Por exemplo: Pensar no tamanho do planeta terra sendo visto da Lua, nao é algo facil de entender "normalmente", ja se tiver com alcool nas veias (rs) é muito mais dificil ter essa noçao com exatidão, ja com LSD acho que é mais facil.
E haveria qualquer indício sobre que o tipo de ação do LSD realmente favorecesse a compreensão disso, ou de qualquer coisa que seja, em vez de simplesmente reproduzir a sensação que se tem ao compreender as coisas?
Mas o que é compreender as coisas pra voce? Porque pra mim parece miuto claro que "entender" não é um mecanismo universal, o realidade que cada pessoa percebe, sente, entende! é exclusiva de cada um, e se uma substancia especifica favorece um individuo entender as coisas, quem poderia dizer que essa pessoa não "entendeu", senão ela mesma ?
"entender" para mim é realmente compreender, saber "como funciona" alguma coisa, e não só a sensação de achar que sabe. O computador diante de mim funciona de algum modo X qualquer, que eu não entendo direito, apenas eu achar que entendo não faria com que de fato entendesse, porque a realidade do funcionamento do computador independe do modo que eu ache que ele funciona.
Essa substancia não tem magia, assim como as substancias "normais" do cerebro... então, voce não pode dizer que a açao dela é magica, é uma açao REAL oras... se eu sinto que entendo melhor as coisas, eu entendo melhor..... SE estou entendendo melhor, estou entendendo melhor...
A mera sensação de algo não implica na verdade desse algo, não importa que a química que é utilizada para dar a sensação seja a mesma ou parecida com a que seria disparada no cérebro caso houvesse uma coisa real como causa da sensação. Existem alucinógenos que dão a sensação de voar, de paranóia, etc, quando não há justificativa real; não estamos voando, nem sendo perseguidos. Papo de bêbado, para o bêbado, é a coisa mais "lúcida" que existe, mas só para ele mesmo.
O indício pra mim é a essa propriedade da dietilamida do acido d-lisergico oras (o "entender melhor"), esse efeito É um efeito dessa substancia no cerebro… E ai eu pergunto, o mecanismo de "Entender" não é de extrema importancia na mente? E porque não tem estudos recentes, só aqueles da epoca que surgiu o LSD ? será as questões eticas sobre as drogas? E seria talvez o LSD uma chave pro entendimento da consciencia que não é estudada por motivos éticos?
Eu vejo isso como a celula-tronco, que tem seus estudos sufocados pelas religioes.
Eu acredito que, se sabe o que o LSD faz, e ao mesmo tempo, a sensação de compreensão é independente da compreensão da realidade, assim não faz sentido qualquer tipo de pesquisa com esse objetivo.
Há de qualquer forma diversas pesquisas atuais com LSD, cujos objetivos exatamente eu não sei bem quais seriam, me parece que tratamento de traumas psicológicos na maior parte do tempo. Se há esses, é improvável que não tivessem descoberto que o LSD de alguma forma pudesse trazer a compreensão real de coisas que não poderiam ser compreendidas através de estudos feitos sem se estar sob efeito de drogas.
Além do próprio artigo ser informativo, há na seção de links uma subseção sobre estudos acadêmicos:
http://en.wikipedia.org/wiki/LSD#AcademicGoogle scholar:
http://scholar.google.com.br/scholar?hl=en&q=lysergic+acid&spell=1