Autor Tópico: Consciencia E a Química do cerebro.  (Lida 6249 vezes)

blue pill

• Visitante
Consciencia E a Química do cerebro.
« Online: 22 de Janeiro de 2007, 01:51:45 »
Bom, ja tentei esclarecer minhas duvidas aqui antes, mas fui repreendido... acho que agora minha questão vai ficar mais clara pra voces entenderem....

É o seguinte, o que se sabe sobre até onde a quimica do cerebro é responsavel pela consciencia?

O consciencia é TÃO SOMENTE o computo das reaçoes quimicas do cerebro ?
Porque se SIM, ao meu ver, teriamos que rever todos os conceitos de CULPA, numa situação de um crime por exemplo, não é ? Afinal voce é automático, voce não manda em voce mesmo, quem manda em voce é as reaçoes quimicas do seu cerebro.
A nossa "consciencia" seria uma fantastica combinação de tudo que voce ja comeu na sua vida, juntando com tudo que voce ja viu, ouviu, sentiu (com todos os sentidos) e SÓMENTE ISTO ?
Agente não consegue "pensar" sobre o nosso "pensamento" ?

E se não, se existem ainda coisas desconhecidas sobre a consciencia, então:
O que voces acham a respeito do LSD, que é uma substancia quimica que te da uma senssação de "entender tudo" por varias horas após voce usar ?
Porque isso não é estudado ? Não é um PUTA FENOMENO importante psiquicamente falando ? Não pode estar ligado a origem da consciencia???
Será que são questões ética sobre as drogas que sufocam os estudos dessa substancia? (não só essa, mas todas substancias que fazem efeitos significativos na mente humana)
Não me entra na cabeça, como um assunto tão importante como a consciencia, não envolve NENHUM estudo com essas substancias psicoativas...

Alguem Pode me esclarecer essas coisas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Consciencia E a Química do cerebro.
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2007, 02:20:38 »
Você acha que consciência tem alguma relação com bioquímica?

Por isso escolheu a área de ciência (em vez da de filosofia) para este tópico?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2007, 07:36:37 »
A maioria dos cientistas e acho que uma boa parte dos filósofos atuais pensa que sim, a consciência é um produto da química e física do cérebro; os que acham que não, ou defendem uma alma, que não sabem bem o que poderia ser, apenas que não seria material, ou defendem simplesmente algo que não sabem bem o que poderia ser, apenas não chamando de alma. E sim, conseguimos pensar sobre o pensamento, ao menos depois de dado estágio de desenvolvimento cerebral normal.

O fato da consciência ser um processo químico e físico em vez de algo que de alguma forma fosse totalmente independente disso, na prática não necessita implicar em que não exista "culpa" de nada. "Culpa" seria em vez de algo mais filosófico/platônico ou sei lá o que, a atribuição da causa de algo à ação de uma certa pessoa, quando a mente é julgada estar dentro de um grau considerável consciência onde poderia tomar outra decisão que não implicaria na ação considerada repreensível.

Ainda que em última instância a decisão talvez possa sido um processo fisicamente determinado mais "de baixo para cima", do que "da consciência para baixo", ou não se possa saber isso com certeza, o mesmo seria com um conceito de alma ou mente independente da matéria, a menos que por definição, ela fosse independente de qualquer situação material. Isso ao menos, sabemos não ser o caso, dado que drogas e outras situações afetam a consciência, independentemente de se considerar que exista algo do tipo de uma alma à parte do cérebro material ou não.

E que me consta, sim, já realizaram várias pesquisas na área utilizando drogas, mas geralmente não se supõe que os efeitos subjetivos delas sejam "verdade", ou seja, que uma eventual sensação de estar voando, de compreender tudo, de estar sob perseguição de alguém que não se sabe quem seria, realmente implique em estar voando, compreender tudo ou estar sendo perseguido de verdade, apenas na sensação.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2007, 12:47:03 »
Nossa mente como um todo ( consciente e inconsciente ) é formada pelas consequências de todas as ações e respectivas reações que tomamos em nossas vidas, mas minha opnião ainda que sejamos em grande parte influênciados pelo meio e pela propria natureza, existe uma minima capacidade de escolha própria que torna todo o ser o único e total responsável por todos os seus atos.

E sobre as substâncias psicoativas, eu tambem sou um admirador do poder delas, mas infelizmente nossa sociedade não parece estar preparada para lidar com um tabu tão grande quanto o cerebro. Num primeiro momento, quando a sociedade teve livre acesso a essas substâncias, ocorreu o abuso, e como consequência foram tomadas medidas drásticas na tentativa de conter a onda psicodelica que aconteceu na sociedade. Mas as medidas não funcionaram e vão continuar não funcionando, então eu acredito, que em breve seja aberto um campo para pesquisas nessa area que pode apresentar enorme conhecimento da natureza da mente e da própria realidade para a humanidade.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2007, 12:53:09 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2007, 13:35:32 »
O problema não é nem tabu nem pesquisa, Maurício.  É estrutura social mesmo.

Não adianta liberar as portas da percepção se você não sabe se defender dos cascos do gado que sai galopando...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

blue pill

• Visitante
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2007, 13:37:43 »
Sempre quando penso sobre a consciencia e a quimica do cerebro me vem muitas duvidas em mente…

Imaginem que por um capricho da natureza, num determinado ponto da evolução humana, o cerebro do ser humano começasse a produzir o LSD, então a partir dai, tudo que o ser humano "pensou" poderia não ser a realidade.

E como saber se as substancias que temos no cerebro hj, nao tem de alguma forma, influencias assim como o LSD, no entendimento da realidade e afirmar que o LSD é que distorce a realidade ?

Se o conceito de realidade for dado para a "média" dessas substancias, então é tão real o que eu vejo sob efeito de psicoativos, quanto quando eu vejo quando to "sem nada", pois nem com uma nem com outra substancia da pra saber a qual te fez, "pelo resultado do computo", o melhor sobre o entendimento de realidade…
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2007, 13:40:07 por Blue Pill »

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2007, 13:42:04 »
Sempre quando penso sobre a consciencia e a quimica do cerebro me vem muitas duvidas em mente…

Imaginem que por um capricho da natureza, num determinado ponto da evolução humana, o cerebro do ser humano começasse a produzir o LSD, então a partir dai, tudo que o ser humano "pensou" poderia não ser a realidade.

E como saber se as substancias que temos no cerebro hj, nao tem de alguma forma, influencias assim como o LSD, no entendimento da realidade e afirmar que o LSD é que distorce a realidade ?

Se o conceito de realidade for dado para a "média" dessas substancias, então é tão real o que eu vejo sob efeito de psicoativos, quanto quando eu vejo quando to "sem nada", pois nem uma nem outra substancia da pra saber o te faz "resultar um computo melhor" sobre o entendimento de realidade…

Esquisofrenicos sofrem de paranóia parecida não?

E existem estudos que comprovam a produção de DMT pelo próprio organismo humano.

O problema não é nem tabu nem pesquisa, Maurício.  É estrutura social mesmo.

Não adianta liberar as portas da percepção se você não sabe se defender dos cascos do gado que sai galopando…

Pois é, foi isso que eu quis dizer com "a sociedade não está preparada", enquanto governos proibem as pesquisas ciêntificas das chamadas "drogas", gastam trilhões com guerras e etc. O que falta na nossa sociedade é exatamente consciência.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2007, 13:43:03 »
A percepção humana é realmente tão suspeita quanto sofisticada, Blue Pill.  

MAS...

ela também é calibrada pela nossa experiência com o mundo exterior.  Há mecanismos internos de auto-regulação que permitem (por exemplo) que saiamos de uma bebedeira.

Usar substâncias como álcool, maconha, Daime e LSD muda a nossa percepção, mas não ajuda em nada na compreensão da relação entre essa percepção alterada e o mundo exterior com o qual lidamos.

Não é por coincidência que os usuários mais regulares tendem a se fechar em seus próprios mundos e se tornar anti-sociáveis.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2007, 13:51:54 »
A percepção humana é realmente tão suspeita quanto sofisticada, Blue Pill. 

MAS…

ela também é calibrada pela nossa experiência com o mundo exterior.  Há mecanismos internos de auto-regulação que permitem (por exemplo) que saiamos de uma bebedeira.

Usar substâncias como álcool, maconha, Daime e LSD muda a nossa percepção, mas não ajuda em nada na compreensão da relação entre essa percepção alterada e o mundo exterior com o qual lidamos.

Não é por coincidência que os usuários mais regulares tendem a se fechar em seus próprios mundos e se tornar anti-sociáveis.

Só lembrando que os estados alterados de consciência são conseguidos de inumeras maneiras, e as drogas são só UM dos caminhos possiveis, no mais, eu acredito que a diferença entre os humanos e os outros animais é exatamente o mundo interior, o mundo da imaginação e é nesse que a droga age de fato. Nosso cerebro foi moldado por milhões de anos à perceber a realidade como ela é apresentada para nós, e na minha opnião o ser humano é limitado por isso, então eu não descartaria nenhum tipo de estudo nessa area.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2007, 13:56:06 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2007, 14:28:06 »

Só seria possível se, apesar de vivermos numa alucinação, não condizente com a realidade, fôssemos ainda capazes de sobreviver, o que é altamente improvável.

Eu não sei se entendi bem o que quis dizer; acho que está mais ou menos se perguntando algo no sentido do trecho anterior. Bem, como eu disse antes, se nossos ancestrais, ou qualquer linhagem animal, fossem se tornando alucinados de nascença, dificilmente sobreviveriam. Certamente os não-alucinados, aqueles cujos sentidos retratassem mais fielmente/pertinentemente a realidade, teriam maiores chances de sobrevivência, enquanto os outros teriam maior chance de não conseguir sobreviver, serem mortos, ou até se matarem.

Se o conceito de realidade for dado para a "média" dessas substancias, então é tão real o que eu vejo sob efeito de psicoativos, quanto quando eu vejo quando to "sem nada", pois nem com uma nem com outra substancia da pra saber a qual te fez, "pelo resultado do computo", o melhor sobre o entendimento de realidade
Também não sei se entendi muito bem o que quis dizer aqui. O que se vê quando está sob efeito de drogas alucinógenas não é real só porque drogas são química e química está envolvida na consciência do ambiente real. Pode se saber que não somos alucinados inatos principalmente porque a sobrevivência só poderia ser garantida com uma capacidade de percepção adequada da realidade, quanto menos alucinados formos, mais adaptados estamos.

Assim é mais lógico que na maior parte do tempo drogas afetem negativamente o funcionamento do cérebro; imaginar o contrário é como sugerir que um bêbado está certo ao imaginar que o chão ou postes se movem, desequilibrando-o ou batendo de frente com ele; isso ocorrendo por razões ainda desconhecidas - já que não há cientistas bêbados pesquisando a "verdadeira" realidade, apenas não-bebados, "alucinados" que não vêem motivo em pesquisar o rápido movimento dos postes ou do chão, pois como sóbrios-alucinados, todos estão num "alucinação" inata em que percebem os postes e o chão como imóveis e ficam "cambaleando", sem perceber, na proporção exata para corrigir os movimentos do chão ou dos postes.

blue pill

• Visitante
« Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2007, 15:28:23 »
Vou reler tudo antes de reponder, jas ja adianto uma coisa Bukaroo, Luis Dantas e Mauricio…

Eu nao estou falando das propriedades depressoras do sistema nervoso central, to dizendo especificamente da classe de alucinogenos…

O alcool, é um depressor e sua alteraçao na consciencia sao outros quinhentos…

To dizendo de substancias que podemos reduzir a: DMT, LSD e psilocibina, que são as mais populares

Podemos tambem incluir na discussão sobre a Salvinorina-A, que pra mim é outro assunto fantástico, ja que ela é te faz entrar num estado de consciencia tão particular, diferente de todas as outras…

A pergunta genérica, Porque raios nosso entendimento é "melhor", pra ciencia, quando estes são com processos quimicos com as substancias "normais" que estão no cerebro, se quando eu tomo LSD eu tenho a senssação de "entender muito melhor as coisas" ?

Vou tentar melhorar a pergunta...

Imagina o "Entendimento" sobre alguma coisa.. é uma abstração, mas de certa forma, é uma coisa ligada a quimica do cerebro.
E SE, o LSD nos faz "entender" melhor as coisas ?
Não digo isso atoa, digo, vou repetir, pela nossa senssação quando se toma o LSD (não estou dizendo exageradamente, mas uma quantidade razoavel)
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2007, 15:32:40 por Blue Pill »

blue pill

• Visitante
« Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2007, 17:58:28 »
Só seria possível se, apesar de vivermos numa alucinação, não condizente com a realidade, fôssemos ainda capazes de sobreviver, o que é altamente improvável.

Nao acho impossivel viver o tempo inteiro com lsd na cabeça... eh apenas uma suposição de quao sutil é a percepçao da realidade, se por um capricho da natureza nesse meio tempo da evoluçao o cerebro comecasse a produzir (em larga escala, nao pouco como DMT) uma substancia que distorce a realidade, então todo o entendimento de realidade seria diferente...

Eu não sei se entendi bem o que quis dizer; acho que está mais ou menos se perguntando algo no sentido do trecho anterior. Bem, como eu disse antes, se nossos ancestrais, ou qualquer linhagem animal, fossem se tornando alucinados de nascença, dificilmente sobreviveriam. Certamente os não-alucinados, aqueles cujos sentidos retratassem mais fielmente/pertinentemente a realidade, teriam maiores chances de sobrevivência, enquanto os outros teriam maior chance de não conseguir sobreviver, serem mortos, ou até se matarem.

A questao nao é a alucinaçao, pois alucinaçao nós TEMOS mesmo sem ter usado o LSD (quando estamos muito quente por exemplo, com fome, com sono, etc..) a questão é o "ENTENDER" das coisa, que com o LSD o "ENTENDER" parece mais facil, EXEMPLO: voce percebe mais facil uma menina te paquerando (pelos trejeitos, pela timidez, pelo olhar), percebe muito mais rapido isso (claro q nao em doses altas)... isso é uma senssaçao que se tem... é como se agente tivesse "pensando mais rapido"... mas ao mesmo tempo essa substancia limita muito sua memória (talvez até por "acelerar" a mente)...
Voce sente um turbilhao de pensamentos em 1 segundo, sente o tempo passando mais devagar até....

blue pill

• Visitante
« Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2007, 18:09:10 »
Também não sei se entendi muito bem o que quis dizer aqui. O que se vê quando está sob efeito de drogas alucinógenas não é real só porque drogas são química e química está envolvida na consciência do ambiente real. Pode se saber que não somos alucinados inatos principalmente porque a sobrevivência só poderia ser garantida com uma capacidade de percepção adequada da realidade, quanto menos alucinados formos, mais adaptados estamos.

Assim é mais lógico que na maior parte do tempo drogas afetem negativamente o funcionamento do cérebro; imaginar o contrário é como sugerir que um bêbado está certo ao imaginar que o chão ou postes se movem, desequilibrando-o ou batendo de frente com ele; isso ocorrendo por razões ainda desconhecidas - já que não há cientistas bêbados pesquisando a "verdadeira" realidade, apenas não-bebados, "alucinados" que não vêem motivo em pesquisar o rápido movimento dos postes ou do chão, pois como sóbrios-alucinados, todos estão num "alucinação" inata em que percebem os postes e o chão como imóveis e ficam "cambaleando", sem perceber, na proporção exata para corrigir os movimentos do chão ou dos postes.

Entao… ja foi respondido, que a questão nao é a alucinaçao, é o "entender" das coisas.
E o alcool entraria pra mim na classe de psicoativos que tem fazem entender PIOR a realidade, ja o LSD pra mim faz entender MELHOR…
Eu acho que as substancias agindo no cerebro tem tudo aver com entendimento…

Por exemplo: Pensar no tamanho do planeta terra sendo visto da Lua, nao é algo facil de entender "normalmente", ja se tiver com alcool nas veias (rs) é muito mais dificil ter essa noçao com exatidão, ja com LSD acho que é mais facil.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2007, 19:05:56 »
a questão nao é a alucinaçao, é o "entender" das coisas.
E o alcool entraria pra mim na classe de psicoativos que tem fazem entender PIOR a realidade, ja o LSD pra mim faz entender MELHOR…
Eu acho que as substancias agindo no cerebro tem tudo aver com entendimento…

Por exemplo: Pensar no tamanho do planeta terra sendo visto da Lua, nao é algo facil de entender "normalmente", ja se tiver com alcool nas veias (rs) é muito mais dificil ter essa noçao com exatidão, ja com LSD acho que é mais facil.

Eu entendi o que você está querendo dizer. Ficamos sim com um entendimento melhor das coisas. Parece que abre um portal e começamos a perceber as coisas que normalmente não entendemos quando estamos lúcidos.

A pergunta genérica, Porque raios nosso entendimento é "melhor", pra ciencia, quando estes são com processos quimicos com as substancias "normais" que estão no cerebro, se quando eu tomo LSD eu tenho a senssação de "entender muito melhor as coisas" ?

É meu amigo, eu acho que essa sua questão dificilmente será respondida……
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Janeiro de 2007, 20:02:57 »

E haveria qualquer indício sobre que o tipo de ação do LSD realmente favorecesse a compreensão disso, ou de qualquer coisa que seja, em vez de simplesmente reproduzir a sensação que se tem ao compreender as coisas?

blue pill

• Visitante
« Resposta #15 Online: 22 de Janeiro de 2007, 22:42:57 »

E haveria qualquer indício sobre que o tipo de ação do LSD realmente favorecesse a compreensão disso, ou de qualquer coisa que seja, em vez de simplesmente reproduzir a sensação que se tem ao compreender as coisas?

Mas o que é compreender as coisas pra voce? Porque pra mim parece miuto claro que "entender" não é um mecanismo universal, o realidade que cada pessoa percebe, sente, entende! é exclusiva de cada um, e se uma substancia especifica favorece um individuo entender as coisas, quem poderia dizer que essa pessoa não "entendeu", senão ela mesma ?

Essa substancia não tem magia, assim como as substancias "normais" do cerebro... então, voce não pode dizer que a açao dela é magica, é uma açao REAL oras... se eu sinto que entendo melhor as coisas, eu entendo melhor..... SE estou entendendo melhor, estou entendendo melhor...

O indício pra mim é a essa propriedade da dietilamida do acido d-lisergico oras (o "entender melhor"), esse efeito É um efeito dessa substancia no cerebro… E ai eu pergunto, o mecanismo de "Entender"  não é de extrema importancia na mente? E porque não tem estudos recentes, só aqueles da epoca que surgiu o LSD ? será as questões eticas sobre as drogas? E seria talvez o LSD uma chave pro entendimento da consciencia que não é estudada por motivos éticos?

Eu vejo isso como a celula-tronco, que tem seus estudos sufocados pelas religioes.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2007, 22:48:24 por Blue Pill »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 23 de Janeiro de 2007, 03:17:14 »
Pelo que já li de Ken Wilber, ele defende que certos tipos de compreensão exaltada podem realmente ser obtidos momentaneamente através de certas drogas.  Mas depois que passa o efeito o que fica é uma espécie de rudimento dessa compreensão, que pode (ou não) ser canalizada em motivação para construir estruturas e hábitos de vida um pouco mais próximos desses vislumbres.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2007, 14:39:44 »
Mas depois que passa o efeito o que fica é uma espécie de rudimento dessa compreensão,

Sim, tudo bem, mas é sempre uma compreensão maior do que quando não se usou nada…

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2007, 14:43:30 »
Mas depois que passa o efeito o que fica é uma espécie de rudimento dessa compreensão,

Sim, tudo bem, mas é sempre uma compreensão maior do que quando não se usou nada…

Sempre? Não, de forma alguma. 

Não há garantias de que essa compreensão distorcida seja trabalhada (ou trabalhável) de forma construtiva.

Por outro lado, há outras formas de ter insights[/b].  Muitas das quais são mais seguras e menos brutais.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2007, 15:34:42 »

Não há garantias de que essa compreensão distorcida seja trabalhada (ou trabalhável) de forma construtiva.

Bem, estou baseando na minha experiência própria. Mas você tem razão. Nem todas as pessoas são iguais.

Por outro lado, há outras formas de ter insights[/b].  Muitas das quais são mais seguras e menos brutais.

Quais??

blue pill

• Visitante
« Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2007, 15:35:40 »

E se agente ficar o tempo inteiro locao ? :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 23 de Janeiro de 2007, 15:43:14 »
O cérebro frita, é claro...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2007, 15:44:38 »
Por outro lado, há outras formas de ter insights.  Muitas das quais são mais seguras e menos brutais.
Quais??

Meditação, filosofia, contemplação, técnicas de respiração, até mesmo devoção religiosa sincera e jejum.

blue pill

• Visitante
« Resposta #23 Online: 23 de Janeiro de 2007, 16:08:12 »
O cérebro frita, é claro…

Ta ai!!! se precisar fritar o cerebro pra entender as coisas (tipo fazer um overclock pro processador trabalhar mais rapido) então eu vou fritar o cerebro!!! quero entender TUDO!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 23 de Janeiro de 2007, 16:13:52 »
Eu já tive contato com vítimas de overdose.

Que bom que alguém acha a idéia divertida.  Eu certamente não acho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!