Autor Tópico: Ateísmo dogmático  (Lida 17149 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Ateísmo dogmático
« Resposta #75 Online: 26 de Março de 2007, 00:45:57 »
Não é insegurança, é falta de interesse mesmo.
Falta de interesse em que?

Em manter dogmas, é claro.

Em questionar a inexistencia de deus?

Se há dogma, por definição não há esse questionamento.  Acho que você está precisando fixar melhor o conceito de dogma. 

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #76 Online: 26 de Março de 2007, 00:50:56 »
Poderia me dizer que definição de seita está se baseando? Gostei do termo silogismo, abrange bem a lógica, mas discordo de seu posicionamento a respeito de axioma, pois também abrange a matemática

:stunned:
Boa argumentação  :histeria:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #77 Online: 26 de Março de 2007, 00:51:52 »
Não há definições de grupo aqui. Todos os que necessitam foi o que eu disse, se alguém acha que precisa de religião, normal, se este alguém acha que não, tudo bem. É isso. Me apoio na pespectiva mundial, claro que admito que no início, o homem, ou grupos deles, inventaram religiões para se sentirem mais próximos, mais integros e blá blá blá, mas de acordo com a atualidade dos fatos, com o avanço da ciência, as crenças são…digamos, desnecessárias. É o que eu acho.

Novamente você trata "crença" e "religião" como sinônimos.  Assim fica difícil o entendimento.

Claro que são!  O que muitas vezes passa despercebido é que o conceito de divindade é tão abstrato e distanciado que nem mesmo para a religião teísta ele chega a ser particularmente necessário.

Pra mim, acho que há diferença entre acreditar e ter fé. É sobre isso que você está falando?

É bem possível; de fato há uma grande diferença.

"Acreditar" em divindade é uma idéia muito estranha no contexto budista.  Mesmo nas escolas que tem divindades de prática (que certamente não são todas).

Mas eles acreditam em Jesus, não?

Quem? Nós budistas?!

Não há uma regra nesse particular.  Jesus não é um assunto frequente no meio budista, nem há motivos para esperar algum tipo de posição consistente a respeito dele.

Agnóstico, acho que eu já disse várias vezes, é a postura de não ser categórico quanto à existência ou não de divindades.

Sim, já disse sim, mas o que eu queria saber realmente é qual é a diferença entre o que você diz sobre o budismo e o agnosticismo,

A diferença é que o Budismo é uma religião, enquanto que o Agnosticismo é uma postura filosófica de fé.  A primeira é mais específica do que a segunda.

visto que, como você mesmo definiu, o agnóstico é aquele que não tem uma postura categórica sobre divindades, mas como então, ser agnóstico budista, já que budistas acreditam em Jesus?

Ahahahahah... essa foi muito engraçada mesmo!

De onde veio essa sua informação de que "budistas acreditam em Jesus"?  Não que isso em si viria a ser um problema.

No budismo acreditar ou deixar de acreditar não tem grande importância.  O que importa são as escolhas que se faz e as motivações por trás delas.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #78 Online: 26 de Março de 2007, 00:55:15 »
Luiz, vou ler mais sobre o budismo e volto aqui pra debater com você. O que eu sei até o momento é que budistas não se opõem a idéia de deus.

Abraços.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #79 Online: 26 de Março de 2007, 00:57:18 »
Ah, isso é verdade; realmente não há nada CONTRA a idéia de Deus no Budismo.

Raphael

• Visitante
« Resposta #80 Online: 26 de Março de 2007, 01:08:56 »
Ah, isso é verdade; realmente não há nada CONTRA a idéia de Deus no Budismo.

Então eles são crentes!!! :bravo:

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #81 Online: 26 de Março de 2007, 01:09:29 »
É uma pena que o tópico foi quase inteiramente para discutir a suposta má escolha do termo para definir este 'ateísmo' na qual o Adriano iniciou o tópico. Acho que o assunto do tópico é de extrema relevância, até porque isto é a mais pura realidade do ateísmo no Brasil, sei que pode soar como falácia definir grupos como ateísmo verdadeiro de ateísmo falso, mas parece que pode haver uma exceção aqui.

Raphael

• Visitante
« Resposta #82 Online: 26 de Março de 2007, 01:10:46 »
É uma pena que o tópico foi quase inteiramente para discutir a suposta má escolha do termo para definir este 'ateísmo' na qual o Adriano iniciou o tópico. Acho que o assunto do tópico é de extrema relevância, até porque isto é a mais pura realidade do ateísmo no Brasil, sei que pode soar como falácia definir grupos como ateísmo verdadeiro de ateísmo falso, mas parece que pode haver uma exceção aqui.

:???:

E qual seria a exceção?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #83 Online: 26 de Março de 2007, 01:11:39 »

Não acho; é por não sermos que não nos opomos.  Deus não é real o bastante para que valha a pena buscar ativamente duvidar dele.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #84 Online: 26 de Março de 2007, 01:12:07 »
Braida, você gostaria de elaborar mais seu comentário?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #85 Online: 26 de Março de 2007, 01:16:46 »

:???:

E qual seria a exceção?
Penso que a exceção seria a de ateus que mesmo após não conhecerem mais argumentos que podem contestar a sua postura de não acretidar em deus, ainda se mantem como contrário a idéia de negar deus, como se essa postura fosse extremista e radical, quando na verdade seria a mais condizente com os seus conhecimentos acerca do assunto.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #86 Online: 26 de Março de 2007, 01:18:50 »
Ora, falo dos indivíduos que crêem na não existência do deus cristão, tal atitude obviamente não é ateísmo. Não é fato que estes se dizem ateus?

O Adriano, completou em parte o que eu queria dizer.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #87 Online: 26 de Março de 2007, 01:23:26 »
Crer na inexistência de deus é ateísmo sim, Braida.  Não é necessariamente ceticismo, mas é ateísmo.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #88 Online: 26 de Março de 2007, 01:25:06 »
Crer na inexistência de deus é ateísmo sim, Braida.  Não é necessariamente ceticismo, mas é ateísmo.
Pois pra mim crença (crer) não combina em nada com ateísmo.

Raphael

• Visitante
« Resposta #89 Online: 26 de Março de 2007, 01:26:08 »

Não acho; é por não sermos que não nos opomos.  Deus não é real o bastante para que valha a pena buscar ativamente duvidar dele.

Luiz, minha cabeça está doendo. É sério.

Não há como, pelo menos pra mim, uma religião que não venha a acreditar em um deus, que não cultue um deus, se não cultua, não é religião.

Não há como, pelo menos pra mim, ser agnóstico e não deixar de lado o conceito sobre divindades, assim mesmo como você disse.

Não há como, pelo menos pra mim, então, existir uma religião agnóstica, visto que o budismo é uma religião.

É isso. Conseguiu entender?

Raphael

• Visitante
« Resposta #90 Online: 26 de Março de 2007, 01:27:23 »

Ei, crer é uma coisa, ter fé é outra. Sabe a diferença?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #91 Online: 26 de Março de 2007, 01:27:33 »
Então você tem aversão ao ateísmo não-cético.  Mas ele não deixa de existir por isso, nem é mais teísta por não ser cético.

Eu concordo que o ateísmo cético é mais "puro" e sólido.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #92 Online: 26 de Março de 2007, 01:29:18 »
Não há como, pelo menos pra mim, uma religião que não venha a acreditar em um deus, que não cultue um deus, se não cultua, não é religião.

Sério?

Não há como, pelo menos pra mim, ser agnóstico e não deixar de lado o conceito sobre divindades, assim mesmo como você disse.

Não, isso não está correto; é possível ser agnóstico teísta.

Não há como, pelo menos pra mim, então, existir uma religião agnóstica, visto que o budismo é uma religião.

É isso. Conseguiu entender?

Receio que não.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #93 Online: 26 de Março de 2007, 01:32:55 »
Mas o tema do tópico é da crença na inexistência de deus. Sendo que foi muito discutido a questão da crença e de que não é negativa, em muitos casos é util. Na minha opinião os ateus só não assumem essa crença para não ficar "igual" aos teísta, que dentres as críticas que os ateus utilizão é a crença como sendo algo irracional, o que não é necessariamente verdade e pode ser apenas uma atitude afirmativa.

Raphael

• Visitante
« Resposta #94 Online: 26 de Março de 2007, 01:34:57 »
Sério?

:lol:

Não, isso não está correto; é possível ser agnóstico teísta.

Teísta - 2 gén., que ou a pessoa que acredita na existência de Deus.

Agnóstico - s. m., doutrina que declara o espírito humano incompetente para conhecer o absoluto.

Fonte - http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

Onde está a compatibilidade aí?

A não ser que você entenda os conceitos de outras formas, o que não concordaria, mas entenderia sua posição.

E agora, entendeu?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #95 Online: 26 de Março de 2007, 01:38:15 »
Agnóstico teísta crê que Deus existe, mas acha impossível fechar a questão em definitivo ou saber que ele existe.

Não é complicado.

Quanto a religião implicar em crença en Deus - o conceito de deus até que é relativamente raro nas religiões.

Raphael

• Visitante
« Resposta #96 Online: 26 de Março de 2007, 01:43:46 »
Agnóstico teísta crê que Deus existe, mas acha impossível fechar a questão em definitivo ou saber que ele existe.

Não é complicado.

Quanto a religião implicar em crença en Deus - o conceito de deus até que é relativamente raro nas religiões.
Realmente, eu tenho que ler mais sobre.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #97 Online: 26 de Março de 2007, 08:04:44 »
Agnosticismo de opõe a dogmatismo no sentido de que não aceita afirmações nem da existência, nem da inexistência de deus. É algo como "só sei que nada sei".

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #98 Online: 26 de Março de 2007, 08:23:11 »

Talvez se procurar o significado do termo "ateísmo" verá que combina perfeitamente.

Se teísmo significa "crença na existência de um Deus único e pessoal como causa primeira e transcendental do universo". Ateísmo, que possui a partícula "a" (= não), significa não crença (ou descrença) na existência de deus.

Alguns apenas descrêem em deus, outros tomam o extremo negando categoricamente a existência de algum deus.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #99 Online: 26 de Março de 2007, 08:51:46 »

Talvez se procurar o significado do termo "ateísmo" verá que combina perfeitamente.

Se teísmo significa "crença na existência de um Deus único e pessoal como causa primeira e transcendental do universo". Ateísmo, que possui a partícula "a" (= não), significa não crença (ou descrença) na existência de deus.

Alguns apenas descrêem em deus, outros tomam o extremo negando categoricamente a existência de algum deus.
Poderia ser a diferença entre acreditar e ter fé, como no caso do teísmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!