Autor Tópico: Há diferença entre fé e acreditar?  (Lida 11314 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Há diferença entre fé e acreditar?
« Resposta #25 Online: 05 de Abril de 2007, 11:25:46 »
Tarcísio, pode elaborar mais seu conceito de esperança? 
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #26 Online: 05 de Abril de 2007, 11:27:51 »
No ateísmo essas definições são essenciais, não acreditar que deus existe é bem diferente que acreditar que deus não existe.

A diferença aí está no lugar onde fica o não. Ambos usam acreditar.
Sim, mas não acreditar que deus existe pode ser considerado tanto como ateísmo fraco, como agnosticísmo. Acreditar que deus não existe pode ser referência para o ateísmo forte, mas impede o agnosticismo.

Ou estou errado?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #27 Online: 05 de Abril de 2007, 11:28:36 »
Concordo com o Amon.
Lendo essa discussão, lembrei de um outro aspecto do problema. Em lugar de querer distingüir entre fé e crença,
prefiro pensar em termos de "fé racional" e "fé irracional", isto é, entre crenças baseadas nos fatos e crenças que existem a despeito dos
fatos. Só que, no momento em que debatemos isso com um religioso, chegamos a um impasse, causado pela questão: a que fatos nos referimos?
Para um cético, em vez de nos referir de forma vaga a "fatos", diríamos, "um conhecimento baseado na experiência ou na
lógica". Já o religioso poderia acrescentar a esses dois um terceiro: a "revelação", ou o conhecimento místico. Ou seja, um conhecimento que
surge através da introspecção, que aparece na mente aparentemente completo, acabado, independentemente da experiência ou da lógica.
Para o religioso, a fé baseada na revelação tem um peso tão grande quanto a que se baseia em fatos, inclusive por que a experiência subjetiva
do crente é para ele um fato. O que leva o cético a questionar a revelação é simplesmente a experiência [1]: milhões de pessoas no mundo têm
ou tiveram "revelações", cujo conteúdo foi provado absrudo ou equivocado e cujas consequências foram muitas vezes desastrosas. O difícil é
convencer alguem que passou por essa experiência [2].

[1] Eu ia dizer também que a existência da "revelação" seria um processo não-determinístico, mas depois percebi que isso não é necessariamente
verdade.

[2] Claro, isso não vale para a maioria dos religiosos, que acendem suas velas e não perdem tempo com essas questões.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #28 Online: 05 de Abril de 2007, 11:41:49 »
As palavras podem ter diversos significados, que dependem do contexto. No entanto, a Filosofia serve para detectar os mal-entendidos.

Esperança é o resultado da espera. Pode ser uma previsão esperada ou provir de um desejo. Ter esperança em algo não significa necessariamente que acredite nesse algo. Pode ser uma expectativa, suposição ou probabilidade (http://www.priberam.pt/dlpo/).

Crer e acreditar são sinónimos ("ter como verdadeiro"), mas no primeiro caso pode indicar menos confiança ou falta de razões fortes ("julgar, supor, presumir").

A fé, em geral, demonstra uma convicção firme ("firmeza na execução de um compromisso"), ou então confiança. Nas religiões são o mesmo que dogma.

Diagrama (consoante o tipo de letra, pode não apresentar bem formatado)
Acreditar + --- Crer + --- Esperar + --- Supor
                                 |                    + --- Desejar
                                + --- Ter fé + --- Confiar
                                                   + --- Assumir dogma
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 05 de Abril de 2007, 11:57:05 »
Acreditar que deus não existe pode ser referência para o ateísmo forte, mas impede o agnosticismo.

Ou estou errado?

Você não é o primeiro a dizer isso, mas continuo sem uma indicação clara de por que seria assim.  Há alguma definição de agnosticismo que exclua o ateísmo?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #30 Online: 05 de Abril de 2007, 11:58:48 »
PedroAC você toma "acredite" por certeza?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 05 de Abril de 2007, 12:03:04 »
A fé, em geral, demonstra uma convicção firme ("firmeza na execução de um compromisso"), ou então confiança. Nas religiões são o mesmo que dogma.

Só tenho problema com essa última frase... :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 05 de Abril de 2007, 12:08:22 »
Acreditar que deus não existe pode ser referência para o ateísmo forte, mas impede o agnosticismo.

Ou estou errado?

Você não é o primeiro a dizer isso, mas continuo sem uma indicação clara de por que seria assim.  Há alguma definição de agnosticismo que exclua o ateísmo?
Pelo que sei o agnosticismo exclui acreditar que deus não existe. Ou seja exclui o ateísmo forte, mas não o ateísmo fraco.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 05 de Abril de 2007, 12:14:45 »
Pelo que sei o agnosticismo exclui acreditar que deus não existe. Ou seja exclui o ateísmo forte, mas não o ateísmo fraco.

Agnosticismo é uma postura filosófica, não tem necessariamente consequências quanto àquilo em que se crê. 

Um agnóstico ateu forte sabe que é impossível ser categórico quanto à existência de Deus (o que faz dele um agnóstico) e ao mesmo tempo tem como verdade pessoal e convicção emocional que ele não existe (por isso é também ateu forte).

Confere?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #34 Online: 05 de Abril de 2007, 12:22:01 »
 :shock:

É a primeira vez que vejo a expressão agnóstico ateu forte. Apenas fico com a dúvida do que seria ser categórico quanto a existência de deus, pois é a definição que tenho por ateísmo forte.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 05 de Abril de 2007, 12:28:50 »
Para ser categórico no ateísmo forte seria preciso provar que Deus não existe.

Isso não é possível, por definição; sempre poderia ser o caso de Deus existir mas ser extremamente discreto.

Ateísmo forte é definido pela convicção pessoal, o que é bem diferente de argumentação conclusiva e filosoficamente sólida.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #36 Online: 05 de Abril de 2007, 12:35:03 »
Bem esclarecido!  :ok:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #37 Online: 05 de Abril de 2007, 12:40:07 »
Luis, espero que você viva bem.

Acredito que você viva bem e é o que quero pra você.
Não acredito que você viva mau, mas aceito a possibilidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 05 de Abril de 2007, 12:46:44 »

Antes que alguém fique preocupado, esclareço que Tarcísio está atendendo ao meu pedido de ilustrar o que significa esperança.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #39 Online: 05 de Abril de 2007, 12:48:20 »

Antes que alguém fique preocupado, esclareço que Tarcísio está atendendo ao meu pedido de ilustrar o que significa esperança.

Ele está te cantando...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 05 de Abril de 2007, 12:50:00 »
Amon, você vê sexo em tudo.  Somos apenas bons amigos.  Íntimos, mas nem tanto.

(Tira a mão, Tarcísio!)

Luz

• Visitante
« Resposta #41 Online: 05 de Abril de 2007, 12:52:05 »

:)

Ahhh Luis, não perca a oportunidade: entre!

« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 13:26:50 por Luz »

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #42 Online: 05 de Abril de 2007, 13:02:19 »
Citação de: Luis Dantas
Um agnóstico ateu forte sabe que é impossível ser categórico quanto à existência de Deus (o que faz dele um agnóstico) e ao mesmo tempo tem como verdade pessoal e convicção emocional que ele não existe (por isso é também ateu forte).

Luis, queria evitar mas creio que é interessante debatermos tais idéias.

Ateísmo forte (ateísmo positivo), é uma postura em que se nega abertamente a existência de deus, uma convicção de que a inexistência de deus é uma verdade "absoluta". Não abre chance a possibilidades.

Sendo assim, vejo um grande conflito entre "ateísmo forte" e "agnosticismo".

Já quanto ao "ateísmo fraco" (ateísmo cético), podemos dizer que "incorpora" o agnosticismo.

Esta é a diferença entre "forte" (seguro; positivo; que não admite dúvida) e "fraco" (sujeito a estar errado).

« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 13:08:33 por Discípulo da Razão »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 05 de Abril de 2007, 13:09:21 »

Ateísmo forte (ateísmo positivo), é uma postura em que se nega abertamente a existência de deus, uma convicção de que a inexistência de deus é uma verdade "absoluta". Não abre chance a possibilidades.

Concordo.  Mas ainda é uma postura de convicção pessoal, não uma verdade absoluta no sentido que pode ser usado como argumento.

Sendo assim, vejo um grande conflito entre "ateísmo forte" e "agnosticismo".

Há o potencial para conflito, mas ele é evitado quando se compreende a diferença entre verdade e convicção.

Já o "ateísmo fraco" (ateísmo cético) incorpora o agnosticismo.

Necessariamente?  Não pode haver um ateu fraco que acredita também (por exemplo) que um dia se saberá com certeza que Deus não existe?

Esta é a diferença entre "forte" (seguro; positivo; que não admite dúvida) e "fraco" (sujeito a estar errado).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #44 Online: 05 de Abril de 2007, 13:23:05 »

Concordo.  Mas ainda é uma postura de convicção pessoal, não uma verdade absoluta no sentido que pode ser usado como argumento.
Convicção pessoal é uma expressão que está bem relacionada com o tema do tópico, penso eu.

Estaria relacionado com acreditar, crença ou fé? Ou seria um significado diferente?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 05 de Abril de 2007, 13:27:11 »
Convicção pessoal é uma expressão que está bem relacionada com o tema do tópico, penso eu.

Como o tema do tópico, sim, também concordo.  Mas não com agnosticismo.  O agnosticismo, sendo uma proposição filosófica, deve procurar ter algo melhor do que convicção para se sustentar. 

Estaria relacionado com acreditar, crença ou fé? Ou seria um significado diferente?

Convicção tem relação com todos esses três conceitos.  Um pouco mais fraca com crença, talvez.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #46 Online: 05 de Abril de 2007, 13:44:59 »
PedroAC você toma "acredite" por certeza?
Pensa numa pergunta de verdadeiro ou falso. A resposta que deres é o que acreditas. Não tem necessariamente de ser uma certeza.
"Roubar" é um termo mais abstracto (ou genérico) que "pilhar", "plagiar", "saquear", "furtar", "fraudar", etc. http://www.broffice.org.br/dicsin/content/dicsin_lista.php?lang=&f_pesq=roubar
"Acreditar" também é um termo mais abstracto que "crer", "esperar" e "ter fé".

Só tenho problema com essa última frase… :)

Nos vocabulários de Filosofia, na definição teológica, dizem que "fé" é o mesmo que "dogma".

Em Filosofia aprendi que o dogma é o método da religião (na Filosofia é dialéctica; na Ciência, o método científico; no senso comum … já não me lembro ). Em http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/russell.htm, é dito "Todo conhecimento definido - eu o afirmaria - pertence à ciência; e todo dogma quanto ao que ultrapassa o conhecimento definido, pertence à teologia. Mas entre a teologia e a ciência existe uma Terra de Ninguém, exposta aos ataques de ambos os campos: essa Terra de Ninguém é a filosofia." (Bertrand Russell).

Talvez algum conceito diferente do que significa religião?

Ou estou errado?

Há quem diga que agnosticismo significa não ter opinião formada quanto à existência de divindades, ou não saber que Deus existe (definição dada por alguns religiosos).

Segundo enciclopédias, como a Wikipedia, agnosticismo ("sem conhecimento") é a crença (ou doutrina filosófica... como queiram chamar) de que não é possível conhecer a existência de Deus ou deuses. Um agnóstico pode ser teísta ou ateísta. Nesse caso, apesar de achar que é impossível saber se uma divindade existe, pode ter fé ou supõe que alguma exista, ou não.
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 05 de Abril de 2007, 13:48:41 »
Nos vocabulários de Filosofia, na definição teológica, dizem que "fé" é o mesmo que "dogma".

Em Filosofia aprendi que o dogma é o método da religião (na Filosofia é dialéctica; na Ciência, o método científico; no senso comum … já não me lembro ).

O dogma não seria o método da Teologia?  Religião muitas vezes é uma atividade bastante concreta.

Em http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/russell.htm, é dito "Todo conhecimento definido - eu o afirmaria - pertence à ciência; e todo dogma quanto ao que ultrapassa o conhecimento definido, pertence à teologia. Mas entre a teologia e a ciência existe uma Terra de Ninguém, exposta aos ataques de ambos os campos: essa Terra de Ninguém é a filosofia." (Bertrand Russell).

Talvez algum conceito diferente do que significa religião?

Eu costumo defini-la como o conjunto de atividades voltadas ao desenvolvimento e cultivo de virtude moral.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #48 Online: 05 de Abril de 2007, 13:54:27 »
Eu costumo defini-la como o conjunto de atividades voltadas ao desenvolvimento e cultivo de virtude moral.
Nesse caso, aceito que possa não ser dogmática.

Estava a pensar mais na definição dada na Wikipedia:
"A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino e sagrado, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças."
Pedro Amaral Couto

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #49 Online: 05 de Abril de 2007, 14:04:20 »

Mas para o "ateísta forte" isto não é questão apenas de convicção mas algo "evidente".

Há o potencial para conflito, mas ele é evitado quando se compreende a diferença entre verdade e convicção.

Para o ateu forte tal convicção é a verdade.

Necessariamente?  Não pode haver um ateu fraco que acredita também (por exemplo) que um dia se saberá com certeza que Deus não existe?

Sim, concordo.

Continuo considerando "ateísmo forte" e "agnosticismo" idéias contraditórias.
Uma não "permite" dúvida e considera a idéia em questão como certa, e outra "permite" dúvida já que admite a falta de conhecimento sobre o assunto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!