Autor Tópico: Richard Dawkins  (Lida 15583 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Richard Dawkins
« Resposta #150 Online: 06 de Julho de 2007, 15:35:27 »
Me recuso a discutir com você, Adriano.

One, seria interessante se você respondesse objetivamente as colocações do Alenônimo, particularmente, principalmente as duas primeiras. Não é legal puxar um assunto e depois fugir da discussão com algo tão vago. É falta de respeito para quem lê e quem discute.

E de qualquer modo, a questão não é se a bíblia é objetiva ou subjetiva, é se a ciência contradiz a crença de alguém ou não. E como eu mostrei, ela faz isso.
« Última modificação: 06 de Julho de 2007, 15:39:43 por Oceanos »

One

• Visitante
« Resposta #151 Online: 06 de Julho de 2007, 16:39:13 »
Oceanos,

Discutir o quê?

Alê deu opinião dele, não quero acrescentar nada, não vejo interesse.
E não vi pergunta nenhuma só afirmações.  :?

Não entendo a vossa necessidade de exaustão.
Não pretendo provar nada para ninguém…

A outra hipótese seria andar em círculos, mas para quê?

Deste modo cada um fica com a sua ideia e em paz.

Nota: reparo que é segunda vez que falam em respeito ou educação.

One

• Visitante
« Resposta #152 Online: 06 de Julho de 2007, 16:44:30 »
"Me recuso a discutir com você, Adriano."

Seu direito, vê!

Só acho que não é preciso anunciar a toda a hora

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #153 Online: 06 de Julho de 2007, 18:48:17 »
Não precisa discutir, só estou apontando um erro grosseiro da sua parte sobre ciência, e como é um dos temas que adoro, a filosofia da ciência não podia deixar passar em branco.

Seu direito, vê!

Falta de educação da parte dele, o correto seria não responder ou enviar uma MP. 
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #154 Online: 06 de Julho de 2007, 21:19:41 »
Não precisa discutir, só estou apontando um erro grosseiro da sua parte sobre ciência, e como é um dos temas que adoro, a filosofia da ciência não podia deixar passar em branco.

Seu direito, vê!

Falta de educação da parte dele, o correto seria não responder ou enviar uma MP. 

Não dá para discutir com alguém que acha que tudo é matéria. Os tempos de Demócrito já se foram a muito tempo. Não acho falta de educação, uma vez que ele e muitos já sabem exatamente o que você pensa.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 06 de Julho de 2007, 23:03:00 »
Hum... É a primeira vez, desde que ele voltou ao fórum, que me recuso discutir com ele.

Me reservo à não discutir com quem eu quiser, só que aviso isso. Não quero fazer ele perder o tempo dele falando com alguém que não vai a atenção que ele acha que merece. Melhor para ele, assim ele não perde tempo comigo. Como você fez com o Alenônimo e comigo, por sinal.

Embora eu tenha me direcionado à você, é claro que qualquer pessoa pode me responder. Eu também posso responder qualquer postagem, inclusive às dele. Só que com ele eu não quero discutir, como acho que muita gente não queira discutir comigo por diversos motivos. Normal, acontece.

É questão de respeito, respeito para quem lê e para quem responde, como já disse. Não é uma regra do fórum, embora seja cogitada essa hipótese. Acreditamos no bom senso dos foristas e na sensatez dos mesmos. Acreditamos que você seja capaz de perceber que algumas pessoas não gostam de certas coisas, tipo falar ao vento.

Se você não mudou de opinião, eu acho de total importância que você discuta a colocação que fez no fórum. Afinal, estamos aqui para discutir coisas, não é? Eu nem ligaria se fosse a primeira vez que você tivesse deixado uma discussão de lado, ou fossem esporádicas vezes, isso acontece. O problema é que muita gente reclama que você faz declarações e depois não responde as refutações de todo mundo, sempre, como se todos que discordassem de você fossem idiotas.

Também não me lembro de ter dito que ele te perguntou algo e você deveria responder à essa pergunta.

Enfim, também não acho que isso seja andar em círculos. Sinceramente, estou super curioso para ver como você quer sustentar a idéia de que em momento algum uma fonte de conhecimento tão enorme como a ciência contradiza as crenças de alguém...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 06 de Julho de 2007, 23:04:58 »
Voltando ao assunto do tópico, vai tentar continuar com sua idéia de que a ciência não contradiz as crenças de ninguém, One? Se sim, me diga que respondo sua última postagem. :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #157 Online: 06 de Julho de 2007, 23:34:18 »

Seu direito, vê!

Não dá para discutir com alguém que acha que tudo é matéria. Os tempos de Demócrito já se foram a muito tempo. Não acho falta de educação, uma vez que ele e muitos já sabem exatamente o que você pensa.
O materialismo hoje é trocado pelo naturalismo, como exemplo veja o Brights, são naturalistas, e não faz sentido falar de materialismo em tempos de mecânica quantica. Eu já citei muito o Barão de Holbach, como parte da história do ateísmo e como parte da construção do que penso ser um pensamento ateu. Mas não falei só de Houbach, que é um materialista que contribiuiu muito com a sua época, um exemplo de virtude, já citei muitos outros ateus.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

One

• Visitante
« Resposta #158 Online: 07 de Julho de 2007, 02:59:35 »
Em momento algum a ciência contradiz a crença de ninguém, simplesmente limita-se a afirmar não existir evidências.

Não é o que a realidade diz. ::)

Vou ser mais especifico, refiro Deus como crença :)

Pode mostrar provas cientificas da inexistência de Deus?
( trata-se de um pergunta retórica, pois é claro por motivos óbvios você não o poderá fazer)

Voltando ao assunto do tópico, vai tentar continuar com sua idéia de que a ciência não contradiz as crenças de ninguém, One? Se sim, me diga que respondo sua última postagem. :)

Vou tentar ser ainda mais especifico.
A ciência não contradiz a crença em Deus.
É desta crença que pretendo referir, nada mais.

Acho que fui claro o suficiente.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 07 de Julho de 2007, 09:55:59 »
Bem, era impossível eu ou qualquer pessoa adivinhar que você se referia a crença em deus, nem tinham tocado no assunto deus até então, tente se expressar melhor na próxima. :)

De todo modo, você se refere a algum deus específico? A ciência pode mostrar que fatos que a bíblia cita, por exemplo, sobre a história são falsos. Pode mostrar que o mito da criação e toda base do cristianismo é falso. A ciência diz que a Terra tem muito mais de 6 mil anos e que as espécies surgiram pela evolução. Logo, não houve a criação como a bíblia afirma, não houveram Adão e Eva, e consequentemente não houve o pecado original, que é a base do cristianismo. Assim, não havia motivo para Jesus morrer crucificado, afinal de contas, não havia nada do que nos salvar.

Antes que você diga que a bíblia é subjetiva, eu te pergunto: subjetiva até quando, até quando lhe convir? Por que o mito da criação é subjetivo enquanto o que ela diz sobre deus existir não é? Qual o critério usado para se medir a subjetividade da bíblia? O fato é que a subjetividade da bíblia aumenta conforme o conhecimento científico avança.

E ainda, isso não é o bastante para contradizer a crença de alguém? Me lembro bem, você havia dito em momento algum isso acontecia. :)

Só porque a ciência não pode provar definitavamente que não há deus algum, não significa que ela não contradiza a crença em vários deuses.

Luz

• Visitante
« Resposta #160 Online: 07 de Julho de 2007, 12:46:14 »

Falando sério. Chega a ser engraçado ler que a Ciência contesta a Bíblia. Como é que se contesta um livro alegórico onde, por exemplo, uma serpente fala, frutos transmitem conhecimento etc? Ás vezes se fala em interpretação literal – o que muito me surpreende. Como definir o que deve ou ser não interpretado literalmente a não ser arbitrariamente? Pela construção dos textos e suas próprias contradições, fica claro o simbolismo. Onde o "real" se confunde com o imaginário a leitura se torna obrigatoriamente subjetiva. Como contestar isso?  :?

One

• Visitante
« Resposta #161 Online: 07 de Julho de 2007, 12:51:38 »
Não é suficiente.
Entenda que a bíblia na minha opinião nunca pode ser analisada usando o método cientifico.
Em momento nenhum, não existe excepções.

E só um reparo, no islão também existe Adão e Eva e no entanto não existe o conceito de pecado original.
É suposto nenhum ser humano pagar pelos erros alheios, o que leva à negação do conceito de redenção na figura do messias.

One

• Visitante
« Resposta #162 Online: 07 de Julho de 2007, 12:53:49 »

Falando sério. Chega a ser engraçado ler que a Ciência contesta a Bíblia. Como é que se contesta um livro alegórico onde, por exemplo, uma serpente fala, frutos transmitem conhecimento etc? Ás vezes se fala em interpretação literal – o que muito me surpreende. Como definir o que deve ou ser não interpretado literalmente a não ser arbitrariamente? Pela construção dos textos e suas próprias contradições, fica claro o simbolismo. Onde o "real" se confunde com o imaginário a leitura se torna obrigatoriamente subjetiva. Como contestar isso?  :?

Não pode.
A contestação da bíblia é um absurdo quase tão grande quanto o seu uso como livro cientifico ou histórico…

Israël Finkelstein - La Bible dévoilée

Trata-se de um livro que contesta a realidade histórica.

« Última modificação: 07 de Julho de 2007, 12:58:01 por One »

Luz

• Visitante
« Resposta #163 Online: 07 de Julho de 2007, 13:02:02 »

Não pode.
A contestação da bíblia é um absurdo quase tão grande quanto o seu uso como livro cientifico ou histórico…

É como também entendo.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #164 Online: 07 de Julho de 2007, 13:18:26 »

Pois é… Vale a pena levar em cosideração uma idéia em que você precisa definir arbitrariamente onde ela acerta e onde erra? Consideramos o simbolismo da bíblia como… simbolismo… hoje. Povos antigos não a consideram assim. Por mais que seja óbvio para você, muita gente acredita em jumentas falantes. O deus de hoje também pode ser o símbolismo de amanhã. Quem sabe? Afinal, critérios arbitrários convenientes dão nisso.

A bíblia é um livro religioso que fala sobre o deus, a origem do universo, a gnose; espera-se assim que ela tenha algum valor histórico e verdadeiro. Você a considerar alegórica não desjustifica a crença de muita gente na sua literalidade.

Não é suficiente.
Por que?

Entenda que a bíblia na minha opinião nunca pode ser analisada usando o método cientifico.
Por que?

Em momento nenhum, não existe excepções.
Por que?

E só um reparo, no islão também existe Adão e Eva e no entanto não existe o conceito de pecado original.
E?

É suposto nenhum ser humano pagar pelos erros alheios, o que leva à negação do conceito de redenção na figura do messias.
E?

Não pode.
Mas ninguém está discutindo o que é absurdo ou não. Você falou que a ciência não contesta crença alguma, e muita gente crê na verdade absoluta e literal da bíblia. Muitos cristão crêem no pecado original e no mito da criação, literalmente como está lá. Afinal, sem pecado original não há cristianismo, por coerência.

Se você usa critérios subjetivos e arbitrários para definir a sua verdade sobre certas coisas, você não pode dizer que a ciência não contradiz em momento algum a crença de ninguém. No máximo, ela não contradiz a sua crença.
« Última modificação: 07 de Julho de 2007, 13:21:49 por Oceanos »

One

• Visitante
« Resposta #165 Online: 07 de Julho de 2007, 14:17:21 »
E?

um pouco de cultura geral.

Quanto ao resto dos porquês.

1 - basta ler minha mensagem anterior
2, 3 - A bíblia é um livro filosófico ou se preferir religioso.

Espero que isto lhe chegue, estamos a opinar, o que a meu ver não necessita apresentação de formulas matemáticas...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 07 de Julho de 2007, 15:26:59 »
1) Não bastou, tanto que falei mesmo com elas alí. Então me diga sem devaneios, por quê?

2,3) Pode até ser, mas ela veste outras fantasias. E isso basta para que acreditem na sua literalidade como verdade natural E histórica. Ao contrário de livros da Agatha Cristie, por exemplo.

De qualquer maneira, sua segunda colocação não mostra que a ciência não contradiza a crença em deus de ninguém. Como eu disse e repeti, embora você tenha tangenciado e ignorado: há quem justificadamente acredite na bíblia como livro histórico. Logo, ela contradiz a crença de muita gente. Novamente: você está errado em dizer que a ciência não contradiz em momento algum a crença de ninguém. No máximo, ela não contradiz a sua crença.

Também não pedi fórmulas matemáticas, só a objetividade que nossa linguagem natural permite. E acho que você consegue se tentar.

One

• Visitante
« Resposta #167 Online: 07 de Julho de 2007, 16:14:23 »
Se quer continuar a bater na mesma tecla esteja à vontade.

Lembro só que corrigi ao ter dito que falava de crença em Deus, excluindo o resto.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 07 de Julho de 2007, 16:26:14 »
Eu estou falando exatamente da crença no deus cristão... Se você não consegue ver a ligação (ou somente a ignora) entre o mito da criação, a bíblia e ele, eu só me reservo a chorar... :)

One

• Visitante
« Resposta #169 Online: 07 de Julho de 2007, 16:41:10 »
Eu estou falando exatamente da crença no deus cristão… Se você não consegue ver a ligação (ou somente a ignora) entre o mito da criação, a bíblia e ele, eu só me reservo a chorar… :)

O Deus judaico é diferente do Cristão.
Como acha que isso é possível se ambos partilham boa parte das escrituras?
Como é que se faz um registo histórico ou cientifico da descrição contida na bíblia?

Um livro como a bíblia permite o que se quiser, aliás foi usado para o mal assim como para o bem…

e

Mesmo aqueles que o pretendam cometer esse absurdo de analisar de modo cientifico, têm ilimitadas possibilidades de adaptar a sua crença ao registo ( que fique claro não ser este o meu modo de observar).
Isso não evita que alguns façam interpretações ridículas, se olhadas pelo ângulo cientifico, contudo relembro que não cabe à ciência meter-se neste tipo de assunto.

:sleepy:
« Última modificação: 07 de Julho de 2007, 16:43:14 por One »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #170 Online: 07 de Julho de 2007, 16:51:13 »
É suposto nenhum ser humano pagar pelos erros alheios.

Abortistas tremem perante One! :D

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #171 Online: 07 de Julho de 2007, 21:29:02 »
Abre os olhos, One… Você, além de não se expressar muito bem, não parece coneguir entender o que a gente escreve…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 08 de Julho de 2007, 04:18:04 »
Façamos o seguinte então. A ciência não envereda pela religião, esta bom assim??? Ótimo! Por outro lado, a religião deve-se manter afastada da ciência. Sim, porque deve ser uma via de duplo sentido e não unilateral como querem algumas filosofias religiosas.

Dawkins faz isto... estabelece a fronteira, deste ponto a religião não cruza.

É só a religião parar de forçar... simples assim, nada mais e nada menos.

One

• Visitante
« Resposta #173 Online: 08 de Julho de 2007, 06:48:22 »
Abre os olhos, One… Você, além de não se expressar muito bem, não parece coneguir entender o que a gente escreve…

Simplesmente andei a brincar um pouco fazendo tangentes.
Não pretendo acrescentar mais nada. Só que enquanto continuarem a insistir vou ziguezagueando :)

« Última modificação: 08 de Julho de 2007, 07:03:01 por One »

Luz

• Visitante
« Resposta #174 Online: 09 de Julho de 2007, 10:40:26 »
Pois é… Vale a pena levar em cosideração uma idéia em que você precisa definir arbitrariamente onde ela acerta e onde erra? Consideramos o simbolismo da bíblia como… simbolismo… hoje. Povos antigos não a consideram assim. Por mais que seja óbvio para você, muita gente acredita em jumentas falantes. O deus de hoje também pode ser o símbolismo de amanhã. Quem sabe? Afinal, critérios arbitrários convenientes dão nisso.

A bíblia é um livro religioso que fala sobre o deus, a origem do universo, a gnose; espera-se assim que ela tenha algum valor histórico e verdadeiro. Você a considerar alegórica não desjustifica a crença de muita gente na sua literalidade.

A bíblia é um livro religioso, escrito com esse propósito. Não se espera que possua valor histórico, mas cultural e verdadeiro no sentido de inspiração. Seu objetivo é a sabedoria e não o conhecimento, pois seu simbolismo pede, necessariamente, interpretação, permitindo diferentes interpretações, impossibilitando assim, a leitura literal. Toda leitura que se faça é uma interpretação.

É nesse sentido que digo que se torna impossível uma contestação científica. Acho que não importa aqui, para o que estamos discutindo, as diferentes interpretações e valores que se atribua a seus textos, mas se possuem ou não valor científico, não? 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!