Autor Tópico: A monogamia humana é natural?  (Lida 16837 vezes)

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
Re: A monogamia humana é natural?
« Resposta #50 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 00:27:53 »
E mais uma coisa. Ninguém ainda me respondeu porque sempre existiram ( e cada vez têm mais ) prostitutas ?
Por que tem quem só consiga pagando, e tem gente que só sabe fazer isso ou não encontra trabalho em outras coisas, ainda mais com desemprego crescente e população crescente.

Buckaroo...de você eu esperava uma resposta mais biológica e menos sociológica... :ooh:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 18:36:15 »
Então........ alguns indivíduos masculinos são rejeitados pelas fêmeas na seleção sexual por não exercerem atração sexual propriamente dita, ao menos não suficiente para o status social das fêmeas por eles desejadas, de forma que o coito se dá mediante uma relação de mutualismo na qual o macho fornece recursos para uma fêmea que esteja condicionada à aceitar esses recursos em troca de coito com probabilidade de fecundação reduzida.

Em alguns casos pode haver também grupos de fêmeas e ao menos um indivíduo macho mediador, que é beneficiado com parte dos recursos, em troca de território e proteção.

Com o aumento populacional e a escassez de recursos ambientais de alguns grupos, esse tipo de relação pode aumentar.

:D

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #52 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 20:08:01 »
Agora sim...esse é um legítimo Buckaroo ! :biglol:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #53 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 09:44:42 »
Então…… alguns indivíduos masculinos são rejeitados pelas fêmeas na seleção sexual por não exercerem atração sexual propriamente dita, ao menos não suficiente para o status social das fêmeas por eles desejadas, de forma que o coito se dá mediante uma relação de mutualismo na qual o macho fornece recursos para uma fêmea que esteja condicionada à aceitar esses recursos em troca de coito com probabilidade de fecundação reduzida.

Em alguns casos pode haver também grupos de fêmeas e ao menos um indivíduo macho mediador, que é beneficiado com parte dos recursos, em troca de território e proteção.

Com o aumento populacional e a escassez de recursos ambientais de alguns grupos, esse tipo de relação pode aumentar.

É um argumento interessante, mas como ele poderia ser falseado como origem da prostituição?

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #54 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 15:48:47 »
Charles, brincadeiras à parte, para mim a origem da prostituição é muito simples...o ser humano NAO é monogâmico e para não reprimir seus instintos nem violar as regras da conduta social, o homem procura uma profissional do sexo. Rápido, prático e evita de arrumar uma amante.

Assim como não existem puteiros para mulher simplesmente porque ela NAO precisa de sexo enquanto este não lhe faltar em casa evidentemente. E caso ela sinta falta de sexo porque seu macho não mais a satisfaz, basta sair na rua e escolher um outro qualquer. Não precisa pagar nada. É de graça.

A propósito, caso exista alguma mulher carente e insatisfeita com seu macho alfa, eu aviso que atendo 24hs a domicílio, motel ou em local próprio...e faço desconto para as céticas !! B-)

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #55 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 16:33:53 »
Fred

A questão é saber se a prostituição é uma estratégia evolutiva ou não. Eu acho que argumentar contra ou a favor é impossível, a não ser por suposições completamente ad hoc (argumentos assim tem sido levantados com relação ao homossexualismo). Como o Lewontin disse uma vez, a gente pode até argumentar pq temos sombrancelhas com respeito à sua potencial vantagem adaptativa, mas testar ou demonstrar isso é impossível. Mas a teoria evolutiva não necessita disso de qualquer forma (mostrar a vantagem adaptativa de tudo). Além de que, ser natural não quer dizer que esteja certo ou errado (a falácia naturalista).

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #56 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 18:07:32 »
acho que tanto a monogamia quanto a poligamia são naturais
é só ver os ancestrais do homem
ver tribos indígenas também e outras culturas por ae
eles eram totalmente poligâmicas? totalmente monogâmicas?
muito improvável que seja algo do tipo: natureza diz para ser totalmente poligâmico e sociedade diz para ser totalmente monogâmico

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #57 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 19:23:32 »
Bom, de certa forma, a monogamia é natural, assim como a poligamia é natural (ambas ocorrem na natureza em outros bichos além do homem), ou seja, a resposta é trivial. O problema vem quando se propoe a idéia de que natural = certo (ou o contrário)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #58 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 20:05:51 »
Fred

A questão é saber se a prostituição é uma estratégia evolutiva ou não. Eu acho que argumentar contra ou a favor é impossível, a não ser por suposições completamente ad hoc (argumentos assim tem sido levantados com relação ao homossexualismo). Como o Lewontin disse uma vez, a gente pode até argumentar pq temos sombrancelhas com respeito à sua potencial vantagem adaptativa, mas testar ou demonstrar isso é impossível. Mas a teoria evolutiva não necessita disso de qualquer forma (mostrar a vantagem adaptativa de tudo). Além de que, ser natural não quer dizer que esteja certo ou errado (a falácia naturalista).

Embora seja provável que a prostituição tenha raízes biológicas, o que se sabe é que certamente ser promíscua é adaptativo. Mulheres que tem filhos com diferente homens e vivem em favelas tem menor probabilidade de terem seus filhos mortos em brigas de rivais. Quanto mais promíscuas forem, maior a incerteza da paternidade...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #59 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 20:07:08 »
Eu acho que a monogamia ganhou vez pela disponibilidade sexual quase permanente da fêmea humana e pelo tempo longo de investimento na prole. Politeísmo seria difícil de ser mantido em função destes fatores.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

rizk

• Visitante
« Resposta #60 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 20:42:15 »
Politeísmo?!? :D

Já os mesmos fatores pró-monogamia valeriam pra poligamia, não Nina? O que é comunitário sempre tem alguém pra manter.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #61 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 20:52:31 »
Ahah... essa foi engraçada, Nina.  Imagino que você quis dizer poligamia em vez de politeísmo, não?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #63 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:07:28 »
O Danniel pegou o espírito da coisa... ehehehehe

:roll:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #64 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:08:06 »
Ahah… essa foi engraçada, Nina.  Imagino que você quis dizer poligamia em vez de politeísmo, não?

Esse monte de ateu chato não pode ver um politeísta que cai matando... :P

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #65 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:09:15 »
Politeísmo?!? :D

Já os mesmos fatores pró-monogamia valeriam pra poligamia, não Nina? O que é comunitário sempre tem alguém pra manter.

Acho que não porque as fêmeas mantém os machos perto justamente por estarem a fim sem precisarem de cio. Talvez se tívessemos cio a poligamia seria selecionada...

Atheist

• Visitante
« Resposta #66 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:45:58 »
O problema é o custo para manter o filhote... Com a sociedade monogâmica já é difícil, imagine poligâmica!

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #67 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 07:55:08 »
Nina

Como você demonstraria que prostituição tem raízes biológicas? Simplesmente contar uma "história adaptativa" não é um argumento convincente.

Eu também não entendi isso de promiscuidade ser adaptativa, pq o mesmo argumento poderia ser usado para o contrário "pq eu defenderia um filho que eu acho altamente improvável que seja meu?"

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #68 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 09:10:00 »
acho que tanto a monogamia quanto a poligamia são naturais
é só ver os ancestrais do homem
ver tribos indígenas também e outras culturas por ae
eles eram totalmente poligâmicas? totalmente monogâmicas?
muito improvável que seja algo do tipo: natureza diz para ser totalmente poligâmico e sociedade diz para ser totalmente monogâmico
Bom, de certa forma, a monogamia é natural, assim como a poligamia é natural (ambas ocorrem na natureza em outros bichos além do homem), ou seja, a resposta é trivial. O problema vem quando se propoe a idéia de que natural = certo (ou o contrário)

:ok:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 11:47:29 »
Eu também não entendi isso de promiscuidade ser adaptativa, pq o mesmo argumento poderia ser usado para o contrário "pq eu defenderia um filho que eu acho altamente improvável que seja meu?"

Eu não sei bem se isso é verdade, mas ouvi dizer que cães de rua, defendem filhotes em geral; as cadelas são promíscuas, e então ao defender qualquer um de uma cadela (que disseram poder mais comumente atacar filhotes que sabe não serem dela) há uma chance de estarem defendendo um filhote deles mesmos. Mais ou menos "o inverso" dos leões (e leoas) que matam filhotes não proximamente aparentados quando invadem um "clã", no caso dos leões, ou quando encontram algum por acaso, no território de outro clã ou no seu, no caso das leoas.

Mas sobre adaptatividade da promiscuidade, acho que apenas a resposta mais básica talvez já seja suficiente, de que proporciona maior variação genética à própria descendência. Essa motivação colocada pela Nina é meio "política"... não sei não... por outro lado acredito que no ser humano motivações políticas, ideológicas, morais sejam praticamente tão determinantes quanto eventuais razões estritamente biológicas, que contariam mais nos primórdios da humanidade e antes disso...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 11:52:06 »
Então…… alguns indivíduos masculinos são rejeitados pelas fêmeas na seleção sexual por não exercerem atração sexual propriamente dita, ao menos não suficiente para o status social das fêmeas por eles desejadas, de forma que o coito se dá mediante uma relação de mutualismo na qual o macho fornece recursos para uma fêmea que esteja condicionada à aceitar esses recursos em troca de coito com probabilidade de fecundação reduzida.

É um argumento interessante, mas como ele poderia ser falseado como origem da prostituição?

Eu não sei...... praticamente apenas descrevi em termos biológicos o que acho que é meio consensual como o sistema da prostituição.... despretenciosamente, de brincadeira.... eu acho que a prostituição é meio como uma relação comercial qualquer, em sua origem.... não sei como se falsearia a origem da prostituição mais do que a origem de qualquer outra troca de um bem ou serviço prestado por qualquer outra coisa.... :|

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #71 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 19:29:39 »
Nina

Como você demonstraria que prostituição tem raízes biológicas? Simplesmente contar uma "história adaptativa" não é um argumento convincente.

É uma evidência. Não é uma história adaptativa... os dados estatísticos comprovam isso. É fato. Nunca se sabe, mas você pode estar matando um filho seu ao atacar os filhos da "Beltrana".

Poderia, mas não é. O fato é que os filhos das promíscuas morrem menos em comparação com os das não-promíscuas. Este artigo não é tão recente... mas não sei se o tenho guardado. Quando der tempo faço uma pesquisa.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #72 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 08:01:59 »
Se entendi a pergunta do Ryan, a monogamia é natural, assim como a poligamia, assim como o relacionamento homosexual, assim como andarmos em grupos, seguir líderes, ter lideranças masculinas e femininas (linhas partiarcais e matriarcais), mostrar os dentes quando temos raiva de alguém, etc ...

São estratégias evolutivas, todas elas válidas, sendo que uma acaba se acomodando melhor a uma sociedade dependendo do contexto social. Mas todas tão naturais como  e o fato de coçarmos a cabeça quando estamos tentando pensar :)

Aliás, o fato de coçarmos a cabeça instintivamente quando estamos pensando é a prova da presença de milênios de piolhos... ? O macaquinho pára um momento, e o primeiro que acontece é um piolho incomodar, e depois vem a idéia...

Aliás, o estupro é natural.

O problema é acharmos que porque é 'natural' ou 'biológico' é 'bom' ou 'adequado' ou não pode ser evitado.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #73 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 09:45:23 »
Julián, eu concordo com a sua mensagem, principalmente com a última frase. Mas eu discordo que sejam estratégias evolutivas. Há vários pré-requisitos para que algo seja uma estratégia evolutiva, como herdabilidade, aptidão diferencial, etc. que geralmente estão ausentes de discussões sobre boa parte da cultura humana. A dinâmica cultural humana é muito rápida e muitas vezes tentar forçar uma interpretação adaptativa é não envolve muita especulação, mas também não é muito produtivo em termos de gerar perguntas interessantes para pesquisas subsequentes.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #74 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 11:24:20 »
O casamento é natural - significando, é claro, tomar posse de uma fêmea para ter acesso sexual exclusivo. Mas, se monogamia significa ter relações sexuais, por toda a vida, apenas e então, somente com uma única fêmea - ou macho -, isso não é natural.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2007, 11:27:02 por quereu »
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!