Autor Tópico: Traição e infidelidade  (Lida 30350 vezes)

danieli

• Visitante
Traição e infidelidade
« Online: 14 de Fevereiro de 2007, 22:23:17 »
    Por que as mulheres traem?

No coração feminino, trair tem mais a ver com a dor e a mágoa do que com o prazer. É o que revelam a mais profunda pesquisa sobre infidelidade já realizada no Brasil e a enquete respondida por 6.975 leitoras de Marie Claire.

Por Mariana Viktor*

As diferenças da infidelidade entre homens e mulheres   

'Infidelidade'

Se no passado eram os homens que traíam intensamente, hoje a infidelidade feminina é apontada como um dos principais conflitos dos relacionamentos amorosos no Brasil. É o que revela a pesquisa da antropóloga e professora da UFRJ Mirian Goldenberg, autora do livro 'Infiel: Notas de uma Antropóloga' (Ed. Record). Baseada em entrevistas feitas ao longo de sete anos, ela mostra números inquietantes. Num total de 1.279 entrevistados de classe média do Rio de Janeiro, 47% das mulheres e 60% dos homens afirmaram que traíram seus parceiros. E 41% das mulheres e 32% dos homens declararam que foram traídos. Mesmo assim, poucos defendem o casamento aberto. A maioria continua adepta da monogamia.

A pesquisa detecta um comportamento surpreendente: enquanto os homens dizem que são poligâmicos por natureza e que trair é questão de instinto, a maioria das mulheres responde que foi infiel por falta de amor do marido, insatisfação e crise no relacionamento. Depois da traição, a maior dificuldade da mulher não é o sentimento de culpa, mas a sensação de estar dividida entre dois amores. Elas sofrem porque querem tudo num homem só: amor, sexo, companheirismo, amizade. Traem na esperança de suprir as faltas do casamento ou para se vingar da traição masculina. A maioria das mulheres não conta que traiu -elas são mais discretas que os homens. Aquelas que confessam a infidelidade fazem isso para tentar resolver essa divisão entre dois amores. Falar é uma tentativa de integrar os dois, mesmo que isso desencadeie uma crise. Quanto aos homens, eles preferem não saber se a parceira tem outro. Eles não abrem e-mails das companheiras, não vasculham suas bolsas. Elas procuram... e acham. Toda traição provoca uma crise profunda no casamento. Os que não se separam têm dificuldade para voltar a confiar no parceiro ou parceira. Aqui, depoimentos de mulheres que traem e o resultado da enquete de Marie Claire feita com as leitoras pela internet.

• Você já traiu seu parceiro?

49% sim
        51% não

• 30% traem para se vingar da traição dele

27% ficam com outro para suprir as faltas do parceiro
        25% confessam que já traíram para viver uma grande paixão

• 27% admitem que trairiam para se livrar do tédio conjugal
    • só 18% acham que ser fiel é essencial numa relação estável
    • 90% das leitoras conhecem alguma mulher que traiu o parceiro
    • 19% das mulheres revelam: traio por prazer

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/Marieclaire/0%2C6993%2CEML1434313-1740%2C00.html

Offline Dodo

• Nível Máximo
    • *
    Re:Traição e infidelidade
    « Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 23:07:05 »
    A pesquisa detecta um comportamento surpreendente: enquanto os homens dizem que são poligâmicos por natureza e que trair é questão de instinto, a maioria das mulheres responde que foi infiel por falta de amor do marido, insatisfação e crise no relacionamento.

Essa conclusão parece reforçar o estereótipo do homem é tudo igual.
    Apesar de ainda existirem os machões, muitos homens traem pelos mesmos motivos alegados pelas mulheres, mas não admitem.
    Conheci muitas garotas de programa que falavam que os clientes se derretiam com frases do tipo:

Ai… meu amor, como você é gostoso.

Que é isso, eu acho você bonito.

Ela (a esposa) não sabe cuidar do que tem, acho você fofo.

Nossa?!?!?! Eu não dava pra você nem 35 anos… ta um gatão.

Eu tenho um filho e se tivesse conhecido um homem como você não estava nessa vida.

Nunca gozei com cliente nenhum … (essa é minha preferida)
    [/color]

Mesmo assim, muitos clientes não admitiam que o que buscavam era um pouco de carinho, o rala e rola durava uns poucos minutos e o resto era embromação.
    Os homens tem de ser machos e admitirem que estão ficando frouxos.

Para quem tiver curiosidade de saber como descobri essas frases, la vai:
    Fiz uma página para uma agência de acompanhantes…as meninas me contaram um monte de coisa.

« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2007, 23:17:45 por Dodo »
    Você é único, assim como todos os outros.
    Alfred E. Newman

Offline LIAN

• Nível 31
    • *
    • Darwin 1 X 0 Deus
    « Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 09:53:21 »
    Não sei os motivos masculinos, mas os femininos colocados na pesquisa são bem coerentes com a realidade!
    "Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Suyndara

• Visitante
    « Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 10:42:44 »
    Acho que sou muito má  :vergonha:, sempre que estou insastisfeita ou magoada eu chuto o balde e caio fora mesmo  :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
    • *
    • Morituri Delendi
      • DantasWiki
    « Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 10:51:55 »
    A pesquisa detecta um comportamento surpreendente: enquanto os homens dizem que são poligâmicos por natureza e que trair é questão de instinto, a maioria das mulheres responde que foi infiel por falta de amor do marido, insatisfação e crise no relacionamento.

Alguém mais está se perguntando se não são no fim das contas a mesma coisa?

Quando um homem diz que não consegue se prender a uma mulher só, isso não é a mesma coisa que estar insatisfeito com a companheira ou evitando uma situação que levaria a crises no relacionamento?

Depois da traição, a maior dificuldade da mulher não é o sentimento de culpa, mas a sensação de estar dividida entre dois amores. Elas sofrem porque querem tudo num homem só: amor, sexo, companheirismo, amizade. Traem na esperança de suprir as faltas do casamento ou para se vingar da traição masculina.

Estar dividida entre dois amores pode não ser a mesma coisa que trair por instinto, mas até que ponto é realmente diferente?

Acho que a diferença é mais de percepção e de linguagem do que propriamente de motivação.
    Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
    The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline LIAN

• Nível 31
    • *
    • Darwin 1 X 0 Deus
    « Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 11:13:14 »
    Entre 2 amores Luís?!:D Não sei..geralmente as coisas ficam bem claras na nossa cabeça, se trai algo não anda bem, e o principal será substituído caso o estepe proporcione alguma segurança!
    "Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Luz

• Visitante
    « Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 11:19:04 »

Engraçado! Isso parece querer dizer que a mulher não tem "culpa" de trair - a culpa, na verdade, é sempre do parceiro que deixou faltar amor, atenção, satisfação e tal!

Folgo em saber!  :lol:

Até que se não fosse mulher, eu acreditaria nisso - boa essa de cometer o erro e culpar o outro - muito político!  ::)

Mas o fato é que se a sociedade fosse tão permissiva com a infidelidade feminina quanto é com a masculina a mulher não precisaria ser tão política nos seus depoimentos!  :wink:
    « Última modificação: 15 de Fevereiro de 2007, 11:22:01 por Luz »

Offline Quereu

• Nível 26
    • *
    • Evoé Baco
    « Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 11:25:08 »
    Sei que vai parecer meio retrô, mas acho que as mulheres traem pelos mesmos motivos dos homens: porque a carne é fraca e a tentação é muita.
    A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline LIAN

• Nível 31
    • *
    • Darwin 1 X 0 Deus
    « Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 11:27:38 »
    Luz, nos dois casos acho que algo está faltando, pode ser amor, caráter, vergonha na cara, sexo...sempre falta alguma coisa!:D Mas também, não acredito em amor eterno, não no passional, acredito em amizade eterna, essa sim, pode unir duas pessoas até o fim de suas vidas!

Offline Fabulous

• Nível Máximo
    • *
    « Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 11:49:10 »
    Acho que sou muito má  :vergonha:, sempre que estou insastisfeita ou magoada eu chuto o balde e caio fora mesmo  :P

Sei lá, mas acho que isso é o certo mesmo... Ou fala logo com um jeito para não magoar o outro, do que continuar e ficar iludindo o outro e não estar se auto satisfazendo né..   ::)
    MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Dodo

• Nível Máximo
    • *
    « Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 11:58:43 »
    Ah.. o que une até o fim da vida são as prestações da casa própria, os filhos, as despesas... isso faz com que o casal transforme o casamento numa espécie de sociedade, onde ambas as partes contribuem de maneiras diferentes.
    A traição se torna uma válvula de escape, facilitada por ser um método ao alcance da maioria das pessoas, para uma série de eventos que transformam a vida numa rotina desgastante. E é também a maneira onde a possibilidade de se ferir o outro lado é menor, afinal é algo que é feito sempre as escondidas.
    As mulheres simplesmente descobriram a mesma coisa que os homens... variar é bom, só que mentem para si mesmas.. assim como os homens.

Desafio:

Quem já traiu?
    Alfred E. Newman

Offline Oceanos

• Nível Máximo
    • *
    « Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 12:30:07 »
    A verdade é que traem pela mesma coisa - necessidade - mas como a Luz disse, nesse caso as mulheres jogam a culpa em um motivo alheio à elas.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
    • *
    « Resposta #12 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 12:32:12 »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
    • *
    « Resposta #13 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 12:33:23 »
    Eu já e também já fui traído... :o

Digamos que é sempre bom uma nova experiência. :lol:
    MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Oceanos

• Nível Máximo
    • *
    « Resposta #14 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 13:03:45 »
    Enganar alguem tão próximo - ou que deveria ser - é bom?

Sou alienígena por pensar que "traição" realmente significa o que … a palavra significa, e não transar-rapidinho-com-outro-para-desestressar-e-isso-não-machuca-ninguém? :)
    « Última modificação: 15 de Fevereiro de 2007, 13:06:02 por Oceanos »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
    • *
    • Morituri Delendi
      • DantasWiki
    « Resposta #15 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 13:21:53 »
    Infidelidade é um dos dramas do conflito entre o realismo e o idealismo.

O tipo de situação que gostaríamos de poder acreditar que não existe, mas nos arrependemos de tentar ignorar.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
    « Resposta #16 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 13:25:11 »
    Infidelidade é um dos dramas do conflito entre o realismo e o idealismo.

O tipo de situação que gostaríamos de poder acreditar que não existe, mas nos arrependemos de tentar ignorar.

Melhor não pensar enquanto não acontecer, pois é o tipo da coisa que não tem como prevenir - só remediar!  :lol:

Offline LIAN

• Nível 31
    • *
    • Darwin 1 X 0 Deus
    « Resposta #17 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 13:29:36 »
    Oceanos, não tiro tua razão, realmente não é algo bom! Mas pelo menos entre as mulheres, não é exatamente uma disputa pra ver quem mais trai, e sacaneia o outro. Acaba sendo conseqüência de uma série de fatores! Mas se você se sente bem com seu parceiro, tem uma relação completa, é normal que não sinta necessidade de terceiros!

Já trai, já fui fiel, e não me arrependo, cada caso teve uma justificativa! O mais importante é a honestidade consigo mesmo, se vai contra os seus princípios a culpa é inevitável!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
    • *
    « Resposta #18 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 13:41:32 »
    Mas pelo menos entre as mulheres, não é exatamente uma disputa pra ver quem mais trai, e sacaneia o outro.
    Acho que nem entre os homens chega a esse ponto... Dos amigos que tenho, todos que já trairam me confessaram que sentem remorso por terem enganado suas respectivas parceiras...

O mais importante é a honestidade consigo mesmo, se vai contra os seus princípios a culpa é inevitável!
    Olha, eu só mudaria a frase dizendo que o mais importante é a honestidade para todos os afetados no relacionamento.

Suyndara

• Visitante
    « Resposta #19 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 13:49:25 »
    Depende muito do tipo de relacionamento que se está vivendo, dependo do que quanto se esforça pela outra pessoa  :wink:

Se um relacionamento está bem, se a outra pessoa te completa, a traição não tem justificativa! E convenhamos, cada um sabe o risco que está disposto a correr  :ok:

Se você trai, é pq definitivamente acredita que seu parceiro (a) não vale mais tão a pena  :'(

Quem já traiu?
    Eu não.

Eu já  :twisted:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
    • *
    • Morituri Delendi
      • DantasWiki
    « Resposta #20 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 14:10:32 »
    Melhor não pensar enquanto não acontecer, pois é o tipo da coisa que não tem como prevenir - só remediar!  :lol:

Eu ia dizer que discordo, até que percebi que não discordo... mas então como é que fica isso de falta de atenção?  É inevitável e nós homens não devemos nos preocupar com isso?

Offline Nina

• Nível Máximo
    • *
      • Biociência.org
    « Resposta #21 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 14:14:49 »
    "A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dodo

• Nível Máximo
    • *
    « Resposta #22 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 15:05:06 »
    Quem já traiu?
    Eu não.

Eu tb não… e espero não ter sido traída…   :hmph:

Não se se o que aconteceu comigo pode ser chamado de traição, mas vá lá:

Eu tinha uns dezoito anos e conhecia uma menina, parente de uns vizinhos. até que um dia criei coragem e a convidei pro cinema, chegando lá ela encontrou dois sujeitos: um primo dela e um amigo deste.
    Bom, da porta do cinema mesmo ela me despachou...e nessa noite mesmo começou a namorar o amigo do primo dela.
    Putz.. isso me arrasou, depois disso só fui namorar com trinta anos, e posso dizer que minha esposa foi minha primeira e única namorada.
    Alfred E. Newman

Luz

• Visitante
    « Resposta #23 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 15:24:13 »

Eu ia dizer que discordo, até que percebi que não discordo… mas então como é que fica isso de falta de atenção?  É inevitável e nós homens não devemos nos preocupar com isso?

Não tem isso de falta de atenção - relacionamento é investimento. A gente sempre dá atenção aquilo que interessa. 

E atenção, cá para nós, não é algo que possa ser cobrado, definitivamente, muito menos um "favor" que fazemos aos outros. Atenção é uma conquista.  :)

Eu acho que a gente deve sempre se rever de vez em quando - ter por nós mesmos essa tal de atenção que tanto dejesa dos outros. Isso é muito importante! 

Relacionamentos não são um mar de rosas em tempo integral, têm suas fases - mas mesmo nas melhores fases não existe garantia de fidelidade - porque as pessoas traem pelos mais diversos motivos. Se acontece é porque é inevitável - não há com o que se "pre-ocupar"  ::) mas também não é porque tudo não anda um mar de rosas que tem que acontecer.

Eu acho que o segredo é cada um se "ocupar" de ser sempre aquela pessoa interessante que conquistou a outra, não somente pela outra, mas principalmente por si mesmo, e confiar. Se um dia você vier a ser enganado então tome uma atitude, mas enquanto isso, deixe para se ocupar disso quando acontecer.  ::)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
    • *
    • Morituri Delendi
      • DantasWiki
    « Resposta #24 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 15:35:06 »
    E atenção, cá para nós, não é algo que possa ser cobrado, definitivamente, muito menos um "favor" que fazemos aos outros. Atenção é uma conquista.  :)

Excelente colocação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!