Não vejo como pode ser prepotência contestar os argumentos errôneos dos criacionistas baseados na Termodinâmica, por exemplo.
Acho que o problema é que.... quando um sujeito lê pena duocentésima vez num fórum de discussão na internet que "não existem formas transicionais", a menos que ele esteja profundamente sedado, o tom de uma resposta provavelmente vai soar meio agressivo e prepotente. E o calor do momento pode até levar a generalizações indevidas.
Quanto a colocar cristianismo (e não criacionismo) como análogo à evolução, acho bastante inválido em muitos pontos... teoricamente poderia se colocar qualquer outro "ismo" religioso existente ou que se inventasse. Teorias científicas por outro lado não são tão livremente intercambiáveis. Acredito que as pessoas podem sim, ter suas crenças religiosas ou de outros tipos (místicas, esotéricas, em ETs, etc) e cercá-las de hipóteses ad hoc que as tornam irrefutáveis ao mesmo tempo que compatíveis com o connhecimento científico atual. Só não me interessa nada disso, por causa dessa possibilidade de simplesmente escolher qualquer coisa, mesmo que diametralmente oposta, e dar no mesmo.
Quero dizer: existe a idéia de que a credulidade é uma coisa irracional. Que uma pessoa em plena capacidade intelectual, diante do conhecimento, principalmente o científico, irá, necessariamente se tornar ateísta - porque essa é a lógica ateísta.
E por isso eu de certa forma concordo com isso. Ainda que o termo "racional" seja um pouco complicado, porque mesmo as crenças, quaisquer que sejam, são "racionais" no sentido em que são baseadas em raciocínios, bem como o trabalho de compatibilizá-las com o conhecimento científico. Até os criacionismos são racionais sob esse aspecto. Mas acho que é mais exatamente o que psicólogos colocam como "racionalização", um raciocínio tendencioso trabalhando apenas em favor duma idéia aceita desde o começo.
Acho que a coisa mais aproximada do teísmo em racionalidade seria um "N-deísmo potencial agnóstico": podem ser que existam deuses; quantos, não se sabe; se tem alguma coisa a ver com as supostas revelações, pode ser que sim, pode ser que não, pode ser que tenha sido tudo muito distorcido pela humanidade no que tiver ocorrido; pode ser que exista céu e inferno para onde vão as almas imateriais que talvez existam; pode ser que elas nem existam, ou pode ser que elas morram também e vão para "o nada" como os materialistas acham que ocorre com a mente material logo de cara; pode ser que haja reencarnação; pode ser que umas pessoas reencarnem apenas, não todas; pode ser que haja reencarnação e céu e inferno; pode ser que as almas fiquem apenas vagando pela eternamente terra, sem haver céu nem inferno, nem reencarnação; pode ser que venha um ser superpoderoso no futuro, e ressuscite os que ele viu agirem de acordo com o que ele achava adequado para viverem em paz e harmonia, eternamente ou quase... mas pode ser que ele um dia também morra e seja julgado por seu próprio deus, deusa ou deuses, que por sua vez mate(m) novamente todos que ele ressuscitou...
Etc. O que, na prática tenderia a ser também meio ateu, já que, é praticamente uma noção intuitiva consensual se descartar uma multitude de hipóteses que não se consegue avaliar a veracidade... só seria deísta ao encarar essa posição pelo lado emocional, de sentir que existe "algo mais", que daria um sentimento de "certeza interior".
O que como posição individual, nem é necessariamente indefensável... as pessoas fazem um monte de coisas simplesmente por gostarem, por se sentirem bem, por paixão. Só que esse sentimento também não tem nada a ver com uma comprovação científica de qualquer coisa.