Dr. Manhattan,
Acho sinceramente, que isso depende do ponto de vista. Conheço diversos teístas, aliás, é o que mais conheço, converso a respeito e não vejo assim.
Essas pessoas entendem que tudo segue um ciclo de criação e destruição, evoluindo a cada ciclo e que isso leva a crer que existe um objetivo para tudo. Elas entendem que a Ciência explica COMO, mas precisam mais que isso, entender o PORQUÊ. Essa é uma necessidade comum, humana. Esse não é o campo das certezas, mas das crenças e o raciocínio faz com que cada qual tenha as suas próprias respostas.
As pessoas acreditam na própria intuição, porque coincidência ou não, faz sentido na vida delas. As experiências e o rumo que as coisas tomam levam-nas a acreditar nas próprias impressões.
Só questiona a moral de um suposto deus, aquele que não acredita em sua existência. Aqueles que acreditam questionam a própria capacidade de compreender essa moral. Muitas vezes, questionam deus sim, mas vão buscar respostas em si mesmos, nas suas atitudes, pensamentos, nos erros e acertos. Muitas vezes, procuram melhorar, crescer, evoluir, para compreender as coisas melhor.
Infelizmente, não é sempre assim. Ter conhecimento sem saber como utilizá-lo é pior que ignorância, mas esse é o ser humano muitas vezes. Às vezes, mesmo entre os mais cultos. É mais difícil para mim compreender um ser humano que possui muito conhecimento ser intolerante que aquele que possui pouco, mas não me parece difícil entender que milhares de pessoas acreditem que exista um deus e aceitem a Ciência como a nossa melhor ferramenta.
É possível que essas pessoas estejam erradas sim, não estou questionando seus pontos de vista, mas apenas tentando compreender. Por outro lado, pessoalmente, aceito a possibilidade delas estarem certas, de alguma forma.