Tenho amigos que compraram e falam maravilhas mas ainda sou muito cético em relação aos resultados. É uma máquina enorme e cara para ficar usando só para "fritar" alguma coisa de vez em quando e já tenho fritadeira. Só faço o investimento se for para usar quase todo o dia.
A batata fica crocante? O sabor é bom?
A carne (bife) fica suculento com aquela cor bonita de grelhado?
Faz pastel? Tempura? Milaneza? Ovo (frito)?
Quanto tempo demora? Gasta muita energia?
Fácil de limpar?
Eu tenho usado todos os dias. De manha eu faço nela torradas ou pão de queijo. O pão de queijo leva um tempo muito menor pra ficar do jeito que eu gosto (entre 8-10 minutos).
Eu comprei batatas noisette (acho que é assim), ficaram excelentes. Onion rings, perfeito. Batata palha, excelentes também. A que ficou menos saborosa foi a palito, mas eu só fiz uma vez e vou tentar com algumas dicas do site que citei acima.
Eu fiz frango, peixe, costelinha de porco e um bifão de chã de dentro. Todos ficaram muito bons. O frango e a costelinha eu coloque em papel alumínio por cerca de 15min e depois deixei mais uns 10min pra corar. Quando fiz hotwings, eu empanei elas depois do tempo no papel alumínio. Ficou muito bom.
Pra ovo, minha esposa comprou um recipiente pequeno de cerâmica que eu tô usando. Eu gostei pra fazer ele mexido e pra fazer ele "frito". Ela usou pra fazer omelete e ficou bom.
Eu tô ainda pasmo é com os empanados. Cara, ficam muito bons. Eu só tomei esse cuidado do frango de antes deixar ele no alumínio, deixo ele dar uma esfriada e depois, empano. Não tentei pastel e nem tempurá.
O mais demorado que fiz foi a costelinha de porco. Levou 40min e ficou soltando do osso. É muito tranquilo de limpar. Eu achava que seria uma daquelas geringonças da polishop que você chora depois de cada uso e nunca mais quer nem ver, mas é fácil. Não gruda nada no cesto, o antiaderente é realmente antiaderente. O melhor é que depois que eu fiz peixe (em postas e empanado na farinha), achei que ficaria o cheiro, na lavada comum, saiu tudo.
Eu tô medindo a energia, não tem nenhum pico no uso, mas só vou saber quando chegar a conta do mês. Em outros sites eu vi gente dizendo que usa todo dia e não percebeu mudanças no valor da conta. Veremos.
Até onde eu percebi, é um forno de alta potência e que doura os alimentos. O que for mais gorduroso fica com um resultado idêntico do que é frito, o que não tem gordura, parece ter sido assado. Acho que alguns alimentos processados tendem a ficar ressecados por isso. Não têm muita umidade.
De toda forma, minha esposa tá feliz porque não tem mais que fazer fritura e eu acho que vai ser bom no longo prazo, já que comia fritura todo dia.