Autor Tópico: Richard Dawkins  (Lida 15580 vezes)

Raphael

• Visitante
Re: Richard Dawkins
« Resposta #75 Online: 29 de Março de 2007, 00:12:19 »
Defender o ateísmo sem adotá-lo não é necessariamente hipocrisia; ateus são um grupo discriminado e está certo lutar contra essa discriminação.
Ô Rapha,

Não penso que Dawkins seja teísta, mas que bola fora! Não se luta contra os preconceitos apenas por ser alvo deles. Isso sim, poderia ser hipocrisia!  ::)

Mas ei, eu não exclui a possibilidade disso que vocês citaram. Não creio que ele seja teísta Luz, ainda não li muita coisa sobre ele, mas acredito que não seja teísta.

O que eu acho que vocês me entenderam errado, ou me expressei errado, talvez. Uma pessoa, por exemplo, que não seja gay(como você Luz)pode entender uma pessoa que seja e defender a idéia, entendeu?

O que eu chamei de hipocrisia neste caso, é um ativista anti-homossexual que é gay, isso é, pra mim, uma grande hipocrisia. Foi este o ponto, sacou? (O filme Beleza Americana tem um caso desses, se não me engano).

No caso de Dawkins, ele pode ser muito bem teísta e defender a idéia do ateísmo, ou ser ateu e defender a idéia religiosa. Mas acho que seria, no mínimo, uma grande hipocrisia, ele ser o que ele é, um cientista e defender a idéia do DI, por exmeplo.

Sacaram agora?

Luz

• Visitante
« Resposta #76 Online: 29 de Março de 2007, 11:41:02 »

Sim, compreendo, Rapha. Nesse ponto você tem razão. Pelas críticas de Dawkins às religiões e crenças, como elas são feitas, seria realmente uma grande hipocrisia, se ele fosse teísta.

Mas a forma como você construiu a frase - lutar pelo ateísmo e louvar a deus - não ficou muito claro. Eu não sou teísta nem ateísta, mas não suporto muito bem os preconceitos, mesmo contra essas posturas e de ambos os lados.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #77 Online: 29 de Março de 2007, 14:38:22 »
Tanto o Dwkins como seus artigos não dexam duvidas quantos aos ideias que ele defende. Ele chegou a receber muitas criticas do Dennett, mas acho que hoje eles até são amigos.  Hoje, eles lutam por uma causa nobre, o ateísmo como estilo de vida, doutrina esta que, agora, é levada até os confins da terra.
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Raphael

• Visitante
« Resposta #78 Online: 29 de Março de 2007, 23:58:44 »

Sim, compreendo, Rapha. Nesse ponto você tem razão. Pelas críticas de Dawkins às religiões e crenças, como elas são feitas, seria realmente uma grande hipocrisia, se ele fosse teísta.

Mas a forma como você construiu a frase - lutar pelo ateísmo e louvar a deus - não ficou muito claro. Eu não sou teísta nem ateísta, mas não suporto muito bem os preconceitos, mesmo contra essas posturas e de ambos os lados.

Luz, eu não suporto preconceito de espécie nenhuma. Mas entendi o que você quis dizer. :lol:
Bem, estamos entendidos. :ok:
Abraços.

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #79 Online: 01 de Abril de 2007, 14:30:09 »
Só para informar...Dawkins ganhou o prêmio de "Autor do ano" em um prêmio britânico.
http://www.youtube.com/watch?v=3LV-6E6i5WI
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
...
« Resposta #80 Online: 18 de Abril de 2007, 12:01:11 »
Um homem inteligentíssimo cético(o encurador de pessoa sem supertições bobas) e muito contundente.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #81 Online: 18 de Abril de 2007, 21:58:58 »
Um homem inteligentíssimo cético(o encurador de pessoa sem supertições bobas) e muito contundente.

Ele deveria ajudar mais os necessitados do que ficar perdendo tempo com filosofia barata.

Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #82 Online: 18 de Abril de 2007, 22:39:27 »
Ele deveria ajudar mais os necessitados do que ficar perdendo tempo com filosofia barata.
Desde quando caridade prova que alguém está certo? Apelo à Piedade.

Por que não refuta seus argumentos ao invés de dizer que ele está perdendo tempo com filosofia barata? Ataque Pessoal.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #83 Online: 19 de Abril de 2007, 08:43:14 »

E quem disse que ele não está ajudando? Quantas pessoas nesse mundo não têm sua liberdade cerceada,
são constantemente oprimidas ou simplesmente assassinadas por causa de conflitos religiosos? Quantas pessoas
não correm o risco de contrair AIDS por causa de superstições de povos antigos? Quantas mulheres não são
impedidas de trabalhar, ou até mesmo dirigir, por causa de outras superstições? Quantas pessoas necessitadas
de sangue não morreram por acreditar que um homem mágico vai ficar com raiva se elas receberem uma transfusão?
Ninguem precisa de religião para se compadecer da dor alheia. Nem é preciso acreditar em mitos antigos para se ter
a iniciativa de ajudar.
Combater a religião É ajudar os necessitados
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #84 Online: 19 de Abril de 2007, 09:55:31 »

E quem disse que ele não está ajudando? Quantas pessoas nesse mundo não têm sua liberdade cerceada,
são constantemente oprimidas ou simplesmente assassinadas por causa de conflitos religiosos? Quantas pessoas
não correm o risco de contrair AIDS por causa de superstições de povos antigos? Quantas mulheres não são
impedidas de trabalhar, ou até mesmo dirigir, por causa de outras superstições? Quantas pessoas necessitadas
de sangue não morreram por acreditar que um homem mágico vai ficar com raiva se elas receberem uma transfusão?
Ninguem precisa de religião para se compadecer da dor alheia. Nem é preciso acreditar em mitos antigos para se ter
a iniciativa de ajudar.
Sim, ele em seu documentário "Root of all Evil?" ele foi à Palestina e ouviu os dois lados, foi ameaçado várias vezes, ele lá defendeu que pessoas morrem por puras superstições e que gostaria de que isso acabasse, isso não é filosofia barata e é muito mais eficiente que dar  20 reais para uma ONG que vai gastar o dinheiro todo que arrecadou em coisas sem continuiade, em vez de ensinar a pescar, somente dão o peixe.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #85 Online: 19 de Abril de 2007, 11:08:28 »
Desde quando caridade prova que alguém está certo? Apelo à Piedade.

Por que não refuta seus argumentos ao invés de dizer que ele está perdendo tempo com filosofia barata? Ataque Pessoal.

em parte é uma refutação. Dawkins se compromente mais com as causas religiosas do que com a ciencia.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #86 Online: 19 de Abril de 2007, 11:14:10 »

a iniciativa de ajudar.
Sim, ele em seu documentário "Root of all Evil?" ele foi à Palestina e ouviu os dois lados, foi ameaçado várias vezes, ele lá defendeu que pessoas morrem por puras superstições e que gostaria de que isso acabasse, isso não é filosofia barata e é muito mais eficiente que dar  20 reais para uma ONG que vai gastar o dinheiro todo que arrecadou em coisas sem continuiade, em vez de ensinar a pescar, somente dão o peixe.

e porque não respeitar o direito religioso dos individuos que possuem boas açoes. Madre Tereza era uma boa pessoa e, quantos buditas que vivem cheios de supertição fazem o bem sem olhar a quem?

O problema não é a religião em si, mas os que se utilizam da mesma.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #87 Online: 19 de Abril de 2007, 12:05:43 »
e porque não respeitar o direito religioso dos individuos que possuem boas açoes. Madre Tereza era uma boa pessoa e, quantos buditas que vivem cheios de supertição fazem o bem sem olhar a quem?

Esse argumento serve ao Dawkins, que combate a superstição e a manipulação, e não aos críticos dele... quem realmente se importa com uma religião vai querer ir além da simples sorte de "fazer o bem" sem entender o contexto em que se está inserido.

Aliás, o que você quer dizer com "respeitar o direito religioso"?  Seria não tentar remover a superstição? Que eu me lembre ninguém "desrespeitou" essas pessoas que você cita.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #88 Online: 19 de Abril de 2007, 12:14:53 »
Curiosa a referência à Madre Teresa, já que se sabe que boa parte das doações que ela recebia para cuidar dos pobres
acabavam sendo usadas em atividades missionárias... O fato é que não é preciso ter uma religião para se ajudar aos outros.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #89 Online: 29 de Abril de 2007, 00:14:17 »
Entrevista com Richard Dawkins - Natureza e Sociedade
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Atheist

• Visitante
« Resposta #90 Online: 30 de Abril de 2007, 07:40:50 »
em parte é uma refutação. Dawkins se compromente mais com as causas religiosas do que com a ciencia.

Você já esteve tentando resolver um problema quando descobriu que se não resolvesse outro, nunca resolveria o principal???

É isso que acontece. Dawkins é um divulgador da ciência. No entanto, ele não consegue atingir a todos como gostaria por existir uma barreira que impede as pessoas de pensar por si mesmas. Uma barreira chamada religião. Provavelmente é por isso que ele se encheu e está sendo mais direto agora.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 30 de Abril de 2007, 18:50:52 »

Mas onde ele estaria desrespeitando os "direitos religiosos"? Tanto quanto posso perceber, ele não faz nada além de falar o que pensa a respeito das religiões. Exercendo seu direito de livre expressão. Um direito, dentre outros, nem sempre bem visto por religiosos e teocracias.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #92 Online: 30 de Abril de 2007, 19:05:04 »

Mas onde ele estaria desrespeitando os "direitos religiosos"? Tanto quanto posso perceber, ele não faz nada além de falar o que pensa a respeito das religiões. Exercendo seu direito de livre expressão. Um direito, dentre outros, nem sempre bem visto por religiosos e teocracias.
Madre Teresa uma boa pessoa?

Pffffffffffffffffffffffffffffffffffff, ela recebeu juntando em toda sua vida um total de 50 milhões em doações, somente fez algumas casas para velhos, onde ela os fazia sofrer porque se identificava com Jesus fazendo os outros sofrer e ela mesma.

Senil e com sérios problemas mentais, mas uma boa pessoa nunca.
Peter Atkins

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #93 Online: 01 de Maio de 2007, 05:27:25 »
Só uma amostra da boa madre teresa...

"Ela é apenas uma retribuição justa para a conduta sexual imprópria".
Madre Teresa, sobre a AIDS.

Se o photoshop faz maravilhas, imagine o que faz a distorção e a história mal contada de tempos em tempos.
Peter Atkins

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #95 Online: 01 de Maio de 2007, 16:10:46 »
[madre-teresófilo]

Mas ela fez isso com boa intenção, e é isso que importa.

[/madre-teresófilo]
Para mentezinha doentia dela foi mesmo.

Somente porque um louco estupra e esquarteja uma criança de 3 anos para "salvar a alma dela" não deixa a ação justificável, somente prova como a religião é prejudicial para mentes mais fracas e influenciáveis.

Como disse o assassino de Virginia, "morro como jesus"
Peter Atkins

One

• Visitante
« Resposta #96 Online: 01 de Maio de 2007, 17:47:33 »
Só uma amostra da boa madre teresa…

"Ela é apenas uma retribuição justa para a conduta sexual imprópria".
Madre Teresa, sobre a AIDS.

Se o photoshop faz maravilhas, imagine o que faz a distorção e a história mal contada de tempos em tempos.

Onde está a compaixão cristã pelos pecadores?

Offline ferbrafer

• Nível 00
  • *
« Resposta #97 Online: 02 de Julho de 2007, 14:52:50 »
Não sei se Dawkins  é ateu, ou quer ser um lider do ateismo, etc, mas o que me parece é que por detras de toda manifestação ateísta, Dawkins quer que sua vida tenha sentido. Imagine uma pessoa que passa a vida inteira estudando a evolução numa concepção naturalista e se ve diante de grande parte de um mundo que classifica todo o seu trabalho, em fim, sua vida, como inútil, uma mentira ou perda de tempo, pois a evolução naturalista poderia entra em choque com alguns dogmas religiosos. Ou seja, considerando que milhoes de pessoas acreditam numa intervenção divina no aparecimento da vida, Dawkins ao defender o ateismo está tentando defender a sua propria vida, pois ele quer sentir também, de certa forma, que as idéias deles estão sendo aceitas que a vida dele em busca de teorias naturalistas não foi em vão.

Isso é uma possibilidade, mas acho ela muito interessante.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 02 de Julho de 2007, 14:58:18 »
Minha opinião sobre o Dawkins é que ele não tão diferente assim dos fanáticos que ele tanto critica. Admiro seu trabalho brilhante como divulgador da ciência, mas acho que sua militância ateísta mais atrapalha do que ajuda os ateus como minoria social.

One

• Visitante
« Resposta #99 Online: 02 de Julho de 2007, 15:21:16 »
Dawkins é um mensageiro da religião absurda...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!