Autor Tópico: Culinária Cetica - Receitas e Dicas  (Lida 162554 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Culinária Cetica - Receitas e Dicas
« Resposta #1525 Online: 02 de Julho de 2018, 00:10:50 »
:?: A ciência já sabe explicar por que batatas cozidas e assadas são boas independentemente da temperatura, enquanto que as fritas precisam estar ainda quentes?

https://www.livescience.com/56355-cold-french-fries-taste.html
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1526 Online: 02 de Julho de 2018, 01:43:17 »
Ah, essa ciência danada. Ainda bem que Deus nos deu a ciência para sabermos das coisas.

Mas ainda fica obscura a distinção entre as batatas fritas e as cozidas e assadas, talvez especialmente as assadas.

Talvez isso continue sendo um daqueles mistérios que não cabe ao homem compreender.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1527 Online: 17 de Julho de 2018, 20:44:19 »
Antes de sair para comprar mais uma frigideira-anti-aderente-só-para-fritar-ovo, resolvi consultar o santo google.

Para quem tem problemas com glúten, é só trocar a farinha por sal que deve ser colocado antes do óleo com a panela pré-aquecida. A farinha de trigo deixa uma casquinha crocante que é muito boa.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1528 Online: 17 de Julho de 2018, 20:56:17 »
Já experimentaram esses ovos fashion produzidos por galinhas poedeiras alimentadas com ração gourmet enriquecida com ômega-3 que parece que já saem etiquetados da galinha? São mais caros mas parecem aqueles ovos de galinha caipira criada no fundo de quintal da avó que conhece todas elas pelo nome. Eles possuem a casca mais dura do que os ovos comuns e não desmontam quando quebrados. O gosto é excelente. Muito bom.

Aí você pergunta....por que não comprar logo ovos de galinha caipira? Porque mass production de ovos de galinha caipira para atender supermercados só pode ser ovos de galinha-fake-caipira e são vendidos pelo mesmo preço ou são até mais caros.

Galinhas bem alimentadas produzem ovos de melhor qualidade e são mais felizes.

São?  :hein:
« Última modificação: 17 de Julho de 2018, 20:59:19 por Gigaview »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1529 Online: 17 de Julho de 2018, 21:55:53 »
Antes de sair para comprar mais uma frigideira-anti-aderente-só-para-fritar-ovo, resolvi consultar o santo google.

Para quem tem problemas com glúten, é só trocar a farinha por sal que deve ser colocado antes do óleo com a panela pré-aquecida. A farinha de trigo deixa uma casquinha crocante que é muito boa.

Talvez ajude usar azeite em spray em conjunto com a frigideira anti-aderente

https://www.shoptime.com.br/busca/spray-azeite

"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1530 Online: 17 de Julho de 2018, 23:47:41 »
APara quem tem problemas com glúten, é só trocar a farinha por sal que deve ser colocado antes do óleo com a panela pré-aquecida. A farinha de trigo deixa uma casquinha crocante que é muito boa.

Enquanto que quem tem problemas com pressão (muito mais comum e real do que a moda da alergia a glúten), é só trocar o sal por farinha.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1531 Online: 18 de Julho de 2018, 02:06:11 »
APara quem tem problemas com glúten, é só trocar a farinha por sal que deve ser colocado antes do óleo com a panela pré-aquecida. A farinha de trigo deixa uma casquinha crocante que é muito boa.

Enquanto que quem tem problemas com pressão (muito mais comum e real do que a moda da alergia a glúten), é só trocar o sal por farinha.

E quem tem hipertensão e é doente celiáco deve comprar uma frigideira anti-aderente e enfrentar os riscos do ácido perfluorooctanóico (se for de Teflon, é claro).

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1532 Online: 17 de Outubro de 2018, 01:17:34 »

Offline Bozo Mico

• Nível 02
  • *
« Resposta #1533 Online: 17 de Outubro de 2018, 01:20:55 »
MITO! MITO! DELÍCIA!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1534 Online: 27 de Outubro de 2018, 00:17:06 »
                                                                 Atoled Cow

2 quilos de Costela Gaúcha em pedaços de 8 x 8 cm em media

1 maço de salsa

1 maço de cebolinha

200 gramas de cebola

30 gramas de alho picadinho

10 gramas de tomilho

sal a gosto e água para o cozimento

1 quilo de mandioca cacau enxuta cortada em cubinhos de 3 x 3 cm em média

Sele bem os pedaços de costela por todos os lados numa chapa de ferro quente e reserve. Depois, numa panela grande o bastante coloque a mandioca, a carne, o tomilho e o alho e cubra com 2 cm de água acima. Deixe cozinhando por 2 horas em fogo médio sempre recompondo a água depois acrescente o sal e as cebolas cortadas à Juliana, e vá deixando a água evaporando até descobrir a mistura um pouco, sempre mexendo até tudo ficar no ponto.

Salsa e Cebolinha picadinhas por cima ao servir.

p. s. Na panela de ferro e fogão à lenha fica demais.

« Última modificação: 27 de Outubro de 2018, 00:19:43 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1535 Online: 27 de Outubro de 2018, 01:34:08 »
Recomendações profissionais:

1. Esqueça a chapa de ferro. Tempere as costelas com tomilho e alecrim e deixe na geladeira por 2 horas (não use sal). Seque bem as costelas com papel toalha, acrescente o sal, povilhe com farinha de trigo e sele na panela com um fio de azeite , óleo ou melhor ainda...um pouco de banha de porco. Evite mexer muito para fazer um fundo na panela. Reserve.

2. Ainda na panela quente refogue a cebola e o alho. Acrescente um pouco de bebida com álccol, nesse caso recomendo uma dose de cachaça para desmanchar o fundo feito pela carne. Acrescente os demais ingredientes e deixe cozinhar, de preferência com a panela tampada num forno.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #1536 Online: 27 de Outubro de 2018, 01:40:55 »
"Costela Gaúcha" é aquilo que chamamos de "Costela" aqui no RS?
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1537 Online: 27 de Outubro de 2018, 02:05:13 »
"Costela Gaúcha" é aquilo que chamamos de "Costela" aqui no RS?

Como gaúcho não entende de carne (isso é um mito), a entranha, a costela-janela, a costela três-ossos, e a ponta-de-peito é tudo costela.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1538 Online: 27 de Outubro de 2018, 03:38:08 »
Sou meio resistente à novidades, mas é só uma bobagem de teimoso acostumado com comida de roça. Comecei a domar a mim mesmo no sentido de experimentar variações, e estou tendo resultados animadores. Alecrim, por exemplo, que eu só aceitaria no pernil assado até há bem pouco tempo., agora vou explorar mais. Funcho, cominho, cogumelos, a tal da harmonização, pimentas diversas também.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #1539 Online: 27 de Outubro de 2018, 13:40:47 »
Como gaúcho não entende de carne (isso é um mito), a entranha, a costela-janela, a costela três-ossos, e a ponta-de-peito é tudo costela.
[...]
Qualquer povo que assa no espeto não entende nada de carne. Pergunte para os argentinos e uruguaios.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #1540 Online: 07 de Dezembro de 2018, 22:04:00 »
Tem uma coisa que eu percebi e queria perguntar se mais alguém aí já percebeu. Eu lembro que nos anos 90, as pizzas vinham com muito molho, o queijo derretido vinha "nadando" no molho. Hoje em dia percebo que as pizzas vem com uma miséria de molho, às vezes quase não tem. Mais alguém aí já percebeu isso?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1541 Online: 07 de Dezembro de 2018, 23:55:24 »
Tem uma coisa que eu percebi e queria perguntar se mais alguém aí já percebeu. Eu lembro que nos anos 90, as pizzas vinham com muito molho, o queijo derretido vinha "nadando" no molho. Hoje em dia percebo que as pizzas vem com uma miséria de molho, às vezes quase não tem. Mais alguém aí já percebeu isso?

Gosto de pizza com bastante molho. O problema é que ele deixa a massa úmida demais e se o forno não tiver uma temperatura alta com um bom lastro a massa fica crua  no centro da pizza e se deixar mais tempo para corrigir isso pode queimar ou ficar seca. Uma solução é pré-assar, que dá mais trabalho nas pizzarias e faz a pizza perder algumas características.

Num forno a lenha a temperatura pode chegar facilmente aos 350 graus C. Num forno a gás/elétrico dificilmente passa dos 220 graus C. Considerando que antigamente as boas pizzas eram feitas em forno a lenha, proibidos atualmente em várias cidades, fica fácil perceber a diferença.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1542 Online: 08 de Dezembro de 2018, 00:04:36 »
O padrão da Pizza Napolitana requer forno a 485 graus C com tempo de cozimento entre 60-90 segundos.

http://www.pizzanapoletana.org/public/pdf/disciplinare%202008%20UK.pdf

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1543 Online: 08 de Dezembro de 2018, 10:57:35 »
Estou querendo comprar panelas de titânio e/ou de cerâmica. Acho que resolvem a questão da pregação dos alimentos no fundo e 'aliviam' no desprendimento de resíduos.

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #1544 Online: 08 de Dezembro de 2018, 12:00:47 »

Gosto de pizza com bastante molho. O problema é que ele deixa a massa úmida demais e se o forno não tiver uma temperatura alta com um bom lastro a massa fica crua  no centro da pizza e se deixar mais tempo para corrigir isso pode queimar ou ficar seca. Uma solução é pré-assar, que dá mais trabalho nas pizzarias e faz a pizza perder algumas características.

Num forno a lenha a temperatura pode chegar facilmente aos 350 graus C. Num forno a gás/elétrico dificilmente passa dos 220 graus C. Considerando que antigamente as boas pizzas eram feitas em forno a lenha, proibidos atualmente em várias cidades, fica fácil perceber a diferença.

Entendi o motivo. Agora por curiosidade, por quê fornos a lenha são proibidos em várias cidades?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1545 Online: 08 de Dezembro de 2018, 23:06:10 »

Entendi o motivo. Agora por curiosidade, por quê fornos a lenha são proibidos em várias cidades?

Poluição é o principal motivo.

https://m.folha.uol.com.br/comida/2016/01/1729685-no-berco-da-pizza-restricao-ao-uso-da-lenha-causa-indignacao.shtml

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #1546 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 22:49:38 »
Ovo grudando na frigideira: gordura suficiente, quente o suficiente. Resolve o problema.

E quem tiver colesterol alto que desista de comer frito, come cozido mesmo.
Latebra optima insania est.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #1547 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 22:45:15 »
Finalmente consegui acertar a receita do pirogue estilo ucraíno.

Massa: 1kg trigo, 3 ovos, óleo, sal, água fria.

1. Reserve 1xic do trigo; misture o resto do trigo com os ovos, 2cs de óleo, sal. Adicione água aos poucos até ter uma mistura levemente grudenta. Evite amassar demais, isso endurece a massa.
2. Deixe a massa descansar por pelo menos meia hora.
3. Use o trigo reservado para passar na mesa e no rolo de macarrão. Separe bolinhas da massa, cubra-as com um pouco mais de trigo, e abra até virarem discos bem finos, com 15-20cm de diâmetro.
4. Ponha 1 ou 2cs do recheio [vide abaixo] em cada disco e dobre o pirogue. Aperte bem as bordas da massa para selar.
6. Ferva uma panela d'água e ferva os pirogues. Depois que subirem, deixe-os mais um pouco na água fervendo, para cozinhar bem. Transfira-os para uma travessa e unte-os com mais óleo.
7. Opcional: depois de fervidos, frite-os na manteiga.

Para servir: creme de leite azedo (ou creme fresco, se quiser) e molho de tomate.

Creme de leite azedo: abra uma caixa de creme de leite e coloque 1 colher de sopa de iogurte. Deixe de um dia para outro à temperatura ambiente, o creme vai azedar com as bactérias do iogurte e ficar espesso.

Recheio tradicional: 5 batatas médias, 250g de ricota, 1/2 cebola média, manteiga, sal, pimenta do reino, salsinha.

1. Cozinhe e descasque as batatas.
2. Pique a cebola miudinha e frite na manteiga, até ficar transparente. Desligue o fogo.
3. Amasse grosseiramente as batatas e desmonte/amasse a ricota.
4. Misture os três ingredientes e adicione os temperos.

Rendimento: umas 8 porções generosas, depende dos gordos.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #1548 Online: 09 de Abril de 2019, 04:40:12 »
La grande cuisine. Ingredientes: doizovo, sau, teco de óleo. Ferramentas necessárias: micro, garfs, tidjera.

Quebra ovo na tigela, coloca sal e umas gotas de óleo, fura a gema, põe no microondas por 15s, desliga, mexe gentilmente os ovos, repete até ficarem cozidos.

Não é apetitoso, mas mata a fome e demora menos de um minuto. Tipo a pasta de nutrientes do Matrix.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x