Autor Tópico: Criança morre depois de ser arrastada por carro durante assalto  (Lida 22198 vezes)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: Criança morre depois de ser arrastada por carro durante assalto
« Resposta #225 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 19:43:57 »
Vixi maria!   :nao2:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Rhyan

• Visitante
« Resposta #226 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 20:36:37 »
Mesmo sendo contra a pena de morte, vocês são a favor de um refendo sobre pena de morte no Brasil?
Não seria mais justo se isso fosse decidido pela maioria?

rizk

• Visitante
« Resposta #227 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 20:59:32 »
Só passando pra lembrar que pena de morte é cláusula pétrea e só sai de lá com golpe de estado.

rizk

• Visitante
« Resposta #228 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 21:14:24 »
Sabe, cansa ter que lembrar disso toda vez, mas diz a constituição no artigo 60 que
§ 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
    I - a forma federativa de Estado;
    II - o voto direto, secreto, universal e periódico;
    III - a separação dos Poderes;
    IV - os direitos e garantias individuais.

A gente pode achar que o IV se refere ao artigo 5o.  É lá que está que não se admite pena de morte senão em caso de guerra.

Mas, também no artigo 5o, lê-se que "Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte". Ou seja, que não só o que está dentro do 5o que vale como "direito e garantia individual". Ou seja, que a inimputabilidade do menor de 18 anos, que está no artigo 228, também é cláusula pétrea:
"São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial." Que, pra todos os efeitos, é o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Só avisando, antes que venham com conversinhas. :/

De minha parte, nem com referendo eu sou a favor de Golpe de Estado, mal aê :D

Rhyan

• Visitante
« Resposta #229 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 21:52:36 »
Pobre Brasil...

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #230 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 23:28:27 »
O que mais me entristece no caso é o pequeno alcance que ele tem, certamente não em números, mas em variedade e qualidade de opniões. Mais uma vez as opniões recicladas de casos como o do casal de namorados assassinado ou o da filha que matou os pais são requentadas para atender o gosto do freguês. A imprensa faz questão de ouvir as mesmas idéias simplistas que ouvimos dezenas (centenas?) de vezes.

- Sabiam/ Não sabiam:
Sinceramente, discutir se os assaltantes sabiam ou não que arrastavam o menino: De que importa? O fato é que ele foi arrastado, e a causa disso é o erro inicial dos acusados, que foi cometer um crime, não o tivessem feito tal absurdo não teria ocorrido.

- Pena de morte/ rigidez do sistema:
Pena de morte...  ::) exatamente, dar ao Estado o direito de executar um cidadão é o melhor jeito de tornar a sociedade mais justa. Robespierre, Stalin, Mao, Castro, Kim Jong Ill, Hitler, Pinochet e cia., todos eles concordam com isso.  :stunned: .
Por outro lado tenho que concordar que o sistema penal brasileiro dá muita colher de chá para os acusados. Sou contra a redução da maioridade penal (que crime um garoto de 16 anos pode realizar que um de 15 não consiga?), mas só de imaginar que os maiores podem ser condenados a (de fato) no máximo 30 anos na cadeia e passar apenas cinco ou seis anos lá (com direitos a saídas em datas especiais e outras regalias), e que há os que defendam esse sistema apesar de sua óbvia inutilidade, fico preocupado. Afinal há sempre os que surgem para dizer como o aumento da rigidez da lei não resolve nada (aliás em geral esses são os que nós elegemos e pagamos dizer o que então, resolve), mas ninguém propõe uma solução realista.   

- Causas sociais: 
Justificar o ocorrido com base na pobreza, não apenas é simplificar ao extremo a questão das causas da violência como é extremamente preconceituoso. Além disso, desde quando faz sentido que o cidadão seja perdoado por seus crimes com base em sua condição econômica?

- Martirização/Indignação:
Transformar o garoto em mártir é revoltante, desrespeitoso no mínimo. Armar passeata de camisa branca, rosa, cor-de-burro-quando-foge com a foto do menino... tudo isso só esvazia o debate. Estamos sempre indignados (aliás, que me perdoem os cariocas mas me parece que o Rio é o paraíso para esse tipo de coisa), mas nunca o bastante para nos darmos ao trabalho de discutir de forma realista a questão.

- Polêmica ricos x pobres:
Nessa hora sempre surgem os que fazem questão de lembrar que o caso só recebe tal atenção por que a vítima é de classe média, e ressaltam tais e tais casos em que as vítimas são pobres, tecendo críticas ferrenhas à mídia. Pura hipocrisia, uma vez que eles também só se lembram de noticiar o caso das vítimas pobres durante a época de comoção. Como formadores de opnião, tais homens de mídia, se fossem minimamente coerentes (ou decentes) deveriam dar menos espaço em suas colunas para o perigo do "imperialismo ianque" e mencionar os casos de atrocidades contra os mais pobres. Usar a morte do rico e do pobre ao mesmo tempo para polemizar e chamar a atenção é uma estratégia das mais deploráveis.

Poderia mencionar diversas outras aqui, mas a mensagem já se extendeu mais que o suficiente. Ainda assim em meio a esse caos de opniões sem sentido, ouvi uma que me faz ter alguma eperança: O deputado Fernando Gabeira disse que essa conversa de não decidir “sob emoção” faz supor que haverá uma normalidade depois. Não haverá, não no Brasil pelo menos.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #231 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 00:17:38 »
Acho que não vão precisar mexer na maioridade penal, ao menos para este caso em específico. Li na Folha Online que provavelmente o rapaz de 16 anos assumiu o crime no lugar do irmão de 18.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u131661.shtml

De qualquer forma, o certo não é diminuir a maioridade penal, mas aumentar a pena do menor que comete crime. Talvez se ele fosse julgado como um preso comum e pudesse sofrer penas iguais a de um adulto, mas cumprindo-as em um local separado fosse o ideal.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 17:29:12 »
Sabe, cansa ter que lembrar disso toda vez, mas diz a constituição no artigo 60 que
§ 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
    I - a forma federativa de Estado;
    II - o voto direto, secreto, universal e periódico;
    III - a separação dos Poderes;
    IV - os direitos e garantias individuais.

A gente pode achar que o IV se refere ao artigo 5o.  É lá que está que não se admite pena de morte senão em caso de guerra.

Mas, também no artigo 5o, lê-se que "Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte". Ou seja, que não só o que está dentro do 5o que vale como "direito e garantia individual". Ou seja, que a inimputabilidade do menor de 18 anos, que está no artigo 228, também é cláusula pétrea:
"São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial." Que, pra todos os efeitos, é o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Só avisando, antes que venham com conversinhas. :/

De minha parte, nem com referendo eu sou a favor de Golpe de Estado, mal aê :D

você sabe que tudo é aberto a diferentes interpretações, mimi…

da minha parte, acho que tendemos ao desequilíbrio quando dificultamos ao máximo a abolição de qualquer direito mas não nos contemos na hora de criá-los. vai contra o bom-senso colocar o direito dos trabalhadores de ter creches para seus filhos no mesmo patamar dos direitos individuais clássicos.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2007, 17:34:10 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #233 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 11:25:23 »
A única coisa que diria sobre isso é: isso não é jeito de morrer. Não mesmo.

O resto é pura bobagem.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #234 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 11:46:36 »
Devo dizer aos caros colegas....que depois de muito matutar (isto é sério!) e de noites sem dormir (isso não)... :hein: começo a ver as coisas de uma forma diferente.

Acho que o formidável destas discussões é a possibilidade que temos de mostrar ao outro, de forma civilizada (apesar de algumas poucas críticas menos educadas), o outro lado da moeda. Mas ainda fico com a pergunta no ar: será mesmo uma boa solução esta, de deixar um psicopata trancafiado numa cela para o resto de sua vida (tendo em vista que ele nunca deverá sair para as ruas) sem alguma utilidade para a comunidade???

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #235 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 12:06:45 »
Realmente penso que é a melhor solução deixá-lo apodrecer na cadeia pensando na merda que fez. A utilidade pra sociedade, ao meu ver, vem justamente do fato de esses senhores terem suas liberdades individuais suspensas e não mais serem capazes de prejudicar a comunidade da forma que fizeram.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 14:09:13 »
 Estou em dúvida se deixar o sujeito preso o resto da vida, sem esperança de liberdade, sem ver o mundo (só pela TV) não seria mais "desumano" do que meter-lhe uma injeçãozinha de Cloreto de Potássio ? E a sociedade ter que sustentar pelo resto da vida um sujeito que só trouxe prejuízos à sociedade não é um tanto paradoxal ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 14:16:14 »
Engraçado que ninguem levantou a questão da pena de morte no caso da Carmen Ulzefer.  ::)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #238 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 14:31:46 »
A dúvida do Spock também é a minha.  Se é para aprisionar "ad eternum" alguém, acho que se deve pelo menos tentar ensiná-lo a ser alguém mais produtivo e mais satisfeito.  Nem que seja fazendo ioiôs ou carregando terra.

Spitfire: você se refere a isto, não?

http://furmi.multiply.com/video/item/9

Sua pergunta é bem feita.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2007, 14:34:07 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #239 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 14:55:09 »
Engraçado que ninguem levantou a questão da pena de morte no caso da Carmen Ulzefer.  ::)
Por isso disse que o garoto morreu de uma forma esdrúxula, mas que o resto era bobagem. Não é a primeira criança que morre e nem será a última, as pessoas continuarão a fazer maluquices (como no caso dessa doida), pois os motivos são irracionais! Não há lei que iniba isso!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #240 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 15:00:24 »
Spitfire: você se refere a isto, não?

http://furmi.multiply.com/video/item/9

Sua pergunta é bem feita.

Exatamente.
Posso citar o caso Pimenta Neves também.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #241 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 17:46:54 »
Você acha que as coisas são mesmo comparáveis? Bem, poderia se defender, como já vi, que os bandidos estavam num estado mental perturbado e não se poderia esperar deles atitudes de super homens, e logo era natural que ocorresse o que ocorreu com o bonequinho de Judas.

Mas e aquele caso dos bandidos que incendiaram um casal dentro de um carro, sabendo que estavam lá, tendo os trancado lá de propósito? Ou os que fizeram isso com pessoas num ônibus?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 18:24:29 »
Acho sim que os casos são comparáveis... aliás, penso que o caso de Carmen Ulzefer seja ainda mais hediondo, por N motivos. No entanto não vi ninguém defendendo a pena de morte neste caso.

Assim como não vi ninguem defendo a pena de morte para Pimenta Neves, um assassino frio, que inclusive foi "filar boia" na casa do sogro/sogra poucas horas antes do crime.

Não gosto de dois pesos e duas medidas.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #243 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 08:50:04 »

Eu não sabia do acontecido, fiquei sabendo agora com o link que o Luís colocou aqui.

Na minha opinião de quem está começando a se convencer que a pena de morte não é o melhor remédio, acho que se ficar provado que essa mulher é uma psicopata que não pode conviver na sociedade então é prisão perpétua com alguma atividade que contribua para o bem da sociedade e também que sirva de cobaia para psiquiátras.

O mesmo com os assasinos do garoto e os próximos malucos que vierem.

Acho que assim resolve o problema da desagradável convivência deles conosco;
do nosso drama de consciência em matar um ser vivo;
e ainda de quebra, eles fazem alguma coisa (e porque não remunerada) em prol da comunidade e pagam assim pela estadia eterna na prisão.   |(

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #244 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 12:28:44 »
Estou em dúvida se deixar o sujeito preso o resto da vida, sem esperança de liberdade, sem ver o mundo (só pela TV) não seria mais "desumano" do que meter-lhe uma injeçãozinha de Cloreto de Potássio ? E a sociedade ter que sustentar pelo resto da vida um sujeito que só trouxe prejuízos à sociedade não é um tanto paradoxal ?

Se bem me lembro, na maioria dos países que admitem a prisão perpétua, admite-se também a liberdade condicional após o indivíduo cumprir X anos de pena com bom comportamento. Na Alemanha, se bem me lembro, o condenado à prisão perpétua pode sair depois de cumprir um mínimo de quinze anos, na Suécia dez, teria que dar uma pesquisada para me certificar disso. Mas o que achei, numa pesquisa rápida no Google, corrobora o seu ponto de vista:

http://www.mwglobal.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=2516
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #245 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 12:32:28 »
Por outro lado, o que fazer com esse tipo de sujeito:

http://tsf.sapo.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF163007
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 13:26:12 »
Por outro lado, o que fazer com esse tipo de sujeito:

http://tsf.sapo.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF163007

E por acaso pensas que a pena de morte seria o bastante para inibir fanáticos religiosos?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #247 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 13:30:54 »

Se bem me lembro, na maioria dos países que admitem a prisão perpétua, admite-se também a liberdade condicional após o indivíduo cumprir X anos de pena com bom comportamento. Na Alemanha, se bem me lembro, o condenado à prisão perpétua pode sair depois de cumprir um mínimo de quinze anos, na Suécia dez, teria que dar uma pesquisada para me certificar disso. Mas o que achei, numa pesquisa rápida no Google, corrobora o seu ponto de vista:

http://www.mwglobal.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=2516

Isto chama-se progressão da pena, que determina que se cumpra, na prática, apenas 1/6 da pena, 16%… ou seja, se condenado a 20 anos de prisão, na prática, só cumpres 3,2 anos. Houve uma tentativa no Brasil de acabar com a progressão da pena para crimes hediondos… foi derrubado por ser considerado anti constitucional.   ::)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 17:25:10 »
Acho sim que os casos são comparáveis... aliás, penso que o caso de Carmen Ulzefer seja ainda mais hediondo, por N motivos.
Por quais motivos?

No entanto não vi ninguém defendendo a pena de morte neste caso.

Como já disse anteriormente, procurando no google, se encontra.

Você realmente acha que as pessoas tenham suas emoções reguladas pela informação da classe social, ou que de alguma forma meramente racional realmente consigam minimizar a culpa de pessoas baseadas na classe social?

Supondo dois crimes exatamente iguais, em vez desses cuja equiparação pode ser questionável. Acha que se algum grupo e pitboys, de classe média alta tivesse queimado um casal no carro, todos ficariam com peninha defendendo que os pobres garotos de classe média são vítimas da sociedade e etc e tal?

BTW, acredito que não houve essa alegada complacência com o caso do índio em que atearam fogo anos atrás. Não me lembro de ter visto ser(em) defendido(s) o(s) assassino(s) como são defendidos Champinha, esse aí que estava brincando com um bonequinho de Judas, e tantos outros. Nem a Suzane Richtofen, ou aquele cara que matou pai, mãe, empregada com uma espada. Já são coisas meio antigas, e não lembro especificamente de algo relacionado a pena de morte ter sido mencionado, nem lembro se tinha internet ou em discussões "na vida real" (Assunto que nem gosto de discutir fora da internet, de qualquer forma).

A coisa é bem invertida, se for parar para ver como é a realidade mesmo.

Isso de que as pessoas protegem os ricos, é pura balela. Só se escuta é falarem que os caras, por mais cruéis que sejam, são pobres produtos da desigualdade social, das políticas do BC, do governo FHC, e etc. Desde meros ladrões, onde até seria admissível tal resposta, até assassinatos com requintes de crueldade, sadismo despropositado.... queimando pessoas vivas, estuprando filhas diante dos pais... coitadinhos, vítimas do sistema econômico...

Esses são protegidos.... proteção a figuras mais economicamente abastadas, só vem dos próprios advogados, pagos para isso mesmo. A maior parte da defesa ou indiferença por crimes cometidos por gente como a Suzane Richtoffen e outros, mais ricos, está só na imaginação de uns. Cadê? Alguém poderia mostrar algo do tipo, análogo a essas defesas de Champinhas da vida que saem na Carta Capital (acho), só que relacionadas a criminosos como a Richtofen e outros? Devem estar na Veja... qual seria a desculpa? Eles não iriam na maior cara de pau simplesmente colocar que ela merece compaixão por ser rica, iriam? Inventariam uma outra desculpa, perturbação mental, talvez. Quiçá culpando os pobres. Quando "na verdade", nós telepatas que somos, sabemos que estaria sendo defendida apenas por causa do dinheiro que tem...

Já defesas de criminosos de todos os tipos, com base em serem vítimas da pobreza, disso certamente há aos montes, não é imaginação...

Assim como não vi ninguem defendo a pena de morte para Pimenta Neves, um assassino frio

Novamente o google mostra que a sua percepção sobre a compaixão entre pessoas de saldos bancários similares, ou de todos com relação aos ricos, está enganada:

Pimenta deixou o fórum por volta das 18 horas, no carro dos advogados, atacado por populares. O Honda do advogado Carlos Frederico Müller, da defesa do jornalista, foi cercado e chutado, mesmo sob escolta policial. Cerca de 150 pessoas começaram coro de "assassino" e "pena de morte". Um rapaz chutou a porta e outro socou o vidro traseiro esquerdo, que se partiu.

http://www.cruzeironet.com.br/run/1021/220212.shl

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #249 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 19:42:55 »
Em seu blog a jornalista e mestre em física nuclear Rosana Hermann coloca o seguinte depoimento:

Crueldade

A manicure que fez minhas unhas ontem contou uma história chocante. Tocada pela morte do menino João Hélio, ela passou o dia conversando com clientes do salão e vizinhas de bairro sobre o assunto. Uma das mulheres, disse a coisa mais hedionda que já ouvi na vida. Fundamentalista religiosa (não vou mencionar a igreja) ela comentou enquanto a manicure chorava:

"Mas também ... você viu de onde a mãe estava vindo? Do centro espírita! É isso que dá mexer com espiritismo. Por isso que aconteceu a desgraça."

A manicure não matou a mulher com o canivetinho de unhas. Limitou-se a chorar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!