Autor Tópico: Mais uma ajuda matemática  (Lida 54638 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re:Mais uma ajuda matemática
« Resposta #225 Online: 24 de Outubro de 2011, 14:36:34 »
Como saber se um triângulo é um triângulo retângulo? Se eu tenho um triângulo com as medidas 4,6,8 ele é um triângulo retângulo? Se não, qual é a medida dos ângulos internos desse triângulo?  :?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #226 Online: 24 de Outubro de 2011, 14:46:32 »
Use o teorema de Pitágoras como teste. Não. Use a lei dos cossenos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #227 Online: 24 de Outubro de 2011, 15:08:17 »
 :umm: tá.... usei, descobri que é um obtusângulo. E agora? como eu faço pra descobrir qual é a medida do maior ângulo?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 24 de Outubro de 2011, 15:13:28 »
Use a lei dos cossenos. Deve existir um jeito mais elegante, mas acabei de almoçar e meus olhos estão peszzzzzzz....
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #229 Online: 24 de Outubro de 2011, 18:00:38 »
 :ok: consegui, eu precisava achar o seno do maior ângulo, então não tinha outro jeito, tive que usar a lei dos cossenos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 26 de Outubro de 2011, 14:04:53 »
1+2+4+8+16+... = (1+2+4+8+16+...) * (2-1)
= (2+4+8+16+32...) - (1+2+4+8+16+...) = -1

Qual é exatamente o problema com essa demonstração espúria? Acho que me lembro vagamente de que não podemos brincar com séries divergentes, mas uma explicação mais elaborada seria bem vinda :lol:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 26 de Outubro de 2011, 14:12:54 »
A série de fato diverge. Então você pode dizer que ela tende ao infinito [1]. Só que infinito + 1 é infinito, de forma que no último passo você está subtraindo infinito de infinito, o que deve dar zero. A chave é que a álgebra de números infinitos é estranha...

[1] Tecnicamente falando %5Caleph_0. Se você subtrair %5Caleph_0 de %5Caleph_1 você obtém infinito. Acho. :o

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #232 Online: 26 de Outubro de 2011, 14:53:06 »
A série diverge mais rápido para infinito do que "converge" para -1. Some termo a termo se não acredita :-)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 26 de Outubro de 2011, 15:04:51 »
A série diverge mais rápido para infinito do que "converge" para -1. Some termo a termo se não acredita :-)

Eu não acredito em demontrações de calculadora :P  [engenheiro]Tá bom, acredito sim...[/engenheiro]

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #234 Online: 08 de Novembro de 2011, 17:02:43 »
 :chorao: Minha semelhança de triângulos nunca dá certo.

Eu usei pitágoras aí achei 3,6 para o triangulosão, e como 1,4m vai ser puxado pra andar aquela distância x, então a hipotenusa do triangulozinho é 1,4.

Só que eu só acho 1,3. E a resposta é 1,6... :desconfiado:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #235 Online: 08 de Novembro de 2011, 17:07:52 »
Mas a hipotenusa do triangulo menor vai ser 3,9 - 1,4 = 2,5 m, Fabi.

Usando Pitágoras de novo dá a resposta certa.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #236 Online: 08 de Novembro de 2011, 17:18:27 »
Agora entendi....
2,5^2=1,5^2+c^2
6,25=2,25+c^2
4=c^2
c=2
Aí diminui esse valor do triangulo maior...3,6-2=1,6...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #237 Online: 08 de Novembro de 2011, 17:20:41 »
Issaí :ok:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #238 Online: 08 de Novembro de 2011, 17:25:31 »
 :ok: Obrigada!

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #239 Online: 10 de Novembro de 2011, 17:40:19 »
Paradoxo de Russel, da teoria dos conjuntos, alguém poderia me descrevê-lo melhor?

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #240 Online: 10 de Novembro de 2011, 21:04:56 »
Paradoxo de Russel, da teoria dos conjuntos, alguém poderia me descrevê-lo melhor?
Em matemática, os conjuntos podem se dividir em duas categorias: aqueles que são membros de si próprios e aqueles que não são. Por exemplo, o conjunto de todos os conjuntos é um membro de si próprio, já que, por ser um conjunto, estaria incluído entre seus próprios elementos. Já o conjunto de todas as palavras que existem não é um elemento de si próprio, porque ele é um conjunto, e não uma palavra.

O paradoxo pode ser formulado assim: "O conjunto de todos os conjuntos que NÃO são elementos de si próprios, é um elemento de si próprio?"

Se a resposta for sim, então ele pertence ao conjunto. Para pertencer ao conjunto, ele não pode ser membro de si próprio (é a condição para pertencer ao conjunto). Se ele não é membro de si próprio, ele não pertence ao conjunto (contradição).
Se assumirmos que a resposta é não, então ele não é elemento de si próprio. Sendo assim, ele satisfaz a condição de ser elemento de si próprio, o que é outra contradição.

Uma maneira alternativa mais fácil para se entender é o paradoxo do barbeiro: "Em uma cidade, um barbeiro anuncia: 'Eu faço a barba de todos os homens que não barbeiam a si próprios'. Pergunta-se: quem faz a barba do barbeiro?"
Da mesma forma que acima, se o barbeiro não faz a barba de si próprio, então pelo anúncio, ele faz a barba de si próprio. Ao contrário, se ele não faz, então pelo anúncio ele faz a própria barba.

Quem propôs a primeira tentativa de solucionar o paradoxo foi o próprio Russell, criando uma espécie de hierarquia de objetos matemáticos (elementos, conjuntos, classes, etc.) e estabelecendo certas regras rígidas para se fazer asserções acerca desses objetos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #241 Online: 10 de Novembro de 2011, 21:08:26 »
O teorema da incompletude de Gödel tem alguma relação com isso, não tem?

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #242 Online: 10 de Novembro de 2011, 21:24:38 »
Gödel entra mais tarde na história. Primeiro Russell tenta formular uma filosofia logicista para a matemática, onde entram essas hierarquias para corrigir o paradoxo de Russell, mas depois esse modo de se fazer matemática acaba "superado" pela escola de Hilbert (a escola formalista), que esquece essa interpretação dos objetos matemáticos e passa a os tratar como meras abstrações, como se as demonstrações fossem espécies de jogos de xadrez. Antes de Hilbert concluir sua empreitada de reduzir toda a matemática a essa escola mais simbólica e abstrata, Gödel aparece demonstrando que qualquer tentativa de demonstrar a consistência das axiomáticas da matemática (tentativa que Hilbert estava fazendo) seria sem sucesso. Isso até causou um certo desconforto no círculo matemático, pois foi a demonstração de que jamais haveria uma prova definitiva de consistência de qualquer teoria, seja ela qual fosse.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 10 de Novembro de 2011, 23:42:13 »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #244 Online: 17 de Julho de 2012, 10:18:43 »
Eu tenho um triângulo grande que tem um ângulo de 85 graus(no topo), aí dentro desse triângulo grande eu tenho outro triângulo menor com um ângulo x (também no topo, e eles compartilham a mesma base)). Imagine que você pinte o triângulo menor, aí na parte não pintada do triângulo maior, eles dão as medidas dos ângulos, uma é 25 graus e outra é 10 graus. Eu preciso descobrir o ângulo x.

Como fas?

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #245 Online: 17 de Julho de 2012, 10:41:33 »
Provavelmente sai por trigonometria. Eu não entendi bem o desenho. Caso nenhum forista responda, posta aí o desenho do problema.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #246 Online: 17 de Julho de 2012, 11:01:51 »

Uploaded with ImageShack.us

E tem outra questão ainda mais sinistra, fiquei brigando 20 minutos com ela e não saiu nada.

As medidas x, y, z são respectivamente proporcionis aos números 5, 20, 25. O suplemento do ângulo de medida X tem medida igual a:

(a resposta é 144, mas eu só achei 96. :( )

Offline Amaraticando

• Nível 03
  • *
    • Records of Amaraticando
« Resposta #247 Online: 17 de Julho de 2012, 12:30:54 »

E tem outra questão ainda mais sinistra, fiquei brigando 20 minutos com ela e não saiu nada.

As medidas x, y, z são respectivamente proporcionis aos números 5, 20, 25. O suplemento do ângulo de medida X tem medida igual a:

(a resposta é 144, mas eu só achei 96. :( )

Questão 1:
Você vai ter que criar um segmento de reta entre os vértices de baixo.
Chame de A e de B os ângulos que ficarão abaixo de 25º e 10º, respectivamente.

Como a soma dos ângulo internos de um triângulo é 180º, então temos que:
85º + (25º + A) + (10º + B) = 180º
=> (A + B) + 120º = 180º
=> A + B = 60º

Aplicando o mesmo teorema no triângulo menor:
X + A + B = 180º
=> X + 60º = 180º
=> X = 120º

Questão 2: É preciso fornecer mais dados sobre a questão; o que são x, y e z?
Perfil desativado :o

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #248 Online: 18 de Julho de 2012, 20:20:27 »

Eu resolvi desse jeito (não sei se está certo):

A soma dos ângulos internos de um quadrilátero dá 360º (sempre verdade?)
Logo, o ângulo interno maiorzão de todos (aquele que com x dá 360º) é 240º, e portanto x é 120º.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #249 Online: 18 de Julho de 2012, 20:43:03 »
 :ok: Obrigada!

(eu só tenho que colocar o desenho da segunda questão, mas não sei se vai ajudar muito)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!