Autor Tópico: A vingança é algo válido?  (Lida 15511 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: A vingança é algo válido?
« Resposta #50 Online: 09 de Março de 2007, 00:06:56 »
hm, não sei. o que é justo não tem necessariamente de ter conseqüências práticas desejáveis, por que teria?

Por definição, o que é justo é o mais desejável dentre as possibilidades alcançáveis; pode até mesmo acontecer do que é justo ser indesejável, mas só se as alternativas foram ainda piores.
A punição ou troco tem como objetivo de evitar má ações futuras. Logo a vingança é justa.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 09 de Março de 2007, 00:13:18 »
hm, não sei. o que é justo não tem necessariamente de ter conseqüências práticas desejáveis, por que teria?

Por definição, o que é justo é o mais desejável dentre as possibilidades alcançáveis; pode até mesmo acontecer do que é justo ser indesejável, mas só se as alternativas foram ainda piores.
por definição de quem?

O Direito tem pelo menos a intenção (ideal) de servir à justiça e ajudar a estabelecê-la.

de acordo. note que isso não contradiz o que eu disse.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 09 de Março de 2007, 13:05:04 »

A punição ou troco tem como objetivo de evitar má ações futuras. Logo a vingança é justa.

Não, Foxes; isso só será verdade quando o resultado (e não apenas o objetivo) de fato consiga evitar dano futuro.

Além do que, vingança é vingança; se a motivação é a punição e não a prevenção ou cura, ela fatalmente acabará por contaminar os resultados da intervenção.
« Última modificação: 09 de Março de 2007, 13:09:13 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #53 Online: 09 de Março de 2007, 13:53:38 »
Foxes, Luis, como assim evitar danos futuros? A vingança não é um ato retroativo?
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 09 de Março de 2007, 14:06:47 »
Esse é o ponto, Paulo; vingança é voltada ao passado, e justiça, ao futuro. 

Pode acontecer de ditarem o mesmo rumo, mas não é esse o caso geral.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #55 Online: 10 de Março de 2007, 02:30:38 »
A vingança evita que os atos maus se repitam.

Raphael

• Visitante
« Resposta #56 Online: 10 de Março de 2007, 03:59:55 »

Dê-me um exemplo por favor.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 10 de Março de 2007, 09:00:29 »

Historicamente, vingança é muito mais capaz de incitar novos atos maus do que de preveni-los.  Veja por exemplo o que acontece entre israelenses e palestinos pelo menos desde o atentado da Olimpíada de Munique.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #58 Online: 10 de Março de 2007, 12:01:55 »
você pretende, então, que haja uma 'justiça absoluta'?

Não, não disse isso. cada povo em cada época tem um conjunto de leis.

A diferença é que sem acusação formal, provas, sem julgamento, sem direito à defesa, é vingança. Pode ser por um grupo de pessoas, ou como usualmente é, pelo perjudicado. Um linchamento é um ato de vingança. Podem linchar um homem que acaba de molestar uma criança ? Sim, mas nõa será justiça. E se o pessoal, viu errado, e o verdadeiro malfeitor fugiu ?

Sem julgamento, sem provas, é vingança. E só procura a retaliação, o castigo ou eliminação do indivíduo para que nunca mais aconteça o que aconteceu.

Mas o problema é a questão da honra: a familia X mata o filho da familia Y porque mataram seu primo, então a famlia Y mata outro irmão, e assim a briga nunca acaba. E isso também é vingança.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Luz

• Visitante
« Resposta #59 Online: 10 de Março de 2007, 12:08:41 »

Historicamente, vingança é muito mais capaz de incitar novos atos maus do que de preveni-los.  Veja por exemplo o que acontece entre israelenses e palestinos pelo menos desde o atentado da Olimpíada de Munique.

Desde que o Estado de Israel foi fundado, na verdade.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #60 Online: 10 de Março de 2007, 12:22:51 »

Certo. Mas a condenação de criminosos, os policiais não tem como objetivo, em termos pessoais do porque seguem os criminosos, de "vingar os familiares"? Até hoje, em todo documentário sempre percebi essa mentalidade dos investigadores.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #61 Online: 10 de Março de 2007, 13:48:12 »

A vingança faz com que maus atos se perpetuem "ad infinitum".
Vingança é barbárie. Não tem nada a ver com justiça, pois seu objetivo não é de reparação nem prevenção do dano, mas apenas de satisfação pessoal.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 10 de Março de 2007, 13:56:56 »
As vezes, a vingança é a única forma de fazer justiça.
Bom, não sei ao certo, mas há casos e há casos...  :hihi:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 10 de Março de 2007, 14:03:59 »

Vingança é barbárie. Não tem nada a ver com justiça, pois seu objetivo não é de reparação nem prevenção do dano, mas apenas de satisfação pessoal.
E quando ela é feita por impulso, por exemplo, de acordo com a situação? Eu acho muito difícil conceituar atitudes humanas e esses serem resumidas por palavras ou pequenas frases... é o que eu acho. O campo é muiiiiito diverso.  :hihi:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #64 Online: 10 de Março de 2007, 16:51:41 »

Satisfasão pessoal? Porque o ser humano tem esse comportamento?
Imagino que devido a evolução viramos vingativos, e a vingança servindo como um tipo de lei, de punição.
« Última modificação: 10 de Março de 2007, 16:53:49 por Ilovefoxes »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #65 Online: 10 de Março de 2007, 23:23:54 »
Porque não me vingar de alguém que me fez mal ? porque eu não faria ?

Devolvo na mesma moeda...
Não deseje.

Raphael

• Visitante
« Resposta #66 Online: 11 de Março de 2007, 01:24:45 »

Devolvo na mesma moeda…

Já leu sobre Gandhi?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #67 Online: 11 de Março de 2007, 10:24:25 »

Devolvo na mesma moeda…

E com isso dá ao seu desafeto o direito moral de insistir nessa dança.  Não há problema nenhum, exceto pela natureza destrutiva e auto-destrutiva dessa opção.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #68 Online: 12 de Março de 2007, 13:52:09 »
E quando ela é feita por impulso, por exemplo, de acordo com a situação?

A vingança é sempre feita por impulso. Não existe componente racional nela, pois a vingança por si só não aufere nenhum benefício prático ao indivíduo que a pratica nem à sociedade.

Satisfasão pessoal? Porque o ser humano tem esse comportamento?
Imagino que devido a evolução viramos vingativos, e a vingança servindo como um tipo de lei, de punição.

Os seres humanos experimentam diversos tipos de sentimento, bons e ruim. Amam, odeiam, invejam, admiram, etc...
Sentimentos não se explicam, se sentem. Não são coisas racionais.

Eu já me vinguei, já odiei, já invejei. E hoje concluo que todas estas atitudes nunca me trouxeram nada de bom ou produtivo. Não sou um monge budista e estou muito longe de ser uma pessoa boa e evoluída, mas analisando como cético, a minha experiência demonstrou que sentimentos ruins só geram coisas ruins de volta ( e isto não tem nada de cármico ou metafísico ). É fato.

Se alguém te causou um dano, a vingança não trará nenhum tipo de compensação palpável. Teu carro continuará amassado mesmo que você desça e chute a porta do cara que bateu em você. Você bater no cara que bateu no teu irmão não curará as dores de ninguém. Ao contrário, só fará aumentá-las, quer você seja bem sucedido na sua vingança, quer não.

A vingança é inútil. Devemos recorrer aos organismos que a sociedade desenvolveu para tentar reger a vida das pessoas. São somente os códigos de conduta e punição que podem ter algum efeito prático para reparar um dado ou evitar que este escorra. Isto chama-se civilização. O resto é barbárie.

Devolvo na mesma moeda…

E depois de devolver na mesma moeda, além da satisfação pessoal em reduzir o seu oponente à mesma situação ( ou pior, preferencialmente ) à qual ele te causou...o que é que sobra de benefício prático ?

Uma coisa é atacar alguém para auto-preservação ou para evitar um dano iminente. Outra completamente diferente é revidar pelo simples prazer de não se sentir ofendido. A Lei do Talião é irracional e valia nos primóridios da humanidade, quando somente a força contava. Hoje em dia acredito em maneiras socialmente mais evoluídas de dirimir conflitos.

É claro que soa ingênuo este tipo de colocação, pois a lei do mais forte sempre valeu e continuará valendo. E é muito provável que em um dia ruim eu xingue de volta alguém no trânsito. Mas uma atitude intempestiva e errada minha ou de quem for não valida a teoria da vingança. Pelo contrário, apenas reforça sua irracionalidade.

Vocês podem me achar meio bobinho, tudo bem. Tenho 38 anos e já aprendi algumas coisas na vida. Uma delas é que violência só gera mais violência. A maioria de vocês que defendem a vingança, a pena de morte e respondem agressivamente nos fóruns são pessoas mais jovens. Esta impetuosidade é natural da falta de vivência prática, de achar que tudo se resolve na base da força ou da imposição. Lamentavelmente o nosso ritmo de vida exige uma certa dose de agressividade para sobreviver no dia a dia. Mas nem por isso eu serei conivente com isto, ajudando a perpetuar um comportamento humano auto-destrutivo. Ingênuo ou não, me sinto melhor assim. Ainda admiro mais o Gandhi do que o Churchill, apesar de ambos terem dado sua contribuição à humanidade.

Abraço
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Luz

• Visitante
« Resposta #69 Online: 12 de Março de 2007, 14:52:42 »

Isso não é ingenuidade, Fred. Ao contrário - isso é experiência. Não basta saber como as coisas devem ser na teoria, se na prática elas não nos ajudam.

Se existe o sentimento de vingança é porque algo está errado e é preciso descobrir o que é para desfazer esse sentimento.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #70 Online: 12 de Março de 2007, 18:57:41 »
Verdade, Luz. E o que mais me preocupa é ver tanta gente jovem e inteligente por aqui com este tipo de atitude belicosa, infelizmente.

Livrar-se do rancor e do ódio é o melhor caminho para a felicidade plena. Não há nada mais prazeroso do que fazer o bem. E isto é muito mais científico e comprovado do que muitos imaginam por aqui.  :D

Luz

• Visitante
« Resposta #71 Online: 12 de Março de 2007, 19:00:52 »
Verdade, Luz. E o que mais me preocupa é ver tanta gente jovem e inteligente por aqui com este tipo de atitude belicosa, infelizmente.

Livrar-se do rancor e do ódio é o melhor caminho para a felicidade plena. Não há nada mais prazeroso do que fazer o bem. E isto é muito mais científico e comprovado do que muitos imaginam por aqui.  :D

Eu acredito religiosamente nisso: o altruísmo é o mais egoísta dos sentimentos!  :)

Raphael

• Visitante
« Resposta #72 Online: 13 de Março de 2007, 02:12:53 »
Eu acredito religiosamente nisso: o altruísmo é o mais egoísta dos sentimentos!

"Uma imagem diz mais que mil palavras"

:(

Abraços.

Luz

• Visitante
« Resposta #73 Online: 13 de Março de 2007, 20:10:40 »
Eu acredito religiosamente nisso: o altruísmo é o mais egoísta dos sentimentos!

"Uma imagem diz mais que mil palavras"

:(

Abraços.

Pense sobre as palavras do Fred, Raphael - livrar-se do rancor e do ódio é o melhor caminho para a felicidade plena. Não há nada mais prazeroso do que fazer o bem.

Não seria o mais prazeroso e a felicidade plena aquilo que mais almejamos?

Livrar-se do rancor e do ódio para fazer o bem é altruísmo - o melhor caminho para aquilo que mais almejamos.

:)

Raphael

• Visitante
« Resposta #74 Online: 14 de Março de 2007, 04:32:35 »
Olá Luz. :abraco:

Pense sobre as palavras do Fred, Raphael - livrar-se do rancor e do ódio é o melhor caminho para a felicidade plena. Não há nada mais prazeroso do que fazer o bem.

Não seria o mais prazeroso e a felicidade plena aquilo que mais almejamos?

Livrar-se do rancor e do ódio para fazer o bem é altruísmo - o melhor caminho para aquilo que mais almejamos.

Mas Luz, acho que tem alguém confuso aqui, e acho que sou eu.

Altruísmo não é isso?: Altruísmo do Fr. altruisme s. m., disposição para se interessar e dedicar ao próximo; amor ao próximo; abnegação; filantropia.

Fonte - http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

Não entendi quando você diz que o altruísmo é um sentimento egoísta, pois, por definição, ele é justamente o contrário.

:tchau:
« Última modificação: 14 de Março de 2007, 05:25:47 por Raphael »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!