Roubar ( a toca ou o alimento ) ou matar um indivíduo da mesma espécie não é aceito por nenhuma espécie animal. Estas transgressões não necessitam de um código de conduta para condená-las. Animais não têm Código Penal. Só os humanos temos.
Ó! Segundo o "Vida Animal" e o "Animal Planet" matar um indivíduo da mesma espécie é muito comum - por alimento, por território, perpetuação - que nem a gente.

E todas as espécies tem seus códigos penais sim, diferentes entre si, mas com punições, incluive. É verdade que eles não seguem leis escritas, mas instintivas - nós colocamos as nossas no papel, mas não tenho certeza que deixam de ser instintivas por causa disso.

Diferente da traição, que é condenada apenas pela convenção social/moral/religiosa dos seres humanos. Os animais não punem a traição, pois eles não têm este tipo de comportamento emocional e ela não os afeta.
Punem e mais severamente - leões, por exemplo, matam filhotes que desconfiam que não são seus. Mas por que diabos você acredita que esse nosso comportamento "emocional" não seja uma ferramenta "útil" e natural da seleção da nossa espécie? Tudo em nós é fruto da seleção natural, da evolução, igual a qualquer espécie!

Não?
Homens querem perpetuar seus gens, por isso não querem ser traídos - mulheres querem perpetuar seus gens, por isso querem a atenção exclusiva (proteção) dos machos a seus filhotes.
A grande vantagem de ser fêmea em qualquer espécie é que você sabe que os filhotes são seus de fato, sem sombra de dúvidas, e carregam seus genes

o que não é suficiente e eles vivem sob constante ameaça.
No caso da mulher, ainda tem um agravante - nós temos desejos sexuais fora do "cio", a qualquer hora do dia ou da noite em qualquer dia do ano e é conveniente, claro, ter ao lado um homem "sempre disposto" a satisfazer nossas necessidades.

Outra mulher vai sempre representar uma ameaça!
Em algumas espécies, o macho alfa afasta os outros machos das suas fêmeas não por ciúme ou por vergonha se virar "corno", mas sim para se perpetuar a manter o controle sobre o grupo. E nunca vi uma leoa chorando pelos cantos porque ela foi traída pelo leão… :'(
Também nunca vi outro macho qualquer, além do homem, chorar a perda de um filhote ou da própria fêmea - muito menos chorando os "cornos" com os amigos - parece que é algo bem nosso mesmo!

Há primatas, por exemplo, onde as fêmeas traem o macho-dominante o tempo inteiro, sem que ele, é claro, perceba - quando percebe é um problema, tanto para a fêmea quanto para o macho-ricardão, mas mesmo assim os danados não sossegam - e geralmente o pobre-coitado-do-macho-garanhão não percebe nada, então fica tudo bem - até parece que temos um ancestral comum!
