Bem, antes de mais nada, não traí(até porque só tive um namorado até agora), mas com certeza fui traído, devido as circunstâncias do ocorrido.
Antes de mais nada, temos que concluir que a moral é muito envolvida quando estamos a nos relacionar com uma pessoa. Há culturas que acham que a monogamia é algo de horrendo, os Islâmicos por exemplo, são polígamos, possuem várias mulheres pois acreditam que o homem foi feito para ser servido da maior quantidade de mulheres possíveis, e isso, pra eles, é absolutamente normal. A moral pra eles, neste quesito, é inexistente.
Os Mormons também cultuam isso, de fato, não considero tão imoral assim a traição. Tem uma frase que eu adoro que diz o seguinte: "A traição somente ocorre, quando a pessoa que foi traida descobre que foi traida". No mundo gay, no qual eu vivo, a grande maioria das pessoas são promíscuas(no sentido de se relacionarem com pessoas diferentes a cada semana), ao adquirir este hábito, fica muito difícil administrar em suas mentes que agora é hora de parar, agora é hora de ser de uma pessoa somente, de não mais se condicionar a toda a diversão que tinha anteriormente.
Eu conheço um menino que esta casado a 5 anos, o relacionamento dos dois é maravilhoso, eles saem juntos, mas quando querem sair sozinhos, com os amigos, o fazem. Um vai à boate e outro vai pra praia fazer lual. Isso é normal, mas, de fato, um possui 45 anos e outro 28, a diferença de idade é muito grande.
No entanto, o menino que tem 28, ao sair pra boate beija na boca de outras pessoas, roça, se esfrega como uma maluca passiva e volta pra casa como se nada tivesse acontecido. Este tal amigo meu fez a cirurgia da redução do estômago, tinha 130 kilos, agora tem 80 kilos, e gosta de ir à boate para elevar o seu ego, para se sentir desejado. Por mais que seja horrível achar que isso é uma questão egocêntrica da parte dele, acho que ele está certo ao fazer isso, tem mesmo é que sentir desejado e se cometeu o "erro" de ter se apaixonado e ter se casado aos 23 anos, tem mesmo é que fazer o que lha dá na telha.
Eu sou muito a favor da verdade, da cumplicidade, mas acho que, realmente, uma relação vai muito mais além do que uma traição. Acho que não existe de fato a traição, o que existe mesmo é o peso na conciência, o desejo de ter uma pessoa que seja só sua, que seja somente sua e de mais ninguém, tanto corporalmente, quanto psicologicamente.
O amor não é eterno e se está por trair, é porque algo na relação está errado, de repente, como no caso da Lena, a traição pode até ajudar a ampliar as questões envolvidas sobre o tema.
Não há nada assim de tão negativo, acho que, em um relacionamento, transcenda muito mais o amor do que a desconfiança.
Outra questão que podemos também avaliar são os casais de "swings" que acham maravilhoso assistir seu parceiro(a) a se relacionar sexualmente com outra pessoa. Pra mim, o amor é algo além da carne.
Bem, falei e acho que não ajudei muito.
Mas é o que eu acho.
Abraços.