Enquete

Você acredita na existência de uma natureza humana e que ela tenha uma influência importante em nosso comportamento?

Sim
Não
Sem opinião

Autor Tópico: Natureza humana  (Lida 7354 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Natureza humana
« Resposta #75 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 10:38:21 »
Estamos falando em médias apenas. Em média o homem, segundo o estudo, tem QI maior - e o teste de QI, como disse o Atheist avalia só um tipo específico de inteligência. Há homens com QI alto e mulheres com QI alto, só a quantidade que é diferente.

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #76 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 11:10:17 »
Eu não estou dizerndo que é ofensivo pensar isso. Não é se algo pode ser ofensivo ou não o critério para qualquer coisa.
Tirar o meu “Vc vai alegar que não é este o problema, tudo bem!” foi por pura malandragem não é? Quando eu disse “Tudo bem” eu estava tentando evitar entrar neste assunto. É de fácil  percepção que esta não foi a resposta ao seu argumento em especifico. Tudo bem! Não precisa argumentar que não foi de fácil percepção.

Contudo a verdade é que para mim é isso que está acontecendo. A mulher percebe mais detalhes, a mulher tem um olfato mais desenvolvido, o homem tem uma inteligência espacial melhor. Para mim a inteligência geral é algo muito relacionado a criatividade e a capacidade de aprender em geral, no qual acho que é uma virtude mais presente nos homens. Se eu alguma destas virtudes que disse que a mulher tem mais que o homem fosse desconhecida a algum dos foristas empolgados em discutir, eles dificilmente iriam querer tanto uma discussão quanto no caso da virtude inteligência. Mas é muito complicado, uma vez que ninguém irá aceitar!

?? :hein:
TPM não tem vantagem reprodutiva, ou ao menos não imagino qual seria. O mais provável é que seja só subproduto do ciclo reprodutivo. Na natureza (e mesmo na sociedade civilizada, até decadas atrás, ou ainda hoje, para muitas), as mulheres em idade fértil engravidariam em vez de menstruar e praticamente não teriam TPM, se não estou por fora de alguma coisa.
Não sei se você não conseguiu entender o que disse ou qual foi o problema, mas sofrimento das mulheres na TPM é sim produto de uma vantagem reprodutiva e isto para mim é obvio como o fato de Deus não existir.

Praticamente não teriam TPM, mas não pode ser descartado ainda mais quando falamos de milhões de anos. Na evolução ganhamos características bestas mesmo, isto é bem comum. Contudo isto só foi posto como figura de como a diferença dos sexos interfere na parte psíquica do ser, pois irritabilidade e ansiedade não significam necessariamente menor inteligência.

Só que a coisa é assim: homens e mulheres tem praticamente todos os mesmos genes, até os do cérebro. Por default, a evolução da maioria das caraterísticas é conjunta nos dois sexos, por compartilharem esses mesmos gens.

Mesmo se supomos que os homens precisavam de mais inteligência que as mulheres, e mutantes mais inteligentes foram sendo selecionados, as mulheres ficariam mais inteligentes "de carona", porque os homens mutantes mais inteligentes selecionados passariam também os genes de maior inteligência para as filhas, não só para os filhos. Se surgissem mulheres mutantes mais inteligentes, elas também passariam essa inteligência maior aos filhos homens.
Você está curtindo, não é? Droga! Mas vou continuar. O macaco tem praticamente todos os mesmos genes do homem. Como eu bem te mostrei quando falei de inteligência espacial e tal logo acima neste post, estas coisas acontecem. Não vou dizer que tenho certeza que a mulher é menos inteligente, não porque acho que vai melhorar o meu lado na discussão, mesmo porque acho que vai piorar o meu lado na discussão. Contudo desconfio que isto já é algo conhecido pela neurociência. Acredito que a única coisa o que ainda é discutido no meio é o significado de inteligência, querem corromper a palavra por delicadeza, respeito à mulher. Contudo é importante vermos e entendermos melhor as diferentes virtudes e como elas se ligam.

Resumindo: eu acho que não é nada de mais um dos sexos ser mais inteligente que o outro e para você é muito improvável que a evolução tenha feito isto.

Para que a disparidade de inteligência inata fosse mais do que meramente acidente do desenvolvimento sexual, a mulher teria que ter desvantagem reprodutiva se tivesse a mesma inteligência do homem. Se isso ocorresse, seriam selecionados indivíduos que tivessem genes que determinassem um pouco de diminuição de inteligência apenas quando o indivíduo em desenvolvimento fosse mulher. Além de ser ser difícil de imaginar uma razão pela qual a burrice da mulher fosse reprodutivamente vantajosa, a diferença de inteligência entre homens e mulheres, se houver, é muito pequena, o que faz da seleção natural disso algo extremamente difícil, mesmo que houvesse uma razão concebível.
é claro que seria melhor que ela fosse inteligente e forte. O poder de voar também seria de muita ajuda.
Contudo na evolução surgiu uma dependência da mulher no quesito proteção, coisa que deve ter começado quando o homem desenvolveu uma maior força física.
Mas pode ter sido por outro motivo, não sei. Eu não vou conseguir descobrir os motivos evolutivos para todas as características dos animais, o que não invalidará meus argumentos.

Eu não tinha dito anteriormente que precisaria perder na inteligência para ganhar na reprodução, mas isso que expliquei no trecho anterior.

Mulheres e homens podem ter essas diferenças que você citou, sem que implicasse numa diferença de inteligência. Algumas dessas diferenças são a grosso modo resultado na diferença de testosterona, hormônio ligado à agressividade.

O fator cultural também não pode ser descartado, tem que sempre se ter cuidado de não achar que estereótipos ou padrões culturais locais são biologicamente determinados.
A não pode ser afeta por homônimos e a sociedade? Desconfio bastante que o homem é mais inteligente naturalmente, mas os hormônios não podem ser descartados. Afinal, o que você está falando? Quando se fala de gostar de futebol e tal sim, mas e quando se fala do homem ter uma inteligência espacial maior? A mulher tem uma sensibilidade maior na visão que o homem. Você não acredita nestas coisas?

O que tem isso a ver?
Contra um argumento cretino (“Ao acreditar precipitadamente em algo que parece muito visível, sempre se corre grandes riscos de erro de correlação.”) o que mais eu poderia fazer?

Personalidade? Falavamos de diferenças de inteligência… personalidade é algo praticamente individual, por definição.
A feminilidade não é da personalidade? Para mim isto pode influir na inteligência. Os gostos não são bastante influenciados pela inteligência? É bastante difícil ver uma pessoa muito inteligente hoje em dia morrendo de rir de A Praça É Nossa. A personalidade dos mais inteligentes são bem diferentes da dos mais burros.

Essas coisas até podem ser reais, mas não significa que seja algo biologicametne determinado, assim como as mulheres geralmente tem cabelos compridos e homens tem cabelo curto… a vivência dos homens pode fazer deles mais frios e das mulheres menos preparadas para certas coisas, tal como é por exemplo, difícil para várias pessoas que não sejam acostumadas à área, trabalhar como médico ou aqueles caras que resgatam cadáveres em acidentes terríveis naqueles em que elas ficam todas despedaçadas. Pode ter até mais homens nessa profissão, por exemplo, mas tem muito homem que não iria querer trabalhar nisso, qualquer que fosse o salário, podendo até passar mal emocionalmente, desmaiar. E essas diferenças de comportamento provavelmente não têm nada de genético, de mutações.
Tudo isto por causa do meu nada pretensioso “Quanto a relações sociais as vezes elas parecem entender bem mais; contudo os picos de descontrole não podem ser desconsiderados”!! Que agora a meu ver você já não se opõe como antes (“a maioria esmagadora dos assassinatos é cometido por homens descontrolados”). Na verdade acredito que a discussão está acrescentada nada aqui. Estas ultimam coisas que você disse nem está confrontando categoricamente o que eu disse, somente é um resumo mal feito de tudo que pensas. Lembre-se que tudo começou pq eu afirmava que a mulher não ganhava em inteligência por entender mais de relacionamentos.

Cara, você é cansativo eim?!

Luz

• Visitante
« Resposta #77 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 12:16:28 »
Priori, não tem nada a ver ficar melhor ou pior na discussão. É verdade que o assunto é delicado, mas bem, acho que todos estão mais preocupados com a argumentação em si que com o que isso possa representar.

Uma pergunta: que "medida" você utiliza, por exemplo, para definir que a visão espacial seria fator determinante de inteligência a mais do que a capacidade de multitarefa, por exemplo?

Por que você acha que as qualidades predominantemente masculinas são indício de maior inteligência, mas as predominantemente femininas não? Explique como as qualidades que você considera determinantes de maior inteligência são fundamentais na qualidade de vida do indivíduo que as possui, como espécie, em detrimento do outro.

Estou tentando entender as suas bases. No que se baseia para fazer essas disntinções - que medida exatamente você utiliza para definir o que inteligente? Seria o que você considera inteligente ou há outras bases de apoio - ainda que no senso cumum?

A TPM, segundo já li, atinge um terço das mulheres e se isso estiver correto, significa que duas em cada três mulheres não têm. Ainda que o número seja maior ou menor, o que a TPM significa exatamente, em termos de inteligência? E a hemofilia, por exemplo, o que significaria em contrapartida?

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #78 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:18:17 »
Quando Buckaroo Banzai pareceu duvidar de como poderia haver vantagem reprodutiva para as mulheres em ser menos inteligentes, junto a outros argumentos eu disse que a mulher pode sofrer de problemas como irritabilidade e ansiedade por causa de uma vantagem reprodutiva, estas coisas acontecem. Já você parece aceitar a “bagunça” que  é a evolução mais facilmente. Uma hora antes deste seu ultimo post, alias, eu ainda reforço que a irritabilidade e a ansiedade não significam necessariamente menor inteligência. Acredito também que a questão hormonal pode interferir na inteligência, contudo não alego que isto é fato determinado.

Dizem que uma mulher conseguem fazer coisas como assistir tv e ler algo ao mesmo tempo melhor que o homem, coisa que eu não sei se é verdade. Já a inteligência espacial é algo que vi de fontes bem mais ligadas à ciência e em geral mais confiáveis.

Seria importante determinar e medir como funciona esta capacidade de multitarefa da mulher. Será que ela é melhor só em questões banais? ou ela também é melhor quando se fala de questões de pensar em vários problemas diferentes e encontrar uma unidade, uma solução comum. Devemos nos perguntar também se o caso da mulher está mais ligado a ações (atividades) ou mais à abstração (raciocínio). Vejamos por exemplo, um jogo de xadrez: devemos pensar em várias caminhos diferentes que o jogo pode tomar. Será que isto não tem mais a ver com o a capacidade de "multitarefa" (como você disse) do que a inteligência espacial? Como dá para ver por este exemplo, são coisas realmente parecidas. É parecido: ver as coisas em varias dimensões; e realizar varias tarefas. A meu ver a diferença é que a mulher não tem o dom de fazer ligações entre estas diversas coisas tão bem quanto o homem. Vendo por este angulo a capacidade de multitarefa está mais ligado ao fato de conseguir deixar separadas as coisas, sem que haja um dialogo muito grande entre as varias atividades. Imagine a inteligência espacial como uma capacidade de trabalhar com varias coisas “distantes” e liga las em um mesmo raciocínio. Dizem que Einstem por um “problema” biológico tinha uma noção tridimensional muito maior que o comum. Gasparove é um dos maiores matemáticos atual. Muitos filósofos tinham grandes dons em matemática/física e o contrario também. A inteligência espacial tudo tem a ver com inteligência. Há muitos que dizem já ser fato que o raciocínio lógico é naturalmente maior no homem, sendo assim basta entender o que é inteligência para concluir que o homem é mais inteligente.

O fato da mulher ter o caderno bem arrumadinho, usando canetas de cores e letra bonita, é algo da natureza humana já diz a neurociência. Elas têm uma visão mais sensível, o que é diferente de ter uma inteligência espacial maior também. É realmente algo estranho; no entanto fascinante!

Luz

• Visitante
« Resposta #79 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 16:59:14 »
É possível que você esteja vendo um lado que não consigo. Mas bem, por que haveria "vantagem" reprodutiva para a mulher em ser "necessariamente" menos inteligente e não ser, por exemplo, menos forte que o homem?

Senso comum é uma praga - pessoas fisicamente muito fortes, também não te parecem menos inteligentes, num geral?

Essa "vantagem" de que você fala parece querer dizer que para todo "ganho" há em compensação uma "perda" equivalente. É isso?

O fato dos maiores "gênios" serem, além de homens, por exemplo, maioria europeus, também não chama sua atenção?

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #80 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 19:16:00 »
É possível que você esteja vendo um lado que não consigo. Mas bem, por que haveria "vantagem" reprodutiva para a mulher em ser "necessariamente" menos inteligente e não ser, por exemplo, menos forte que o homem?
Estou meio confuso com a forma que você fez a pergunta. A mulher não é menos forte?
Bem!
Poderia por exemplo ser por uma questão hormonal, como eu já disse.

Senso comum é uma praga - pessoas fisicamente muito fortes, também não te parecem menos inteligentes, num geral?
Sim, acredito que estas pessoas que muito ligam muito para impressionar as mulheres normalmente tendem a ser menos inteligentes (talvez por se importar menos com a "filosofia" do mundo). Muito por culpa da sociedade, mas não sei se é totalmente, a mulher se preocupa muito mais em atrair o homem que o contrario, estou errado?

Essa "vantagem" de que você fala parece querer dizer que para todo "ganho" há em compensação uma "perda" equivalente. É isso?
desconsiderando a aleatoriedade da evolução
de uma forma bem fria poderíamos dizer isto
Contudo seria uma forma tão fria, que não deveriamos chamar a evolução por este nome, pois evolução faz pensarmos em progresso.

O fato dos maiores "gênios" serem, além de homens, por exemplo, maioria europeus, também não chama sua atenção?
Não. Claro que é difícil ver um gênio índio, também. O contato nenhum com filosofia, física são importantes. Você como mulher acha que a sociedade te poda de forma que você perde em inteligência? Você não está nas mesmas escolas que os homens? A disparidade entre a quantidade de mulheres com acesso a estas coisas e a quantidade de homens não justifica a atual maior inteligência dos homens. Em todas as faculdades vemos cursos que exigem maior raciocínio tendo a grande maioria dos alunos homens. É bem raro vermos uma grande mente mulher hoje em dia.

Para mim parece algo transparente, a mulher não conseguir raciocinar tanto quanto o homem. Se eu estudar um pouco de neurociência acho que poderia te mostrar isto melhor. Sempre pensei que a mulher fosse menos inteligente, pelo próprio jeito dela, e depois quando comecei a ler Schopenhauer então, tudo virou uma bagaceira –“Protesto Meritíssimo, Argumentum ad Verecundiam!“, “Protesto mantido”. A verdade é que "a mulher é um animal de cabelos longos e idéias curtas". É fácil ver a personalidade infantil da mulher, tem até muito a ver com a sua meiguice e a feminilidade em si.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2007, 19:21:14 por Priori »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 22:43:51 »
Eu não estou dizerndo que é ofensivo pensar isso. Não é se algo pode ser ofensivo ou não o critério para qualquer coisa.
Tirar o meu “Vc vai alegar que não é este o problema, tudo bem!” foi por pura malandragem não é? Quando eu disse “Tudo bem” eu estava tentando evitar entrar neste assunto. É de fácil  percepção que esta não foi a resposta ao seu argumento em especifico. Tudo bem! Não precisa argumentar que não foi de fácil percepção.
Não sei o que tem a ver colocar na resposta algo que eu não tinha abordado, também não sei porque é malandragem tirar o que eu tirei.

Contudo a verdade é que para mim é isso que está acontecendo. A mulher percebe mais detalhes, a mulher tem um olfato mais desenvolvido, o homem tem uma inteligência espacial melhor. Para mim a inteligência geral é algo muito relacionado a criatividade e a capacidade de aprender em geral, no qual acho que é uma virtude mais presente nos homens. Se eu alguma destas virtudes que disse que a mulher tem mais que o homem fosse desconhecida a algum dos foristas empolgados em discutir, eles dificilmente iriam querer tanto uma discussão quanto no caso da virtude inteligência. Mas é muito complicado, uma vez que ninguém irá aceitar!

Tá legal, você está falando o tempo todo, a mulher isso, o homem aquilo. Não estamos pondo isso em questão. Mas simplesmente essas diferenças serem perceptíveis não faz com que elas tenham base biológica, tal como é perceptível a diferença de desenvolvimento humano em diversos continentes e países, ou mesmo dentro deles.

Umas podem ter, outra não. Não é só dizer que existem as diferenças e pronto, e crer que sejam biológicas. É meio como os postulados de Coch para uma doença que se supõe ser causada por algum agente biológico. Não adianta só falar, "existe a doença X, e é possível que seja causada por um agente biológico", tem que se ter mais evidências além da simples possibilidade. Se só está expondo a crença, no entanto, tanto faz.

?? :hein:
TPM não tem vantagem reprodutiva, ou ao menos não imagino qual seria. O mais provável é que seja só subproduto do ciclo reprodutivo. Na natureza (e mesmo na sociedade civilizada, até decadas atrás, ou ainda hoje, para muitas), as mulheres em idade fértil engravidariam em vez de menstruar e praticamente não teriam TPM, se não estou por fora de alguma coisa.
Não sei se você não conseguiu entender o que disse ou qual foi o problema, mas sofrimento das mulheres na TPM é sim produto de uma vantagem reprodutiva e isto para mim é obvio como o fato de Deus não existir.
Simplesmente dizer que "é óbvio para você" não ajuda em nada a defender essa hipótese.

Só que a coisa é assim: homens e mulheres tem praticamente todos os mesmos genes, até os do cérebro. Por default, a evolução da maioria das caraterísticas é conjunta nos dois sexos, por compartilharem esses mesmos gens.

Mesmo se supomos que os homens precisavam de mais inteligência que as mulheres, e mutantes mais inteligentes foram sendo selecionados, as mulheres ficariam mais inteligentes "de carona", porque os homens mutantes mais inteligentes selecionados passariam também os genes de maior inteligência para as filhas, não só para os filhos. Se surgissem mulheres mutantes mais inteligentes, elas também passariam essa inteligência maior aos filhos homens.
Você está curtindo, não é? Droga! Mas vou continuar. O macaco tem praticamente todos os mesmos genes do homem.
Argh, mas é completamente diferente.

Homem e mulher são da mesma espécie. Não há isolamento reprodutivo entre homem e mulher para que eles possam evoluir em isolamento, como ocorre com espécies distintas, porém aparentadas, como macacos e humanos. 

Isso significa que se um homem é mutante, ele passa os genes mutantes tanto para filhos quanto para filhas, e as mulheres também, passam genes mutantes tanto para filhos quanto para filhas. Com exceção dos genes do pequeno cromossomo Y, possuído apenas pelos machos (no caso dos mamíferos), mas homólogo ao X que é muito maior. Macho e fêmea de uma mesma espécie, exceto em situações excepcionais, evoluem em conjunto, não como se fossem espécies distintas.

Isso pode, no entanto ocorrer, se a pressão seletiva for forte o suficiente e se houver a variação que determine a expressão do caractere apenas nos machos. Como por exemplo, as caudas dos pavões, são grandes e exuberantes só nos machos, que precisam para exibir para as fêmeas; como as fêmeas não são selecionadas pelos machos pela cauda, e sem isso, elas são trombolhos inúteis, que dificultam a locomoção, servem de viveiro para parasitas e de extensão para predadores, há grande vantagem adaptativa para as fêmeas não terem a cauda. 

Essa é uma situação em que as vantagens e desvantagens do do dimorfismo para cada sexo são bastante evidentes, é clara a sua "visibilidade" para a seleção natural, como fêmeas com caudas enormes que não lhes servem para nada teriam desvantagem com relação à fêmeas com caudas menos desenvolvidas, e machos teriam vantagem em ter as caudas exuberantes preferidas pelas fêmeas apesar dos problemas que pode trazer.

Agora, com a diferença de inteligência entre homens e mulheres, a situação está bem longe de ser clara. Segundo dizem, a diferença de QI em homens e mulheres é apenas de algo em torno de 3 ou 4 pontos. Eu não consigo imaginar por que diabo as mulheres morreriam mais, ou se reproduziriam menos, se tivessem um QI igual ao da maioria dos homens, e se safariam desses infortúnios tendo um QI apenas 3 ou 4 pontos menor.

Mesmo defendendo que esses 4 pontos de QI fossem vantajosos aos homens, a tendência muito mais provável é que as mulheres também ganhassem por que para elas não seria desvantajoso o suficiente para que esse dimorfismo fosse selecionado.

A chave está aí, não adianta argumentar em outra direção se o argumento para uma diferença biológica de inteligência entre homens e mulheres é que os homens precisariam ser mais inteligentes, tem que se tentar exemplificar como seria suficientemente desvantajoso para as mulheres terem o mesmo aumento de QI, que tipo de situação faria com que mulheres com 1, 2, 3 ou 4 pontos de QI a menos se reproduzissem mais ou morressem menos que as mulheres com esses pontos a mais. E ao mesmo tempo, esses pontos a mais de QI nos homens também tem que ser vitais, para compensar pela seleção positiva de mulheres com uma mutação que determinasse menos 4 pontos de QI não-sexualmente dimórfico, ou seja, cujos filhos homens também herdassem esses pontos a menos de QI.

Como eu bem te mostrei quando falei de inteligência espacial e tal logo acima neste post, estas coisas acontecem.
Mas também há variação de diversos tipos de inteligência entre pessoas do mesmo sexo, e não significam que sejam mutantes, que tenham genes diferentes determinando isso.

Não vou dizer que tenho certeza que a mulher é menos inteligente, não porque acho que vai melhorar o meu lado na discussão, mesmo porque acho que vai piorar o meu lado na discussão. Contudo desconfio que isto já é algo conhecido pela neurociência. Acredito que a única coisa o que ainda é discutido no meio é o significado de inteligência, querem corromper a palavra por delicadeza, respeito à mulher. Contudo é importante vermos e entendermos melhor as diferentes virtudes e como elas se ligam.

Resumindo: eu acho que não é nada de mais um dos sexos ser mais inteligente que o outro e para você é muito improvável que a evolução tenha feito isto.

Conforme defendi com argumentos, em vez de simplesmente falar que não seria nada demais o homem e a mulher terem potencial biológico consideravelmente igual para inteligência e deixar por isso mesmo.

Para que a disparidade de inteligência inata fosse mais do que meramente acidente do desenvolvimento sexual, a mulher teria que ter desvantagem reprodutiva se tivesse a mesma inteligência do homem. Se isso ocorresse, seriam selecionados indivíduos que tivessem genes que determinassem um pouco de diminuição de inteligência apenas quando o indivíduo em desenvolvimento fosse mulher. Além de ser ser difícil de imaginar uma razão pela qual a burrice da mulher fosse reprodutivamente vantajosa, a diferença de inteligência entre homens e mulheres, se houver, é muito pequena, o que faz da seleção natural disso algo extremamente difícil, mesmo que houvesse uma razão concebível.

é claro que seria melhor que ela fosse inteligente e forte. O poder de voar também seria de muita ajuda.
Contudo na evolução surgiu uma dependência da mulher no quesito proteção, coisa que deve ter começado quando o homem desenvolveu uma maior força física.
Putz, mais uma vez comparações descabidas tentando dar uma de engraçadinho. Como se a habilidade de voar tivesse qualquer coisa a ver....  :hmph:

A diferença de força, apesar de dentro da variação modal, em ambiente natural, nem ser tão grande, é mais adaptativamente significativa, mais viável de haver seleção para dimorfismo do que 3 ou 4 pontos de QI, especialmente se essa diferença na musculatura tiver evoluído por seleção sexual.

Não é sempre quanto maior e mais forte, melhor, na natureza.

Mas pode ter sido por outro motivo, não sei. Eu não vou conseguir descobrir os motivos evolutivos para todas as características dos animais, o que não invalidará meus argumentos.

Se há diferença de inteligência entre homens e mulheres, também pode ser por outros motivos, sem ser por seleção, o que torna a coisa muito mais defensável.

O problema todo que estou tentando explicar, é se defender que 3 ou 4 pontos de QI a mais teriam sido cruciais para homens mas praticamente a condenação para mulheres.

Se isso é abandonado e aceito como algo que ocorreu por acaso, praticamente se resolve, restando apenas a constatação real, estatisticamente embasada, dessa diferença, com todas as precauções possíveis para averiguar se essa diferença tem de fato raízes biológicas.

Isso ainda não foi feito, e apesar de provavelmente ser a sua opinião, não tem valor algum, é só uma opinião e qualquer um que por acaso tivesse convivido com mais mulheres do que homens inteligentes que você, teria outra opinião, e talvez fosse para essa pessoa igualmente claro e óbvio que as mulheres são mais inteligentes.

A não pode ser afeta por homônimos e a sociedade? Desconfio bastante que o homem é mais inteligente naturalmente, mas os hormônios não podem ser descartados. Afinal, o que você está falando? Quando se fala de gostar de futebol e tal sim, mas e quando se fala do homem ter uma inteligência espacial maior? A mulher tem uma sensibilidade maior na visão que o homem. Você não acredita nestas coisas?
Como eu já disse anteriormente, pessoas de profissões diferentes tem talentos diferentes, e não são castas de pessoas com genes para cada profissão. Há variações de habilidades entre humanos, mas daí a elas terem bases biológicas é uma outra questão. Podem ter, sim, mas não se sabe bem ainda quais tem e quais não. E achar por achar simplesmente, sem embasamento ou estudos cautelosos, qualquer um pode.

O que tem isso a ver?
Contra um argumento cretino (“Ao acreditar precipitadamente em algo que parece muito visível, sempre se corre grandes riscos de erro de correlação.”) o que mais eu poderia fazer?
Argumentar decentemente.

Personalidade? Falavamos de diferenças de inteligência… personalidade é algo praticamente individual, por definição.
A feminilidade não é da personalidade? Para mim isto pode influir na inteligência. Os gostos não são bastante influenciados pela inteligência? É bastante difícil ver uma pessoa muito inteligente hoje em dia morrendo de rir de A Praça É Nossa. A personalidade dos mais inteligentes são bem diferentes da dos mais burros.

Okay, se você acha que a personalidade feminina estereotípica tende a ser mais burra e que isso é biologicamente determinado, acha e pronto.

Tudo isto por causa do meu nada pretensioso “Quanto a relações sociais as vezes elas parecem entender bem mais; contudo os picos de descontrole não podem ser desconsiderados”!! Que agora a meu ver você já não se opõe como antes (“a maioria esmagadora dos assassinatos é cometido por homens descontrolados”). Na verdade acredito que a discussão está acrescentada nada aqui. Estas ultimam coisas que você disse nem está confrontando categoricamente o que eu disse, somente é um resumo mal feito de tudo que pensas. Lembre-se que tudo começou pq eu afirmava que a mulher não ganhava em inteligência por entender mais de relacionamentos.
Bem, EU ao menos comecei e continuei apenas no ponto em que você tentava defender que as diferenças de inteligência de homens e mulheres seriam biologicamente determinadas, e devidas à seleção por extrema vantagem dos homens nesses 3 ou 4 pontos de QI, e implicitamente extrema desvantagem desses pontos para a mulher.

A primeira coisa pode até ser verdade, haver diferenças de inteligência biologicamente determinadas, e tanto quanto sei, não se sabe ainda (e não importa que você ache que é ou não é); o segundo é simplesmente ridículo.

Cara, você é cansativo eim?!
Algumas vezes sim.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 22:52:16 »
Eu ainda tenho que ler mais sobre isso de testes de QI diferenciados. A princípio me parece falho, sem sentido.

Qual a diferença disso e de dar um teste de QI qualquer, para diversas pessoas, e dar sempre 100 pontos para cada, independentemente do resultado, "individualizando" o teste para todos?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 23:16:47 »
Talvez para ver qual é a maior habilidade da pessoa, se lógica, se matemática, se percepção espacial, se o domínio do idioma... Não sei, é só um chute.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 03:39:43 »
Ah sim...... nesse sentido sim.... faz mais sentido testes de habilidades específicas do que tentar resumir tudo num número só.... onde as pessoas poderiam ser extremamente burras numas áreas e compensar em outras e ainda assim seriam tecnicamente empatadas....

Luz

• Visitante
« Resposta #85 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 12:13:03 »
Estou meio confuso com a forma que você fez a pergunta. A mulher não é menos forte?
Bem!
Poderia por exemplo ser por uma questão hormonal, como eu já disse.

Justamente pelo falto da mulher ser menos forte eu considero que possa existir essa tal “vantagem” reprodutiva que você diz, embora eu não a veja.  ::)

Sim, acredito que estas pessoas que muito ligam muito para impressionar as mulheres normalmente tendem a ser menos inteligentes (talvez por se importar menos com a "filosofia" do mundo). Muito por culpa da sociedade, mas não sei se é totalmente, a mulher se preocupa muito mais em atrair o homem que o contrario, estou errado?

Mas dessa forma não podemos considerar que a maior força física do homem é uma “vantagem” reprodutiva, como ferramenta de conquista, perdendo em inteligência – também?  :P

desconsiderando a aleatoriedade da evolução
de uma forma bem fria poderíamos dizer isto
Contudo seria uma forma tão fria, que não deveriamos chamar a evolução por este nome, pois evolução faz pensarmos em progresso.

O que corrobora minha pergunta anterior: de uma “forma bem fria” podemos dizer se o homem é mais forte e em compensação menos inteligente?  :D  Falando sério, não vejo lógica no seu raciocínio. Se é determinante, a idéia tem que se aplicar a todas as hipóteses.

Não. Claro que é difícil ver um gênio índio, também. O contato nenhum com filosofia, física são importantes. Você como mulher acha que a sociedade te poda de forma que você perde em inteligência? Você não está nas mesmas escolas que os homens? A disparidade entre a quantidade de mulheres com acesso a estas coisas e a quantidade de homens não justifica a atual maior inteligência dos homens. Em todas as faculdades vemos cursos que exigem maior raciocínio tendo a grande maioria dos alunos homens. É bem raro vermos uma grande mente mulher hoje em dia.

Para mim parece algo transparente, a mulher não conseguir raciocinar tanto quanto o homem. Se eu estudar um pouco de neurociência acho que poderia te mostrar isto melhor. Sempre pensei que a mulher fosse menos inteligente, pelo próprio jeito dela, e depois quando comecei a ler Schopenhauer então, tudo virou uma bagaceira –“Protesto Meritíssimo, Argumentum ad Verecundiam!“, “Protesto mantido”. A verdade é que "a mulher é um animal de cabelos longos e idéias curtas". É fácil ver a personalidade infantil da mulher, tem até muito a ver com a sua meiguice e a feminilidade em si.

Bom, parece que nenhum contato com a filosofia e tal é determinante para não haver “gênios” índios, negros, asiáticos e tal, mas não no que diz respeito às mulheres. 

E você acha que a sociedade de milênios do “homem, branco, rico e cristão” não poda ainda hoje todos aqueles que não combinam todas essas qualidades.

Se está convencido disso talvez ninguém possa modificar sua profunda necessidade de ver as coisas dessa maneira. E certamente você tem lá seus motivos para isso. Talvez esteja certo, inclusive. Vai saber.

Bem, eu como mulher, fui "psicológicamente" coagida a vida inteira, principalmente pelos homens, a acreditar que era menos inteligente, mas ironicamente foi justamente o que me levou a questionar isso. Por isso admito que existem homens mais inteligentes, claro, mas não necessariamente os que parecem acreditar nisso.  :P

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #87 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 10:24:46 »
Uma das evidências da existência da natureza humana são os traços comuns de comportamento que o ser humano apresenta.

O psicólogo Paul Ekman, na década de 60, começou o estudo das emoções. Tirou fotos de expressões faciais de pessoas expressando seis emoções. Mostrou-as a homens e mulheres de todos as culturas e povos e todas as expressões foram reconhecidas.

A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #88 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 10:32:59 »
No livro Human universals, de Donald Brown, antropólogo há uma lista de caracteres universais.

Prestígio e status, desigualdade de poder e riqueza, propriedade, herança, reciprocidade, punição, recato sexual, regulamentações sexuais, divisão do trabalho por sexo (incluindo mais cuidado com as crianças para as mulheres e maior domínio político público para os homens), ciúme sexual, preferência masculina por mulheres jovens, hostilidade contra grupos e conflitos no grupo, com violência, estupro e assassinato.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #89 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 10:58:25 »
Uma das evidências da existência da natureza humana são os traços comuns de comportamento que o ser humano apresenta.

Isso não é querer mistificar muito o que no fim das contas é uma simples definição de conceito, Quereu?

Por que haveria dúvidas sobre a existência de uma natureza humana?  Ou mesmo sobre a existência de uma natureza de tijolo?

Seres humanos, dados de jogo, tijolos... todas essas coisas existem e são reconhecíveis.  Não vejo por que ver mistério nisso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #90 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 11:04:08 »
No livro Human universals, de Donald Brown, antropólogo há uma lista de caracteres universais.

Prestígio e status, desigualdade de poder e riqueza, propriedade, herança, reciprocidade, punição, recato sexual, regulamentações sexuais, divisão do trabalho por sexo (incluindo mais cuidado com as crianças para as mulheres e maior domínio político público para os homens), ciúme sexual, preferência masculina por mulheres jovens, hostilidade contra grupos e conflitos no grupo, com violência, estupro e assassinato.

O seu ponto seria que "há algum motivo" para esses valores supostamente universais?

Para muitos deles realmente há e não são particularmente surpreendentes.  Muitos dos que você cita são ligados à diferença entre os sexos; mulheres gestam e homens não, por isso tem tratamentos diferenciados em coisas como divisão de tarefas (trabalho pesado faz com que uma mulher tenha probabilidade maior de abortar espontaneamente).  A atração entre os sexos é governada por fatores basicamente hormonais (como por exemplo feromônios) que fazem com que homens mais velhos sintam atração por mulheres mais novas.  E por aí vai.

Acho que não estou entendendo o seu ponto, a não ser que você esteja tentando caracterizar algum tipo de unidade monolítica para essa natureza humana, como se quisesse usá-la como evidência de uma criação sobrenatural para o ser humano.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #91 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 11:07:28 »
Não sei se mistifico. Se o faço, perdoem-me.

Apenas quero estabelecer a dicotomia entre a corrente mais popular da antropologia que afirma não existir natureza humana, ou seja, não há na mente nenhuma característica comum que defina o homem e que ele é infinitamente maleável e as emoções e comportamentos também e a novo paradigma da sociobiologia.

Para isso devo arrolar as características que são comuns a todos os povos e citar os sujeitos que o fizeram. talvez esteja sendo muito tosco ao fazê-lo. De novo peço desculpas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #92 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 11:12:38 »
(Fiz de novo...)

Não precisa se desculpar tanto, Quereu.  Eu só perguntei.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #93 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 11:13:37 »
A atração entre os sexos é governada por fatores basicamente hormonais (como por exemplo feromônios) que fazem com que homens mais velhos sintam atração por mulheres mais novas.

Os hormônio agem, de fato, mas foram programados pela seleção natural para agirem. O que veio primeiro a atuação dos hormônios ou a capacidade do cérebro a reagir a eles?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #94 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 11:16:18 »
Provavelmente os hormônios, já que o cérebro não poderia reagir a um estímulo antes dele existir.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #95 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 11:19:52 »
Mas vendo os hormônios vemos o produto final. Robert Trivers fez aquilo que se chama engenharia reversa. Há um dispositivo que não sabemos para que serve. Analizando-o descobrimos o seu fim e a sua utilidade.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #96 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 11:24:17 »
Os hormônios, segundo Trivers, foram desenhados para essa função, propiciar a atração de homens e mulheres. E o cérebro também tem o desenho preparado para reagir a influência deles.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #97 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 11:25:54 »
Mas vendo os hormônios vemos o produto final. Robert Trivers fez aquilo que se chama engenharia reversa. Há um dispositivo que não sabemos para que serve. Analizando-o descobrimos o seu fim e a sua utilidade.

Engenharia reversa é uma técnica usada para analisar dispositivos criados intencionalmente para cumprir alguma função específica.  Um dos riscos de usá-la em biologia é pressupor a existência dessa intenção e dessa função específica em objetos que não foram criados intencionalmente.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que hormônios e cérebro não são dois objetos simples que surgiram um em função do outro.  A situação real é bem mais complexa do que essa.  A emissão de feromônios é apenas um de vários efeitos dos hormônios sexuais (e nem chega a ser um dos mais importantes) e o cérebro, é claro, faz muito mais coisas além de responder à presença de feromônios.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #98 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 11:33:37 »
A emissão de feromônios é apenas um de vários efeitos dos hormônios sexuais (e nem chega a ser um dos mais importantes) e o cérebro, é claro, faz muito mais coisas além de responder à presença de feromônios

Nem eu disse que ele só fazia isso.

Engenharia reversa é uma técnica usada para analisar dispositivos criados intencionalmente para cumprir alguma função específica.  Um dos riscos de usá-la em biologia é pressupor a existência dessa intenção e dessa função específica em objetos que não foram criados intencionalmente.

A intenção é um princípio, uma lei. A seleção natural preserva os genes que conseguem se reproduzir. E os genes constroem os órgãos que permitem a sobrevivência e no final a reprodução. Não há nenhuma intenção no sentido humano do termo. Mas o cérbro é um máquina, um mecanismo, uim dispositivo, sei lá, chame-o como quiser, é apenas uma metáfora, que foi construído e o projeto é executado pelos genes e o projetista é a seleção natural.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #99 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 11:37:43 »
Os hormônios, segundo Trivers, foram desenhados para essa função, propiciar a atração de homens e mulheres.

Suponho que você está falando de feromônios e não de hormônios em geral; hormônios são mensageiros químicos de uma forma geral e participam de muitos processos distintos, a maioria dos quais não tem nada a ver com a atração entre homens e mulheres.  Por exemplo, insulina e adrenalina são hormônios.  http://pt.wikipedia.org/wiki/Hormona

Acontece que apesar de muita evidência empírica, sequer está demonstrado claramente que a atração por feromônios existe em seres humanos (vide http://en.wikipedia.org/wiki/Pheromone#Human_pheromones ), portanto por enquanto essa afirmação é especulativa. 

Eu pessoalmente acredito que existe sim a atração por feromônios, mas esse não é um fato comprovado ainda.

Sempre é bom lembrar também que quando se fala que os feromônios "foram desenhados para tal fim" essa é apenas uma forma curta de dizer que a suua produção foi selecionada pela pressão evolutiva porque serviam para esse fim. 

Talvez seja uma forma de expressão um tanto infeliz, pois faz parecer que houve algum tipo de alteração intencional da bioquímica humana, e não foi esse o caso.

E o cérebro também tem o desenho preparado para reagir a influência deles.

Também aqui falar em "desenho" é uma escolha um tanto infeliz de palavras, já que o cérebro humano obviamente não tem como finalidade principal reagir a feromônios.  Aliás, essa reação depende bastante do olfato, que é talvez o sentido mais vestigial do ser humano e não tão raramente assim deixa a desejar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!