Se você quer ter um gato/cachorro/papagaio/etc, você é o único que deve se incomodar por isso. Concordo com o Barata, se o gato é seu, ele não devia estar miando em cima do meu telhado à noite ou cagando no meu quintal.
A vida em comunidade é isso, goste ou não. Um cachorro vai latir de manhã, uma pomba vai cagar no seu carro, um gato vai subir no seu forro, uma barata vai passear na sua cama, e nessa última vale o trocadinho. 
Você só pode estar brincando. Seu animal de estimação tem que ficar na SUA residência. Do contrário, você não tem absolutamente nenhum direito de reclamar com o que quer que aconteça com ele. E cachorros podem ser ensinados a não latirem, exceto quando aparece alguém. Eu tive cachorros por 24 anos e sempre foi assim.
Só o que falta é me dizerem que o chato é o vizinho que não gosta quando o seu gato entra pela janela dele e caga no sofá. Ter animais de estimação é ter responsabilidades. Se você não sabe por onde anda o seu gato na maior parte do tempo, você simplesmente não deveria ter um gato em primeiro lugar.
Tenho cerca 16 gatos, todos passeiam pela vizinhança, sobem em telhados, pulam o muro dos vizinhos e até brincam com os cachorros deles, nunca em décadas tive uma reclamação, inclusive por vizinhos que criam papagaios, galinhas e pássaros, então tenho bastante propriedade para falar sobre gatos e responsabilidade. Meu único segredo é deixar ração sempre a disposição dos bichanos, dia e noite, em vários lugares diferentes. A gata que vive na minha casa, mia às 6:30 da manhã para entrar dentro de casa, a cachorra do meu avatar late todo dia entre 6 e 7 da manhã, e um latido bem alto, o galo garnizé do meu vizinho começa a cacarejar entre meia noite e duas da manha e outro galo caipira perto das 4. O pincher do padre que é meu vizinho, late sem parar, chato pra caralho, enquanto ele não está em casa, rezando a missa, tem um papagaio que canta o hino nacional todo sábado e domingo de manhã quando seu dono solta ele no terreno ao lado, tem minha pomba que voa pra dentro da casa dos vizinhos, tem o labrador da minha vizinha que quando escapa vai revirar o lixo de todo mundo, tem o cachorro do vizinho da frente que chora irritantemente quando ele tranca ele pra frente da casa, e por aí vai. E no meio disso tudo tem vizinho que não tem nenhum animal e acredite, é muito melhor você tentar conviver numa boa com isso, do que se estressar como animais de estimação alheios. A única coisa que realmente é insuportável é briga de gato macho à noite, por isso castro todos.