Quereu,
Há muita gente dentro da biologia evolutiva que é altamente crítica a boa parte da "evolutionary psychology". Se eu quero testar se um determinado gene está sob pressão seletiva, eu preciso sequenciar várias amostras, aplicar testes estatísticos elaborados, estudar a estrutura secundária da proteína, etc. É trabalho duro. Por outro lado, muita gente da psicologia evolutiva simplesmente fala de "genes" como se fosse uma solução pra tudo. Pq monogamia evoluiu? por causa dos genes. Pq a poligamia evoluiu? por causa dos genes. Isso significa que genes não estão envolvidos? não. Isso só quer dizer que simplesmente dizer que a fêmea quer os genes dos machos é algo com muito pouco poder explanatório.
Curiosamente, muita gente que trabalha nesta área cita bastante os trabalhos do W.D. Hamilton (um citation classic), mas quase ninguém lê os artigos originais. Os trabalhos originais (que sairam juntos no J. Theor. Biol. em 64) apresentam uma formulação matemática rigorosa, além das pressuposições necessárias pra que tudo funcionasse (aditividade dos genes envolvidos, etc.). Lembre-se que, se uma teoria explica tudo, na verdade ela não explica nada.