Ih Alegra, esse negócio de "traição" dá um livro. Eu acho que depende do relacionamento, do comportamento e da mentalidade das pessoas.
Falando de uma forma "geral":
Acredito que todas, pelo menos, maior parte das pessoas flertam e/ou fantasiam. Para mim o simples fato de não admitir isso, quando faz, já é traição - mas principalmente, quando faz e não aceita que o outro faça.
Eu não somente considero essas coisas inevitáveis, como também saudáveis e desejáveis, em mim e nos outros.

Há, no entanto, pessoas que não nos permitem ser quem realmente somos. Elas são tão ciumentas e possessivas que nos levam a fingir ser o que desejam, para evitar brigas constantes e estressantes. Preferem ser enganadas - mas eu desconfio que elas também enganam e se enganam com frequência.

Para mim, o relacionamento com essas pessoas leva inevitavelmente a traição. Não porque seja inevitável traí-las, mas porque seja inevitável desejar "não" traí-las. São pessoas que embora a gente ame, não admira - mas se deixa levar pelo envolvimento emocional. Isso é uma coisa triste, mas infelizmente, não é uma coisa rara!
Muitas vezes preferimos o que desejamos ao que é melhor - desperdiçando oportunidades. Há pessoas que desperdiçam vidas inteiras.
Por isso, eu acho que a culpa da traição é sempre de quem trai - porque embora as pessoas possam nos levar a isso - de certa forma estar/permanecer com elas é sempre uma opção nossa.