No entanto é duvidável que tenha havido vantagem reprodutiva para as mulheres em serem menos inteligentes, o que faria que a inteligência, conforme evoluísse no homem, também evoluísse exatamente no mesmo ritmo na mulher, possíveis diferenças biológicas se devendo meramente a "efeitos colaterias" do desenvolvimento sexual propriamente dito. O que poderia ter afetado, teoricamente, tanto homens quanto mulheres, e talvez em pontos diferentes.
Seria alguma ofensa acreditar que o homem é muito mais forte que a mulher? Claro que não. E qual o problema em pensar que o homem é um pouco mais inteligente?
Eu não estou dizerndo que é ofensivo pensar isso. Não é se algo pode ser ofensivo ou não o critério para qualquer coisa.
Vc vai alegar que não é este o problema, tudo bem! Se pegarmos o exemplo da TPM vemos claramente a mulher sofrendo problemas como irritabilidade e ansiedade mais acentuadas causada por uma vantagem reprodutiva.
??

TPM não tem vantagem reprodutiva, ou ao menos não imagino qual seria. O mais provável é que seja só subproduto do ciclo reprodutivo. Na natureza (e mesmo na sociedade civilizada, até decadas atrás, ou ainda hoje, para muitas), as mulheres em idade fértil engravidariam em vez de menstruar e praticamente não teriam TPM, se não estou por fora de alguma coisa.
E não devemos pensar só na vantagem reprodutiva da mulher, devemos pensar também que na evolução da espécie o homem precisou mais de inteligência.
Só que a coisa é assim: homens e mulheres tem praticamente todos os mesmos genes, até os do cérebro. Por default, a evolução da maioria das caraterísticas é conjunta nos dois sexos, por compartilharem esses mesmos gens.
Mesmo se supomos que os homens precisavam de mais inteligência que as mulheres, e mutantes mais inteligentes foram sendo selecionados, as mulheres ficariam mais inteligentes "de carona", porque os homens mutantes mais inteligentes selecionados passariam também os genes de maior inteligência para as filhas, não só para os filhos. Se surgissem mulheres mutantes mais inteligentes, elas também passariam essa inteligência maior aos filhos homens.
Para que a disparidade de inteligência inata fosse mais do que meramente acidente do desenvolvimento sexual, a mulher teria que ter desvantagem reprodutiva se tivesse a mesma inteligência do homem. Se isso ocorresse, seriam selecionados indivíduos que tivessem genes que determinassem um pouco de diminuição de inteligência apenas quando o indivíduo em desenvolvimento fosse mulher. Além de ser ser difícil de imaginar uma razão pela qual a burrice da mulher fosse reprodutivamente vantajosa, a diferença de inteligência entre homens e mulheres, se houver, é muito pequena, o que faz da seleção natural disso algo extremamente difícil, mesmo que houvesse uma razão concebível.
Ela não vai só perder inteligência para ganhar na reprodução, devemos pensar neles como um conjunto, uma mesma espécie, ela perde na inteligência, ganha na reprodução e ganha na inteligência do marido. A feminilidade, a doçura, a manha da mulher é algo, para mim, biológico. E junto a isto podemos ter uma menor inteligência.
Eu não tinha dito anteriormente que precisaria perder na inteligência para ganhar na reprodução, mas isso que expliquei no trecho anterior.
Mulheres e homens podem ter essas diferenças que você citou, sem que implicasse numa diferença de inteligência. Algumas dessas diferenças são a grosso modo resultado na diferença de testosterona, hormônio ligado à agressividade.
O fator cultural também não pode ser descartado, tem que sempre se ter cuidado de não achar que estereótipos ou padrões culturais locais são biologicamente determinados.
Ao acreditar precipitadamente em algo que parece muito visível, sempre se corre grandes riscos de erro de correlação. Por exemplo, a disparidade racial seria provavelmente maior que a sexual, devem haver menos gênios homens negros do que brancas gênias. Se você leva em consideração a história do desenvolvimento dos continentes, a correlação já não pode mais ser vista como causal.
Pelo jeito já estou correndo um baita risco não acreditando em Deus.
O que tem isso a ver?
No caso dos negros nós vemos em pouco tempo eles mudando rapidamente a personalidade e ficando praticamente igual à dos homens brancos, dependendo de local para local. A mulher sofre muito com problemas da sociedade, eu sei, mas a idéia geral é que ela não terá uma personalidade igual à do homem.
Personalidade? Falavamos de diferenças de inteligência.... personalidade é algo praticamente individual, por definição.
Mas a maioria esmagadora dos assassinatos é cometido por homens descontrolados… talvez seja uma questão de diferença de força física, e não de quem é mais controlado. Inclusive, por ter mais testosterona, o homem é que teria naturalmente maior dificuldade em controlar a agressividade.
Eu já vi este argumento, eu tinha uma boa resposta pra ele, agora esqueci.

Bem!
Os homens realmente são uns brutamontes.
Contudo, isto vem do espírito guerreiro, que acredito ter muito a ver com o espírito de construtor das coisas e conseqüentemente a criatividade e a inteligência. Argumento furado né? Perae.
A mulher ela pode ser mais calma, mas a capacidade de analisar o fato nestas ocasiões no homem é melhor.
Um homem matar outro é mais raro que uma mulher ao assistir isto ficar descontrolada e perder a percepção do que está acontecendo.
Essas coisas até podem ser reais, mas não significa que seja algo biologicametne determinado, assim como as mulheres geralmente tem cabelos compridos e homens tem cabelo curto... a vivência dos homens pode fazer deles mais frios e das mulheres menos preparadas para certas coisas, tal como é por exemplo, difícil para várias pessoas que não sejam acostumadas à área, trabalhar como médico ou aqueles caras que resgatam cadáveres em acidentes terríveis naqueles em que elas ficam todas despedaçadas. Pode ter até mais homens nessa profissão, por exemplo, mas tem muito homem que não iria querer trabalhar nisso, qualquer que fosse o salário, podendo até passar mal emocionalmente, desmaiar. E essas diferenças de comportamento provavelmente não tem nada de genético, de mutações.