Autor Tópico: Mais uma ajuda matemática  (Lida 54635 vezes)

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Offline SnowRaptor

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #150 Online: 10 de Março de 2011, 14:30:24 »
O problema é que continuo achando 8, e a resposta é 4 :P
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #151 Online: 10 de Março de 2011, 15:50:27 »
Valeu! :ok:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #152 Online: 10 de Março de 2011, 16:12:03 »
Valeu! :ok:

Só isso não vale. Você tem de dizer onde estava errando :twisted:
Elton Carvalho

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #153 Online: 10 de Março de 2011, 17:40:07 »
Snow, em uma das tentativas, eu cheguei a fazer o mmc das duas frações... é nesse nível ai :biglol:
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Offline SnowRaptor

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #154 Online: 10 de Março de 2011, 18:09:10 »
Isso é que eu chamo de não fazer ideia do que tá acontecendo :medo:
Elton Carvalho

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #155 Online: 10 de Março de 2011, 19:07:07 »
Matemática sempre foi minha matéria mais fraca. Junte isso a anos sem praticar...

Outra que apareceu aqui:

Durante uma exibição de acrobacias aéreas, um avião, num certo momento, descreve um arco de parábola que no plano cartesiano é representado por

http://mathurl.com/66bcqfw

Qual a altura máxima atingida pelo avião nesse momento?

Fazendo como a última, eu chego a 600m. Dica: 600m não é a resposta certa  :P






« Última modificação: 10 de Março de 2011, 19:33:02 por Di Gaúcho »
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Offline SnowRaptor

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #156 Online: 10 de Março de 2011, 19:08:32 »
Mas você quer a altura máxima, por que você faria como o outro?

Você precisa achar o vértice dessa parábola. A altura máxima é a coordenada y do vértice.
Elton Carvalho

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #157 Online: 10 de Março de 2011, 19:09:22 »
P.;S.: preciso fazer uncionar o plugin de LaTeX, mas pra isso, vou rpecisar escrever do zero e não tenho tempo pra isso no momento...
Elton Carvalho

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #158 Online: 10 de Março de 2011, 20:09:23 »
Ah, entendi. Eu preciso fazer então -b/2a e substituir o x, na equação, pelo resultado.

Meh, estou aprendendo com uma apostila que parece que deram um "ctrl + c, ctrl + v", do primeiro site que apareceu no google, e colocaram aqui...
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Offline Fabi

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #159 Online: 18 de Março de 2011, 15:59:00 »
Um certo número de pessoas aguarda o momento de ocupar as poltronas de um teatro. Sabe-se que se 80% do total das pessoas ocuparem as poltronas, 135 lugares ficarão descopuados, se 60% do total dessas pessoas ocuparem as poltronas, restarão 175 lugares vagos. Nessas condições, o número de poltronas desse teatro é:

 :grito: Eu calculo, calculo, e calculo e sempre dá 350.... e a resposta certa é 325... Onde eu errei?
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Offline Dr. Manhattan

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #160 Online: 18 de Março de 2011, 17:47:16 »
:huh:

Estou encontrando 295:

N=número de pessoas.
C=número de cadeiras

0,8N = C - 135
0,6N = C - 175

subtraindo uma expressão da outra dá

0,2N =  40

N = 200

Da primeira expressão temos:

160 = C - 135

C = 295

Não vejo onde posso ter errado.
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Alan Watts

Offline Geotecton

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #161 Online: 18 de Março de 2011, 17:49:11 »
Um certo número de pessoas aguarda o momento de ocupar as poltronas de um teatro. Sabe-se que se 80% do total das pessoas ocuparem as poltronas, 135 lugares ficarão descopuados, se 60% do total dessas pessoas ocuparem as poltronas, restarão 175 lugares vagos. Nessas condições, o número de poltronas desse teatro é:

 :grito: Eu calculo, calculo, e calculo e sempre dá 350.... e a resposta certa é 325... Onde eu errei?


:huh:

Estou encontrando 295:

N=número de pessoas.
C=número de cadeiras

0,8N = C - 135
0,6N = C - 175

subtraindo uma expressão da outra dá

0,2N =  40

N = 200

Da primeira expressão temos:

160 = C - 135

C = 295

Não vejo onde posso ter errado.

Também achei 295.

Cada 20% de pessoas é igual a 40, que multiplicado por 5 (100%) dá 200 pessoas.

Com 80% de pessoas sobram 135 cadeiras, significa que o teatro tem 160 lugares ocupados (80%) mais 135 vagos= 295.
« Última modificação: 18 de Março de 2011, 17:51:53 por Geotecton »
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Offline Fabi

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #162 Online: 19 de Março de 2011, 01:38:54 »
A resposta tá certa mesmo... eu que troquei as letras... :vergonha:

Eu olhei o gabarito sem óculos, e no livro é muito pequeno :sorry:
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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #163 Online: 17 de Junho de 2011, 17:52:58 »
Se eu tenho 1/(√ 7)^2 +1 ?  só que  esse √ 7 (não é raíz quadrada é raíz a quarta)
Daí eu fiz 1/√ 7+1 e aí eu tentei racionalizar pra tirar a raíz da parte de baixo e aí deu zebra...

E agora? como fas?
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Offline Unknown

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #164 Online: 17 de Junho de 2011, 20:38:23 »
Se eu tenho 1/(√ 7)^2 +1 ?  só que  esse √ 7 (não é raíz quadrada é raíz a quarta)
Daí eu fiz 1/√ 7+1 e aí eu tentei racionalizar pra tirar a raíz da parte de baixo e aí deu zebra...

E agora? como fas?
É só racionalizar o que você precisa? Se você já chegou em 1/√ 7+1, mulplique em cima e em baixo por (√ 7-1) que a raiz sumirá do denominador.

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #165 Online: 17 de Junho de 2011, 22:11:02 »
mulplique em cima e em baixo por (√ 7-1) que a raiz sumirá do denominador.

Peraí, é 1/√ 7+1 ou 1/(√ 7+1)?

Offline SnowRaptor

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #166 Online: 17 de Junho de 2011, 23:30:24 »
%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%5B4%5D%7B7%2B1%7D%7D ou %5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%5B4%5D%7B7%7D%2B1%7D%7D  ou %5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%5B4%5D%7B7%7D%7D%2B1 ?
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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #167 Online: 17 de Junho de 2011, 23:32:31 »
Verdade, ainda havia uma terceira opção. Verdade, com LaTeX fica bem melhor :P

Offline Unknown

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #168 Online: 17 de Junho de 2011, 23:55:34 »
%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%5B4%5D%7B7%2B1%7D%7D ou %5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%5B4%5D%7B7%7D%2B1%7D%7D  ou %5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%5B4%5D%7B7%7D%7D%2B1 ?
Pelo que entendi é a segunda opção, mas com o 7 elevado ao quadrado dentro da raiz, até porque nas outras não haveria dificuldade alguma para racionalizar.

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #169 Online: 18 de Junho de 2011, 01:19:08 »
%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%5B4%5D%7B7%2B1%7D%7D ou %5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%5B4%5D%7B7%7D%2B1%7D%7D  ou %5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%5B4%5D%7B7%7D%7D%2B1 ?
é a segunda opção, mas só a raiz a quarta de 7 que é elevado ao quadrado.
Se eu tenho 1/(√ 7)^2 +1 ?  só que  esse √ 7 (não é raíz quadrada é raíz a quarta)
Daí eu fiz 1/√ 7+1 e aí eu tentei racionalizar pra tirar a raíz da parte de baixo e aí deu zebra...

E agora? como fas?
É só racionalizar o que você precisa? Se você já chegou em 1/√ 7+1, mulplique em cima e em baixo por (√ 7-1) que a raiz sumirá do denominador.
E deu certo a resposta é √ 7 -1/6

Mas eu não entendo ... :confuso:  pra racionalizar não tem que multiplicar só pela raiz? ou tem que ser o denominador inteiro (tipo a √ 7 +1 , mesmo que esse +1 esteja fora da raíz)?
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« Resposta #170 Online: 18 de Junho de 2011, 01:30:29 »
Fabi, esse é um truque "tabelado", faça o seguinte, multiplique (X-Y) por (X+Y) e veja no que isso dá . Daí facilmente você vê que isso vale para quaisqueres dois números.

Editado por conter uma informação inútil.
« Última modificação: 18 de Junho de 2011, 01:34:04 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline uiliníli

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #171 Online: 18 de Junho de 2011, 11:24:02 »
%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%5B4%5D%7B7%2B1%7D%7D ou %5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%5B4%5D%7B7%7D%2B1%7D%7D  ou %5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%5B4%5D%7B7%7D%7D%2B1 ?
é a segunda opção, mas só a raiz a quarta de 7 que é elevado ao quadrado.
Se eu tenho 1/(√ 7)^2 +1 ?  só que  esse √ 7 (não é raíz quadrada é raíz a quarta)
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E deu certo a resposta é √ 7 -1/6

Mas eu não entendo ... :confuso:  pra racionalizar não tem que multiplicar só pela raiz? ou tem que ser o denominador inteiro (tipo a √ 7 +1 , mesmo que esse +1 esteja fora da raíz)?

Quando a raiz está somada a um número no denominador, você tem que multiplicar por um fator que contenha a raiz menos aquele número, como o Unk falou. Só assim você consegue eliminar os termos com raiz do denominador.

Offline Fabi

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #172 Online: 18 de Junho de 2011, 16:27:40 »
Entendi.  :ok:

Uma função f de variável real satisfaz a condição f(x+1)=f(x)+f(1) Sabendo que f(2)=1, quanto é f(3)?

Já achei 2....3..... 4....quase todos os números que existem menos a resposta certa que é 3/2 e não faço nem idéia de como chegar nessa resposta.

Odeio função. |(
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« Resposta #173 Online: 18 de Junho de 2011, 17:43:47 »
Uma função f de variável real satisfaz a condição f(x+1)=f(x)+f(1) Sabendo que f(2)=1, quanto é f(3)?

Já achei 2....3..... 4....quase todos os números que existem menos a resposta certa que é 3/2 e não faço nem idéia de como chegar nessa resposta.

Odeio função. |(
Para %28x%2B1%29+%3D+2 temos f%282%29+%3D+f%281%29+%2B+f%281%29
Mas  f%281%29+%2B+f%281%29+%3D+1, portanto f%281%29+%3D+%5Cfrac%7B1%7D%7B2%7D
Daí temos f%282%29+%2B+f%281%29+%3D+1+%2B+%5Cfrac%7B1%7D%7B2%7D+%3D+%5Cfrac%7B3%7D%7B2%7D

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #174 Online: 19 de Junho de 2011, 16:57:21 »
 :? Tá... tentei pegar a mesma linha de raciocínio, para esse exercício:
Se f%281%29%3D4 e f%28x%2B1%29%3D4.f%28x%29 então quanto é f(10)?

Primeiro eu peguei os dados aí tentei substituir onde tinha o x e tentei substituir pelo 10 aí ficou uma coisa bizarra.
f%2810%2B1%29%3D4.10 => f%2810%29%2B+f%281%29%3D4.10  =>
f%2810%29%3D4.10+-+f%281%29 => f%2810%29%3D40+-+4 f%2810%29%3D36

Só que a resposta certa é 4%5E%7B10%7D

Aí eu tentei separar x+1=4.x => 3x=1 => x= %5Cfrac%7B1%7D%7B3%7D e fiquei sem saber o que fazer com isso. Então... o que eu to fazendo de errado?
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