Enquete

Você acredita na existência de uma natureza humana e que ela tenha uma influência importante em nosso comportamento?

Sim
Não
Sem opinião

Autor Tópico: Natureza humana  (Lida 7351 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Natureza humana
« Online: 04 de Fevereiro de 2007, 15:58:45 »
O que faz com que as mães se importem com seus filhos? O que faz com que tenhamos medo da morte? O que faz com que tenhamos necessidade de nos comunicar com uma língua? O que faz com que busquemos o prazer e evitemos a dor? Nós simplesmente aprendemos com nossa cultura ou existem características comportamentais inatas universais do ser humano, independentes da bagagem cultural, uma programação genética que faz as pessoas responderem igualmente a certas situações?

Depois de ler Tábula Rasa, de Steven Pinker, me sobraram poucas dúvidas sobre a realidade da natureza humana, mas percebi que aqui no fórum há algumas pessoas que contestam a idéia; por isso resolvi criar este tópico para conhecer as opiniões dos foristas e descobrir com os mais bem informados o que há de mais novo na ciência sobre o assunto.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Natureza humana
« Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 16:13:58 »
acredito no fato de que haja algumas predisposições universais, mais ou menos 'socialmente moldáveis' em cada caso.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 16:16:24 »
O passado ancestral influência diretamente nossas vidas.

O meio presente e a cultura influênciam diretamente nossa vida.

Nós somos moldados a partir do passado e do meio externo, mas nós temos uma coisinha chamada consciência que nos permite tomar decisões no nosso limitado espectro vital.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

blue pill

• Visitante
« Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 16:19:15 »
Tirando uma média aqui, das sensacões que eu tenho, do conhecimento (ainda em crescimento) e da minha lógica, a minha conclusão é que não tenho uma opinião!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 19:05:16 »
Eu considero que há uma natureza humana, mas não concordo muitas vezes com os termos que uns colocam, como isso de "comportamento pré-programado geneticamente".

Vejo o desenvolvimento social como parte da natureza humana e não como alternativa.

Mesmo as coisas mais universais, ou ao menos algumas delas, possivelmente podem ser afetadas pelo desenvolvimento, em vez de ser algo totalmente inato, pré-determinado.

Enfatizo ainda mais que isso se dá muito mais marcantemente no nível de um comportamento geral de espécie, não podendo facilmente se atribuir variações comportamentais dentro de uma espécie, ainda mais se tratando de humanos, à variações genéticas. Não é antropocentrismo narcisista, apenas acontece de termos um tremendo cérebro que pode carregar mais informação que nossos genes poderiam, e que é de fato o que em última instância determina nosso comportamento.

Tenho que ler esse livro qualquer hora. Esse e "o que nos faz humanos", do Ridley, que pelo que me parece faz um pouco desse ponto de que coloquei, de tirar o falso dilema de desenvolvimento versus natureza.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 19:33:15 »
O que faz com que as mães se importem com seus filhos? O que faz com que tenhamos medo da morte? O que faz com que tenhamos necessidade de nos comunicar com uma língua? O que faz com que busquemos o prazer e evitemos a dor? Nós simplesmente aprendemos com nossa cultura ou existem características comportamentais inatas universais do ser humano, independentes da bagagem cultural, uma programação genética que faz as pessoas responderem igualmente a certas situações?
Vejo como o objeto de estudo das ciências humanas, já se possui um certo arcabouço teórico a respeito , com diversas linhas de pensamento.
Citação de: Willy Nilly
Depois de ler Tábula Rasa, de Steven Pinker, me sobraram poucas dúvidas sobre a realidade da natureza humana, mas percebi que aqui no fórum há algumas pessoas que contestam a idéia; por isso resolvi criar este tópico para conhecer as opiniões dos foristas e descobrir com os mais bem informados o que há de mais novo na ciência sobre o assunto.
E qual é a idéia? É da influencia social?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 19:37:20 »
Mnha opinião é de que embora a influência social seja importante, muita coisa no comportamento humano é inata. Acredito que a resposta para todas as perguntas que fiz no começo do tópico esteja nos genes, mas existem muitas outras questões importantes que os genes sozinhos não conseguem responder.

blue pill

• Visitante
« Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 19:43:11 »
Imagine esta situação: Pegue um pedaço de carne, mostre pra um cachorro com fome, va com esse pedaço de carne até perto dele e faça um movimento como se fosse jogar pro lado, repita o movimento idêntico 20 vezes.
O cachorro vai fazer o mesmo movimento pelo menos umas 5 vezes, e depois vai comecando a "se controlar"

É tudo muito estranho gente!!

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:12:28 »
Tenho algumas duvidas: Se pegasse uma pessoa e isolasse ela totalmente sem contato com outros humanos e animais e fizesse alguns testes:

Mandar alguem entrar no seu ambiente e agredi la para ver se ela iria reagir e como.
Colocar uma mulher nua em posição estratégica =x e ver como ele iria reagir.
Isolar uma fêmea que depois ficaria grávida e ver se ela cuidaria da criança ou mataria.
Não deseje.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:40:26 »
Os dois posts acima retratam a necessidade de querer enquadrar as ciências humanas dentro da perspectiva laboratorial, isso foi o início da psicologia mais específico no behaviorismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Behaviorismo
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2007, 22:47:20 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

blue pill

• Visitante
« Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:42:29 »
Os dois posts acima retratam a necessidade de querer enquadrar as ciências humanas dentro da perspectiva laboratorial, isso foi o início da psicologia mais específico no behaviorismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia#Behaviorismo.2C_a_primeira_pot.C3.AAncia

Deixa eu advinhar, logo que comecaram surgiu experimentos a igreja foi contra, e os experimentos acabaram ?

blue pill

• Visitante
« Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:48:07 »
Olha que interessante, acho que era ISSO que eu queria dizer no tópico "será que da pra pensar sobre o pensamento?"

Uma frase tirada da descrição do behavorismo postada ali em cima tirado do wikipedia...
...Segundo esta perspectiva não se pode estudar cientificamente os pensamentos, desejos e sentimentos que acompanham os comportamentos em estudo...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:59:26 »
Imagine esta situação: Pegue um pedaço de carne, mostre pra um cachorro com fome, va com esse pedaço de carne até perto dele e faça um movimento como se fosse jogar pro lado, repita o movimento idêntico 20 vezes.
O cachorro vai fazer o mesmo movimento pelo menos umas 5 vezes, e depois vai comecando a "se controlar"

É tudo muito estranho gente!!
Está citando o experimento de Pavlov - http://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_cl%C3%A1ssico

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:03:58 »
Olha que interessante, acho que era ISSO que eu queria dizer no tópico "será que da pra pensar sobre o pensamento?"

Uma frase tirada da descrição do behavorismo postada ali em cima tirado do wikipedia…
…Segundo esta perspectiva não se pode estudar cientificamente os pensamentos, desejos e sentimentos que acompanham os comportamentos em estudo…
Mas este é apenas um dos sistemas da psicologia , das escolas de pensamentos, tem outras muito diversas desse ponto de vista, inclusive a psicanálise. http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia#Behaviorismo.2C_a_primeira_pot.C3.AAncia

blue pill

• Visitante
« Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:06:51 »
Sim.. Eu só quis dizer que foi aquilo que me veio em mente pra criar o tópico pondo em duvida conseguir "pensar sobre o pensamento"

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #15 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:51:37 »
Antes de sermos criaturas pensantes, somos animais. E animais reagem instintivamente.
Procriar, cuidar da prole, auto-preservação física e necessidade de se comunicar com seus semelhantes são características inatas de qualquer animal, eu creio. Ninguém precisa nos ensinar isto.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 00:05:11 »
Quem já teve animais de estimação sabe que muito do comportamento deles é característico da raça. Fatores como a agressividade, por exemplo, vêm da seleção dos criadores que escolhiam os animais com as características desejáveis.

Atheist

• Visitante
« Resposta #17 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 01:44:23 »
Mnha opinião é de que embora a influência social seja importante, muita coisa no comportamento humano é inata. Acredito que a resposta para todas as perguntas que fiz no começo do tópico esteja nos genes, mas existem muitas outras questões importantes que os genes sozinhos não conseguem responder.

Bem, a influência social pode não passar de um reflexo do que está determinado geneticamente...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 01:49:28 »
Bem, a influência social pode não passar de um reflexo do que está determinado geneticamente…

Você quer dizer que no fundo não há nenhuma questão sobre o comportamento humano que possa ser explicada sem genética?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 02:03:29 »
Eu considero que há uma natureza humana, mas não concordo muitas vezes com os termos que uns colocam, como isso de "comportamento pré-programado geneticamente".

Vejo o desenvolvimento social como parte da natureza humana e não como alternativa.

Mesmo as coisas mais universais, ou ao menos algumas delas, possivelmente podem ser afetadas pelo desenvolvimento, em vez de ser algo totalmente inato, pré-determinado.

Enfatizo ainda mais que isso se dá muito mais marcantemente no nível de um comportamento geral de espécie, não podendo facilmente se atribuir variações comportamentais dentro de uma espécie, ainda mais se tratando de humanos, à variações genéticas. Não é antropocentrismo narcisista, apenas acontece de termos um tremendo cérebro que pode carregar mais informação que nossos genes poderiam, e que é de fato o que em última instância determina nosso comportamento.

Tenho que ler esse livro qualquer hora. Esse e "o que nos faz humanos", do Ridley, que pelo que me parece faz um pouco desse ponto de que coloquei, de tirar o falso dilema de desenvolvimento versus natureza.

o próprio conceito de natureza humana surgiu em contraposição ao comportamento em sociedade. é claro que é da natureza humana viver em sociedade, mas vários comportamentos que aparecem na vida em sociedade não são comuns a todas as comunidades humanas. tentar descobrir o que compõe a natureza humana mostra-se útil quando tentamos descobrir o que, apesar das diferenças entre várias sociedades e comportamentos, nos faz humanos, nos une.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
« Resposta #20 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 02:23:25 »
Bem, a influência social pode não passar de um reflexo do que está determinado geneticamente…

Você quer dizer que no fundo não há nenhuma questão sobre o comportamento humano que possa ser explicada sem genética?

Ainda estamos longe de ter esta resposta, mas eu acho que não.

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 03:43:09 »
A mulher hoje em dia é menos inteligente que o homem? Caso sim, isto é por causa da sociedade atual ao é natural do animal ser humano?
É da natureza a preferência por cabelo liso? :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 07:31:41 »
Sim, sem dúvida há.

No mínimo o ser humano é o único vertebrado, mamífero, bípede e vivíparo conhecido.  E isso INFLUENCIA nosso comportamento - por exemplo, faz com que andemos e falemos, coisa que por enquanto outros animais não fazem.

Se isso é de alguma forma tão diferente do que outros animais poderão vir a fazer em um futuro _comparativamente_ próximo já é uma questão menos clara.  Na minha opinião não é.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Eriol

• Visitante
« Resposta #23 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 12:25:07 »
já sabem minha opinião..

fiquei surpreso com o resultado da enquete...

Luz

• Visitante
« Resposta #24 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 13:04:58 »
Natureza humana: como assim? Ela não seria o nosso próprio comportamento, via de regra?  :?

A expressão "natureza humana" dá impressão de que a espécie evoluiu por processos particulares, diferente das outras - parece meio metafísico isso ou antropocêntrico, sei lá.  ::)

Bom, tá... existe uma natureza humana, como existe uma natureza leonina ou bovina. Para isso votei sim.  :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!