Autor Tópico: Ateísmo dogmático  (Lida 17152 vezes)

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
Re: Ateísmo dogmático
« Resposta #150 Online: 08 de Abril de 2007, 11:25:15 »
Então caso haja uma escola de segundo grau, por exemplo, que não faz qualquer referência à religião e crenças, ela pode ser definida como agnóstica em sua opinião?

E mesmo assim, dizer que o budismo [grande parte de suas vertentes] é agnóstico, não seria "forçação de barra"?
« Última modificação: 08 de Abril de 2007, 11:37:14 por Discípulo da Razão »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #151 Online: 08 de Abril de 2007, 11:41:52 »
Adriano,

Ao dizer que um termo refere-se a tal entendimento, você está a definí-lo.
Não há qualquer mal em se admitir isto.  :ok:

Não estou querendo entrar em debate sobre sua posição e nem querendo retomar a discussão sobre a definição de termos, foi só uma observação.  :)

Citação de: Wikipédia
Uma definição é uma categoria de palavras que expressam o significado de um termo. Pode ser ou o significado que o termo carrega no uso geral (uma definição descritiva) ou aquela que o falante pretende determinar para o propósito do seu discurso (uma definição estipulativa).

Realmente foi uma definição, mas uma definição estipulativa, importante essa ressalva.  :ok:

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #152 Online: 08 de Abril de 2007, 11:56:36 »
A observação foi feita para mostrar que ao dizer a "referência básica" [fundamental; principal] do termo, esteve a definí-lo.
Não fiz questão de classificar o "tipo" de definição por não vir ao caso.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #153 Online: 08 de Abril de 2007, 12:19:39 »
Mas a definição nesse caso é muito importante, pois fez a comparação de uma definição estipulativa, relativa ao contexto, com a definição descritiva em que eu estava me referindo em outro tópico.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #154 Online: 08 de Abril de 2007, 18:38:32 »
Então caso haja uma escola de segundo grau, por exemplo, que não faz qualquer referência à religião e crenças, ela pode ser definida como agnóstica em sua opinião?

Os dados são insuficientes para responder.  Não importa se faz referência a religião e crenças.  Ela será agnóstica se se mantiver neutra quanto à pergunta da existência de deuses.

E mesmo assim, dizer que o budismo [grande parte de suas vertentes] é agnóstico, não seria "forçação de barra"?

Não, uai.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #155 Online: 08 de Abril de 2007, 19:01:06 »

Os dados são insuficientes para responder.  Não importa se faz referência a religião e crenças.  Ela será agnóstica se se mantiver neutra quanto à pergunta da existência de deuses.

Seguindo esse raciocínio a ciência é agnóstica.  :lol:

Offline DDCO

• Nível 03
  • *
« Resposta #156 Online: 08 de Abril de 2007, 19:35:32 »
As religiões se baseiam na FE , crença cega. O dogma é algo não passível de discussão, crítica, investigação, ou seja, exclui os passos do conhecimento, os métodos investigativos da ciência, etc.

Portanto, o ateísmo é AUSENCIA DE CRENÇA, FÉ e não mais uma crença ou seja incompativel com aceitação de dogmas.  Algo que se assemelha ao q vcs estão falando, parece ser o ateismo dos marxistas.   

Talvez, essa confusão possa estar ocorrendo porque o que somos de fato é: pessoas livres de crença e fé religiosas, que aplicam a razão crítica sobre a realidade, a alcunha de ateus foi dada pelos religiosos.

O "ateismo" não surgiu de crença como é o que acontece com nossa formação desde a tenra idade, que recebemos infusões de crenças, dogmas, etc religiosos, mas sim uma lenta desconstrução por raciocinios criticos  e lógicos do que foi e vai sendo apresentado pela "CULTURA RELIGIOSA", é talvez, na verdade, a mais contundente "CONTRA CULTURA".

Abraços

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #157 Online: 09 de Abril de 2007, 00:02:35 »

Realmente.  Com tendência ao ateísmo, já que constantemente restringe o espaço de atuação de deus.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #158 Online: 09 de Abril de 2007, 13:04:50 »
Luis,

Você se manter "neutro" no sentido de não expor ou impor opinião, não é necessariamente o mesmo que ser agnóstico, mas sim aparentemente "indiferente". Ou não?  :hein:

O busdismo e suas vertentes, podem ter alguma opinião quanto à divindades porém não expressá-la publicamente e/ou não impô-la.

Que tal apresentar dados para a defesa de que o budismo é agnóstico?
Até agora, "os dados são insuficientes para responder".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #159 Online: 09 de Abril de 2007, 13:41:17 »
Luis,

Você se manter "neutro" no sentido de não expor ou impor opinião, não é necessariamente o mesmo que ser agnóstico, mas sim aparentemente "indiferente". Ou não?  :hein:

Realmente não; o que faz de mim um agnóstico é o fato de que eu realmente acredito que não é possível fechar questão sobre a existência de divindades com rigor epistemológico.  Eu não querer impor minha opinião é consequência.

E não, isso não me torna menos ateu forte, porque são campos distintos.  O ateísmo forte se refere à convicção pessoal e deriva parcialmente das minhas concepções do que seja divindade.  O agnosticismo já se refere à minha postura epistemológica.

O budismo e suas vertentes, podem ter alguma opinião quanto à divindades porém não expressá-la publicamente e/ou não impô-la.

A maioria tem sua opiniões e as expõe, mas não dá muita importância a elas.  A prática budista, exceto em alguns casos degenerados, não depende de crenças específicas em divindades.

Que tal apresentar dados para a defesa de que o budismo é agnóstico?

Eu não vou me repetir ad eternum, ok?

Até agora, "os dados são insuficientes para responder".

Para responder uma outra pergunta completamente distinta, não a essa.

Ou você por acaso vê alguma equivalência entre "fazer referência a religião e crenças" e ser ou deixar de ser agnóstico?  Agnosticismo não é ignorância, nem tabu diante de algum assunto, ou é? :hein:

Offline DDCO

• Nível 03
  • *
« Resposta #160 Online: 09 de Abril de 2007, 15:24:48 »
Realmente.  Com tendência ao ateísmo, já que constantemente restringe o espaço de atuação de deus.
As escolas, Governos, Constituições, empresas, Repartiçoes e quaisquer outros órgãos, instituições públicas devem ser LAICAS e não fazer referencias a religiões nem religiosidade e nem a AUSÊNCIA delas(ateismo, agnosticismo,ceticismo, humanismo etc).
A ciencia não restringe atuação de deuses, simplesmente ela prescinde disso, assim como as todo e qualquer indivíduo, mesmo q não saiba ou não queira saber, salvo se utilizar-se disso pra se prevalecer como é o caso dos fundamentalismos religiosos e de enriquecimento com religião, entre outros exemplos.

Fui

Qdo. nasci, um anjo torto, desses q vivem nas sombras, disse, vai, Carlos! ser gauche na vida.  C. Drummond de Andrade   
« Última modificação: 09 de Abril de 2007, 15:44:31 por Luis Dantas »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #161 Online: 09 de Abril de 2007, 15:43:52 »
DDCO, editei sua mensagem por uma questão de clareza.  Ficaram faltando uns três "[ quote ]" no início, então eu os incluí.

Offline DDCO

• Nível 03
  • *
« Resposta #162 Online: 09 de Abril de 2007, 16:25:19 »
DDCO, editei sua mensagem por uma questão de clareza.  Ficaram faltando uns três "[ quote ]" no início, então eu os incluí.

Obrigado. Eu já tenho uns 03 anos q venho acessando foruns ceticos, ateus e ainda não aprendi efetuar citação corretamente.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #163 Online: 12 de Abril de 2007, 07:00:32 »
Para responder uma outra pergunta completamente distinta, não a essa.

Ou você por acaso vê alguma equivalência entre "fazer referência a religião e crenças" e ser ou deixar de ser agnóstico?  Agnosticismo não é ignorância, nem tabu diante de algum assunto, ou é? Hein?

Perguntei "você" na primeira pergunta, apenas para reflexão,  mas tendo em foco o assunto "budismo". Ou seja:

O "budismo" se manter "neutro" no sentido de não expor ou impor opinião, não é necessariamente o mesmo que ser agnóstico, mas sim aparentemente "indiferente".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #164 Online: 12 de Abril de 2007, 08:11:35 »
O "budismo" se manter "neutro" no sentido de não expor ou impor opinião, não é necessariamente o mesmo que ser agnóstico, mas sim aparentemente "indiferente".

Suponho que sim.  Mas esse retrato não cabe para o Budismo, de qualquer jeito. 

O Budismo não é neutro em relação à crença em Deus; ele diz ativamente que não é uma questão importante o bastante para merecer uma resposta "oficial".

Mais importante ainda é o ponto, que parece ter te escapado, de que a crença em Deus é algo subjetivo demais e comparativamente de muito pouca importância para que se possa realisticamente esperar algum tipo de homogeneidade de postura dentro de qualquer grupo, até mesmo pequeno; cada pessoa tem sua própria noção do que seria uma divindade, de até que ponto é diferente de, digamos, fantasmas ou espíritos da natureza, de que tipo de vontade essas divindades teriam, e outros tantos detalhes teológicos e mitológicos.

(Quem pensa que, por exemplo, cristãos ou muçulmanos creêm em Deus de forma homogênea simplesmente não prestou muita atenção; há um motivo para haver tantas correntes e tantos atritos internos sérios nessas religiões apesar de toda a insistência por vezes desesperada em repetir monotonamente que crêem em um Deus único.  Se esse crença existisse de forma tão resolvida, afirmá-la seria tão estranho e redundante quanto afirmar que se acredita que há um sol, uma lua e estrelas no céu.)

E no fim das contas nem mesmo essas diferenças de concepção fazem muita diferença, porque continua sendo uma questão de inspiração pessoal.  Tentar chegar a um consenso ou visão única só serve para desvirtuar a questão, e leva à curiosa situação de alguns ateus estarem muito mais preocupados em entender Deus do que a maioria dos teístas.

Para no fim continuar sendo única e inapelavelmente uma discussão sobre gosto estético, pessoal e intransferível… :)
« Última modificação: 12 de Abril de 2007, 08:49:16 por Luis Dantas »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #165 Online: 12 de Abril de 2007, 08:44:26 »
Mais importante ainda é o ponto, que parece ter te escapado, de que a crença em Deus é algo subjetivo demais e compativamente de muito pouca importância para que se possa realisticamente esperar algum tipo de homogeneidade de postura dentro de qualquer grupo, até mesmo pequeno; cada pessoa tem sua própria noção do que seria uma divindade, de até que ponto é diferente de, digamos, fantasmas ou espíritos da natureza, de que tipo de vontade essas divindades teriam, e outros tantos detalhes teológicos e mitológicos.

Luis, concordo plenamente com você.

Quanto o que você diz de não ser interessante (revelante para o budismo) se houve um deus criador ou não, me lembro de ter lido o Sutra do Diamante e aparecer num comentário que há 5 ou 6 pontos que o Buda coloca como 'questões não relevantes', nas quais não se deve focar, para não desperdiçar o tempo. Entre elas está a possibilidade da existência de um deus criador, e se não me engano também está a vida após a morte ou coisa parecida.

Você sabe sobre em qual texto isso aparece ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #166 Online: 12 de Abril de 2007, 18:00:03 »
Citação de: Luis Dantas
O Budismo não é neutro em relação à crença em Deus; ele diz ativamente que não é uma questão importante o bastante para merecer uma resposta "oficial".

Era isto que eu estava querendo saber.  :wink:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!