Autor Tópico: Ateísmo dogmático  (Lida 17151 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Ateísmo dogmático
« Resposta #125 Online: 07 de Abril de 2007, 12:20:44 »
Pode citar alguamas religiões agnósticas? Fiquei em dúvida, pois tem muito de verdades reveladas nas religiões, ou seja os dogmas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #126 Online: 07 de Abril de 2007, 12:31:06 »
Nossa...este papo dá um trava línguas legal !!  :D

O agnóstico dogmático gamou no gnomo agnoíta agachado no agnocasto.

O gnu agnelo roeu a gola engomada do rei gnóstico indignado.

“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Luz

• Visitante
« Resposta #127 Online: 07 de Abril de 2007, 12:32:41 »
Nossa…este papo dá um trava línguas legal !!  :D

Eu não consigo falar isso.  :lol:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #128 Online: 07 de Abril de 2007, 12:33:26 »
Nossa…este papo dá um trava línguas legal !!  :D

:histeria:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #129 Online: 07 de Abril de 2007, 13:03:45 »
Pode citar alguamas religiões agnósticas? Fiquei em dúvida, pois tem muito de verdades reveladas nas religiões, ou seja os dogmas.

Taoísmo, Confucionismo e Budismo.

No entanto, quero ressaltar que uma verdade revelada só é um dogma se for tratada como tal.  Por exemplo, o Novo Testamento cristão fala para manter mulheres caladas nas igrejas, mas isso não é mais um dogma para os cristãos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #130 Online: 07 de Abril de 2007, 13:20:17 »

Taoísmo, Confucionismo e Budismo.

No entanto, quero ressaltar que uma verdade revelada só é um dogma se for tratada como tal.  Por exemplo, o Novo Testamento cristão fala para manter mulheres caladas nas igrejas, mas isso não é mais um dogma para os cristãos.

Essas são não as religiões atéias? Sempre são citadas como tal.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #131 Online: 07 de Abril de 2007, 13:28:54 »

Confesso que não entendo por que, já que que eu saiba nenhuma delas diz que  deus não existe; a que chega mais perto é o Confucionismo, que pouco mais é do que um código moral.

Já o Taoísmo e o Budismo são basicamente omissos quanto à questão da divindade - o Budismo chega a dizer que não é uma questão importante para a religião em si.   Existem divindades em ambas as religiões, mas não é preciso acreditar na existência literal delas - basicamente é uma questão de estilo pessoal, ou talvez da escola específica.

Há também a Charvaka (sp?) indiana (extinta, creio eu), o Estoicismo romano, e o Judaísmo Humanístico.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #132 Online: 07 de Abril de 2007, 15:04:19 »

Confesso que não entendo por que, já que que eu saiba nenhuma delas diz que  deus não existe; a que chega mais perto é o Confucionismo, que pouco mais é do que um código moral.

Já o Taoísmo e o Budismo são basicamente omissos quanto à questão da divindade - o Budismo chega a dizer que não é uma questão importante para a religião em si.   Existem divindades em ambas as religiões, mas não é preciso acreditar na existência literal delas - basicamente é uma questão de estilo pessoal, ou talvez da escola específica.

Há também a Charvaka (sp?) indiana (extinta, creio eu), o Estoicismo romano, e o Judaísmo Humanístico.

Isso mesmo Luis…a Charvaka indiana está extinta.Mas como  como tudo , ou quase tudo resurge das cinzas , creio  eu, que ainda  existam  remanecentes desta  filosofia…Já em relação ao Budismo, gosto exatamente deste contexto  de que não é impressindível a crença em uma entidade sobre todas as demais. Isso seria a meu ver a  vontade do proprio Deus…pois  dentro de nossos conceitos humanos , essa hierarquia  é muito melhor ultilizada  no código de ética que nos dogmas propriamente ditos…Explico  : tem milhares de pessoa que dizem acreditar em  um Deus superior e nem por isso seguem os ensinamentos de paz, respeito e amor, que sabemos serem creditados a tal  Ser absoluto.Assim, é muito  mais digno viver  tentando se elevar  dentro do  padrão moral e ético percebidos por nós nesse plano que ficar brigando em disputas torpes pela crença uns dos outros.Ou mesmo em provas de que tal ser  exista ou não …Existe coisas bem mais importantes para o homem aprender  ! E aí sim…quem sabe  nem precisará mais de 'provas'  irá simplesmente intuir tal Ser absoluto dentro de si mesmo.
Beijos carinhosíssimos   a ti .
« Última modificação: 07 de Abril de 2007, 16:31:50 por Artemis »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #133 Online: 07 de Abril de 2007, 16:32:08 »

Já o Taoísmo e o Budismo são basicamente omissos quanto à questão da divindade - o Budismo chega a dizer que não é uma questão importante para a religião em si.   Existem divindades em ambas as religiões, mas não é preciso acreditar na existência literal delas - basicamente é uma questão de estilo pessoal, ou talvez da escola específica.

Então não é errado dizer que são ateístas pois o ateísmo, em seu sentido mais amplo, refere-se basicamente à ausência de crença em deus, não necessariamente à negação de deus.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #134 Online: 07 de Abril de 2007, 16:36:09 »
Hum...discordo...ateísmo é  a negação de  Deus sim, e não a ausência de crença em Deus.

Abraços.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #135 Online: 07 de Abril de 2007, 17:28:25 »
Então não é errado dizer que são ateístas pois o ateísmo, em seu sentido mais amplo, refere-se basicamente à ausência de crença em deus, não necessariamente à negação de deus.

Aí já é forçação de barra.  Poderíamos dizer que uma religião que não rejeite necessariamente a figura divina pode ser considerada teísta, mas eu não aceitaria esse tipo de argumentação.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #136 Online: 07 de Abril de 2007, 20:06:46 »
Cada vez mais acho toda essa hiperdivisão de ateus e agora pelo o que estou vendo de agnósticos uma grande bobagem inútil.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #137 Online: 07 de Abril de 2007, 20:23:20 »
A utilidade destas questões é subjetiva, sendo que para mim é muito útil, o oposto da sua percepção.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #138 Online: 07 de Abril de 2007, 20:28:11 »
A utilidade destas questões é subjetiva, sendo que para mim é muito útil, o oposto da sua percepção.

É sim, é subjetivo mesmo. Por isso você debate tanto rs...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #139 Online: 07 de Abril de 2007, 21:07:49 »

É sim, é subjetivo mesmo. Por isso você debate tanto rs…
E gosto muito de debater, me estimula a fazer pesquisas, embora na internet, mas faz com que eu leia bastante.

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #140 Online: 07 de Abril de 2007, 22:30:04 »
Citação de: Artemis
Hum…discordo…ateísmo é  a negação de  Deus sim, e não a ausência de crença em Deus.

Não é verdade Artemis.

Citação de: Luis Dantas
Aí já é forçação de barra.  Poderíamos dizer que uma religião que não rejeite necessariamente a figura divina pode ser considerada teísta, mas eu não aceitaria esse tipo de argumentação.

E, por curiosidade, onde diz que o budismo é agnóstico, para considerá-lo como tal?
Não estou falando da possibilidade dele ser indiferente quanto à questão de deuses, mas quanto a ser agnóstico.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #141 Online: 07 de Abril de 2007, 22:36:17 »

Hum…discordo…ateísmo é  a negação de  Deus sim, e não a ausência de crença em Deus.

Não é verdade Artemis.

[

Então  ateísmo não é a negação de  Deus ? Explique por favor...
Abraços fraternos.
(Nelson Mandela)

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #142 Online: 07 de Abril de 2007, 22:57:46 »
Então  ateísmo não é a negação de  Deus ? Explique por favor…
Ateísmo é a ausência de crença em Deus.

O que passa disto é uma convicção pessoal não abordada por este conceito.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #143 Online: 07 de Abril de 2007, 23:06:40 »
Citação de: Adriano

Fiquei um tanto surpreso ao ler o que você próprio escreveu Adriano, já que em outro tópico você parece ter relutado, sem motivos, em aceitar tal definição encontrada no próprio dicionário.  :ok:

Veja:

Dizer que ateismo é não acreditar em deus é uma redundância linguística, é dizer que ateu e ateísmo são a mesma coisa.
Fonte: ../forum/topic=10215.50.html#msg187261

Concluimos igualmente que ateísmo é a teoria dos ateus, mas discordo que seja considerado essa teoria dos ateus, como falta de crença em deus, sendo esta a definição de ateu.
Fonte: ../forum/topic=10215.50.html#msg187484

O atéismo, doutrina que consiste na negação da existência de deus não se resume a esse princípio
Fonte: ../forum/topic=10215.75.html#msg187717

Depois parece ter começado a aceitar meio a contra-gosto:

Mas podemos denifir ateísmo como a descrença de deus de acordo com as situações, com leigos no assunto, e não é o caso num fórum de discussões cétido e na área de ateísmo.
Fonte: ../forum/topic=10215.75.html#msg187819

E agora, aqui neste tópico, você parece ter demonstrado aceitar esta definição.  :ok:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #144 Online: 07 de Abril de 2007, 23:28:00 »
Utilizei a sentença de forma contextual e não no sentido de definir o ateísmo, pois agora, diante de mais reflexões acerca do atéismo afirmo categoricamente como sendo uma filosofia, e num sentido de convicção pessoal como uma religião.

Tenho fé na inexistência de deus, e uso o termo fé não no sentido de crença sem raciocínio, e sim uma fé raciocinada, reforçada pelo raciocínio lógico e criticidade na avaliação de argumentos e do conhecimento acerca do tema deus.

É claro que minha posição em relação aos demais foristas é radical e não tenho pretenção de convencimento, mas tenho que usar de franqueza intelectual ao admitir os meus pontos de vistas que incluem os sentimentos que tenho a respeito do assunto.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #145 Online: 07 de Abril de 2007, 23:37:37 »
Adriano,

Ao dizer que um termo refere-se a tal entendimento, você está a definí-lo.
Não há qualquer mal em se admitir isto.  :ok:

Não estou querendo entrar em debate sobre sua posição e nem querendo retomar a discussão sobre a definição de termos, foi só uma observação.  :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #146 Online: 07 de Abril de 2007, 23:49:19 »
Adriano,

Ao dizer que um termo refere-se a tal entendimento, você está a definí-lo.
Não há qualquer mal em se admitir isto.  :ok:

Penso que nossas próximas discussões serão acerca de definições, mais precisamente da definição de definição, um tema bem interessante.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #147 Online: 08 de Abril de 2007, 00:18:01 »
Então  ateísmo não é a negação de  Deus ? Explique por favor…
Ateísmo é a ausência de crença em Deus.

O que passa disto é uma convicção pessoal não abordada por este conceito.

Vc é ateu ?
E se é ...vc apenas então nega a crença em Deus  , e não  que Ele exista de fato ?...Isso seria em tese uma argumento agnóstico...e onde então vc se enquadra, como ateu  ou agnóstico ?
Abraços  fraternos
(Nelson Mandela)

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #148 Online: 08 de Abril de 2007, 00:29:34 »
Artemis,

Vou repetir o que eu disse pro Adriano em outro tópico:

Me defino como "ateu" no sentido de "ausência de crença", e não de negação, simplesmente por não considerar sensato me posicionar nos extremos, e por me considerar "agnóstico" e admitir que não há conhecimento para se chegar a uma conclusão.

Ou seja, agnóstico ateu [ausente de crença].

Creio que se dizer apenas agnóstico, às vezes pode não estar deixando claro um "posicionamento" sobre o assunto, pois ainda assim a pessoa poder crer ou não-crer. Lembrando que o "não-crer" pode ser apenas uma ausência de crença, mantendo a neutralidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #149 Online: 08 de Abril de 2007, 07:17:02 »
E, por curiosidade, onde diz que o budismo é agnóstico, para considerá-lo como tal?
Não estou falando da possibilidade dele ser indiferente quanto à questão de deuses, mas quanto a ser agnóstico.

Isso sou eu que digo, porque uma coisa decorre da outra.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!