Tínhamos vários gatos e de repente notamos que eles foram sumindo, como sempre ouvimos dizer que gatos são assim mesmo, achamos que era um comportamento normal, de repente descobrimos a causa dos desaparecimentos: um dos gatos machos (e mais velhos) começou a expulsar todos os outros gatos e agora, de adulto, só restaram ele (Miau), um outro gato (Zóinho) e uma gata (Mini Meg) com seus gatinhos, como evitar que o Miau expulse o Zóinho também?
Não fui eu quem deu os nomes, ok?
Castra.
Edt.: E conhecendo bem como são os gatos, se eles estão indo embora é porque devem ter achado outro lugar quentinho, com leitinho e carinho e sem um cara mandando eles embora, se não, é porque morreram mesmo.
Acho que as chances são de terem morrido mesmo. Acho que a menos que o outro dono seja muito ruim, os gatos vão ter "dois donos" nesses casos.
Aconteceu "quase" isso uma vez quando eu morava em frente a um açougue, e a dona gostava/tinha gatos. Eu estava com uma porção deles que tinham sido abandonados, ainda não conseguido donos para todos, mas ao menos um deles (acho que dois) já estavam quase que fazendo isso por conta própria. Mas eles nem tinham desaparecido nem nada. Descobri meio por acaso, indo ao açougue, que eles ganhavam alguma carne por lá de vez em quando, e já tinham até outros nomes.
E o inverso, uma vez por uns dias cuidei de um gato que teoricamente iria adotar, porque a pessoa que o tinha não podia mais tê-lo no apartamento, era fora das regras. Mas depois de dar sumiços progressivamente maiores durante a semana, o gato acabou voltando ao apartamento. E nesse caso havia uma boa distância, meio como no outro lado do bairro, bairro vizinho, ou mais longe até.
Uma terceira possibilidade, algo mais improvável, é terem se perdido longe demais e não conseguido voltar. Há alguns anos teve uma notícia de um gato australiano que anos mais tarde, foi encontrado na Nova Zelândia, ou vice-versa. Era realmente o mesmo gato, identificado por chip.
Pode não ser tão improvável se alguém o acha e faz uma adoção-sequestro, e a pessoa mora longe o bastante para o gato não achar mais onde morava antes, ou desistir de tentar.