Claro que cabe contestação científica! Do ponto de vista factual, cabe sim. É possível provar que tudo aquilo não corresponde a realidade física (isso na parte de supostos fatos alegados na bíblia).
Mesmo provando-se que de fato o mundo não tem 6 mil anos, que ninguém viveu 900 anos até hoje etc etc, isso não desabilita a bíblia como fonte de inspiração, conhecimento etc. Mas é importante a ciência mostrar que os "fatos" lá contidos são apenas alegorias, e não verdades físicas, factuais etc.
Eu devo estar mesmo muito influenciada pela forma que penso, como disse o Oceanos. Não consigo relacionar Ciência e Bíblia, pelo próprio teor bíblico, ou ainda não consegui entender bem o que é Ciência. Nem com valor histórico, a não ser pela influência cultural que exerce há séculos.
Tudo que narra a Bíblia contém sua dose de alegoria, descaracterizando o valor literal, e consequentemente histórico e científico - misturando lugares, fatos e personagens "reais" com fantasia, envolvendo uma mensagem a ser interpretada. É por esse simbolismo que me custa compreender o que se contesta - o próprio simbolismo?
Desde Agostinho, se não me engano, que a Bíblia é tida como livro simbólico que contém antes sabedoria que conhecimento - informações para a fé e religião e não para a Ciência. Mas tenho uma curiosidade: além dos criacionistas, da terra jovem, que duvidam da evolução, existe mais algum cristão não tenha a bíblia como guia espiritual apenas? Pois os crédulos que conheço, nenhum deles vêem os textos de forma literal - sempre que citam algo, em seguida completam - isso quer dizer... ou seja, interpretam. Os padres e pastores, inclusive.
Como não? a maioria dos evangélicos, sobretudo pentecostais, levam quase tudo na bíblia na literalidade.
Pelas fontes da minha cidade, lembro da época da escola, as seguintes denominações afirmavam que o gênesis era verdadeiro literalmente falando: Comunidade Cristã (hoje Comunidade Vida); Igreja Batista; Igreja do Evangelho Quadrangular, Deus é Amor e Igreja Adventista.
Sei de fonte segura que esta idéia corre também na Assembléia de Deus, a maior igreja evangélica do Brasil.
Acho que a IURD é uma das únicas que não combate a evolução e criação, até onde eu sei.
Os carismáticos católicos também costumam se apegar a literalidade da bíblia. Acham mesmo, literalmente falando, que a humanidade surgiu de Adão e Eva, que Matusalém viveu centenas de anos, que o mundo tem algo em torno 6 mil anos.
Por isso a importância da ciência em demonstrar que os fatos alegados na bíblia não ocorreram realmente, que tudo aquilo é linguagem figurada, ou uma forma de explicar a criação de um povo que na época não detinha praticamente nenhum conhecimento à respeito da origem da vida e do nosso universo.