Bom, acredito Nina. Tenho quase nenhum conhecimento de Evolução e pouco contato pessoal com gente da área. Pouquíssimo. Os acadêmicos teístas que conheço são todos das áreas de Exatas e Humanas e esses não me parecem, para ser sincera, fazer muito essa separação não. 
É por isso que deixei claro já no começo que estava falando de pessoas que sabem realmente o que é evolução biológica (e a maioria, mas não todos, acabam se encontrando na biologia). Infelizmente, para quem não lê sobre o assunto e não se atualiza, restam apenas aquelas informações da época de escola, muito frágeis, superficiais e algumas erradas.
Acho, sei lá, que levam a coisa mais no fórum íntimo, não misturam deus no que discutem. Aliás, quase não discutem o assunto, exceto quando vem à tona, mas quase sempre em clima de bate-papo. No entanto, demonstram bastante ligação entre natural e o espiritual nas interpretações que fazem.
Em momento nenhum disse que o pessoal das biológicas não mantém as coisas em fórum íntimo. Biólogos estão entre os que menos recorrem a deuses para explicações (exceto aqueles que fazem proselitismo religioso, e parecem não ter passado pela faculdade) de fenômemos externos. Mesmo pessoas de áreas correlatas, como a medicina, por exemplo, pouco conhecem sobre evolução biológica. Que eu saiba, o único curso que tem disciplinas obrigatórias de evolução é o de biologia.
Certamente a reflexão íntima ocorre, mesmo para estes. Mas é comum que discussões surjam mais naturalmente num meio onde dogmas religiosos são quebrados a todo momento, como acontece com as ciências biológicas (e também na física, por exemplo). E mesmo que as pessoas não tomem parte em discussões públicas, elas próprias processam as informações.
O ponto é que para quem conhece o que é a verdadeira ciência "Evolução", o deus das lacunas está ficando cada vez mais apertadinho, em espaços minúsculos. Pessoas sem este conhecimento dificilmente percebem isso, até porquê, tem a visão que você apontou, que "deus guia sutilmente a evolução", quando na verdade, não há qualquer evidência real que sugira isso. É por isso que o meu ateísmo surgiu de maneira natural, conforme me aprofundava nos estudos acadêmicos.
Sabendo que "a ciência não explica o que deus criou, mas mostra, cada vez mais, que não há interferência divina na natureza", a assimilação do "duplipensar" fica cada vez mais difícil. É por isso que eu não entendo como pessoas que estudam e pesquisam evolução conseguem simplesmente viver realidades opostas no trabalho e em casa (onde mantém suas vidas de ritos religiosos), embora para mim não faça a menor diferença a crença dos outros.