Autor Tópico: Criacionismo = Cristianismo?  (Lida 15295 vezes)

Offline Charles

• Nível 09
  • *
Criacionismo = Cristianismo?
« Online: 29 de Março de 2007, 15:56:44 »
Esta discussão recente que eu tive com o Atheist me levou a propor um tópico novo, pq acho que este tema é bastante relevante e merece mais atenção.

Imaginemos a seguinte situação. Você encontra com um (ou uma... sou politicamente correto rs) criacionista e começa a discutir com ele. Você o escuta dizer que os cientistas são todos tapados, e que ele não precisa ler estes livros cheios de mentiras pq vc ele sabe que eles estão errados. Ele diz que as suas reuniões científicas são patéticas, onde a cúpula do "Establishment" científico controla as informações com muitado para que o povo não descubra que tudo é baseado em mentiras. Ele te diz que muitas das principais atrocidades cometidas pela humanidade foram causadas como uma consequência lógica do Darwinismo. Ele diz que nem mesmo tempos certeza que foi o próprio Darwin existiu, e tudo pode ter sido inventado. Ele aponta para alguns cientistas que erraram ou mentiram e diz pra vc que isso é a regra pra quem acredita no Darwinismo.

Como vc encararia esta situação? Imagino que o mais frustrante de tudo isso seria a total falta de interesse deste criacionista em entender a posição que ele tão prontamente rejeita. Ele não a entende, não quer entender, mas mesmo assim continua batendo nos bonecos de feno.

Pq eu coloco este cenário? Pq esta é a atitude de muitos com a tradição judaico-cristã em geral e com o Cristianismo em particular. É só trocar "cientista" por "cristão" e "Darwinismo" por "Cristianismo" no relato acima. A esmagadora maioria dos cientistas cristãos não são "criacionistas", desde Dobzhansky e Fisher até Francis Collins. Uma visão não-literal de gênesis 1 tem sido comum historicamente na tradição judaico-cristã, incluindo fontes ortodoxas, desde Agostinho até Billy Graham. Pq então os cristãos são tratados todos como se acreditassem que a terra é chata? Eu acho que, independente de que lado que se está em um debate, o mínimo que se pode fazer antes de querer detonar o ponto de vista oposto é fazer o mínimo de esforço para entendê-lo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Criacionismo = Cristianismo?
« Resposta #1 Online: 29 de Março de 2007, 16:04:53 »
Talvez porque os cristãos que incomodam são justamente os literalistas e/ou defensores do ensino do ID nas escolas laicas.

Felizmente esses são uma minoria. Mas são terrivelmente barulhentos.

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Março de 2007, 19:16:34 »
Talvez porque os cristãos que incomodam são justamente os literalistas e/ou defensores do ensino do ID nas escolas laicas.

Felizmente esses são uma minoria. Mas são terrivelmente barulhentos.

Concordo com vc. Mas um erro não justifica o outro. Principalmente do grupo de pessoas que (teoricamente) deveria ser mais esclarecido.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3 Online: 29 de Março de 2007, 19:22:12 »
Não, de maneira nenhuma justifica.

Por isso tento ser o menos obtrusivo possível :-)

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 29 de Março de 2007, 22:16:40 »

Charles,

Já tive vontade de fazer pergunta semelhante várias vezes, em diversas oportunidades e desisti. Às vezes parece que todo mundo "sabe" que está certo.

Uma idéia que me chama a atenção, comum a maioria das posturas, senão todas, é que - o mundo seria melhor se todos fossem iguais "a quem discursa".

Venho chegando à conclusão que, simplesmente, não aceitamos as diferenças.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 29 de Março de 2007, 22:30:28 »
Há diferenças e diferenças, por outro lado :-)

Eu aprendi a relaxar e não me importar mais quando um amigo ou conhecido começa a falar sobre o seu fabuloso tratamento homeopata, sobre como a numerologia ajudou sua vida profissional, etc.

O que me incomoda é quando eu tenho que debater com um crente querendo se justificar torcendo princípios científicos a seu bel-prazer. Aí, é claro, eu me lembro que não sou obrigado a debater :-)

Talvez o melhor fosse não simplesmente tentar converter o outro lado, mas expor os seus argumentos.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 29 de Março de 2007, 22:39:38 »
Charles, eu, particularmente não vejo problema nenhum na crença dos outros. Diariamente recebo mensagens religiosas do orientador de doutorado do Atheist (um velhinho querido demais, que eu admiro muito, com pessoa e como cientista).

Mas veja que quando se fala de algumas situações particulares como escolas adventistas e proselitistas diversos não se está falando de cristãos, mas de literalistas.

Creio que você não teve contato ainda com estas diferentes linhas de pensamento para poder distinguir as posições e argumentos de cada linha. Se tivesse, saberia que um cristão Terra Antiga aceita muito do que a ciência conhece, e mantém suas opiniões nas lacunas na qual a ciência não se mete. Mesmo que discorde de tudo o que a ciência descobriu, não procura ridicularizá-la e desmerecer o método científico. Como o próprio cético faz, espera por novas descobertas, sempre com um olhar crítico. Por outro lado, não é apenas uma questão de discordância que impulsiona os Terra Jovem. Não são apenas o proselitismo barato ou as falácias do espantalho… Existe muita manipulação e má fé.

Quem sabe, com o tempo, terás o contato que muitos aqui já tiveram com este segundo tipo, e talvez, entenda este ponto de vista.

A questão não é ser criacionista ou ser cristão... é ser desonesto mesmo.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 29 de Março de 2007, 23:03:07 »
Acho que você tocou num ponto interessante, Nina. O proselitismo me incomoda.

Acho que a Verdade, essa coisa intangível e fugidia que todo mundo persegue tem a estranha característica de se demonstrar silenciosamente. Não adianta alguém dar uma de autista e achar que a Lua não está no céu se ninguém estiver olhando, por mais que na cabecinha dele seja assim. Para a extensa maioria a Lua vai estar lá.

Da mesma forma, as evidências a favor da Evolução e da longa idade da Terra falam por si mesmas. Insistir contra elas é fútil; apregoar que todos os que discordam delas são ignorantes também. Hoje em dia ando buscando muito mais ser sereno do que ativista.

O que não quer dizer que não protestarei quando o laicismo for atacado, por exemplo  :-)

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Março de 2007, 00:06:52 »
Mas veja que quando se fala de algumas situações particulares como escolas adventistas e proselitistas diversos não se está falando de cristãos, mas de literalistas.

Estes literalistas que vc se refere nunca foram a posição majoritária no meio cristão, muito pelo contrário. Eles representam um movimento de menos de 50 anos que fazem bastante barulho. Isso é exposto em detalhe no livro do historiador Ron Numbers (The Creationists) e no livro do Michael Ruse (Can a Darwinian be a Christian).

Creio que você não teve contato ainda com estas diferentes linhas de pensamento para poder distinguir as posições e argumentos de cada linha. Se tivesse, saberia que um cristão Terra Antiga aceita muito do que a ciência conhece, e mantém suas opiniões nas lacunas na qual a ciência não se mete. Mesmo que discorde de tudo o que a ciência descobriu, não procura ridicularizá-la e desmerecer o método científico. Como o próprio cético faz, espera por novas descobertas, sempre com um olhar crítico. Por outro lado, não é apenas uma questão de discordância que impulsiona os Terra Jovem. Não são apenas o proselitismo barato ou as falácias do espantalho… Existe muita manipulação e má fé.

Eu tive bastante contato com diversos pontos de vista sim, tanto no Brasil como nos EUA (eu até critiquei em público o Adauto Lourenço uma vez). Mas eu acho que quem está fazendo um pouco de confusão é vc. Há os "young earth creationists", que incluem os que acreditam no relato completamente literal, e os "old earth creationists", que simplesmente acreditam que o universo é mais antigo que 6000 anos. Estes, por sua vez, incluem uma diversidade de pontos de vista (episodic creationists, progressive creationists, theistic evolutionists, e deists, essencialmente). A maior parte dos cientistas cristãos nos EUA (membros da American Scientific Affiliation), não se encaixam na sua descrição acima (que incluiria talvez os episodic creationists e progressive creationists). Uma grande parte é considerada "theistic evolutionist", que faz ciência como todo mundo faz, além de acreditar que o argumento do "God of the gaps" (o que vc afirmou acima) não só é má ciência, como também má teologia. Por exemplo, o autor de alguns dos textos mais contundentes contra a irreducible complexity do flagelo do Behe foi Kenneth Miller, que é cristão (evolutionary theist). Há inclusive os exemplos que eu havia citado anteriormente do Dobzhansky e do Fisher, para muitos (eu inclusive) os maiores evolucionistas do século XX junto com o Sewall Wright, eram cristãos (e não simplesmente CTJ na classificação da Nina acima).

Quanto à questão de manipulação e má fé, eu discordo de vc. Eu conheço inúmeros YECs, inclusive alguns amigos pessoais. Sei que grande parte é simplesmente sinceramente equivocada, e tem esta posição simplesmente pq ouviu falar que Darwinismo = ateísmo. Mas há os sacanas também, e estes são severamente criticados dentro do próprio meio cristão.

Quem sabe, com o tempo, terás o contato que muitos aqui já tiveram com este segundo tipo, e talvez, entenda este ponto de vista.

A questão não é ser criacionista ou ser cristão… é ser desonesto mesmo.

Eu conheço bem ambos os lados, e é essa uma das razões de eu ter colocado este tópico. Há muitos criacionistas que simplesmente são ignorantes, mas isso não os torna desonestos (minha mãe desconhece deriva genética e é a pessoa mais honesta que conheço). E a maior parte dos cientistas cristãos (nos EUA, pelo menos) não acredita bem que a terra é jovem, nem no argumento do "God of the gaps". Mas é claro que é muito mais fácil chamar todo mundo de CTJ desonesto e tapado.

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Março de 2007, 00:14:51 »

Este proselitismo dos CTJ também me incomoda. Mas o proselitismo do Dawkins também me incomoda, quando diz:

The God of the Old Testament is arguably the most unpleasant character in all of fiction. Jealous and proud of it; a petty, unjust unforgiving control-freak; a vindictive, bloodthirsty ethnic-cleanser; a misogynistic homophobic racist, infanticidal, genocidal, filicidal, pestilential, megalomaniacal….

Só que há uma diferença. O Dawkins é professor of the public understanding of science de Oxford, mas parece que a última coisa que ele anda pensando ultimamente é ensinar ciência.

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Março de 2007, 00:22:26 »

Charles,

Já tive vontade de fazer pergunta semelhante várias vezes, em diversas oportunidades e desisti. Às vezes parece que todo mundo "sabe" que está certo.

Uma idéia que me chama a atenção, comum a maioria das posturas, senão todas, é que - o mundo seria melhor se todos fossem iguais "a quem discursa".

Venho chegando à conclusão que, simplesmente, não aceitamos as diferenças.

O problema é que os leigos não tem fácil acesso a posições mais equilibradas pq os extremos fazem mais barulho, como disse o Dbohr. Mas eu acho que os cientistas têm uma responsabilidade maior de não cometer este erro e evitar esta atitude hipócrita (faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço). Afinal de contas, são pagos pra isso (fazer e divulgar conhecimento).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 30 de Março de 2007, 07:48:44 »

Este proselitismo dos CTJ também me incomoda. Mas o proselitismo do Dawkins também me incomoda, quando diz:

The God of the Old Testament is arguably the most unpleasant character in all of fiction. Jealous and proud of it; a petty, unjust unforgiving control-freak; a vindictive, bloodthirsty ethnic-cleanser; a misogynistic homophobic racist, infanticidal, genocidal, filicidal, pestilential, megalomaniacal….

Só que há uma diferença. O Dawkins é professor of the public understanding of science de Oxford, mas parece que a última coisa que ele anda pensando ultimamente é ensinar ciência.

Sim!

O maior problema do Dawkins não é o que ele diz, mas como ele diz. Essa atitude de confronto pouco ajuda, em minha humilde opinião, a disseminar o pensamento cético. Carl Sagan era tão ateu quanto Dawkins, mas nunca teve a necessidade de partir para a ofensiva desta forma, mesmo em "O Mundo Assombrado pelos Demônios".

As pessoas, céticas, atéias ou crentes, costumam ficar muito na defensiva quando suas opiniões são contestadas tão frontalmente. Então o debate, que deveria ser racional, sai dos trilhos e vira briga. Já vi isso acontecer várias vezes, participando inclusive, para decidir que não é mais para mim. 

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12 Online: 30 de Março de 2007, 09:08:41 »
Antes de mais nada, posso estar errado, mas considero a questão desse tópico, com o perdão do mau português, um non issue.
Creio que todos aqui convivem pacificamente com cristãos e não estão interessados em "desconverter" ninguem. Tampouco
equacionamos automaticamente "cristão=criacionista". Não conheço pessoalmente um único criacionista, cristão ou não. Além disso,
a analogia que você fez não se sustenta: boa parte dos ateus já foram teístas, e muitos ainda possuem um conhecimento razoável
da Bíblia e de teologia (não me incluo entre esses), enquanto os criacionistas demonstram consistentemente uma ignorância
profunda da ciência.

Penso que o compromisso maior de todo intelectual é com a verdade. Não considero proselitismo alguem como o Dawkins afirmar que o Rei está nu. Especialmente quando todos somos capazes de ver que o Rei está, de fato, nu. Aliás, concordo inteiramente com a frase
acima do Dawkins. A questão do criacionismo vs. realidade é apenas uma entre os vários motivos que levam pessoas como Dawkins e
Dennett a partir para o confronto. Acho que o destaque dado a esse confronto e a essas pessoas é importante pelo menos para deixar claro que o ateísmo é uma posição intelectual, não uma questão moral, e mais, que ateus, agnósticos, deísta, etc. também têm o
direito de ter ser escutados.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 30 de Março de 2007, 09:14:38 »
Acho que o destaque dado a esse confronto e a essas pessoas é importante pelo menos para deixar claro que o ateísmo é uma posição intelectual, não uma questão moral, e mais, que ateus, agnósticos, deísta, etc. também têm o

Eu concordo com você, é claro. Mas não é o que Dawkins defende, e sim como ele escolhe defender. Como disse antes, suspeito que essa atitude de confronto atrapalha mais do que ajuda.

Claro, o homem tem lá suas razões para estar pau da vida. Mas enfim, estou numa fase meio avessa a levantar bandeiras.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #14 Online: 30 de Março de 2007, 12:17:26 »

Estes literalistas que vc se refere nunca foram a posição majoritária no meio cristão, muito pelo contrário. Eles representam um movimento de menos de 50 anos que fazem bastante barulho. Isso é exposto em detalhe no livro do historiador Ron Numbers (The Creationists) e no livro do Michael Ruse (Can a Darwinian be a Christian).

Não é preciso um livro para descobrir isso. É empírico.

Porém não é preciso ser maioria para incomodar. Os apelos de autoridade, as falácias e todos os ataques enchem qualquer  um. E infelizmente, há adeptos também no Brasil.

Mas não é esta a questão… Não é preciso ser um grupo grande para fazer estrago. Não é porque é pequeno que não é radical… Infelizmente, eles mancham um grupo grande ao se auto-intitularem cristãos.

Como você pôde ver aqui nas msg do fórum, esta distinção é bem clara para todos… você foi quem generalizou na sua mensagem original neste tópico. Acho que você veio com uma imagem pré-concebida e não teve "feeling" para perceber que a maioria aqui tem bem clara a diferença entre literalistas e a massa.

Eu tive bastante contato com diversos pontos de vista sim, tanto no Brasil como nos EUA (eu até critiquei em público o Adauto Lourenço uma vez). Mas eu acho que quem está fazendo um pouco de confusão é vc. Há os "young earth creationists", que incluem os que acreditam no relato completamente literal, e os "old earth creationists", que simplesmente acreditam que o universo é mais antigo que 6000 anos. Estes, por sua vez, incluem uma diversidade de pontos de vista (episodic creationists, progressive creationists, theistic evolutionists, e deists, essencialmente). A maior parte dos cientistas cristãos nos EUA (membros da American Scientific Affiliation), não se encaixam na sua descrição acima (que incluiria talvez os episodic creationists e progressive creationists). Uma grande parte é considerada "theistic evolutionist", que faz ciência como todo mundo faz, além de acreditar que o argumento do "God of the gaps" (o que vc afirmou acima) não só é má ciência, como também má teologia. Por exemplo, o autor de alguns dos textos mais contundentes contra a irreducible complexity do flagelo do Behe foi Kenneth Miller, que é cristão (evolutionary theist). Há inclusive os exemplos que eu havia citado anteriormente do Dobzhansky e do Fisher, para muitos (eu inclusive) os maiores evolucionistas do século XX junto com o Sewall Wright, eram cristãos (e não simplesmente CTJ na classificação da Nina acima).

Não faz diferença alguma apenas re-dividir em subcategorias menores. Eu não disse que existem só estes dois tipos ou que são indivisíveis, disse que há estes dois tipos. E são estes que mais comumente estão ligados a discussões sobre o que "acham ou esperam" que seja a evolução. Os teístas que concordam com evolução nem deveriam ser somados a este grupo, pelo próprio contexto da minha mensagem. O sentido de minha mensagem é totalmente diferente do que você deu…

E não é isso que faz diferença nos debates sobre criacionismo x evolucionismo. Nem mesmo haver mais de um criacionismo, e que cada um alegue ter a verdade suprema. Continuam havendo criacionistas com os quais se pode conversar e outros em que um bom bate-papo com uma porta é mais profícuo.

Engraçado que você parece querer reforçar de que a fé do Dobzhanzky importava ou deveria para alguém além dele próprio… em casa, cada um pode fazer o que quiser… cultuar a santa da pizza, vestir roupa íntima feminina ou dormir pelado… isso nada importa. Será que você busca justificativas para você próprio continuar teísta? Do tipo, se até Fisher está nessa, porque eu não poderia? Ah, deixa pra lá… isso ficou "divã" demais.

Além disso, o ID ser atacado por um teísta não significa nada, a não ser que qualquer um pode provar a teoria errada (o que é óbvio… não importa a fé da pessoa, ela não muda os fatos). Isso não isenta todos os demais teístas ou teísmos como entidades éticas capazes de análise crítica.

Quanto à questão de manipulação e má fé, eu discordo de vc. Eu conheço inúmeros YECs, inclusive alguns amigos pessoais. Sei que grande parte é simplesmente sinceramente equivocada, e tem esta posição simplesmente pq ouviu falar que Darwinismo = ateísmo. Mas há os sacanas também, e estes são severamente criticados dentro do próprio meio cristão.

Discorda mas afirma que existem? Eu não disse que todos são desonestos, disse que há os desonestos… A desonestidade é uma moeda no meio religioso… ela pode comprar bem mais do que se imagina. Ninguém pode negar que há má fé por parte de algumas pessoas no meio, e é isso que particularmente afasta das discussões alguém como eu. Eu já fui vítima da manipulação e deturpação feita por, imagine, teístas cristãos! Mas eu não digo que todos os teístas cristãos são desonestos… se não, como eu mesma narrei na outra mensagem, deveria devolver os emails do orientador do Atheist, não é mesmo?

Tenho a impressão de que você lê o que quer, mais ou menos como alguns honestamente logrados fazem.

A questão não é ser criacionista ou ser cristão… é ser desonesto mesmo.

Eu conheço bem ambos os lados, e é essa uma das razões de eu ter colocado este tópico. Há muitos criacionistas que simplesmente são ignorantes, mas isso não os torna desonestos (minha mãe desconhece deriva genética e é a pessoa mais honesta que conheço). E a maior parte dos cientistas cristãos (nos EUA, pelo menos) não acredita bem que a terra é jovem, nem no argumento do "God of the gaps". Mas é claro que é muito mais fácil chamar todo mundo de CTJ desonesto e tapado.

Justamente… a questão não é ser criacionista ou ser cristão, é ser desonesto. Quem não é desonesto, não precisa vestir o chapéu.

Eu não disse que todos são CTJ, desonestos ou tapados… Neste caso, a adição é de sua inteira autoria.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #15 Online: 30 de Março de 2007, 12:20:34 »
Antes de mais nada, posso estar errado, mas considero a questão desse tópico, com o perdão do mau português, um non issue.
Creio que todos aqui convivem pacificamente com cristãos e não estão interessados em "desconverter" ninguem. Tampouco
equacionamos automaticamente "cristão=criacionista". Não conheço pessoalmente um único criacionista, cristão ou não. Além disso,
a analogia que você fez não se sustenta: boa parte dos ateus já foram teístas, e muitos ainda possuem um conhecimento razoável
da Bíblia e de teologia (não me incluo entre esses), enquanto os criacionistas demonstram consistentemente uma ignorância
profunda da ciência.

Penso que o compromisso maior de todo intelectual é com a verdade. Não considero proselitismo alguem como o Dawkins afirmar que o Rei está nu. Especialmente quando todos somos capazes de ver que o Rei está, de fato, nu. Aliás, concordo inteiramente com a frase
acima do Dawkins. A questão do criacionismo vs. realidade é apenas uma entre os vários motivos que levam pessoas como Dawkins e
Dennett a partir para o confronto. Acho que o destaque dado a esse confronto e a essas pessoas é importante pelo menos para deixar claro que o ateísmo é uma posição intelectual, não uma questão moral, e mais, que ateus, agnósticos, deísta, etc. também têm o

Concordo com tudo.

Luz

• Visitante
« Resposta #16 Online: 30 de Março de 2007, 12:28:18 »
O problema é que os leigos não tem fácil acesso a posições mais equilibradas pq os extremos fazem mais barulho, como disse o Dbohr. Mas eu acho que os cientistas têm uma responsabilidade maior de não cometer este erro e evitar esta atitude hipócrita (faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço). Afinal de contas, são pagos pra isso (fazer e divulgar conhecimento).

Durante toda minha vida eu alimentei a ilusão que o conhecimento leva a sabedoria, que para mim nada mais é que colocar a teoria (conhecimento adquirido) em prática (na vida), mas ando meio desiludida com essa idéia. O que prevalesce muitas vezes é a prepotência, uma atitide estúpida e irraconal, mesmo quando baseada em conhecimento.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #17 Online: 30 de Março de 2007, 12:38:15 »
Durante toda minha vida eu alimentei a ilusão que o conhecimento leva a sabedoria, que para mim nada mais é que colocar a teoria (conhecimento adquirido) em prática (na vida), mas ando meio desiludida com essa idéia. O que prevalesce muitas vezes é a prepotência, uma atitide estúpida e irraconal, mesmo quando baseada em conhecimento.

Luz, eu não vejo tanta prepotência assim... não vejo o porque de contextar algo ser passível de tanto problema quanto é quando se contexta aspectos religiosos.

Pra mim, prepotência é se dizer filho do dono do universo... já viu aquele adesivo de combi? "Não sou o dono do mundo, mas sou filho do dono"... Acho que isso diz tudo.

;)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 30 de Março de 2007, 13:23:52 »
Não vejo como pode ser prepotência contestar os argumentos errôneos dos criacionistas baseados na Termodinâmica, por exemplo. Está se tentando esclarecer que a Termodinâmica não é assim como eles dizem que é. Não tenho receio desses debates. Não vou evitar esses debates por mais que possam querer colar o rótulo de intolerante, prepotente e mente fechada, porque sei que não sou.

Prepotência para mim é dizer que a religião leva ao mau-caratismo, que todos os crentes são maliciosos ou idiotas, que todo mundo que acredita em Astrologia, Homeopatia e congêneres são estúpidos, que toda e qualquer crença religiosa é uma desonestidade e por aí vai. Aí vira briga de torcida, pura e simples.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #19 Online: 30 de Março de 2007, 13:24:55 »
Não vejo como pode ser prepotência contestar os argumentos errôneos dos criacionistas baseados na Termodinâmica, por exemplo. Está se tentando esclarecer que a Termodinâmica não é assim como eles dizem que é. Não tenho receio desses debates. Não vou evitar esses debates por mais que possam querer colar o rótulo de intolerante, prepotente e mente fechada, porque sei que não sou.

Prepotência para mim é dizer que a religião leva ao mau-caratismo, que todos os crentes são maliciosos ou idiotas, que todo mundo que acredita em Astrologia, Homeopatia e congêneres são estúpidos, que toda e qualquer crença religiosa é uma desonestidade e por aí vai. Aí vira briga de torcida, pura e simples.

Perfeito.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #20 Online: 30 de Março de 2007, 13:32:58 »
Charles,

Me lembro quando tive contato a primeira vez com uma discussão criacionista na internet: eu fiquei de queixo caído, de verdade!

Eu sabia que eles existiam, e até achava interessante o movimento americano (pq não são tão burros :P), mas fiquei pasma com o que acontece aqui no brasil...

Conheço mtos cientistas cristãos e mtos bons por sinal :wink:

Até onde eu sei, a maioria dos criacionistas são adventistas ou demais neo-pentencostais. E tirando esses, ainda sobram mtos cristãos :P

E por isso eu acho sim um grande erro atacar o cristianismo, quando de fato se está falando em evolução :wink:  Uma pena que alguns criacionistas desistam do debate e resolvam "pregar"...aff!

Luz

• Visitante
« Resposta #21 Online: 30 de Março de 2007, 13:44:56 »

Concordo. São as essas atitudes que me refiro.

Luz

• Visitante
« Resposta #22 Online: 30 de Março de 2007, 13:51:51 »

Luz, eu não vejo tanta prepotência assim… não vejo o porque de contextar algo ser passível de tanto problema quanto é quando se contexta aspectos religiosos.

Pra mim, prepotência é se dizer filho do dono do universo… já viu aquele adesivo de combi? "Não sou o dono do mundo, mas sou filho do dono"… Acho que isso diz tudo.

;)

Ah! Nina, não sei. Se tirarmos por base o Clube Cético, por exemplo, eu concordo com você, mas estou mais para acreditar que isso é exceção.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #23 Online: 30 de Março de 2007, 14:04:15 »

E eu fico me perguntando o por que disso tudo, dessas reações tão extremadas... tão desnecessário!

Luz

• Visitante
« Resposta #24 Online: 30 de Março de 2007, 14:08:44 »

E eu fico me perguntando o por que disso tudo, dessas reações tão extremadas… tão desnecessário!

Começo a acreditar sinceramente no que falei mais para traz "simplesmente, não aceitamos as diferenças".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!