Autor Tópico: A vingança é algo válido?  (Lida 15509 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
A vingança é algo válido?
« Online: 05 de Março de 2007, 20:17:16 »
Olá amigos,

Gostaria de saber o seguinte: a vingança é algo válido? Ou seria só uma forma primitiva de satisfazer nossos instintos auto destrutivos? Devemos deixar que as pessoas nos machuquem impunemente? Ou devemos descer " O Pau" na hora certa? Não vou dar uma de moralista ou santinho, eu já me vinguei e me vingarei todas as vezes que puder, por que? Sei lá...Acho que me traz um pouco de satisfação :twisted: Mas não sou psicopata, gosto de me relacionar, ouvir, procurar um ponto em comum nas visões opostas das pessoas, mas tem hora que não dá, a pessoa te fere com ações duras e vou deixar prá lá? Bem, isso não é pra mim. Mas voltando ao assunto: Será a vingança um instrumento moralmente válido de ação? O que os colegas acham?

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: A vingança é algo válido?
« Resposta #1 Online: 05 de Março de 2007, 21:36:07 »
"A vigança nunca é plena, mata a alma e a envenena"

Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 05 de Março de 2007, 22:53:01 »
É um instinto de defesa. Só.

Acho que a maioria aqui não sairia dando murro na cara de qualquer um na rua em uma aposta por medo do troco.

Raphael

• Visitante
« Resposta #3 Online: 06 de Março de 2007, 03:20:42 »
Não.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Março de 2007, 13:53:39 »
Os thelemitas (thelemistas como queiram) dizem que deve-se retribuir tudo na mesma moeda.

Eriol

• Visitante
« Resposta #5 Online: 06 de Março de 2007, 14:33:41 »
a vingança é irracional dentro de um estado monopolizador da violência, e será punida como qualquer outra manifestação violenta dentro do corpo estatal, teoricamente. Se é justa ou não é uma questão particular de cada caso, e cai no nublado campo da moral.

Luz

• Visitante
« Resposta #6 Online: 06 de Março de 2007, 14:34:54 »
A vingança é uma das muitas formas de auto-destruição. Consome tempo e energia preciosos que poderiam ser gastos em sentimentos e atitudes mais úteis, para nós mesmos. Não vale o sacrifício!

O melhor antídoto que existe contra esse sentimento é recusar o mal que os outros têm a oferecer, na medida do possível, em vez de oferecer outro mal em troca.

Quando o objetivo de uma pessoa é nos atingir, seja como for, o melhor que podemos fazer é não dar esse poder ela. E o que é a vingança senão uma prova do poder que as pessoas têm sobre nós, nos fazendo consumir nosso precioso tempo e energia com elas?

:)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 06 de Março de 2007, 15:28:25 »
Os thelemitas (thelemistas como queiram) dizem que deve-se retribuir tudo na mesma moeda.

Thelemitas são suicidas predadores com vaidade desmedida.  Adoram chamar atenção sobre si e buscam confundir, chocar e causar discórdia para se divertir - porque é praticamente a única coisa que sabem fazer.

Nem eles levam a sério o que dizem, e nisso (e apenas nisso) devem ser imitados.

E vivem se infiltrando em tudo quanto é buraco para tentar tornar outras pessoas tão miseráveis quanto elas próprias são.

Você sabe disso, Night.  Por que citar uma referência podre?
« Última modificação: 06 de Março de 2007, 15:36:45 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #8 Online: 06 de Março de 2007, 16:26:50 »

Nossa! Que coisa mais triste! Pelo menos parte das "qualidades" de que você citou, Luis, a respeito dos thelemitas, se aplicam a grande parte das pessoas. E acho que a maioria nunca nem ouviu a expressão.  :?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #9 Online: 06 de Março de 2007, 16:36:57 »
As vezes, a vingança é a única forma de fazer justiça.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Março de 2007, 16:39:41 »
Minha opinião é parecida com a do Rodrigo. A vingança é irracional e sua validade é subjetiva demais para ser definida. O ato de vingança pode causar mais estrago e destruição do que o ato que a motivou. Meu antídoto? Estudo, filosofia e melhor compreensão do mundo e do próximo.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 06 de Março de 2007, 16:53:00 »

Nossa! Que coisa mais triste! Pelo menos parte das "qualidades" de que você citou, Luis, a respeito dos thelemitas, se aplicam a grande parte das pessoas. E acho que a maioria nunca nem ouviu a expressão.  :?

Isso não é coincidência; é ao apelar à ânsia destrutiva dos desesperados e medíocres que a Thelema de difunde.  Tem gente que gosta de ser escória se pelo menos tiver o consolo de confundir e abusar de outros.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 06 de Março de 2007, 17:06:27 »
Isso não é coincidência; é ao apelar à ânsia destrutiva dos desesperados e medíocres que a Thelema de difunde.  Tem gente que gosta de ser escória se pelo menos tiver o consolo de confundir e abusar de outros.

Pode ser que as pessoas gostem, mas as vezes, na maior parte das vezes até, acho que elas não sabem o que realmente são. Não sei, tenho a impressão que a nossa ignorância a respeito de nós mesmos é nossa maior ignorância. Por isso concordo com o Paulo César sobre a Filosofia.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #13 Online: 06 de Março de 2007, 17:09:38 »
A vingança é um sentimento que suga a vida da pessoa. A melhor resposta que encontrei para essa questão a li no livro O conde de Monte Cristo.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 06 de Março de 2007, 17:38:48 »
Boa referência, Quereu.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #15 Online: 06 de Março de 2007, 19:09:58 »
As vezes, a vingança é a única forma de fazer justiça.

E quando vingança é justiça ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 06 de Março de 2007, 19:48:06 »
Nos aglomerados ocorre um negócio interessante…

As facções rivais geralmente não se metem com a família uma da outra… são sagradas e estão totalmente fora do alcance… mas se por acaso alguém  mata um primo, irmão, tio, tia, mãe, pai de um lado, o outro chega devastando tudo, e aí começa, pai por pai, mãe por mãe, irmão por irmão, até que a facção fica tão sem forças pelos gastos com vingança (aumentam os riscos pros "empregados", aumentam os custos da segurança) que vem uma terceira e toma o ponto das duas com facilidade… E mesmo quando se mata o líder de uma, o que assume toma para si o dever da vingança…

Esse é um quadro de uma sociedade onde não há um Estado presente, em que o "olho por olho, dente por dente" é aplicado. E isso bem no meio das cidades, da "civilização" e bem nos dias de hoje…

Vingança é cara e complicada, não vale a pena… traz muita dor de cabeça e não vejo como pode gerar a tão buscada "justiça"...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Março de 2007, 19:52:38 »
E quando vingança é justiça ?
quando todos consentirem que vingança é justiça.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #18 Online: 06 de Março de 2007, 19:56:21 »
Depende da vingança, DiegoJaf. Algumas podem ser mais baratas. :D

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Março de 2007, 20:00:35 »

Thelemitas são suicidas predadores com vaidade desmedida.  Adoram chamar atenção sobre si e buscam confundir, chocar e causar discórdia para se divertir - porque é praticamente a única coisa que sabem fazer.

Nem eles levam a sério o que dizem, e nisso (e apenas nisso) devem ser imitados.

E vivem se infiltrando em tudo quanto é buraco para tentar tornar outras pessoas tão miseráveis quanto elas próprias são.

É Dantas… Você sabe disso melhor do que qualquer um, conviveu virtualmente com uma pessoa assim por um bom tempo…

Como você conseguiu?
« Última modificação: 06 de Março de 2007, 20:36:05 por Nightstalker »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 06 de Março de 2007, 20:02:49 »
Depende da vingança, DiegoJaf. Algumas podem ser mais baratas. :D

Como?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Março de 2007, 20:09:06 »

hm. nunca tinha ouvido a palavra.
http://en.wikipedia.org/wiki/Thelema
quer dizer que raul seixas era thelemita, então?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #22 Online: 06 de Março de 2007, 20:17:00 »
Como?
No exemplo que você deu, um integrante ofendido poderia usar a inteligência e se vingar de outro jeito. Ao invés de matar quem o ofendeu, ou algum parente deste, poderia fazer com que outra pessoa matasse ou fizesse parecer um acidente. Ou, em vez de matar, que fizesse outra coisa.

Uma imaginação maquiavélica pode conceber muitos tipos de vingança.
« Última modificação: 06 de Março de 2007, 20:19:07 por Worf »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #23 Online: 06 de Março de 2007, 20:20:59 »
Como?
No exemplo que você deu, um integrante ofendido poderia usar a inteligência e se vingar de outro jeito. Ao invés de matar quem o ofendeu, ou algum parente deste, poderia fazer com que outra pessoa matasse ou fizesse parecer um acidente. Ou, em vez de matar, que fizesse outra coisa.

Uma imaginação maquiavélica pode conceber muitos tipos de vingança.

Não é fácil assim...
Quando acontece, automaticamente começa uma guerra... um não espera o outro atacar... é mais tipo "Matei irmão de fulano, fudeu mesmo... vou ter que matar o resto..."

E você não tem noção de como as notícias e informações correm nesse mundo cara... é sem noção...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 06 de Março de 2007, 20:23:02 »
É Dantas… Você sabe disso melhor do que qualquer um, conviveu com uma pessoa assim por um bom tempo…

Como você conseguiu?

Estou muito longe de ser "melhor do que qualquer um" nesse campo; muita gente conhece o fedor desses picaretas, Night.

Eu levei um bom tempo para compreendê-lo, só isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!