E quando ela é feita por impulso, por exemplo, de acordo com a situação?
A vingança é sempre feita por impulso. Não existe componente racional nela, pois a vingança por si só não aufere nenhum benefício prático ao indivíduo que a pratica nem à sociedade.
Satisfasão pessoal? Porque o ser humano tem esse comportamento?
Imagino que devido a evolução viramos vingativos, e a vingança servindo como um tipo de lei, de punição.
Os seres humanos experimentam diversos tipos de sentimento, bons e ruim. Amam, odeiam, invejam, admiram, etc...
Sentimentos não se explicam, se sentem. Não são coisas racionais.
Eu já me vinguei, já odiei, já invejei. E hoje concluo que todas estas atitudes nunca me trouxeram nada de bom ou produtivo. Não sou um monge budista e estou muito longe de ser uma pessoa boa e evoluída, mas analisando como cético, a minha experiência demonstrou que sentimentos ruins só geram coisas ruins de volta ( e isto não tem nada de cármico ou metafísico ). É fato.
Se alguém te causou um dano, a vingança não trará nenhum tipo de compensação palpável. Teu carro continuará amassado mesmo que você desça e chute a porta do cara que bateu em você. Você bater no cara que bateu no teu irmão não curará as dores de ninguém. Ao contrário, só fará aumentá-las, quer você seja bem sucedido na sua vingança, quer não.
A vingança é inútil. Devemos recorrer aos organismos que a sociedade desenvolveu para tentar reger a vida das pessoas. São somente os códigos de conduta e punição que podem ter algum efeito prático para reparar um dado ou evitar que este escorra. Isto chama-se civilização. O resto é barbárie.
Porque não me vingar de alguém que me fez mal ? porque eu não faria ?
Devolvo na mesma moeda…
E depois de devolver na mesma moeda, além da satisfação pessoal em reduzir o seu oponente à mesma situação ( ou pior, preferencialmente ) à qual ele te causou...o que é que sobra de benefício prático ?
Uma coisa é atacar alguém para auto-preservação ou para evitar um dano iminente. Outra completamente diferente é revidar pelo simples prazer de não se sentir ofendido. A Lei do Talião é irracional e valia nos primóridios da humanidade, quando somente a força contava. Hoje em dia acredito em maneiras socialmente mais evoluídas de dirimir conflitos.
É claro que soa ingênuo este tipo de colocação, pois a lei do mais forte sempre valeu e continuará valendo. E é muito provável que em um dia ruim eu xingue de volta alguém no trânsito. Mas uma atitude intempestiva e errada minha ou de quem for não valida a teoria da vingança. Pelo contrário, apenas reforça sua irracionalidade.
Vocês podem me achar meio bobinho, tudo bem. Tenho 38 anos e já aprendi algumas coisas na vida. Uma delas é que violência só gera mais violência. A maioria de vocês que defendem a vingança, a pena de morte e respondem agressivamente nos fóruns são pessoas mais jovens. Esta impetuosidade é natural da falta de vivência prática, de achar que tudo se resolve na base da força ou da imposição. Lamentavelmente o nosso ritmo de vida exige uma certa dose de agressividade para sobreviver no dia a dia. Mas nem por isso eu serei conivente com isto, ajudando a perpetuar um comportamento humano auto-destrutivo. Ingênuo ou não, me sinto melhor assim. Ainda admiro mais o Gandhi do que o Churchill, apesar de ambos terem dado sua contribuição à humanidade.
Abraço