Autor Tópico: Traição e infidelidade  (Lida 30353 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re:Traição e infidelidade
« Resposta #75 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 14:21:40 »
Não veja isso como crítica, Lena, mas não é essa a postura que muitos homens tem (e que frequentemente é criticada)?

Pensei a mesma coisa.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #76 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 14:29:57 »
Tomara que ele nunca saiba :wink:

Eu não faço testes com os sentimentos dos outros, se eu sei que gosto e não quero perder…eu não arrisco :ok:

Mas em uma situação dessas, uma vez "cometido o ato", corre-se um risco de qualquer jeito, não? 

A não ser que você tenha CERTEZA de que a outra parte NUNCA vai saber, pode acontecer dele se magoar por não ter sido poupado ou de se magoar por não ter sabido.  Depende de muita coisa, inclusive do tipo de personalidade do parceiro.  Tem gente que se ressente mais por não saber do que está acontecendo do que por dividir o cônjuge.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #77 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 14:44:47 »
Não, ele não sabe, nem vai saber. O que aconteceu é passado, teve a sua utilidade pois hoje conheço-me melhor.
Não vos vou aqui contar detalhes mas teve a ver com aspectos menos "convencionais" da sexualidade humana. Antes não tinha a maturidade que permitisse o distanciamento necessário para experimentar. Quis e consegui, dou-me por satisfeita com o resultado.

Eu admito que pode ser considerado traição, não me choca ser considerada traidora. Muito sinceramente não me sinto tal, não prejudiquei em nada o meu relacionamento. Sou um individuo autónomo e fiz uma viagem pessoal. Podia ter escolhido fazer uma pós-graduação para enriquecimento pessoal. Optei apenas por alargar os horizontes da minha sexualidade.  Por que razão sexo continua a ser tabu? Insegurança?

Quanto à tua questão Luis,também tenho essa ideia. Não sei se por norma os homens "criticados" sentem o mesmo que eu senti. Mas é possível. Tenho muita coisa em que psicologicamente me identifico mais com homens do que com mulheres.
No passado os relacionamentos abertos metiam-me muita confusão, hoje aceito com muita naturalidade.
Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva

Suyndara

• Visitante
« Resposta #78 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 14:54:36 »
Tomara que ele nunca saiba :wink:

Eu não faço testes com os sentimentos dos outros, se eu sei que gosto e não quero perder…eu não arrisco :ok:

Mas em uma situação dessas, uma vez "cometido o ato", corre-se um risco de qualquer jeito, não? 

A não ser que você tenha CERTEZA de que a outra parte NUNCA vai saber, pode acontecer dele se magoar por não ter sido poupado ou de se magoar por não ter sabido.  Depende de muita coisa, inclusive do tipo de personalidade do parceiro.  Tem gente que se ressente mais por não saber do que está acontecendo do que por dividir o cônjuge.

Confiança é essencial num relacionamento :wink:

Quando disse que era bom que o marido dela não soubesse, pensei apenas no lado dela: que perderia o parceiro...Justamente por isso: ele se magoaria duplamente!

Eu por mim não arrisco e se descobrir um deslize no meu parceiro, não há amor que me faça continuar a relação :wink:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #79 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 15:12:46 »
Não, ele não sabe, nem vai saber. O que aconteceu é passado, teve a sua utilidade pois hoje conheço-me melhor.
Não vos vou aqui contar detalhes mas teve a ver com aspectos menos "convencionais" da sexualidade humana. Antes não tinha a maturidade que permitisse o distanciamento necessário para experimentar. Quis e consegui, dou-me por satisfeita com o resultado.

Eu admito que pode ser considerado traição, não me choca ser considerada traidora. Muito sinceramente não me sinto tal, não prejudiquei em nada o meu relacionamento. Sou um individuo autónomo e fiz uma viagem pessoal. Podia ter escolhido fazer uma pós-graduação para enriquecimento pessoal. Optei apenas por alargar os horizontes da minha sexualidade.  Por que razão sexo continua a ser tabu? Insegurança?

Quanto à tua questão Luis,também tenho essa ideia. Não sei se por norma os homens "criticados" sentem o mesmo que eu senti. Mas é possível. Tenho muita coisa em que psicologicamente me identifico mais com homens do que com mulheres.
No passado os relacionamentos abertos metiam-me muita confusão, hoje aceito com muita naturalidade.

Com todo respeito a sua vida privada, mas o que você fez não é que pode ser considerado traição, a atitude foi uma traição, não tem espaço para generalizações. Claro, quando o parceiro concorda com tal conduta, aí tudo bem, é um consenso, mas não é o caso.

No meu ponto de vista, a traição, quando o parceiro não está sabendo da conduta do traidor, é imoral e falha, neste aspecto, do caráter. É jogar por água abaixo a confinaça e honestidade depositada na relação. Concordo que você é um ente autônomo, mas você não é autônoma em um casamento tradicional, já que uma relação implica necessariamente em consentimento e informação mútua em alguns assuntos chaves. E o principal deles, com toda certeza, é a relação com terceiros.
Talvez não seja do interesse do companheiro continuar a relação se ele soube da sua relação com terceiros, é direito dele saber isso. Omitir isso, é como eu disse acima, imoral, egoísta e falta de caráter, neste aspecto. Não consigo ver lógica alguma em ver de outra forma.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Suyndara

• Visitante
« Resposta #80 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 15:29:56 »
Talvez não seja do interesse do companheiro continuar a relação se ele soube da sua relação com terceiros, é direito dele saber isso. Omitir isso, é como eu disse acima, imoral, egoísta e falta de caráter, neste aspecto. Não consigo ver lógica alguma em ver de outra forma.

Apoiado!

Por experiência própria: não há amor verdadeiro que supere uma demonstração dessas de "canalhice" :wink:

Tudo que sobrou do meu casamento anterior foi asco e repúdio! E quem se ferrou foi ele, que perdeu tudo que tinha :ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #81 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 15:40:06 »
Pensando por outro ângulo, para suscitar um debate: se ela fez por experimentação, se não houve envolvimento com a outra parte, se ela cuidou da saúde, se ela preservou o marido, porque deveria ser intrinsecamente errado?

Fosse comigo eu não gostaria, decerto. Preferiria que minha parceira viesse falar comigo primeiro -- mesmo sabendo que eu ia dizer não, e que provavelmente iria querer terminar o relacionamento depois mesmo que não acontecesse nada -- mas isso é como eu sou. Admito prontamente que sou possessivo neste ponto. Gosto de exclusividade sexual e afetiva :-)

Mas essas são as minhas razões, pessoais e culturais. Porque deveria ser intrinsecamente errado?

Skorpios

• Visitante
« Resposta #82 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 15:51:08 »
Concordo com o Dbohr .Por mais que eu brinque e critique o casamento , se algo assim acontecesse comigo eu me sentiria com o direito de dar um pé na bunda de minha companheira (sendo o inverso verdadeiro também ) . Mas isso é um posição minha , vem da minha educação , de todo um contexto cultural que vê isso como um tabu. No entanto é um problema pessoal .

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #83 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 15:58:10 »
No meu ponto de vista, a traição, quando o parceiro não está sabendo da conduta do traidor, é imoral e falha, neste aspecto, do caráter. É jogar por água abaixo a confinaça e honestidade depositada na relação. Concordo que você é um ente autônomo, mas você não é autônoma em um casamento tradicional, já que uma relação implica necessariamente em consentimento e informação mútua em alguns assuntos chaves. E o principal deles, com toda certeza, é a relação com terceiros.

Apoiado!

Por experiência própria: não há amor verdadeiro que supere uma demonstração dessas de "canalhice" :wink:

Tudo que sobrou do meu casamento anterior foi asco e repúdio! E quem se ferrou foi ele, que perdeu tudo que tinha :ok:

Meus caros, que seja canalha, imoral, egoista e falha de carácter. É a vossa opinião. A minha consciência está tranquila, não sinto culpa nem vejo razão para arrependimento.
Amo o meu marido, daria a vida por ele, antes, durante e depois da minha "canalhice".
Não vou ter de mostrar arrependimento por algo que considero natural em mim. Ele sabe muito bem que sou pouco convencional em muitos aspectos da minha vida, e nem por isso deixou de confiar em mim tal como confio nele. Assim se algum dia, numa remota hipótese, vier a descobrir, não deveria ficar surpreendido.

Pensando por outro ângulo, para suscitar um debate: se ela fez por experimentação, se não houve envolvimento com a outra parte, se ela cuidou da saúde, se ela preservou o marido, porque deveria ser intrinsecamente errado?

Foi exactamente isso.  :ok:
Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #84 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:00:29 »

Intrinsecamente errado não é.

Mas se o parceiro decide que é errado, então é errado.

Eu não vejo uma solução verdadeira para esse dilema; sempre há riscos envolvidos.  Até mesmo a opção de ser fiel até as últimas consequências pode causar dano emocional.  E mesmo que o parceiro saiba e aprove ele pode simplesmente não ser tão liberal quanto pensa.

Relacionamento exige confiança, como bem disse a Suyndara.  E não é sem motivo: SEMPRE há algum tipo de risco, tanto na mudança quanto em deixar tudo como está.

E por mais que eu concorde com os cuidados que você citou, Dbohr, ainda acho que o risco sempre existe.  Mas até aí, nenhum relacionamento é seguro; o que podemos escolher é QUAIS riscos correr.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #85 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:04:09 »
Mas essas são as minhas razões, pessoais e culturais. Porque deveria ser intrinsecamente errado?

Não sei colocar isso num contexto geral...

A verdade é que eu não aceitaria, sob nenhuma hipótese :ok:

E Lena, não fiz nenhum julgamento à sua privacidade, é um direito seu correr esses riscos e um direito meu, que já passei por isso, dizer que acho que isso é um desrespeito com o parceiro :wink:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #86 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:07:06 »
E por mais que eu concorde com os cuidados que você citou, Dbohr, ainda acho que o risco sempre existe.  Mas até aí, nenhum relacionamento é seguro; o que podemos escolher é QUAIS riscos correr.

Justamente!

E como sempre: falta de sinceridade, comprometimento com o outro, confiança e diálogo podem causar uma mágoa irreparável :wink:

Mas cada um sabe do seu risco, e do quanto pode "se doar" à uma relação, né?

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #87 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:08:46 »
Suyndara

é na boa. Não me sinto julgada. :tintin:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #88 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:11:29 »
Suyndara

é na boa. Não me sinto julgada. :tintin:

No stress :wink:

O importante é que você está bem no relacionamento, e espero que continue (e se não durar, que sejas feliz mesmo assim :ok:)

Eu também estou muito feliz e realizada afetivamente, e estou correndo "meus riscos" e curtindo o momento :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #89 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:12:08 »
Fosse eu o seu marido, Lena, não gostaria nem um pouco dessa história, por mais que não achasse surpreendente por uma razão qualquer :ok:

Mas cada um na sua, claro!

E Lena, não fiz nenhum julgamento à sua privacidade, é um direito seu correr esses riscos e um direito meu, que já passei por isso, dizer que acho que isso é um desrespeito com o parceiro :wink:

Justamente! Acho que aí está o ponto. Em relacionamentos "típicos" do mundo ocidental, é mais ou menos implícito que deve haver esse jogo aberto mútuo. Por isso que costumamos nos magoar quando essa confiança - que é implícita - é quebrada.

Por isso faço questão absoluta de deixar as regras claras no começo de um relacionamento :-)

Intrinsecamente errado não é.

Mas se o parceiro decide que é errado, então é errado.

Também acho, como expus lá em cima.

Claro que sim! Me recordo de um relacionamento aberto e sem compromisso que tive certa vez. Todas as regras bem estabelecidas, e tal -- mas eu acabei me envolvendo. Felizmente a coisa parou antes de ficar realmente um desastre completo!

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #90 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:31:20 »
No stress :wink:

O importante é que você está bem no relacionamento, e espero que continue (e se não durar, que sejas feliz mesmo assim :ok:)

Eu também estou muito feliz e realizada afetivamente, e estou correndo "meus riscos" e curtindo o momento :)

That's the spirit! :rock:

Por isso faço questão absoluta de deixar as regras claras no começo de um relacionamento :-)

Regras... pois... temos algumas claro, o primeiro ano foi confuso por causa disso. Concluimos que a principal era confiar e nunca cobrar nada ao outro. A partir daí é tudo mais fácil de construir.
Entendemos que um casamento não tem de ser eterno, não é uma casa construida em solo firme, nem local de abrigo, mas sim um projecto eternamente em reformulação. Nada é garantido, tudo tem de ser cuidado.
 :construcao:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #91 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:35:06 »
Nada é garantido, tudo tem de ser cuidado

Isso lá é verdade em qualquer casamento, aberto ou tradicional.

Luz

• Visitante
« Resposta #92 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:36:48 »

Hum, mas Lela, como você encararia a mesma situação de forma invertida?  ::)

Acho que esse é um ponto importante!  :)

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #93 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:48:04 »

Importantissimo!!! E já pensei muito nisso.

Seria muita hipocrisia minha culpar o meu marido de traição na mesma situação, ne?
Ficaria curiosa no minimo e tentaria perceber o porquê.

Caso fosse uma relação paralela e duradora aí teria de analisar bem a questão.
Só cheguei à conclusão num possível caso... se ele virasse gay, seria a sua maior apoiante.
Nas outras possibilidades, não posso falar com tanta assertividade. Pela boca morre o peixe.

Se acontecer eu conto como foi. ;)

Luz

• Visitante
« Resposta #94 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:52:31 »

Importantissimo!!! E já pensei muito nisso.

Seria muita hipocrisia minha culpar o meu marido de traição na mesma situação, ne?
Ficaria curiosa no minimo e tentaria perceber o porquê.

Caso fosse uma relação paralela e duradora aí teria de analisar bem a questão.
Só cheguei à conclusão num possível caso… se ele virasse gay, seria a sua maior apoiante.
Nas outras possibilidades, não posso falar com tanta assertividade. Pela boca morre o peixe.

Se acontecer eu conto como foi. ;)

Entendi... acho que inclusive, nas entrelinhas!  :)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 21:52:10 »

Fosse comigo eu não gostaria, decerto. Preferiria que minha parceira viesse falar comigo primeiro -- mesmo sabendo que eu ia dizer não, e que provavelmente iria querer terminar o relacionamento depois mesmo que não acontecesse nada -- mas isso é como eu sou. Admito prontamente que sou possessivo neste ponto. Gosto de exclusividade sexual e afetiva :-)

É errado devido a omissão. O companheiro não sabe disso e ele tem o direito de saber. Se ele concordar, tudo bem, mas e se não?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

rizk

• Visitante
« Resposta #96 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 22:11:38 »
Lenaaaa não me fala isso, mulher. :lol:

Enfim, só pra botar lenha na fogueira: tem direito, é? Desde quando?

Gentes, eu cá acho que fidelidade é diferente de lealdade, e ambas diferentes de dar pra outra pessoa que não aquela de quem você mais gosta.

E, por outro lado: se ainda depois de toda a experimentação possível, a pessoa volta para o Original, isso TEM que contar pontos a mais - pra ambos. Chato é se, digamos, a Lela descobrisse que o moço original não era nada que lhe fizesse falta. É chatíssimo, eu vos digo. Parar e olhar e pensar "porra, quanto tempo, quanto esforço, quantos gatiiinhos me-u-de-us, por essa COISA?!?!". Gaaah que nervoso. :/

danieli

• Visitante
« Resposta #97 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 22:14:02 »
É errado devido a omissão. O companheiro não sabe disso e ele tem o direito de saber. Se ele concordar, tudo bem, mas e se não?

Uma que me surgiu agora, tá a mulher trai e não conta, sendo que desde o principio do relacionamento ela SABE que o companheiro deseja saber isso caso ocorra. Fica entendido como traição dupla? Se ele NUNCA souber, nem sequer chegou a ser traição para ele, mas caso contrário um deslize desses magoa profundamente creio eu.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 22:24:08 »

Uma que me surgiu agora, tá a mulher trai e não conta, sendo que desde o principio do relacionamento ela SABE que o companheiro deseja saber isso caso ocorra. Fica entendido como traição dupla? Se ele NUNCA souber, nem sequer chegou a ser traição para ele, mas caso contrário um deslize desses magoa profundamente creio eu.

Claro, primeiro por que trair é infração gravíssima ao casamento tradicional, quanto fizeram os votos juraram fidelidade, é um dos principais motivos para se casarem, do contrário não haveria. Trair e omitir, levando o companheiro em erro durante muito tempo é também mau caretismo, é também uma traição àquela promessa feita quando se casaram, já que uma informação dessas é de suma importância.

danieli

• Visitante
« Resposta #99 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 22:30:48 »
Claro, primeiro por que trair é infração gravíssima ao casamento tradicional, quanto fizeram os votos juraram fidelidade, é um dos principais motivos para se casarem, do contrário não haveria. Trair e omitir, levando o companheiro em erro durante muito tempo é também mau caretismo, é também uma traição àquela promessa feita quando se casaram, já que uma informação dessas é de suma importância.

É realmente, pra quem gosta desse tipo de aventura e liberdade é melhor que não prometa fidelidade a ninguém então. Sem contar que dentro de circunstâncias em que o relacionamento não permite esse tipo de abertura é um alto gravíssimo com o outro. É, creio que quem ama não se arrisca a esse ponto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!