O que é cultura senão adaptação das características humanas à geografia.
Eu não tenho a mínima idéia do que vc quer dizer com isso… que características humanas? pq só a geografia? quer dizer que se soubermos a geografia e as características humanas, saberíamos a cultura de um povo? Isso não faz o menor sentido pra mim.
O Homem tem características psicológicas inatas que conformam sua adaptação ao ambiente. Só para citar: os gregos, por causa da geografia acidentada e montuosa do seu país não se unificaram, criando unidades independentes - as cidades-estado - apesar da identidade étnica. Outro exemplo. Quando os bandos de caçadores-coletores primevos aos quais pertenciam o gênero humano vagueavam sobre as planícies, eles tiveram que modificar seus hábitos quando atingiram outra região de aspecto geográfico distinto, afinal diferentes geografias demandam diferentes necessidades e propiciam o aparecimento de hábitos variados. Mas em todas as localidades em que habitou, seja no interior, no litoral, numa ilha ou montanha, ele preservou certos hábitos comportamentais, que representavam profundas necessidades psíquicas. Ele manteve o casamento, os rituas, os ciúmes, os homens dominavam a política, as mulheres cuidavam das crianças, o luto, o sepultamento de seus mortos, entre outros.
Essa linha de pensamento representa uma ruptura com a crença de que o homem é infinitamente maleável, que dadas as condições sociais o homem pode ser totalmente moldado à sociedade. A mente humana faz a cultura, não a cultura a mente humana. Logo, as condições culturais são restringidas pelas características da mente.