Autor Tópico: A monogamia humana é natural?  (Lida 16842 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: A monogamia humana é natural?
« Resposta #175 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 07:14:40 »
Sociobiologia é sempre uma coisa TRI-polêmica porque as pessoas pressupõem que, se é natural, é certo. O que obviamente não é verdade.

Não é uma questão de que se é natural é certo. É uma questão de que há explicação natural e ponto. Não aceitar a explicação natural é tapar o sol com peneira.

Atheist

• Visitante
« Resposta #176 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 07:37:39 »
Prezado Quereu,

Não precisa mais procurar fontes como essas. Eu não havia pedido uma lista de autores. Eu conheço bem o trabalho de Williams, Trivers, Maynard Smith e Hamilton, apesar de que destes, somente Trivers trabalhou diretamente com o que hoje em dia se chama "evolutionary psychology". Mas apelar para a autoridade de outros é uma falácia lógica…

Eu pedi exemplos de genes (identidade, número de genes, a existência de variância genética aditiva e de um diferencial seletivo, etc.). Vc sabe, essas coisas que o pessoal estuda em genética evolutiva. Vc não vai me convencer de uma história contando outras histórias. Principalmente histórias do tipo "… Isso sugere que os genes do amante secreto, e não apenas os seu recursos, são o que ela procura…"

O "gene egoísta" é uma metáfora. Não confunda a metáfora com a realidade.

Acho estranho observar inúmeras características que atualmente já conhecemos os mecanismos genéticos e não utilizar o método hipotético-dedutivo para pensar que as demais características que ainda não temos total conhecimento não o são.

Mendel não precisou isolar genes para deduzir o mecanismo de herança. A impossibilidade de se realizar experimentos controlados em humanos faz com que os avanços nesta área sejam lentos, emboa a maior parte da verba de pesquisa seja destinada a estudos humanos. Precisamos estudar por correlações ou quando algum problema chega a bons cientistas.

Gêmeos representam nossas melhores chances nestes estudos e através deles temos algumas análises de herdabilidade de características comportamentais.

No entanto, embora eu veja como uma inversão do ônus da prova (já explico o porquê), eu sugiro que você dê uma olhada nos periódicos da área, como o Genes, Brain and Behavior, Behavior Genetics, Evolution and Human Behavior, entre outros.

Alguns exemplos:

Heritable risk factors associated with language impairments

Biochemical, molecular and behavioral phenotypes of Rab3A mutations in the mouse

Genetic contributions to the association between height and intelligence: evidence from Dutch twin data from childhood to middle age

Impaired spatial reference memory and increased exploratory behavior in P301L tau transgenic mice

Não tive tempo de pesquisar o assunto em questão no tópico, por isso peço desculpas.

Por que é inversão do ônus da prova: porque como escrevi em outro tópico, os mecanismos genéticos de herança estão bastante esclarecidos, desde Mendel. Embora haja alguns detalhes ainda por se esclarecer, não parece que exista algo que fuja completamente disso. Se você afirma que todas as deduções realizadas a partir do background de conhecimento que temos da biologia dos organismos, incluindo humanos, não está correto, é necessário que isso seja demonstrado. A ciência tem como prerrogativa fazer predições que podem ser testadas e corroboradas ou falseadas.

O fato de não conhecermos completamente o modo de funcionamento de todos os genes não significa que não tenham papel, inclusive em comportamento humano. Os estudos com drosófilas já demonstram isso. Todo o conhecimento atual sobre genética e evolução permite que se faça este tipo de predição. Esta é uma explicação plausível.

Qual sua contraproposta?

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #177 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 08:10:16 »
Sociobiologia é sempre uma coisa TRI-polêmica porque as pessoas pressupõem que, se é natural, é certo. O que obviamente não é verdade.

Não é uma questão de que se é natural é certo. É uma questão de que há explicação natural e ponto. Não aceitar a explicação natural é tapar o sol com peneira.

Eu concordo com a afirmação da "falácia naturalista", onde o que é natural, é certo. Vemos isso nos abusos da sociobiologia para justificar violência, etc. Eu até vi na mídia americana advogados de defesa tentando usar a linha de argumento "meu cliente não tem culpa pq está nos seus genes…"

E note que não é uma questão de negar uma explicação natural (em favor do que? uma explicação sobrenatural?). É rejeitar uma hipótese simplista. Como dizem, pra toda pergunta complexa há pelo menos uma resposta que é simples, elegante e completamente errada.

Atheist

• Visitante
« Resposta #178 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 09:23:43 »

Eu concordo com a afirmação da "falácia naturalista", onde o que é natural, é certo. Vemos isso nos abusos da sociobiologia para justificar violência, etc. Eu até vi na mídia americana advogados de defesa tentando usar a linha de argumento "meu cliente não tem culpa pq está nos seus genes…"

E note que não é uma questão de negar uma explicação natural (em favor do que? uma explicação sobrenatural?). É rejeitar uma hipótese simplista. Como dizem, pra toda pergunta complexa há pelo menos uma resposta que é simples, elegante e completamente errada.

Não é uma questão de hipótese simplista. São hipóteses baseadas nos fatos observados em outros organismos. Se estivéssemos falando de qualquer outro animal tais explicações valeriam, por que não valem para humanos? Apenas porque vai contra os princípios morais aos quais nossa sociedade está atrelada?

O fato é que somos diferentes de outros animais sociais pois temos consciência de nossos atos (não temos evidência desta consciência em outros animais, pelo menos não no nível da nossa). Para que a civilização progrida e a população aumente precisamos conter certos impulsos naturais ou biológicos. A sociedade humana se desenvolveu muito mais rapidamente do que nossos genes puderam acompanhar, o que explica, por exemplo, a taxa de obesidade, entre outros fatores. Neste desenvolivmento da sociedade, precisamos fazer várias concessões e restringir vários comportamentos que compromentem a estrutura social na qual vivemos.

Não acho correto isentar ninguém de seus atos pelo simples fato de dizer que tal ato é natural. Temos consciência e é nosso dever refrear tais atos em prol de uma vida comunitária adequada e justa. No entanto, uma imensa parte de tais atos são explicados biologicamente. Mas é claro que não é porque conhecemos uma causa que o ato se torna permitido.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #179 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 10:23:09 »
O fato é que somos diferentes de outros animais sociais pois temos consciência de nossos atos (não temos evidência desta consciência em outros animais, pelo menos não no nível da nossa). Para que a civilização progrida e a população aumente precisamos conter certos impulsos naturais ou biológicos. A sociedade humana se desenvolveu muito mais rapidamente do que nossos genes puderam acompanhar, o que explica, por exemplo, a taxa de obesidade, entre outros fatores. Neste desenvolivmento da sociedade, precisamos fazer várias concessões e restringir vários comportamentos que compromentem a estrutura social na qual vivemos.

Exatamente :ok:

Se temos consciência, devemos sim conter os nossos "instintos selvagens", literalmente falando :wink:

Eu gosto muito do Wilson, acho interessante a idéia de superorganimos (embora isso aparentemente só seja real para insetos, pq quando lembro daquela lambança do Lovelock com a maldita hipótese gaia...aff!)

O Sociobiology ainda não foi refutado, pelo contrário, está mesmo comprovado que os genes determinam muito mais do que se imagina, as taxas hormonais também...Negar um fato biológico simplesmente pq não "gostou" deles é inocência apenas...Contra os fatos não há argumentos :P

É claro que isso não significa que a sociedade deva aceitar homens grossos e mulheres histéricas...bom senso sempre é bom :)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #180 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 11:25:23 »
Me expliquem, caso não tenha entendido bem. A crítica que fizeram à sociobiologia assumiu roupagens científicas para disfarçar intenções morais?
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #181 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 13:12:29 »

Exatamente :ok:

Se temos consciência, devemos sim conter os nossos "instintos selvagens", literalmente falando :wink:

Eu gosto muito do Wilson, acho interessante a idéia de superorganimos (embora isso aparentemente só seja real para insetos, pq quando lembro daquela lambança do Lovelock com a maldita hipótese gaia…aff!)

O Sociobiology ainda não foi refutado, pelo contrário, está mesmo comprovado que os genes determinam muito mais do que se imagina, as taxas hormonais também…Negar um fato biológico simplesmente pq não "gostou" deles é inocência apenas…Contra os fatos não há argumentos :P

É claro que isso não significa que a sociedade deva aceitar homens grossos e mulheres histéricas…bom senso sempre é bom :)

:ok:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #182 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 13:18:37 »
Me expliquem, caso não tenha entendido bem. A crítica que fizeram à sociobiologia assumiu roupagens científicas para disfarçar intenções morais?

Não entendi...

A Sociobiologia é uma ciência, críticas à ela partem de moralistas e feministas que desconhecem à genética :P

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 13:52:18 »

Não é apenas porque uma crítica vai de acordo com opiniões moralistas/politicamente corretas, que é infundada e tem apenas "roupagem" científica. Ou, em outras palavras, não é tudo que for políticamente incorreto ou "imoral" que é cientificamente correto. Depende da crítica em questão.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 14:31:48 »
Não é uma questão de hipótese simplista. São hipóteses baseadas nos fatos observados em outros organismos. Se estivéssemos falando de qualquer outro animal tais explicações valeriam, por que não valem para humanos? Apenas porque vai contra os princípios morais aos quais nossa sociedade está atrelada?
Não, primeiramente porque é uma generalização que, como outras, pode se mostrar incorreta. Um exemplo bobo seria que plantas são verdes porque tem clorofila, o que é atestado em praticamente todas plantas, mas répteis e insetos verdes, ou mesmo os que mimetizam plantas, não tem clorofila. Fogem à "regra" por suas características peculiares.

E de forma similar, os humanos tem características peculiares que podem explicar de forma um tanto diferente a variabilidade comportamental. Nem é algo tão exclusivo dos humanos, todas espécies mais inteligentes devem ter isso em algum grau, apenas levamos isso ao extremo, tanto que diferimos bastante comportamentalmente mesmo de nossos parentes mais próximos vivos. (talvez os mais próximos extintos tenham tido algum potencial de variação comportamental mais próximo ao nosso)

A variabilidade comportalmental humana simplesmente não se reflete numa variabilidade genética proporcional ao que seria esperado pelos padrões de determinismo genético do comportamento de outros animais. Muito provavelmente se tem espécies com variabilidade comportamental bem menor apesar de genomas maiores ou praticamente iguais e variabilidade genética maior.

Não significa que não tenha nada a ver com genes, temos alguns genes-chave que criam um cérebro mais versátil, com uma maior gama de comportamentos possíveis não diretamente atrelados a qualquer gene, do que os outros que existem por aí atualmente. Meio como a diferença entre planos para computadores como os PCs atuais, que podem ser usados para uma variedade enorme de tarefas, e computadores projetados para tarefas específicas.

Uma das diferenças-chave, causada por alguns genes, não sei quantos, foi mostrada naquela pesquisa recente cuja notícia foi publicada aqui, de chimpanzés diante de um mecanismo tal, serem mais analíticos e fazerem apenas o essencial para o funcionamento do dispositivo, enquanto que crianças tendiam a imitar o que era mostrado, e copiar mesmo ações inúteis para o funcionamento do dispositivo (que mesmo chimpanzés podiam entender como funcionava).

Também não necessariamente nos tornamos uma "tábula-rasa"; instintos mais básicos, antigos que fossem úteis, podem continuar a existir. Fome e sede talvez pudessem ser considerados instintos? Excitação sexual? E outras coisas, como aqueles tipos de comportamento de bando que parecem uma "teoria da mente" primitiva (mas que talvez tenham surgido independentemente em diversas espécies).

Não acho correto isentar ninguém de seus atos pelo simples fato de dizer que tal ato é natural. Temos consciência e é nosso dever refrear tais atos em prol de uma vida comunitária adequada e justa. No entanto, uma imensa parte de tais atos são explicados biologicamente. Mas é claro que não é porque conhecemos uma causa que o ato se torna permitido.

De pleno acordo.... só acho que talvez haja margem de discordância sobre quais atos seriam explicados geneticamente. Acho que temos geneticamente apenas umas propensões gerais, que além do desenvolvimento poder ser desviado de forma mais brusca - como indução de cegueira permanente com vendas em recém nascidos (ao menos em gatos; talvez a plasticidade humana/desenvolvimento mais lento consiga recuperar isso, não sei), ou a maior propensão a se aprender idiomas durante a infância, e a dificuldade em se aprender qualquer idioma, mesmo um, passada a infância - apenas contam como pequenas variáveis iniciais para comportamentos mais específicos que "surgem" individualmente por uma espécie de "teoria de jogos" do desenvovimento psicológico.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #185 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 17:20:56 »
Deixem-me meter minha colher torta de pau. Os genes contróem o cérebro. Eles tem as instruções de como o cérebro deve ser montado. Um cérebro complexo é aquele capaz de realizar muitas tarefas. Uma teoria moderna sobre o funcionamento da mente, que eu li no livro Como a mente funciona, do Steven Pinker, que já citei inúmeras vezes aqui no fórum, afirma que a mente se divide em módulos especializados para resolver problemas específicos. Quanto mais módulos mais problemas diferentes a mente pode resolver. Um desse módulos é a linguagem, outro a percepção, entre outros. O determinismo dos genes vem do fato de que eles constróem um cérebro específico para cada espécie. O comportamento nasce no cérebro e a maneira como nos comportamos tem a ver como o cérebro foi construído.

Imaginem um robô que foi programado para andar. De repente um porta aparece no caminho e ele é bloqueado pois incapaz de abrí-la, ficando parado e mexendo as pernas. O robo não se movimenta porque os seu programas são muito simples e não permitem que ele interaja com o ambiente. Quanto mais módulos - programas ou softwares - mais respostas e mais eficiência. A mente humana é capaz de um comportamento variado justamente por causa da riqueza - e não da ausência - de "softwares" mentais. E essa riqueza só é possível porque o cérebro foi construído com esses softwares pelos genes.

Cada módulo/software foi criado em resposta a alguma pressão evolutiva pela seleção natural - quem mais os construiria? E essa resposta foi dada no momento da pressão. O Homem evoluiu, nas savanas, de bandos de caçadores-coletores e as respostas adaptativas dizem respeito a eles. A monogamia era uma necessidade diferente do que a sentida hoje. O ser humano não foi criado para viver em cidades apinhadas de mulheres solteiras e disponíveis; nem para a fantástica oferta de sexo que se oferece ao homem moderno. Se o faz é porque a seleção natural o dotou de um cérebro incrivelmente versátil. Mas as exigência primitivas daquele tempo ainda estão latentes; essas exigências é que causam o nosso desconforto.

Quanto ao desenvolvimento da personalidade, pelo que sei, ainda é um mistério. Pesquisas dizem que 50% é herdada. Os outros 50%, especula-se que são interações que a criança tem com o seu grupo de iguais - sua faixa etária. Pinker arrisca a hipótese de que se dá através da disputa entre eles que define características de liderança, ansiedade, confiança e medo.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Atheist

• Visitante
« Resposta #186 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 07:36:04 »
Citação de: Buckaroo
A variabilidade comportalmental humana simplesmente não se reflete numa variabilidade genética proporcional ao que seria esperado pelos padrões de determinismo genético do comportamento de outros animais. Muito provavelmente se tem espécies com variabilidade comportamental bem menor apesar de genomas maiores ou praticamente iguais e variabilidade genética maior.

Este tipo de variação não acontece apenas em relação ao comportamento humano. O padrão de manchas brancas em gatos, por exemplo, pode variar desde apenas luvas brancas até um gato quase inteiramente branco. De qualquer forma, quaisquer padrões destes são definidos por um único par de alelos do gene White Spotting Factor, que é de herança dominante. É o que chamamos de expressão variada. É interessante que este gene está relacionado com problemas no desenvolvimento das células responsáveis pela coloração, os melanócitos (um dos seus efeitos, pois ele é pleiotrópico) e, durante a migração ele pode prejudicar mais ou menos, formando padrões estocásticos. Imaginando uma possível herança epigenética durante o desenvolvimento, esta deveria manter o padrão herdado, mas isso não acontece.

Um outro caso é em relação a uma doença chamada Cardiomiopatia hipertrófica familiar. Esta doença pode ser causada por várias mutações em uma das cadeias da miosina do músculo cardíaco, já identificadas em humanos, causando hipertrofia do ventrículo esquerdo (se não me engano). No entanto, já foi identificado que um variante de outro gene, relacionado com a angiotensina II, modula sua severidade.

Enfim, penso que o padrão genético geral seja definido geneticamente, mas que o nível da expressão possa ser estocástico ou modulado por outros fatores dependendo do caso. Já escrevi por aqui que em relação a este tipo de herança eu imagino o potencial genético como um copo onde você pode colocar desde uma gota de água até completá-lo até a boca, mas não mais do que isso, não além de sua capacidade. Alguns fatores endógenos (na maior parte deles com genes bem definidos, como na produção de dopamina, por exemplo) podem aumentar a produção de conexões nervosas, mas até onde se sabe tais conexões são ao acaso. Aqui pode residir boa parte da variação comportamental...

Atheist

• Visitante
« Resposta #187 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 07:39:07 »
Não, primeiramente porque é uma generalização que, como outras, pode se mostrar incorreta. Um exemplo bobo seria que plantas são verdes porque tem clorofila, o que é atestado em praticamente todas plantas, mas répteis e insetos verdes, ou mesmo os que mimetizam plantas, não tem clorofila. Fogem à "regra" por suas características peculiares.

Mas não estamos falando de características que podem ser homoplasias, estamos falando de processos. Sabemos que a cor verde, por exemplo, não é de exclusividade da clorofila, por isso uma generalização como esta teria grande possibilidade de estar errada. No entanto, não conhecemos outro mecanismo de herança que não seja genético.

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #188 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 07:51:27 »

Mas não estamos falando de características que podem ser homoplasias, estamos falando de processos. Sabemos que a cor verde, por exemplo, não é de exclusividade da clorofila, por isso uma generalização como esta teria grande possibilidade de estar errada. No entanto, não conhecemos outro mecanismo de herança que não seja genético.

No caso de humanos (pelo menos), há sim: herança cultural. Novamente, isso não quer dizer que genes não estejam envolvidos, mas o caminho tortuoso dos genes para caracteres comportamentais complexos não é óbvio.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #189 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 07:59:51 »
Se temos consciência, devemos sim conter os nossos "instintos selvagens", literalmente falando

Então existe, e existe antes de sermos o que chamamos hoje de 'seres humanos'.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Atheist

• Visitante
« Resposta #190 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 09:34:03 »

No caso de humanos (pelo menos), há sim: herança cultural. Novamente, isso não quer dizer que genes não estejam envolvidos, mas o caminho tortuoso dos genes para caracteres comportamentais complexos não é óbvio.

Como diria Dawkins e Suzan Blackmore (é isso?) - memes.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #191 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 10:09:52 »
Quanto ao desenvolvimento da personalidade, pelo que sei, ainda é um mistério. Pesquisas dizem que 50% é herdada. Os outros 50%, especula-se que são interações que a criança tem com o seu grupo de iguais - sua faixa etária. Pinker arrisca a hipótese de que se dá através da disputa entre eles que define características de liderança, ansiedade, confiança e medo.

Sim :)

Lembra das aulas do segundo grau?

Fenótico = genótipo + ambiente :wink:

É o que eu estava dizendo, os genes determinam muito sim, mas a cultura molda, justamente por que somos seres com consciência :)

Eriol

• Visitante
« Resposta #192 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 11:48:40 »
Voltemos a Freud.

É tudo semiótica, os próprios instintos racionalizados pela linguagem... Como senão manter machos e fêmeas no cio em um lugar fechado sem cópulas (classe de 8ª série)?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 18:31:17 »
Não é todo bicho que simplesmente ao se juntar um monte num lugar fechado, mesmo no cio, comecem a copular... tem diversos rituais de acasalamento entre diversas espécies, que exigem inclusive alguma privacidade. Humanos são, de qualquer forma, bastante flexíveis.

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #194 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 17:38:03 »
Eu não iria à memética também, como pode-se imaginar. Memes não podem ser individualizados, e nem sabemos direito o que é selecionado e pq.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #195 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 16:38:14 »
É só observar... deve-se usar o mesmo processo de análise utilizado pela biologia.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 21:57:27 »
Eu não iria à memética também, como pode-se imaginar. Memes não podem ser individualizados, e nem sabemos direito o que é selecionado e pq.

memética, ao menos para mim - e acho que para Dawkins e para quase todo mundo - é só um sinônimo/metáfora para cultura ou "ítens culturais independentemente segregáveis"... sem um correspondente fortemente análogo ao gene químico, a seqüência de nucleotídeos.

E também a função da metáfora, para mim (acho que também para o Dawkins) é mais relacionada à deriva do que à seleção, para lembrar que apesar da cultura em muitos casos parecer boa, "avançar", "progredir", "evoluir", há coisas que vem só de carona. Até porque a parte selecionada da cultura é mais ou menos óbvia, seriam as coisas mais visivelmente funcional, que dá certo; ainda que por outro lado a contingência também tenha sua influência e torne arriscado em alguns casos, diagnosticar algo específico como resultado de uma seleção cultural, ou como algo beneficiado por sorte... o que na verdade apenas reforça a mensagem de que algum caractere cultural não é necessariamente bom ou o melhor possível, ainda que esteja numericamente adiante de seus "competidores"...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!