Eu considero que há uma natureza humana, mas não concordo muitas vezes com os termos que uns colocam, como isso de "comportamento pré-programado geneticamente".
Vejo o desenvolvimento social como parte da natureza humana e não como alternativa.
Mesmo as coisas mais universais, ou ao menos algumas delas, possivelmente podem ser afetadas pelo desenvolvimento, em vez de ser algo totalmente inato, pré-determinado.
Enfatizo ainda mais que isso se dá muito mais marcantemente no nível de um comportamento geral de espécie, não podendo facilmente se atribuir variações comportamentais dentro de uma espécie, ainda mais se tratando de humanos, à variações genéticas. Não é antropocentrismo narcisista, apenas acontece de termos um tremendo cérebro que pode carregar mais informação que nossos genes poderiam, e que é de fato o que em última instância determina nosso comportamento.
Tenho que ler esse livro qualquer hora. Esse e "o que nos faz humanos", do Ridley, que pelo que me parece faz um pouco desse ponto de que coloquei, de tirar o falso dilema de desenvolvimento versus natureza.