Pessoal, se vocês quiserem ser ateístas, sejam…Uma coisa que também sou, apesar de não negar a existência de Deus (sou apenas "descrente em Deus").Mas pelo amor de Deus, vamos deixar de usar a ciência para justificar ateísmo.A existência (ou não-existência) de Deus é uma questão metafísica.Não estão sujeitas à investigação científica.Não se pode negar Deus utilizando as leis científicas do nosso Universo.Eu disse antes e repito:
Dizer que a existência de Deus é improvável porque viola as leis conhecidas?Bobagem.Sempre é possível imaginar qualquer "mundo possível", aonde diferentes leis físicas vigorem, aonde diferentes compostos e possibilidades químicas existam ou até mesmo que a matéria seja dispensável para a existência da inteligência.Vejamos alguns argumentos neste debate:
O objetivo da ciência é sempre tentar entender o que acontece na realidade — verdade objetiva, se preferir este termo — portanto tudo o que se alega existir no universo ou até fora dele deve ser possível ser expressado pela metodologia científica.
Toda a ciência se baseia na natureza observável no Espaço-Tempo.Qualquer coisa que existir fora dela, foge do escopo da ciência.A posição metodológica da ciência só admite os conhecimentos adquiridos pela razão e evita qualquer conclusão não demonstrada.Se admitirmos a possibilidade de um Deus nunca interagir com o nosso Universo (como os deístas pensam) e/ou ele seja uma entidade separada do espaço-tempo, então é totalmente inútil introduzir qualquer discussão científica sobre a existência de Deus.
Quando algo é mais complexo para ser explicado do que a nossa capacidade atual para tal, a ciência desenvolve teorias e testes para conseguir obter uma resposta satisfatória. A ciência se molda com o que existe na realidade.[/i]
Há um erro conceitual aqui.Ciência não se molda com o que existe na realidade, porque a ciência é a busca pela verdade e não algo que garante a verdade ou se molda através dela.Todas as teorias são conjecturas.Não importa quantas vezes o resultado concorde com uma teoria, não se pode ter certeza de que, da próxima vez o resultado não vá contradizê-la.Veja o caso da Teoria do Flogístico, Geocentrismo e outros paradigmas enterrados que outrora foram aceitos.Todas essas teorias se "moldavam com a realidade" ou simplesmente eram coerente com as observações?Se a primeira opção é válida, então o Geocentrismo já foi verdade.
Pegou? Ótimo. Agora, a crença em Deus pressupõe que:
- Existe um ser que criou o universo e tudo o que existe nele.
Até aqui, tudo bem.
- Esse ser interage com o universo
Isso é um completo absurdo.Não há absolutamente nenhuma razão que impeça que um Deus apenas desse início ao big-bang e esperasse tudo acontecer, seja porque ele seria um preguiçoso, seja porque seus poderes seriam limitados.
- Esse ser pode fazer qualquer coisa no universo.
Você está confundindo a definição da palavra "Deus" com a concepção das religiões monoteístas ocidentais sobre esta palavra.Deus vem da palavra grega "teo" que por si só pode significar não apenas um tipo específico de deus monoteísta, mas também qualquer tipo de divindade.O mero fato que Deus seja uma entidade cujos atributos estão acima das capacidades humanas, não implica que ele tem de ser, necessariamente, onipotente, onisciente, inifinitamente bondoso e/ou uma entidade que interage com o Universo.
- Esse ser sabe de tudo o que acontece no universo.
Idem a observação anterior.
- Esse ser é bondoso e se importa com o universo.
Idem a resposta anterior (só uma curiosidade:porque Deus não pode ser mal??????????)
- As ações desse ser no universo são os milagres.
Idem a resposta anterior.
- Esse ser quer que façamos coisas específicas no universo, senão ele nos manda para o inferno.
Idem a resposta anterior.
- Se fizermos o que ele manda, ele nos manda para o céu.
Idem a resposta anterior.
Agora me diz como isso não é presumir algo sobre a realidade? As pessoas estão botando Deus na realidade como se fosse algo natural ou óbvio. Como se fosse verdade. Por que isso não pode ser analisado cientificamente se está invadindo o campo da ciência?
Idem a resposta anterior.
A ciência diz com todas as letras o que ela observa no universo todo, desde partículas sub-atômicas até sua extensão e criação. Se não apareceu nenhum Deus na ciência e se ele não é levado em conta pra nada, só uma coisa pode estar acontecendo: ele não existe. O que pode ser mais simples que isso?
É uma bobagem acreditar que a ciência sabe de tudo.No século 19, as pessoas não conheciam a radiatividade, apesar de ela já existir.Baseado no seu raciocínio, a radiatividade não existia até o fim do século 19 .
Se apelo a ignorância é um argumento válido,então podemos utilizar a seguinte paródia:
"Os ateístas não podem fornecer evidências convicentes da não-existência de Deus. Portanto, Deus realmente existe/os ateístas estão errados ao não acreditarem nele."
A evidência da inexistência de deus (teísmo) é a lógica e a racionalidade. A conceituação de deus é contraditória.
Não vejo nada de contraditório com o conceito Deus.Contraditório com o quê?
Na astronomia temos a comoslogia como um de seus ramos e a teoria científica da origem do universo, o Big Bang, que refuta a convicção de deus como um criador.
Big Bang não é uma teoria sobre as origens cósmicas e sim uma teoria que descreve a evolução do Universo DEPOIS do evento que deu origem ao Universo.Nenhuma teoria sobre a origem do Universo ainda foi testada cientificamente.Coisa que já expliquei aqui:
../forum/topic=10200.0.html