempo mantivesse maior "contraste" com o Batman. Eles ainda não chegaram a ficar exatamente "iguais", mas diminui o contraste com o Coringa meio "emo psicopata".
Alguém se lembra de outros vilões de cinema que são psicopatas bem insanos, mas com um humor sádico bastante forte? Eu não consigo lembrar de nenhum agora, mas acho que deve ter uma boa porção...