Autor Tópico: Traição e infidelidade  (Lida 30354 vezes)

Raphael

• Visitante
Re:Traição e infidelidade
« Resposta #100 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 04:27:14 »
Bem, antes de mais nada, não traí(até porque só tive um namorado até agora), mas com certeza fui traído, devido as circunstâncias do ocorrido.

Antes de mais nada, temos que concluir que a moral é muito envolvida quando estamos a nos relacionar com uma pessoa. Há culturas que acham que a monogamia é algo de horrendo, os Islâmicos por exemplo, são polígamos, possuem várias mulheres pois acreditam que o homem foi feito para ser servido da maior quantidade de mulheres possíveis, e isso, pra eles, é absolutamente normal. A moral pra eles, neste quesito, é inexistente.

Os Mormons também cultuam isso, de fato, não considero tão imoral assim a traição. Tem uma frase que eu adoro que diz o seguinte: "A traição somente ocorre, quando a pessoa que foi traida descobre que foi traida". No mundo gay, no qual eu vivo, a grande maioria das pessoas são promíscuas(no sentido de se relacionarem com pessoas diferentes a cada semana), ao adquirir este hábito, fica muito difícil administrar em suas mentes que agora é hora de parar, agora é hora de ser de uma pessoa somente, de não mais se condicionar a toda a diversão que tinha anteriormente.

Eu conheço um menino que esta casado a 5 anos, o relacionamento dos dois é maravilhoso, eles saem juntos, mas quando querem sair sozinhos, com os amigos, o fazem. Um vai à boate e outro vai pra praia fazer lual. Isso é normal, mas, de fato, um possui 45 anos e outro 28, a diferença de idade é muito grande.

No entanto, o menino que tem 28, ao sair pra boate beija na boca de outras pessoas, roça, se esfrega como uma maluca passiva e volta pra casa como se nada tivesse acontecido. Este tal amigo meu fez a cirurgia da redução do estômago, tinha 130 kilos, agora tem 80 kilos, e gosta de ir à boate para elevar o seu ego, para se sentir desejado. Por mais que seja horrível achar que isso é uma questão egocêntrica da parte dele, acho que ele está certo ao fazer isso, tem mesmo é que sentir desejado e se cometeu o "erro" de ter se apaixonado e ter se casado aos 23 anos, tem mesmo é que fazer o que lha dá na telha.

Eu sou muito a favor da verdade, da cumplicidade, mas acho que, realmente, uma relação vai muito mais além do que uma traição. Acho que não existe de fato a traição, o que existe mesmo é o peso na conciência, o desejo de ter uma pessoa que seja só sua, que seja somente sua e de mais ninguém, tanto corporalmente, quanto psicologicamente.

O amor não é eterno e se está por trair, é porque algo na relação está errado, de repente, como no caso da Lena, a traição pode até ajudar a ampliar as questões envolvidas sobre o tema.

Não há nada assim de tão negativo, acho que, em um relacionamento, transcenda muito mais o amor do que a desconfiança.

Outra questão que podemos também avaliar são os casais de "swings" que acham maravilhoso assistir seu parceiro(a) a se relacionar sexualmente com outra pessoa. Pra mim, o amor é algo além da carne.

Bem, falei e acho que não ajudei muito.

Mas é o que eu acho.

Abraços.

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #101 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 04:50:48 »
Votos? que votos? no civil não há disso. Não jurei nada, não prometi nada. A conservadora fez um brevissimo discurso (já nem me lembro dele) e perguntou a cada um de nós se era aquela a nossa vontade.
Nós ligámos tanto a esse dia que nem fotos temos. Foi uma mera formalidade com implicações legais.
O que nos unia e une já existia antes do casamento, desde então apenas limamos arestas.

Não sei se vai ajudar a entender, mas eu não casei jovem e inexperiente. Já tinha 30 anos, bem vividos.
Depois de casar estivemos quase 5 anos naquela de ver se a relação tinha pernas para andar. Só depois tivemos o nosso filho. Ele vai fazer 10 este ano.
Resumindo, aquele casamento sem votos vai fazer 15 anos, sem stress demais. Somos bons amigos, bons amantes que ainda sentem vontade de estar junto. Não temos uma relação asfixiante, cada um move-se com liberdade. Somos 2 num objectivo comum, fazer o outro feliz e ser feliz. O modo como o conseguimos é da esfera do privado. Raramente discutimos, mas nunca nos calamos.
Para quê complicar?

Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #102 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 04:58:29 »
Bem, falei e acho que não ajudei muito.

Bem pelo contrário.

Outra questão que podemos também avaliar são os casais de "swings" que acham maravilhoso assistir seu parceiro(a) a se relacionar sexualmente com outra pessoa. Pra mim, o amor é algo além da carne.

Óptimo exemplo.
Há quem veja no Swing uma aberração, uma corrupção daquilo que entendem ser um casamento.
Mas lá está, quem é adepto não considera que a prática seja uma ameaça, há quem mesmo considere uma demonstração de amor.

O amor é algo para além da carne. [2]
Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva

Raphael

• Visitante
« Resposta #103 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 05:06:58 »
Muitas das vezes Lena, antes de me questionar sobre a posição de quem pratica swing, não conseguia entender o que as pessoas sentiam diante de uma cena na qual a pessoa que você ama está transando com outra que não é você.

Mas depois de questionar, questionar e questionar entendi tais possibilidades:

1- Quando a pessoa que ama está por ver a outra pessoa que é amada, a relação de egoísmo e obsessão são inexistentes, ou seja, o que ela faz ali é por sexo, somente por sexo, e não por amor.

2-As substâncias que fazem com que as pessoas venham a se sentir melhor quando estão juntas, quando transam juntas, é bem mais aceita pelo cérebro, com isso, a sensação é superior a sensação de desconfiança que se desencadeia quando você acha que a pessoa está a fazer o ato com amor pelo outro.

Há mais, mas de antemão, é o que inicialmente eu acho.

Abraços.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 05:08:13 »
sim, "amo a pessoa e não o corpo". inconcebível pra mim.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #105 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 05:09:02 »
sim, "amo a pessoa e não o corpo". inconcebível pra mim.

Porque?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 05:11:23 »
acho que em todas as vezes que amei (exceto no caso de minha mãe, irmão, etc), amei o corpo e o espírito. pode vir alguém e dizer, então, que o que houve então foi paixão e não amor. então vai ver nunca amei, assim como mais de dois terços do mundo.
edit: algumas considerações.

não basta, para definir o amor de que falamos, o romântico, dizer simplesmente que é o amor que acontece entre o homem e a mulher. pois o amor supremo acontece também entre a mulher e o homem, o materno, e não tem nada a ver com este do qual falamos. ademais, já há quem diga que pode haver este tipo de amor entre homens e entre mulheres. algo mais tem de caracterizá-lo, e este algo só pode ser a posse e o desejo sexual, ambas as coisas intrinsecamente ligadas. daí eu achar que não faz sentido dissociar paixão de amor quando falamos do amor romântico, daí ser inconcebível pra mim que se possa dizer que ama e dividir a criatura amada com quantas pessoas forem, e, pior, achar prazer nisso.
amor sem paixão, sem desejo e sem posse existe e aí sim pode ser definido como a máxima boa vontade em relação a alguém, o maior bem querer. mas aí é materno, é fraterno, é cristão, é qualquer coisa menos romântico.

« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2007, 05:25:13 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #107 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 05:16:31 »
Entendo perfeitamente sua posição Bruno, não o julgo como errado, nem como certo, não o julgo pra falar a verdade. :D

Acho que realmente estamos diante de uma grande complexidade de pensamentos envoltos de um delicado assunto. Como disse, a moral é algo que está intrínseco nos homens, para corrompe-la é algo quase que impossível.

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #108 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 05:33:10 »
Rapha
Acho que chegaste ao  ponto…
Não consigo dissociar a exigência de exclusividade do egoismo e obsessão, o que remete ao sentimento de posse. Não somos propriedade de ninguém, nem devemos almejar tal.
Partilhar, conviver, implica, no meu modo de ver, assumir a nossa individualidade, a nossa idiossincrasia.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2007, 05:35:46 por Lena »

Raphael

• Visitante
« Resposta #109 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 05:39:54 »
Então Bruno, só para ficar esclarecido, na sua posição, o amor romântico só acontece quando há sentimento de posse, pois quando não há, é amor fraterno, amor de mãe, irmão, etc.?

É isso?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 05:42:58 »
Então Bruno, só para ficar esclarecido, na sua posição, o amor romântico só acontece quando há sentimento de posse, pois quando não há, é amor fraterno, amor de mãe, irmão, etc.?

É isso?

basicamente... sim.
se não é a posse e o desejo sexual, o que mais pode diferenciar o romântico dos demais?

Raphael

• Visitante
« Resposta #111 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 05:48:06 »
Rapha
Acho que chegaste ao  ponto…
Não consigo dissociar a exigência de exclusividade do egoismo e obsessão, o que remete ao sentimento de posse. Não somos propriedade de ninguém, nem devemos almejar tal.
Partilhar, conviver, implica, no meu modo de ver, assumir a nossa individualidade, a nossa idiossincrasia.

Caraca, esta eu tive que traduzir, nunca tinha ouvido esta palavra, que coisa não?, vivendo e aprendendo?. Como é que se pronuncia isso?

idiossincrasia: s. f., disposição do temperamento de um indivíduo para sentir, de um modo especial e privativo dele, a influência de diversos agentes; reacção individual própria a cada pessoa.

Sim Lena, de pleno acordo, quando eu namorar(se eu namorar um dia, pois hoje, estou encalhado :D), não vou admitir este sentimento de posse de outrem, e nem vou admitir de mim tal sentimento. Se somos livres, sejamos livres.

A grande pergunta, na qual todos devem estar a se fazer é:

Se vocês então acham que a traição é algo viável, porque então existem os relacionamentos?

Na realidade, não acho que a traição seja algo viável, acho que a verdade é bem melhor desenvolvida, o amor, o sentimento recíproco são bem mais vindos quando se ama, se traiu, conseqüência das circustâncias, normal. Administre isso e siga em frente.

É o que penso.

Raphael

• Visitante
« Resposta #112 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 05:49:42 »
 Bruno, a posse é uma coisa, desejo sexual é outra. Pelo menos eu vejo por este lado. Não há igualdade entre ambos. São distintos, únicos.

Claro que posso amar sem sentir posse, é claro que posso ter desejo sexual sem posse, com certeza, você não?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 06:37:01 »
Bruno, a posse é uma coisa, desejo sexual é outra. Pelo menos eu vejo por este lado. Não há igualdade entre ambos. São distintos, únicos.
igualdade não há mesmo, são coisas distintas. mas nem por isso facilmente dissociáveis, não quando o amor está envolvido.
Claro que posso amar sem sentir posse, é claro que posso ter desejo sexual sem posse, com certeza, você não?
se você ama sem sentir posse, trata-se do amor romântico, isto é, também há desejo e/ou consumação sexual? se tiver desejo sexual sem posse, tratar-se-á, também, de amor? nas vezes em que tive sexo mas não quis possuir, sem exceção, em nenhuma delas eu amei a moça.
chamem-me de troglodita, então, mas comigo funciona assim.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #114 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 07:30:17 »
Daí a minha pergunta para suscitar o debate: porque seria intrinsecamente errado?

A idéia do swing não me agrada. Não hoje, não com a esposa que tenho. A mesma coisa poderia falar de uma série de práticas sexuais e/ ou sociais. Eu me sentiria traído, no sentido estrito da palavra, se minha parceira fizesse o que a Lena fez e eu viesse a descobrir. Seria errado para mim.

Certo e errado num casamento dependem estritamente das filosofias dos dois em conjunto. Reparem bem: em conjunto.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #115 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 07:45:16 »
Antes de mais nada, temos que concluir que a moral é muito envolvida quando estamos a nos relacionar com uma pessoa. Há culturas que acham que a monogamia é algo de horrendo, os Islâmicos por exemplo, são polígamos, possuem várias mulheres pois acreditam que o homem foi feito para ser servido da maior quantidade de mulheres possíveis, e isso, pra eles, é absolutamente normal. A moral pra eles, neste quesito, é inexistente.

Ha!  Até parece...

Sério, Raphael, essa frase destoou completamente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #116 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 07:49:35 »
Daí a minha pergunta para suscitar o debate: porque seria intrinsecamente errado?

A idéia do swing não me agrada. Não hoje, não com a esposa que tenho. A mesma coisa poderia falar de uma série de práticas sexuais e/ ou sociais. Eu me sentiria traído, no sentido estrito da palavra, se minha parceira fizesse o que a Lena fez e eu viesse a descobrir. Seria errado para mim.

Certo e errado num casamento dependem estritamente das filosofias dos dois em conjunto. Reparem bem: em conjunto.

É errado porque seus sentimentos em relação à sua esposa criam a noção moral. Você poderia, por opção intelectual, tentar se convencer que não há nada de mais em se admitir um relacionamento aberto. Mas quando você investiga seus sentimentos eles lhe dão uma dura contra-partida: desencadeiam sofrimento, sob a forma de angústia, raiva, ciúmes. Eles dizem para você que não está certo a sua mulher ficar dormindo com outro por aí.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #117 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 07:50:39 »
Acho que realmente estamos diante de uma grande complexidade de pensamentos envoltos de um delicado assunto. Como disse, a moral é algo que está intrínseco nos homens, para corrompe-la é algo quase que impossível.

Não entendi.  Você por acaso está igualando instinto com moral?

São coisas BEM diferentes.  E moral pode ser corrompida sim, na verdade está constantemente sendo corrompida e precisa ser reavaliada e recalibrada o tempo todo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #118 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 08:05:56 »
Tem uma frase que eu adoro que diz o seguinte: "A traição somente ocorre, quando a pessoa que foi traída descobre que foi traída".

Ô frasezinha mais perigosa... não sei se há uma forma mais construtiva de interpretá-la, mas para mim ela significa que traição não é problema se não for descoberta.  Você sabe por acaso qual é a autoria?  Eu não sei, mas tenho duas suspeitas.

Ou seja, os sentimentos do outro não precisam ser levados em consideração se você souber mentir bem, se for bom em manter uma vida dupla.

Ótima filosofia para quem quer muito ser um solipsista sem caráter.  Para outros, porém...

No duro, Raphael, acho incrivelmente perigoso pensar assim.  É um convite a se sentir dono do parceiro e decidir por ele o que ele merece ou não.  A tendência é desistir do diálogo e passar a usar o parceiro em vez de ter um verdadeiro relacionamento com ele.  Mais confortável, sem dúvida, mas transforma o relacionamento em puro jogo de interesses.  Pior ainda, pode ser que só você esteja movido pelo interesse e que seu parceiro te ame de verdade.

No mundo gay, no qual eu vivo, a grande maioria das pessoas são promíscuas (no sentido de se relacionarem com pessoas diferentes a cada semana), ao adquirir este hábito, fica muito difícil administrar em suas mentes que agora é hora de parar, agora é hora de ser de uma pessoa somente, de não mais se condicionar a toda a diversão que tinha anteriormente.

Para parar é preciso ter um motivo; se as pessoas com quem você se relaciona aceitam essa falta de compromisso de exclusividade, é realmente difícil encontrar tal motivo.

(...)

Eu sou muito a favor da verdade, da cumplicidade, mas acho que, realmente, uma relação vai muito mais além do que uma traição. Acho que não existe de fato a traição, o que existe mesmo é o peso na conciência, o desejo de ter uma pessoa que seja só sua, que seja somente sua e de mais ninguém, tanto corporalmente, quanto psicologicamente.

Traição é desencontro de expectativas.  Isso definitivamente existe, embora possa ser muito difícil de caracterizar em situações específicas.  O peso na consciência existe e pode ser eliminado com o treino, mas ele é só o "alarme de aviso" da traição: pode disparar sem motivo suficiente e pode não disparar quando deveria, mas não é a traição em si, é só nossa noção de ter ou não traído.

O amor não é eterno e se está por trair, é porque algo na relação está errado, de repente, como no caso da Lena, a traição pode até ajudar a ampliar as questões envolvidas sobre o tema.

Relacionamento é troca, é diálogo.  Se pôr no direito de decidir unilateralmente que não vale a pena consultar o parceiro sobre uma questão tão íntima que tem reflexos sobre ele é a mesma coisa que constatar que (nesse particular pelo menos) não existe relacionamento.

Nada contra "viver pelo dia", mas amor de devoção também existe e certamente é válido.  O que não é tão válido, e nisso concordo que houve grande avanço, é tentar ver devoção onde só existe medo e insegurança.

Não há nada assim de tão negativo, acho que, em um relacionamento, transcenda muito mais o amor do que a desconfiança.

Amor é carinho combinado com confiança.

O que transcende desconfiança é essa última metade, a confiança.  E essa se consegue pela combinação da dedicação com a capacidade de perdoar do outro.

Não há nada de negativo em erodir a confiança, mas só se a confiança em si não te faz falta.  E se você quer um relacionamento duradouro, vai precisar da confiança.

Carne não é tudo, de fato.  E as formas de encontrar satisfação e liberdade variam muito mesmo.  Para alguns exclusividade é uma barreira, para outros é um ponto de sustentação.

danieli

• Visitante
« Resposta #119 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 08:29:09 »
Ô frasezinha mais perigosa… não sei se há uma forma mais construtiva de interpretá-la, mas para mim ela significa que traição não é problema se não for descoberta.  Você sabe por acaso qual é a autoria?  Eu não sei, mas tenho duas suspeitas.

Ou seja, os sentimentos do outro não precisam ser levados em consideração se você souber mentir bem, se for
bom em manter uma vida dupla.

Ótima filosofia para quem quer muito ser um solipsista sem caráter.  Para outros, porém…

No duro, Raphael, acho incrivelmente perigoso pensar assim.  É um convite a se sentir dono do parceiro e decidir por ele o que ele merece ou não.  A tendência é desistir do diálogo e passar a usar o parceiro em vez de ter um verdadeiro relacionamento com ele.  Mais confortável, sem dúvida, mas transforma o relacionamento em puro jogo de interesses.  Pior ainda, pode ser que só você esteja movido pelo interesse e que seu parceiro te ame de verdade.

É, concordo com o Dantas. Mas eu penso que um parceiro nunca sabe até onde pode estar indo com o outro, o quanto pode-se ou não estar correspondendo as expectativas daquele relacionamento ou não. Eu mesma já entrei em relacionamentos onde eu não sabia onde a minha capacidade de gostar e de fazer o possível por aquela pessoa, e deixando a coisa ir acabei me magoando.

Não faço isso de novo. Mas pra quem aprende a "medir" as circunstâncias, daí a coisa é outra no meu ver, quem sabe tomar esse tipo de "medida" dentro de um relacionamento, me dá as vezes a impressão que é alguém muito mais livre, não sei que tipo de liberdade se pode ter. Talvez uma abrangência maior para se avaliar os sentimentos de ambos.

Mas, é quase impossível medir e avaliar os sentimentos do companheiro, bom eu acho. Logo a liberdade que eu citei dentro de um relacionamento não vale de muita coisa não. O máximo que se consegue com ela é distanciar o seu parceiro de você pelo que eu noto, e nada que vá muito além disso.

Amor para mim está diretamente ligado a carne, não sei dizer "Ah, pequei mas foi com a carne e não com o coração". Uma coisa leva a outra. Há quem goste de dissociar os dois mas para mim andam juntos, se há envolvimento sexual, eu penso que algo dentro de você provocou aquilo, desejo, seja o que for, eu não gosto da idéia que um companheiro meu envolveu-se com alguém e foi estritamente sexual, porque pra mim não há como ser.

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #120 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 08:36:42 »
desculpem ... sexo não é só coito, ne?

Já consideram a posibilidade do envolvimento extra ter um carácter sexual, sem envolvimento sentimental nem haver contacto físico directo mesmo estando na presença do outro?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #121 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 08:39:49 »
Votos? que votos? no civil não há disso. Não jurei nada, não prometi nada. A conservadora fez um brevissimo discurso (já nem me lembro dele) e perguntou a cada um de nós se era aquela a nossa vontade.
Nós ligámos tanto a esse dia que nem fotos temos. Foi uma mera formalidade com implicações legais.
O que nos unia e une já existia antes do casamento, desde então apenas limamos arestas.

Não sei se vai ajudar a entender, mas eu não casei jovem e inexperiente. Já tinha 30 anos, bem vividos.
Depois de casar estivemos quase 5 anos naquela de ver se a relação tinha pernas para andar. Só depois tivemos o nosso filho. Ele vai fazer 10 este ano.
Resumindo, aquele casamento sem votos vai fazer 15 anos, sem stress demais. Somos bons amigos, bons amantes que ainda sentem vontade de estar junto. Não temos uma relação asfixiante, cada um move-se com liberdade. Somos 2 num objectivo comum, fazer o outro feliz e ser feliz. O modo como o conseguimos é da esfera do privado. Raramente discutimos, mas nunca nos calamos.
Para quê complicar?

Bem, não conheço a lei civil portuguesa, mas eu me arrisco com muita segurança em afirmar que o Código Civil ou lei civil de Portugal, com toda certeza, prevê os deveres de fidelidade recíproca e considera o adultério infração grave, motivo o bastante para se pedir o divórcio ou a separação, tal qual em um casamento religioso. Quando casou você assinou uma espécie de "contrato" com estas cláusulas. Claro que se ambos concordarem em mudar elas, tudo bem. Mas não é seu caso, já que seu companheiro não sabe da "interpretação extensiva" que você deu a algumas das cláusulas, de forma unilateral.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

danieli

• Visitante
« Resposta #122 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 08:40:33 »
Não posso discordar Lena, sexo não é só coito mesmo. Mas sexo é sexo. Se nada foi feito com outra pessoa nada aconteceu, mas se algo foi feito já se pode suspeitar de algo…
Quanto a sua afirmação o que quiseste dizer com
contacto físico directo mesmo estando na presença do outro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #123 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 08:49:07 »

Perfeito, Lena, desde que essa visão de relacionamento seja compatível entre vocês dois.  Para muita gente casamento é algo bem diferente - diga-se de passagem, muitas visões populares do que seja casamento nem são muito saudáveis.  Mas em qualquer caso é fundamental cuidar para que as expectativas de cada um em relação ao outro não fiquem muito desencontradas, senão não dá pé.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #124 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 09:04:00 »
É errado porque seus sentimentos em relação à sua esposa criam a noção moral. Você poderia, por opção intelectual, tentar se convencer que não há nada de mais em se admitir um relacionamento aberto. Mas quando você investiga seus sentimentos eles lhe dão uma dura contra-partida: desencadeiam sofrimento, sob a forma de angústia, raiva, ciúmes. Eles dizem para você que não está certo a sua mulher ficar dormindo com outro por aí.

Sim, mas onde está o erro intrínseco, isto é, onde está a universalidade moral que considera isso um erro em absoluto?

Esse é o meu ponto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!