Não sei, Luz. Me fica a sensação de que quem se desinteressa pelo conhecimento científico por tão pouco não estava muito interessado para começo de conversa.
É verdade, e justamente por isso, me preocupo tanto. É preciso que se faça do conhecimento científico algo que desperte o interesse das pessoas. Isso não vai ser feito atacando o que sabemos que elas tem em alta conta - o mais correto é deixar que façam por si mesmas, se elas acharem que devem.
Parece que chegamos no assunto do Deus das Lacunas - que aliás dá um bom verbete para nossa Wiki; a ciência pode não negar Deus, mas certamente tem mostrado que ele não é necessário para explicar muitas situações antes misteriosas.
Por que isso desmoralizaria a ciência junto a teístas, já acho mais díficil de entender.
Para situações antes misteriosas basta que haja a Ciência para explicá-las e não entendo o que isso tem a ver com a existência ou não de deus.
O que desmoraliza a Ciência junto a teístas é a alegação, que a explicação sobre as coisas, antes misteriosas, implica na inexistência de deus, o que não é verdade.
Deus continua não sendo uma questão científica. A Ciência para teístas, geralmente, é vista como uma ferramenta humana que serve para mostrar como deus fez todas as coisas. E seria muito bom que a maioria dos teístas, de fato, se interessassem por saber como as coisas funcionam, independente de acreditarem que existe um deus por traz de todas elas.
É prepotência desejar que as pessoas acreditem nas mesmas coisas que nós - e é o que mais criticamos nelas. A Ciência não precisa que o mundo seja materialista, precisa apenas que ele busque pelo conhecimento que existe - talvez ele se torne materialista depois, ou não, mas nunca antes disso.
É possível que estejamos certos, não sabemos, é possível que os teístas de alguma forma estejam certos, não importa. O que importa é o conhecimento, mais que as convicções - ou a convicção de um mundo com pessoas melhores informadas.
Em resumo, a idéia que se passa é que o ateísmo está incluído no pacote científico, mas é preciso que se diga que é um opcional.