Autor Tópico: A vingança é algo válido?  (Lida 15513 vezes)

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
Re: A vingança é algo válido?
« Resposta #100 Online: 16 de Março de 2007, 20:26:12 »
Eu meu ver em ambos você se vingou do Zé.

:grito:     :facada:     :tease:     :ordem2:      :saco:     :adeus:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #101 Online: 16 de Março de 2007, 20:58:48 »
Qual a base de que é mais "justo" receber indenização e machar o curriculo do Zé do que atirar um tijolo nele? A sociedade diz? O sistema de justiça é organizado dessa forma aqui, sendo que em outros partes do mundo ainda existe olho-por-olho?

Luz

• Visitante
« Resposta #102 Online: 16 de Março de 2007, 21:08:36 »
Qual a base de que é mais "justo" receber indenização e machar o curriculo do Zé do que atirar um tijolo nele? A sociedade diz? O sistema de justiça é organizado dessa forma aqui, sendo que em outros partes do mundo ainda existe olho-por-olho?

Tá, mas só dessa vez.  :lol:

É mais justo porque foi uma escolha do Zé, pois antes de cometer o ato ele conhecia as regras que o proibia, mas decidiu arcar com as consequências.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #103 Online: 17 de Março de 2007, 05:26:12 »
É tão difícil para o Zé imaginar que por levar uma discussão ao tapa ele pode levar um tijolo na cara outro dia? Aliás, da mesma forma que não havia escrito em papel exatamente o que iria acontecer, o mesmo não vale para um tribunal onde se discute a pena?

Então quer dizer que é justo olho-por-olho, já que algumas sociedades tem essa regra escrita?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #104 Online: 17 de Março de 2007, 07:30:19 »
Verdade, Luz. E o que mais me preocupa é ver tanta gente jovem e inteligente por aqui com este tipo de atitude belicosa, infelizmente.

Livrar-se do rancor e do ódio é o melhor caminho para a felicidade plena. Não há nada mais prazeroso do que fazer o bem. E isto é muito mais científico e comprovado do que muitos imaginam por aqui.  :D

Deixa eu ver se entendi..  O cara chega e te mete um soco no olho.. você pega sai correndo e fica feliz por não ter dado um soco nele ?

Tenho minhas duvidas de que você seja assim...

Eu só ficaria feliz quando eu o deixa-se com os dois olhos roxos e sem um dente.
Não deseje.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #105 Online: 17 de Março de 2007, 07:47:09 »
Verdade, Luz. E o que mais me preocupa é ver tanta gente jovem e inteligente por aqui com este tipo de atitude belicosa, infelizmente.

Livrar-se do rancor e do ódio é o melhor caminho para a felicidade plena. Não há nada mais prazeroso do que fazer o bem. E isto é muito mais científico e comprovado do que muitos imaginam por aqui.  :D

Deixa eu ver se entendi…  O cara chega e te mete um soco no olho… você pega sai correndo e fica feliz por não ter dado um soco nele ?

Tenho minhas duvidas de que você seja assim…

Eu só ficaria feliz quando eu o deixa-se com os dois olhos roxos e sem um dente.

Então aproveite bem a vida, porque esse tipo de atitude não leva a uma vida longa.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #106 Online: 17 de Março de 2007, 10:38:40 »
É tão difícil para o Zé imaginar que por levar uma discussão ao tapa ele pode levar um tijolo na cara outro dia? Aliás, da mesma forma que não havia escrito em papel exatamente o que iria acontecer, o mesmo não vale para um tribunal onde se discute a pena?

Então quer dizer que é justo olho-por-olho, já que algumas sociedades tem essa regra escrita?

Foxes, tente entender o teor dos conceitos. A justiça é uma característica da civilização. Na formação das sociedades humanas estabelecidas é preciso haver regras que se apliquem a todos, mas como não há garantias que todos as cumprirão, estipula-se a pena para os infratores. Sem a justiça, desde a mais rudimentar, o homem vive em estado natural - o que vigora é a vingança e a violência.

A partir da justiça o raciocínio passa a imperar, porque o homem conhece as regras e as consequências de suas infrações e pensa antes de agir ou arca com as consequências de seus atos, levando todos os outros a pensar.

Como falei a justiça não é perfeita, mas ela é maleável, evoluindo conforme evolui as sociedades ou conforme as suas necessidades. Quanto menos o raciocínio impera sobre a compulsividade em uma sociedade, mas falha costuma ser sua justiça, porque ela reflete o que é a própria sociedade.

O raciocínio leva o homem a pensar sobre si mesmo, leva a construção da moral e da ética, leva a filosofia, a política, a ciência. Quanto mais o raciocínio predomina em um homem, menos a compulsividade que leva a vingança e a violência encontram espaço.

O raciocínio leva o homem a descobrir quais são os melhores sentimentos, e consequentemente as melhores atitudes, fazendo o que é nocivo perder espaço. O homem não pode dar contra dos atos dos outros contra ele, mas não vê sentido em ser igual aos outros, por isso recorre a justiça. Se os outros agem por compulsividade, esse homem pensa e por isso não age como os outros. É a evolução do raciocínio mesmo, da inteligência, que diferencia o homem bárbaro do civilizado.

Enquanto a vingança pretende prejudicar, causar dano e violência, movida por um sentimento compulsivo a justiça pretende resolver o problema através do raciocínio.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #107 Online: 17 de Março de 2007, 12:05:26 »
Luz, num caso de agressão, qual seria o mais correto dentro dessa sua perspectiva?

Peço que use de exemplo um homen batendo em mulher e briga entre dois homens.

Luz

• Visitante
« Resposta #108 Online: 17 de Março de 2007, 13:03:49 »
Luz, num caso de agressão, qual seria o mais correto dentro dessa sua perspectiva?

Peço que use de exemplo um homen batendo em mulher e briga entre dois homens.

Pois bem. No caso de um homem batendo numa mulher, seria até bobagem ela reagir a agressão porque o homem é mais forte. Ela deve tentar se esquivar e fugir da agressão.

No caso de uma briga entre dois homens, o agredido deve tentar neutralizar o agressor caso seja mais forte e se esquivar, caso seja mais fraco.

Em ambos os casos o agredido deve denunciar o agressor para que esse seja impedido de cometer a agressão novamente e para que esse tenha consciência que todas as vezes que quebrar as regras terá que arcar com as consequências de seus atos.

Bom, pode ocorrer ainda de haver acordo entre as partes. Agredidos e agressores podem se entender sem a necessidade de levar o caso a justiça civil ou simplesmente evitarem o contato para que a agressão não volte a ocorrer.

Contudo a denúncia é uma forma que o agredido tem de proteger a sociedade do agressor, evitando que ele possa vir cometer o mesmo ato com outras pessoas.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #109 Online: 17 de Março de 2007, 14:19:05 »
Dentro da situação
Por ser mais fraco, eu me esquivei e fugi, mas somente após receber alguns golpes. Então, perdi minha integridade física, minha integridade psicológica(fiquei abalado com tudo aquilo) e minha reputação.

Vou até a delegacia e relato o acontecido fazendo o BO e tudo mais. Quais são as tais consequências com as quais o agressor irá arcar?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #110 Online: 17 de Março de 2007, 16:05:24 »
Dentro da situação
Por ser mais fraco, eu me esquivei e fugi, mas somente após receber alguns golpes. Então, perdi minha integridade física, minha integridade psicológica(fiquei abalado com tudo aquilo) e minha reputação.

Vou até a delegacia e relato o acontecido fazendo o BO e tudo mais. Quais são as tais consequências com as quais o agressor irá arcar?

Danos morais, materiais, processo criminal...

Mas cara, não se vingar não é sinônimo de não se defender... Se alguém está te batendo, não tem porque você não reagir... não é vingança, é legítima defesa... proporcional a agressão e somente o suficiente para fazer cessar...

Vingança é esse cara te bater, você ir em casa, pegar seu 38, voltar e dar 6 tiros na cabeça do sujeito...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #111 Online: 17 de Março de 2007, 17:23:34 »
Em ambos os casos o agredido deve denunciar o agressor para que esse seja impedido de cometer a agressão novamente e para que esse tenha consciência que todas as vezes que quebrar as regras terá que arcar com as consequências de seus atos.
Contudo a denúncia é uma forma que o agredido tem de proteger a sociedade do agressor, evitando que ele possa vir cometer o mesmo ato com outras pessoas.
Continua a não ver a diferença disso para uma vingança.
Ainda não entendo porque da insistência de que a justiça realmente impede que ele repita o crime e a vingança não.
Danos morais, materiais, processo criminal…

Mas cara, não se vingar não é sinônimo de não se defender… Se alguém está te batendo, não tem porque você não reagir… não é vingança, é legítima defesa… proporcional a agressão e somente o suficiente para fazer cessar…

Vingança é esse cara te bater, você ir em casa, pegar seu 38, voltar e dar 6 tiros na cabeça do sujeito…
É impressão minha, ou você resume "vingança" somente e unicamente a agressões físicas muito graves?

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #112 Online: 17 de Março de 2007, 17:44:30 »
Obrigado, Luis ! Já esgotei meus argumentos neste assunto... :rendo:
Vou meditar e ouvir meus mantras agora... :music:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #113 Online: 17 de Março de 2007, 17:52:32 »
É impressão minha, ou você resume "vingança" somente e unicamente a agressões físicas muito graves?

Se o cara quer se vingar, suponho que ele vá querer fazer a coisa direito... :P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #114 Online: 17 de Março de 2007, 18:28:31 »
Se um homem me agride, ele atenta contra minha vida, ou para os mais otimistas, ele demonstra potência de atentar contra minha vida e ímpeto para tal.

Eu não vou atentar contra a vida de outra pessoa, ou mesmo me defender dela a menos que eu me veja em pleno direito de impossibilita-la de tirar minha vida ou de influenciar alguém a tirá-la.

Partindo do meu ponto de vista, como devo reagir frente a uma agressão?
« Última modificação: 17 de Março de 2007, 18:30:53 por Tarcísio »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #115 Online: 17 de Março de 2007, 19:56:00 »

Se o cara quer se vingar, suponho que ele vá querer fazer a coisa direito… :P
Quando eu era criança e levava empurrão, eu empurrava de volta, mas não esfaqueava ninguém...

Raphael

• Visitante
« Resposta #116 Online: 18 de Março de 2007, 04:36:19 »
Vocês acreditam que isso seja genético?

Estava a ler um artigo de Sagan que falava sobre isso. Os caçadores de segunda-feira a noite, em Bilhões e Bilhões. Quem quiser se interessar, leia.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #117 Online: 18 de Março de 2007, 07:43:56 »
Vocês acreditam que isso seja genético?

Estava a ler um artigo de Sagan que falava sobre isso. Os caçadores de segunda-feira a noite, em Bilhões e Bilhões. Quem quiser se interessar, leia.

Ótimo livro.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #118 Online: 18 de Março de 2007, 11:12:30 »

Você tem pernas, use-as...
Depois, chama a polícia, você está sendo ameaçado e isso é crime...

E no caso de pensar que é covardia fugir, considere como uma retirada tática... :lol:

rizk

• Visitante
« Resposta #119 Online: 18 de Março de 2007, 18:26:26 »
Eu cá acho que só entra na justiça quem não tem os COJONES.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #120 Online: 18 de Março de 2007, 19:37:38 »
E por acaso há algum motivo por que todos deveriam ter tais "cojones"? :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #121 Online: 18 de Março de 2007, 19:42:35 »

Você tem pernas, use-as…
Depois, chama a polícia, você está sendo ameaçado e isso é crime…
Quer resolver tudo sozinho, é? O Tarcisio foge e o nosso ilustrissimo senhor moderador aparece para pegar os bandidos. :lol:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #122 Online: 18 de Março de 2007, 19:47:30 »
E as retaliações ecônomicas entres os países? Uma vingança válida?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #123 Online: 18 de Março de 2007, 19:50:15 »
E as retaliações ecônomicas entres os países? Uma vingança válida?
Na verdade não é uma vingança, é uma técnica de coerção, pra que da próxima vez o país "retaliado" concorde com o ponto de vista de quem "retaliou".
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #124 Online: 18 de Março de 2007, 20:03:24 »

Você tem pernas, use-as…
Depois, chama a polícia, você está sendo ameaçado e isso é crime…
Quer resolver tudo sozinho, é? O Tarcisio foge e o nosso ilustrissimo senhor moderador aparece para pegar os bandidos. :lol:

Em teoria, eu sempre vou ter supremacia de força na hora que precisar... :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!