Mas a vingança não seria o meio "primitivo" de justiça/lei/o que for?
É o que estamos tentando te mostrar. É obvio que sim...a vingança é mais primitiva que a Lei !
Todas as penas são perpétuas? Senão, qual a utilidade de resolver os problemas retirando os transgressores se é temporário?
Quer dizer que uma pena só cumpre a sua função se for perpétua ? O cara que rouba um relógio deve ser trancado para sempre na prisão para nunca mais correr o risco de roubar outro relógio...
Os criminosos saem felizes da prisão? E os muitos casos dos que voltam piores querendo se vingar da sociedade? O meio legal não acaba no mesmo dilema da vingança que se repete?
E quem falou que prisão é lugar alegre e feliz ? Se o sistema judiciário brasileiro é ruim, nada tem a ver com a questão da vingança. Na Áustria existem presídios melhores que muito hotel 3 estrelas por aqui. O sistem legal não é vingativo, Foxes !! As regras já estão previamente determinadas para quem cometer o crime. Elas não são feitas após o crime cometido, como no caso da vingança. O criminoso tem a liberalidade de escolher cometer o crime ou não, mas a consequência ele já sabe. É tão difícil assim de entender ?!
E de todo caso seus exemplos foram péssimos: mulheres adúlteras só se considerar a religião como verdade.
No mundo islâmico o Corão é a Lei Máxima, tal qual o nosso Código Penal ou Constituição. Os exemplos foram para ilustrar a barbárie da vingança, ainda que sob a proteção de um Estado não laico.
Ladrões tem uma excelente situação social na maioria dos casos?
Não entendi o contexto desta afirmação. O que isto tem a ver com a discussão ?
Eu não vejo tanta diferença entre vingança e a lei "civilizada" que temos, tirando que ao invés de usarmos olho-por-olho é olho por anos na cadeia.
Foxes, gosto de você, mas me surpreende a dificuldade em absorver determinados conceitos. Você está parecendo o Erivelton...a gente explica, explica, explica...e continua no mesmo raciocínio circular...
Olha só...você não precisa concordar comigo...mas precisa entender a diferença entre dois conceitos totalmente distintos que são "pena legal" e "vingança"...
Você por acaso mora em Anapu ( PA ) e é vizinho do Fogoió ? Porque lá quase todo mundo pensa como você...
E você deve de achar que os condenados saem mansinhos da prisão? Se não são os mais fracos que vencem, porque geralmente os de classe mais baixa são condenados mais facilmente?
Esta é outra questão, Foxes ! Você usa a fragilidade do sistema prisional brasileiro para justificar uma discussão de cunho ético e de civilidade que transcende fronteiras. Não estamos discutindo sistema prisional, mas sim a legitimidade da vingança como agente de harmonia social.
Quer dizer que se estivéssemos falando de vingança na Suíça você pensaria diferente ?
Como disse, as penas não são sempre perpétuas, logo não é válido.
Brilhante !Tranquemos todo mundo na prisão e joguemos a chave fora ! Pronto...resolvida a questão da criminalidade, Foxes ! O Lula deveria ter colocado você no lugar do Celso Bastos...
Qual a diferença de justiça de vingança? Acho que isso já foi discutido no fórum, alguma conclusão boa saiu?
Ai, meu Deus...
O Erivelton passou um vírus pra você pelo computador...
Quantos países hoje no mundo usam o sistema de presídios como penas? A prisão é um mar-de-rosas, total respeito a vida humana? Não há violência, tortura psicológica e física nem outras atrocidades ao ser humano?
Se dentro de uma prisão supervisionada pelo Estado, com regras rígidas, com um sistema Judiciário julgando e com um ordenamento repressivo ( polícia ) na rua já temos tantos problemas...imagina se ficasse a critério de cada um na rua fazer a sua própria justiça...voltaríamos à Idade Média, cada um com sua espada, seu escudo e sua caldeira de água fervendo no telhado...
Foxes, meu amigo. O post da Luz imediatamente acima resume a conversa para mim. Não tenho mais nada a acrescentar. Se mesmo assim ainda não entendeu a diferença entre "justiça" e "vingança"...eu desisto. Enquanto você não conseguir distinguir entre um e outro, é o mesmo que tentar mostrar para um crente de que leis da física são diferentes das leis da Bíblia
E te dou uma bela dica de filme..."Abril Despedaçado", do Walter Salles ! Assiste e depois me conta o que achou...
Abraço