Autor Tópico: A monogamia humana é natural?  (Lida 16835 vezes)

Rhyan

• Visitante
A monogamia humana é natural?
« Online: 30 de Janeiro de 2007, 19:02:08 »
 :?:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A monogamia humana é natural?
« Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2007, 19:55:32 »
Biologicamente, não, não é.

Culturalmente, pode-se pelo menos tentar argumentar que seja, já que segurança é um valor importante e influente quando se constitui família e se cria filhos.  É possível que a resposta tenha mudado em décadas recentes.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2007, 20:37:03 »
Segundo o autor do livro "O macaco nu", é sim. Mas não lembro os argumentos que ele usa.  :vergonha:
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2007, 21:48:11 »
Eu particularmente não acredito na monogamia não, eu sou poligâmico por natureza como todos os seres humanos. Mas a maioria das pessoas se molda monogâmico aos moldes da sociedade. E daí fica aquele negocio de um traiu outro e vice-versa.

Nunca entendi como as pessoas juntam o relacionamento afetivo com o relacionamento físico. Mas mesmo separados as pessoas sempre tem capacidade de se envolver fisicamente ou emocionalmente com mais de uma pessoa.

Eu realmente não entendo sentimentos como ciúmes ou possessão por alguém, achar que só porque duas pessoas se gostam não podem gostar de mais ninguém ao mesmo tempo.

Eu sou assim, e geralmente é difícil entender as pessoas quando são diferentes da gente. Alguém me disse certa vez que eu era cuckold, quando disse que não só me interesso por pessoas fora do meu relacionamento como me excito com a possibilidade de a pessoa que esta comigo se interessar por outras também.

Por favor, algum ciumento ai pode me explicar, qual é o seu sentimento em relação à pessoa de que você gosta. E por que é tão inaceitável o seu parceiro ou parceira se relacionar com você e mais alguém ao mesmo tempo. :?: :)
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2007, 23:30:56 por Copelli »

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2007, 00:56:10 »
Eu penso que a monogamia não é de todo natural, mas sim cultural.
Os bicharocos mais parecidos connosco são os 4 grandes símios, e nenhum deles é monogâmico.

Entretanto, a monogamia apresenta algumas vantagens para os progenitores de ambos os sexos e também para as "crias" - já que geralmente garante um cuidado paternal mais próximo e eficiente.

De qualquer forma, a prova de que a monogamia não é lá muito fácil está aí: quantas pessoas conhecem que apenas tiveram um parceiro sexual em toda a vida? Poderemos considerar a troca de parceiros, ainda que mantendo apenas um de cada vez, monogamia?

No mundo animal, quando se fala em monogamia, fala-se num parceiro de toda a vida, e mim parece-me que a monogamia humana foi uma imposição da tradição judaico-cristã. (o célebre até que a morte vos separe...)

Fabi

• Visitante
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2007, 03:39:29 »
A monogamia não é natural. Família, Estado são instituições sociais, que surgiram pra proteger a propriedade privada. O conceito de família, estado (império, reino, ou seja lá qual for o nome), começaram a existir desde que a propriedade privada começou a existir.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2007, 04:44:00 »
1 - Os hormônios da união entre duas pessoas acaba em torno de 2 ou 3 anos pelo que lembro. A única razão de permanecer por esse tempo é para as crias.

2 - Os machos, em todas as espécies, são em menor número e também possuem um método e atividade reprodutora que demonstra que são criados para copular com mais de uma fêmea no período que puder.

3 - Instintivamente tenta-se escapar da monogamia. Além de estudos científicos, basta analisar se os instintos parecem ir a favor ou contra a união.

Existe alguma vantagem? No mundo atual é um tanto vantajoso para as crias, em todo caso.

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2007, 06:28:29 »
Penso que, neste caso, a linha entre natureza e cultura é muito tênue, então vou preferir apelar para o gênio das pessoas. Afinal de contas, é muito claro que um colabora para a manutenção do outro - inclusive a infame cultura judaico-cristã. Não dá pra escolher o que é mais útil: se é emprenhar ou se é conseguir fazer a cria chegar à vida adulta.
Cá não acredito em monogamia - e muito menos em casamento por amor.

Fabi, aparentemente a tese engeliana não se sustenta se topar com os achados da antropologia.

Copelli, ciúme tem a ver com dedicação, no mínimo. Mesmo a mim, parece muito chato que eu passe o sábado vendo o dia passar enquanto o cara está lá se DEDICANDO a outra.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2007, 07:46:09 »
Talvez seja natural, talvez não. Não vi evidências suficientes para qualquer lado. Talvez a monogamia seja uma solução de "menor esforço" e por isso tenha aparecido simultaneamente em tantas culturas diferentes.

Luz

• Visitante
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2007, 10:52:48 »
Que monogamia humana?

Não vejo monogamia entre nossa espécie, fidelidade ao parceiro em questão, quando muito - por influência cultural. O que considero "também" uma coisa natural, já que a cultura é uma característica natural da espécie. Se bem que acredito que essa "fidelidade" seja diretamente proporcional à "satisfação".

Concordo com mimi em relação a monogamia e a dedicação esperada, mas discordo com relação ao amor no casamento - pelo menos em alguns casos. Casamento com amor, desejo e bom humor é a maravilha do mundo, com seus, claro, eventuais altos e baixos, mas sem isso é insustentável. Não há dinheiro, interesses ou filhos que segurem, e bem, milhares de pessoas se separam todos os dias.  :)

E digo mais, esses homônios da união não estão necessariamente fadados a acabar em três ou quatro anos, pois conheço pelo menos um caso em que eles duram pelo menos dez anos, correndo um sério risco de durar bem mais. Digo: desejo sexual.  ::)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2007, 11:14:28 »
O que vc está chamando de natural? o fato de ser biológico?

A maioria dos antropóides são promíscuos  8-) , mas existe sim um fator biológico que apoie a monogamia humana: a partir do momento em que a espécie se tornou nômade, a formação de famílias (papai, mamãe e filhotes) se torna extremamente vantajosa para manutenção da espécie...

A grande questão é que saímos da caverna há muito tempo, os homens continuam com instintos poligâmicos, mas a cultura acaba empurrando para a formação de casais  :o

Em aves a monogamia é super comum, albatrozes forma alianças eternas e vivem muitos anos  :hihi: (que fófis!)

A fidelidade humana tem aspectos culturais e psicológicos, está ligada a comodidade de não ter que procurar mais outro parceiro (a), ao respeito pela pessoa que você escolheu e principalmente ao medo de perder alguém que lhe seja caro e especial  :wink: (mas lembrem-se: ninguém é insubstituível!)

Mas cada um sabe os riscos que pretende correr né?  :D Algumas pessoas podem de fato valer a pena  :ok:

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2007, 17:28:48 »
Copelli, ciúme tem a ver com dedicação, no mínimo. Mesmo a mim, parece muito chato que eu passe o sábado vendo o dia passar enquanto o cara está lá se DEDICANDO a outra.

E dês de quando você precisa ficar vendo o dia passar sozinha?
Você não pode se interessar por outras pessoas também e ir um pra cada lado de vez em quando.

Mas cada um tem suas idéias, eu realmente não entendo o significado da palavra ciúmes, quando gosto de alguém cuido sim, e gosto tanto que se ele tiver vontade de sai de vez em quando com outras pessoas espero que seja muito bom para ele, assim como para mim quando eu me interesso por outras pessoas. Por que não adianta sempre vai haver interesse fora do relacionamento. :)

Queria deixar claro que não sou contra casamento e namoro. Sou contra isso na minha vida. Bem quanto a casamentos e filhos eu não corro esse risco e não tenho com que me preocupar, casamento homo no Brasil ainda e proibido, e filhos não quero ter mesmo. :susto:
 :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2007, 20:56:21 »
Acho que a definição seria algo aproximado à "monogamia serial".

Ou seja, se há tendência natural é a formação de pares que, naturalmente, não duram pela vida toda.

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2007, 21:23:56 »
Pois é Copelli, eu só estava tentando. Longe de mim justificar ciúmes, longe de mim e queima jesus. Devo porém lembrar que muita gente diz que o tesão automaticamente se direciona à pessoa de quem se gosta, e realmente parece ser verdade.

Mas aí é que tá. Quem é bicha vê as coisas de maneira diferente, visto que, você mesmo disse, não tem nem POSSIBILIDADE de casamento. Eu acho uma abordagem saudável, cá pra nós, e já estou beirando o poder dizer SOU CONTRA ISSO NA MINHA VIDA de boca cheia. :)

Rhyan

• Visitante
« Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2007, 21:31:48 »
A monogamia trás vantagens econômicas também.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2007, 21:40:37 »
Então. Cada um na sua. Live and let live, isso será o todo da lei  B-)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 04:33:40 »
A monogamia trás vantagens econômicas também.
Hoje em dia: relacionamento requer orçamento.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 07:53:51 »
Hoje em dia ou sempre? :-)

Os Mórmons antigamente propounham poligamia (para os homens). Esse costume nunca foi formalmente revogado, eu acho, mas na prática pouca gente o faz. Muito caro, e muita dor de cabeça. No Islamismo é a mesma coisa: o Profeta diz que o sujeito pode ter quantas mulheres quiser, desde que seja o provedor de todas elas - material e afetuosamente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 07:59:07 »
Até o máximo de quatro, Dbohr!  É bom lembrar.  Vai que temos algum milionário com simpatia pelo Islã lendo este tópico.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #19 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 07:53:08 »
Bah, mas a poligamia ASSIM como com mórmons e islâmicos não tem muito a ver com promiscuidade.

Não sei quanto aos mórmons, mas no Islão tem a ver com impedir a criação de mendigas e putas e tal. Nessas horas a gente vê o que "casamento" significa de verdade e em essência, hm.

(Posso pedir uma gentileza? Visto que "economia" não se refere só a dinheiro, podendo ser usada em qualquer contexto em que se fale de utilidade, vamos restringir (ou especificar) o uso? )

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #20 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 10:00:25 »
Concordo com a Suy, definir o tal natural não é nada fácil, ainda mais pra espécies com cérebro e organização social tão complexa! Acho que depende muito mais da "natureza" de cada um, ou seja, da sociedade onde cresce, dos valores que lhe são impostos durante a vida, da vontade de ir a favor ou contra esses valores.

Mesmo entre outros primatas ir contra as regras do grupo é normal, como por exemplo cobrir uma fêmea às escondidas do macho alfa, mesmo que isso custe uma boa surra.:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Suyndara

• Visitante
« Resposta #21 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 10:35:25 »
Mesmo entre outros primatas ir contra as regras do grupo é normal, como por exemplo cobrir uma fêmea às escondidas do macho alfa, mesmo que isso custe uma boa surra.:D

:histeria: :histeria:

Eu já vi isso algumas vezes, inclusive em vídeos! Será que tem na Net? É muito bom!

Até mesmo na faculdade sempre tinha um macaco prego apanhando do "chicão" :histeria:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #22 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 10:49:35 »
Até o máximo de quatro, Dbohr!  É bom lembrar.  Vai que temos algum milionário com simpatia pelo Islã lendo este tópico.

I stand corrected.

Bah, mas a poligamia ASSIM como com mórmons e islâmicos não tem muito a ver com promiscuidade.

Não sei quanto aos mórmons, mas no Islão tem a ver com impedir a criação de mendigas e putas e tal. Nessas horas a gente vê o que "casamento" significa de verdade e em essência, hm.

Mas casamento é um contrato social, por mais que a gente use palavras bonitas para descrevê-lo. Excessões sempre ocorreram, claro, de forma que o casamento romântico permaneceu como um ideal. Infelizmente mesmo hoje em dia, quando existe a opção de deixar essas coisas mais claras, tem gente que prefere fingir pra si mesmo uma coisa que não existe.

Cá eu concordo com o Vinícius: que o amor seja imortal, posto que é chama e infinito enquanto dure...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 11:29:56 »

Já vi na tv uma vez algo parecido com lobos...... um não-alfa lá com a fêmea alfa, no maior clima..... e o macho alfa doido, não sabia se ia caçar (ou comer, não lembro, mas algo que necessitava também atenção imediata) ou se ia lá dar uma coça no transgressor... ficava indo e voltando, várias vezes... não lembro bem como ocorreu imediatamente, mas o bando acabou expulsando o "atrevido", que teve que viver como solitário dali por diante, se me lembro bem; como consolo, ele pode pensar sempre que pelo menos deu umazinha com a "mulher do chefe".

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #24 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 13:14:01 »
Ao menos para o homem, certamente a monogamia não é natural. Ele nunca estará satisfeito com uma única parceira, por mais completa que seja. Ele "está" temporariamente monogâmico por opção. O homem não é fiel porque quer, mas apenas porque analisa o risco/benefício da traição. No caso hipotético de uma situação com risco zero de ser flagrado, todo homem trairia. Ao mesmo tempo que deseja todas as mulheres, ele não quer perder aquela que foi escolhida para mãe dos seus filhos.

Para a maioria da fêmeas, creio qua a monogamia é natural. Um único macho é suficiente, enquanto supre todas as suas necessidas emocionais, sexuais e materiais. A mulher só começa a olhar para os lados se faltar algum destes itens.

O casamento é apenas uma convenção social/moral/religiosa criada para o convívio em sociedade, mas certamente não é algo natural e biológico.

Por que vocês acham que existe um puteiro a cada esquina desde que o mundo é mundo ? Simples...para manter a instituição do casamento viva.
 B-)
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!