Autor Tópico: É errado dizer "Deus não existe!"?  (Lida 17594 vezes)

Rhyan

• Visitante
É errado dizer "Deus não existe!"?
« Online: 28 de Fevereiro de 2007, 22:41:03 »

Ou de acordo com nosso conhecimento atual e falta de evidências não há erro algum em afirmar que deus(es) não existe(m)?

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: É errado dizer "Deus não existe!"?
« Resposta #1 Online: 01 de Março de 2007, 00:54:41 »
Certamente é uma expressão equivocada tanto falar que Deus existe como não existe, já que não existem prós nem contras no quesito provas de existência. O que é a convicção da descrença justamente pela falta de provas ou evidências, já dizia aquela velha citação de que a falta de evidência não é evidência da ausência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #2 Online: 01 de Março de 2007, 01:26:23 »
Acho que não há muita coisa de errado não. A princípio, poderia até concordar com o Ricardo, mas, de imediato, podemos admitir uma coisa.

A frase que você citou Ricardo foi de Carl Sagan, na qual ele se referia a vida extraterrestre, de antemão, a frase pode ser sim utilizado no contexto religioso, mas não teria nenhuma funcionalidade, pois com as evidências que temos, deus, qualquer um deles, ficam mais e mais longes de existirem, pois se tornam cada vez, mais e mais, subjetivos.

:tchau:

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #3 Online: 01 de Março de 2007, 13:37:36 »
É pelo menos tão errado quanto dizer "deus(es) existe(m)".
De fato, dada a questão do ônus da prova, acho que é "mais errado" (Não sei se isso fez muito sentido, mas leia-se como "menos preciso"), afirmar a existência de deus(es).
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 01 de Março de 2007, 17:13:36 »

Ou de acordo com nosso conhecimento atual e falta de evidências não há erro algum em afirmar que deus(es) não existe(m)?

Não está errado não. Além de não haver evidências para provar que ele existe, todas as vezes que alguém o descreve cai em contradição, provando que o que essa pessoa disse não se trata de algo verdadeiro. Simples assim.

O problema está também no próprio conceito de um ser inteligente que tenha supostamente criado o universo. O universo não é algo inteligente e, portanto, não tem nenhuma característica de ser uma criação.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Rhyan

• Visitante
« Resposta #5 Online: 01 de Março de 2007, 18:27:51 »
Esse debate envolve muito o ateísmo fraco vs ateísmo forte.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Março de 2007, 19:03:01 »
Penso que não.

Se considerarmos errado dizer com certeza que deus não existe pela falta de evidências, não poderemos acreditar em nada, já que tudo pode ser posto em dúvida. Mesmo a existência do computador que está na sua frente agora, como você pode garantir que não se trata de uma ilusão muito bem feita? Como acreditar que você já está vivo há vários anos? O que lhe garante que você não foi criado há apenas alguns segundos atrás e todas as suas memórias foram, na verdade, colocadas junto para que você tivesse a impressão ter vivido muito? Como acreditar que uma árvore que cai na floresta faz barulho se não há ninguém para ouvi-lo ou nehum aparelho para captá-lo?

Que evidências existem para desmentir tudo isso? Nenhuma. E há alguém que realmente duvida dessas coisas? Poucos, talvez ninguém.

E a existência de um deus está ao lado de todas estas coisas que, apesar de ser impossível provar as suas falsidades, são extremamente improváveis de serem verdade. O que faz a idéia de deus parecer um pouco mais digna de questionamento do que tudo isso é a sua imposição cultural, apenas.

É por isso que acho besteira se declarar agnóstico.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 01 de Março de 2007, 19:07:21 »
O correto é dizer deus não existe.
Sobre ateísmo forte, tem esse site que o Daniel indicou na lista da STR  http://www.strongatheism.net/
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #8 Online: 01 de Março de 2007, 22:07:31 »
Parafraseando Dawkins, a "Hipótese de Deus" é muito fraca, sem evidências e com argumentação duvidosa. Como biólogo eu diria: Se a existência se Deus é minha hipótese nula (H0), eu rejeito essa hipótese com um p<0,0000001. Ou seja, mesmo sendo significativo, ainda há uma pequena possibilidade da minha hipótese nula ter sido rejeitada, devendo na verdade ser aceita (O famoso "Erro Tipo I"). É claro, que como o meu p foi insignificante, a chance disso acontecer é muito baixa, mas não é zero.
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 03 de Março de 2007, 11:32:01 »
Velha questão do dragão de Sagan...

É errado dizer "um dragão na minha garagem não existe!"?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 03 de Março de 2007, 21:20:17 »
Este tópico trata do assunto deste tópico. Vale a pena ser lido.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #11 Online: 04 de Março de 2007, 12:36:21 »
Dizer convictamente que Deus existe ou inexiste ao meu ver não é correto. Mas apenas dizer que Deus não existe (acreditando na possibilidade de sua existência, mesmo que tal possibilidade seja muito restrita) eu já considero uma posição sensata.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 04 de Março de 2007, 13:44:00 »

Eu não tenho conhecimento sobre uma informação precisa que afirme a existência/inexistência de deuses - mas conheço diversas informações que nos permitem especular a esse respeito.

Por isso, acredito que se trata mais de uma questão de convicções, que nos levam a adotar essa ou aquela postura, que de uma questão de conhecimento.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #13 Online: 04 de Março de 2007, 21:15:53 »
Se fossemos levar essa discussão a algum julgamento no campo jurídico o mais correto seria dizer que ele não existe!

Pois, o ônus da prova cabe a quem alega a existência, assim, cabe a Ele, ou quem crê nele comprovar sua existência, pelo que sei até agora nada foi comprovado.

Eu digo que ele não existe.

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #14 Online: 06 de Março de 2007, 11:02:16 »
Frase clássica que eu já vi em alguns documentários…
Todos nós somos ateístas para alguns deuses como poseidon, Zeus, etc. Os ateístas são para 1 Deus a mais.
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 06 de Março de 2007, 11:22:11 »
Se fossemos levar essa discussão a algum julgamento no campo jurídico o mais correto seria dizer que ele não existe!

Pois, o ônus da prova cabe a quem alega a existência, assim, cabe a Ele, ou quem crê nele comprovar sua existência, pelo que sei até agora nada foi comprovado.

Você se esquece que as leis estão "sob a proteção de deus".  :wink:  No campo jurídico, deus é um pressuposto verdadeiro.   :?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Março de 2007, 11:37:17 »

Se deus for como o deus abrâanico para mim ele não existe.
Se deus for como eu acho que ele deveria ser…aí tenho forte possibilidade em vir a acreditar em um.

Confuso?  :?
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Rhyan

• Visitante
« Resposta #17 Online: 06 de Março de 2007, 11:38:27 »
Então você é uma agnóstica teísta, Alegra?

Offline Miguel Ângelo

• Nível 01
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Março de 2007, 12:51:04 »
Acho errado. Para tal você deveria provar que ele não existe.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Março de 2007, 12:53:32 »
Então você é uma agnóstica teísta, Alegra?

Considero-me só agnóstica....por enquanto. Com forte tendência para ser ateísta.

Offline Miguel Ângelo

• Nível 01
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Março de 2007, 12:54:13 »

Nada disso! O ônus da prova recai para quem faz a afirmação, seja ela positiva ou negativa.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Março de 2007, 12:54:26 »

Usando o mesmo argumento, penso que não há erro em dizer que deus não existe. Gente, deuses são entidades fantásticas! Não há nenhuma evidência de que exista tal ser! Se a possibilidade é criada simplesmente pelo fato de que eu posso "imaginar" tal ser, então tudo mais pode ter "possibilidade" de existir e nada pode ser negado. Isso é loucura!

Se deus for como eu acho que ele deveria ser…aí tenho forte possibilidade em vir a acreditar em um.
Curioso. Qual seria o argumento que tornaria o "seu deus" mais plausível que qualquer outro?
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Março de 2007, 12:56:13 »
Não senhor! Entenda que a negação é feita sobre a afirmação de que deus existe. Seu raciocínio é falho por considerar que quem duvida é que tem que provar que 'não está sendo enganado'. Isso não tem cabimento.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 06 de Março de 2007, 13:05:35 »
Curioso. Qual seria o argumento que tornaria o "seu deus" mais plausível que qualquer outro?

Ele ser totalmente contrário ao deus Abraanico???? Ou em pelo menos 95% ???

Offline Miguel Ângelo

• Nível 01
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Março de 2007, 13:25:59 »
Não senhor! Entenda que a negação é feita sobre a afirmação de que deus existe. Seu raciocínio é falho por considerar que quem duvida é que tem que provar que 'não está sendo enganado'. Isso não tem cabimento.

Continuo discordando. Ao meu ver, não importa que posição você tome, o importante é ser bem fundamentada. Para fazer uma negação sobre uma afirmação você deve provar por A + B que ela é falsa, caso contrário, o que você defende não terá sustentação nenhuma. Vejo essa manobra como um subterfúgio para justificar a falácia de apelo à ignorância. Lembrando que nesse caso ("Deus não existe!"), você não está levantando uma dúvida, mas sim fazendo uma afirmação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!