Autor Tópico: diga nao a censura atéia  (Lida 3877 vezes)

MAKARIOS

• Visitante
diga nao a censura atéia
« Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:08:20 »
III. Características do Ateísmo Moderno

O ateísmo moderno possui como principais características:

Anticristão - Não se opõe apenas as religiões, mas procura combater severamente o cristianismo. Para eles o Deus cristão é fraco e obsoleto.

Preconceituoso - Para o ateu moderno os cristãos são pessoas incultas, fracas e omissas aos problemas políticos e sociais.

Antidogmático - Rejeitam qualquer dogmatismo religioso. Não aceitam as doutrinas e valores cristãos. Considerando-os desnecessários e anacrônicos ao homem moderno.

Partidários - Muitos opositores do cristianismo e da moral cristã, são partidários de grupos marxistas que ainda consideram o cristianismo como atraso à civilização em constante progresso.

:no:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: diga nao a censura atéia
« Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:11:18 »
caso pra banimento imediato

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:17:26 »
III. Características do Ateísmo Moderno

O ateísmo moderno possui como principais características:

Anticristão - Não se opõe apenas as religiões, mas procura combater severamente o cristianismo. Para eles o Deus cristão é fraco e obsoleto.

Isso não é verdade, até porque seria preciso acreditar em Deus para se opor a Ele.

E mesmo que fosse, que diferença faria?  Acha mesmo que, se Deus existisse, haveria ateus sem que ele assim quisesse?  Será que de alguma forma os ateus estão acima e além do poder do Deus onipotente?  Acho difícil sustentar uma idéia dessas.

Preconceituoso - Para o ateu moderno os cristãos são pessoas incultas, fracas e omissas aos problemas políticos e sociais.

Chamamos isso de falácia do Espantalho.  Você está pegando um exemplo caricato e mal escolhido de atitude do lado que quer desprestigiar e generalizando a partir dele.  

Muitos de nós ateus reconhecemos a lucidez e atuação de vários grupos cristãos, só não concordamos com eles quanto à existência de Deus.  Não somos cegos.

Antidogmático - Rejeitam qualquer dogmatismo religioso. Não aceitam as doutrinas e valores cristãos. Considerando-os desnecessários e anacrônicos ao homem moderno.

Alguns deles, sim.  

Francisco de Assis e Lutero, entre outros, também questionavam valores cristãos.  O que foi muito bom para o Cristianismo, diga-se de passagem.  Eu pessoalmente tenho esperança de que o Cristianismo se renove e se dignifique mais a partir do questionamento cético e ateu, enterrando entre outras coisas interpretações tacanhas como a da série "Deixados Para Trás".

Partidários - Muitos opositores do cristianismo e da moral cristã, são partidários de grupos marxistas que ainda consideram o cristianismo como atraso à civilização em constante progresso.

E muitos acham isso bobagem.  Se você acompanha o fórum vai ver que não há sequer predominância clara entre esquerda ou direita por aqui.  Para grande frustração de muitos, aliás.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:25:10 »

:lol: É justo a evangélica da turma que vem pedir para banir o coitado?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:28:15 »

E muitos acham isso bobagem.  Se você acompanha o fórum vai ver que não há sequer predominância clara entre esquerda ou direita por aqui.  Para grande frustração de muitos, aliás.

A propósito, acho que o debate "esquerda" x "direita" aqui costuma ser mais freqüente e mais intenso do que qualquer outro, ligado ou não a religião.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:35:06 »
Mais um tópico, Makarios ??
Acho que o Luis está de bom humor hoje... :D
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

MAKARIOS

• Visitante
« Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:41:07 »
moritui, vc pode até ser um ateu sensato, mas pelo menos no orkut só vi centenas de maniacos com um odio profundo dos cristaos

MAKARIOS

• Visitante
« Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:41:54 »
se me banirem nao vou ligar so vou ver que estou certo.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:42:55 »

:lol: É justo a evangélica da turma que vem pedir para banir o coitado?
isso nao é evangel, é troll

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:58:52 »

Eric Berne explica.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:05:09 »
moritui, vc pode até ser um ateu sensato, mas pelo menos no orkut só vi centenas de maniacos com um odio profundo dos cristaos

Ah, no Orkut só tem gente besta mesmo. Não ache que todo mundo é daquele jeito.
(Ih, agora eu lembrei que eu estou no Orkut.)  :D

Makarios, a maioria das religiões mais conhecidas por nós possuem um certo nível de centralização e estrutura hierárquica (como a Igreja Católica com um Bento XVI no Vaticano, todas as outras Igrejas com os seus respectivos líderes) que definem, em maior ou menor grau, o que deveria ser o comportamento e as opiniões em muitas questões dos fiéis – mesmo que isso não seja seguido com muito afinco em boa parte dos lugares. Nós podemos falar, portanto, que na doutrina católica o sexo antes do casamento é considerado errado ou que o uso de preservativos é condenado.

Entretanto, e é aqui que quero chegar, não existe uma “doutrina ateísta”, que defina pontos em comum entre os ateus. Não existem nem “Igreja Ateísta” nem um “Papa Ateísta” para emitir dogmas para nós. O que nos une é algo tão pequeno que pode ser resumido uma pequena frase: descrença na existência de qualquer tipo de deus. Só isso. Todo o resto é pessoal e ninguém é mais ou menos ateu por não seguir determinada linha, determinado padrão. Provavelmente por isso o grupo que chamamos de "ateus", mesmo que com algumas semelhanças entre os seus membros, é fortemente heterogêneo.

Mesmo dentro de uma organização centralizada em volta de uma hierarquia forte como a Igreja Católica, temos fortes heterogeneidades. Grupos católicos em opostos diferentes mostram isso: os conservadores da “Tradição, Família e Propriedade” [ver TFP, pt.wikipedia.org/wiki/TFP] estão próximos religiosamente dos criadores da Teologia da Liberatação [ver pt.wikipedia.org/wiki/Teologia_da_Libertação]. Se dentro de uma religião complexa – cheia de dogmas e recomendações aos fiéis, o que deveria, de certa forma, homogeneizar um pouco os fiéis – há tanta diferença entre os membros, o que esperar de um grupo descentralizado e com apenas uma definição de uma linha em comum? O ateísmo, portanto, deixa para cada um dos seus "seguidores", em todos os temas que não são especificamente a existência de deuses, a liberdade individual de pensamento, opinião e escolha – pela própria definição de "ateísmo".

Por isso é difícil dizer como são os ateus sem fazer generalizações absurdas. Acho que o Dantas mostrou bem como não seguimos, necessariamente, as coisas que você disse.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2007, 14:09:26 por Ricardo M »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:10:17 »

Então eu também devo ser sensato, porque assino embaixo tudo o que o Dantas falou. E acho que você pode facilmente verificar que tem muito mais gente por aqui que é assim também.

Aliás, em seu lugar, prestaria menos atenção ao que escrevem no Orkut :hihi:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:35:07 »

Concordo com o Ricardo, Orkut não é parâmetro para julgar algum grupo. Agora, se vcê achou que lá tem centenas de maníacos com ódio profundo dos cristãos então eu não te recomendo visitar o Religião é Veneno...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:48:55 »

Não estamos no Orkut.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:58:24 »

Interessante é que quem sugeriu isto, não é um ateu.  :histeria:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Janeiro de 2007, 15:16:00 »
nem atéia

MAKARIOS

• Visitante
« Resposta #16 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:41:35 »
realmente, não estamos no orkut, tenho trauma dakilom ali, a mairoria são muito grossos e ignorantes, espero aqui nao ser igual

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:49:00 »

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:34:01 »
realmente, não estamos no orkut, tenho trauma dakilom ali, a mairoria são muito grossos e ignorantes, espero aqui nao ser igual

realmente vc poder ficar tranquilo makarios, deixe seu trauma dakilom ali pra la, a mioria aqui nao ser ignorante nem gorsso qui nem orkut, so um pouco sarkastico divez emquando mas tudo gente fina. continue assim que vc vai longe

:muleta:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:42:24 »
Difício mesmo é ler sobre toda religião e seita para postar algo sobre todas. Acho bem lógico falar mais dos cristãos, vivemos num país onde num fim de semana em que voce está fazendo algo de interessante logo bate a sua porta alguém querendo pregar a palavra de deus, vai pegar onibus tem um com megafone naquele bla bla bla, vai conversar com uma pessoa ela sempre diz "graças a deus".

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #20 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:51:12 »
Considero-me ateu, mas não anti-cristão. Pelos vistos TU é que tens rancor pelos ateus. E muitos cristãos não procuram "combater severamente o" ateísmo? O que se fazia aos ateus antes de se perder o poder com o laicismo?
 E eu, por exemplo, não considero "Deus cristão fraco e obsoleto", por acreditar que Ele não existe.

Acho vários cristão cultos, e houve (e há) cientistas cristãos que fizeram grandes descobertas (por exemplo, Isaac Newton). E este tópico não é preconceituoso?

Um ateu pode ser dogmático. Os cépticos é que são anti-dogmáticos. Veja um dicionário antes de dizer absurdos como esses.

Ah! Tinha que ser! Há muitos ateus que não são partidários, e há até anti-partidários.  Leia livros de História da Filosofia e textos sobre o Humanismo Secular.
 O que escreves nesse tópico revela enorme preconceito, e devias ser bem-educado se queres dar exemplo de bom cristão, e se quiseres mostrar os teus pontos-de-vista.

Eu escrevo também para um fórum de cristãos e não sou mal-educado como te mostras, e os cristãos desse fórum são simpáticos para mim e ajudo-os em temas de Informática:
 http://gospelonline.com.br/forum/YaBB.pl?num=1168799061
 ../forum/topic=9364.0.html
 http://gospelonline.com.br/forum/YaBB.pl?num=1168888532/0 .
 Antes de atirares com preconceitos para cima das pessoas, lê os tópicos anterior e pensa bem se aquilo que dizes nesse tópico é verdadeiro. E se quiser, leia alguns "posts" que escrevi, como :
 ../forum/topic=8696.0.html
 ../forum/topic=8133.25.html#msg135938 . Sugiro que outros utilizadores do fórum também mostrem os seus "posts" que revelam o preconceito demonstrado por esse novato arrogante, para ver se tem vergonha da sua atitude preconceituosa e rancorosa, que nem deve ter lido qualquer tópico antes de fazer críticas sem fundamento e sem qualquer carácter constructivo.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:58:55 »
Deu uma sumida, Pedro...mas voltou com a corda toda !! :ok:
Já vi que este moçoilo vai te dar trabalho...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:59:30 »
Não existe distinção entre ateísmo moderno e antigo ou de qualquer tempo, sempre foi não acreditar em deuses.

Se está se falando sobre uma suposta maioria dos ateus atuais, acredito que seriam necessárias referências de algum órgão que tivesse realizado os censos pertinentes em vez de apenas inventar qualquer coisa.

Ou ao menos por a coisa mais num tom de "eu acho", em vez de como se fosse algo verdadeiro.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Janeiro de 2007, 19:43:04 »
Que perda de tempo...
FREE YOUR MIND! - Morpheus

rizk

• Visitante
« Resposta #24 Online: 18 de Janeiro de 2007, 21:07:58 »
O Pedro e o Mimi são dois santos, na real. :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!