Autor Tópico: Há diferença entre fé e acreditar?  (Lida 11315 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Há diferença entre fé e acreditar?
« Resposta #50 Online: 05 de Abril de 2007, 14:09:11 »
Aparentemente a sua definição de ateísmo forte tem como pré-requisito uma postura irracional diante do conceito de deus, DdR.

A minha é um pouco diferente, porque aceita a possibilidade de uma convicção que não tenha pretensão de convencer os demais, de ter a verdade plena e inquestionável.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 05 de Abril de 2007, 14:11:32 »
Continuo considerando "ateísmo forte" e "agnosticismo" idéias contraditórias.
Uma não "permite" dúvida e considera a idéia em questão como certa, e outra "permite" dúvida já que admite a falta de conhecimento sobre o assunto.

É uma idéia certa para mim, em parte devido aos conceitos de divindade e verdade que eu pessoalmente uso.  Mas não é uma verdade objetiva; ao ser negociado com outros sujeitos o assunto perde essa certeza.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #52 Online: 05 de Abril de 2007, 14:16:10 »
Sobre dogma, em que o PedroAC iguala a fé, acho interessante o comentário do Bruno do tópico ateísmo dogmático: ../forum/topic=10642.0.html#msg184137
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #53 Online: 05 de Abril de 2007, 14:19:11 »
Luis,

Aparentemente a sua definição de ateísmo forte tem como pré-requisito uma postura irracional diante do conceito de deus, DdR.

A minha é um pouco diferente, porque aceita a possibilidade de uma convicção que não tenha pretensão de convencer os demais, de ter a verdade plena e inquestionável.

Sua definição foge do propósito do conceito "ateísmo forte".

O termo "forte" é adicionado justamente para transmitir a idéia de: seguro; que não admite dúvida; inquestionável; evidente.

É uma idéia certa para mim, em parte devido aos conceitos de divindade e verdade que eu pessoalmente uso.  Mas não é uma verdade objetiva; ao ser negociado com outros sujeitos o assunto perde essa certeza.

Pois é, não há como associar "agnosticismo" a um "ateu forte", já que ele próprio não admite tal idéia.
Se a própria pessoa não aceita o que propõe o "agnosticismo", não há como definí-la como agnóstica.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #54 Online: 05 de Abril de 2007, 14:21:38 »
Wikipedia:
"Eles estavam seguros de ter alcançado uma certa gnose -- tinham resolvido de forma mais ou menos bem sucedida o problema da existência, enquanto eu estava bem certo de que não tinham, e estava bastante convicto de que o problema era insolúvel." T. H. Huxley (1825-1895)
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #55 Online: 05 de Abril de 2007, 14:22:59 »
Pedro,

Seu post é relativo a que mensagem?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #56 Online: 05 de Abril de 2007, 14:30:26 »
Sua definição foge do propósito do conceito "ateísmo forte".

Com todo o respeito, não vejo por que. 

Li a sua mensagem e acho que foi você que não entendeu o que eu disse. 

Eu próprio me considero agnóstico e ateu forte.  Sou seguro em meu ateísmo, mas não espero que outros tenham os mesmos conceitos de divindade que eu uso. 

Muito menos acho que minha convicção tem valor como argumento epistemológico.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #57 Online: 05 de Abril de 2007, 14:56:33 »
Luis,

Com todo o respeito, não vejo por que.

Diga-se de passagem, é o respeito entre ambas as partes que incentiva-nos a continuar um debate. Obrigado pelo respeito, tenho-o por você também.

Li a sua mensagem e acho que foi você que não entendeu o que eu disse.

Não acho.

Eu próprio me considero agnóstico e ateu forte. Sou seguro em meu ateísmo...
A segurança não é quanto à posição "adotada" (ateísmo), mas sobre a segurança quanto à existência/inexistência de deus.

Você considera a existência de algum deus impossível? Nega veemente esta possibilidade?

...mas não espero que outros tenham os mesmos conceitos de divindade que eu uso.

Ok. Isto talvez pode ser entitulado como respeito, mas não como "agnosticismo".

Será que você não está tratando sobre o termo "militante" em vez de "forte"?
« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 15:25:49 por Discípulo da Razão »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #58 Online: 05 de Abril de 2007, 15:34:36 »
Wikipedia:
"Eles estavam seguros de ter alcançado uma certa gnose -- tinham resolvido de forma mais ou menos bem sucedida o problema da existência, enquanto eu estava bem certo de que não tinham, e estava bastante convicto de que o problema era insolúvel." T. H. Huxley (1825-1895)
Nesse sentido o termo é contrário a gnose:
Gnose, literalmente, quer dizer "conhecimento". Mas, se até os eruditos e as pessoas cultas desconhecem (ou conhecem de forma equivocada) o que é Gnose, logo, o grande desafio que se apresenta aqui é aprender a distinguir o simples conhecimento acadêmico, a simples erudição e a simples cultura intelectual de "conhecimento revelado" ou "conhecimento divino".

Portal Gnose

Ou seja seria contra o conhecimento revelado e não ao conhecimento científico. (Mera especulação da minha parte).
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #59 Online: 05 de Abril de 2007, 16:05:34 »
Discípulo da Razão,
a minha intenção é esclarecer o significado de agnosticismo pela origem da palavra, e opondo ao gnosticismo.

O termo "forte" é adicionado justamente para transmitir a idéia de: seguro; que não admite dúvida; inquestionável; evidente.
Admites que "ateísmo forte" é o mesmo que "ateísmo dogmático" ("que não admite dúvida; inquestionável")?

Na Wikipedia é dito:
O ateísmo cético é uma variedade de ateísmo na qual se afirma que a existência de um ou mais deuses é duvidosa, improvável ou insuficientemente demonstrada. Essa vertente corresponde à ausência de crença na existência de divindades e é melhor compreendida quando comparada com o Ateísmo Forte. Ela pode também chamada de ateísmo fraco, ateísmo negativo, ou ateísmo implícito.

O ateísmo forte é também conhecido como ateísmo ativo, ateísmo positivo, ou ateísmo explícito. Ele é uma variedade de ateísmo que nega abertamente a existência de qualquer deus, em contraste com o ateísmo cético, o agnosticismo e as várias crenças teístas. É uma corrente do Materialismo.

Portanto, se tem plena convicção de que não existe qualquer deus, então o "o problema da existência" está resolvido para eles (não é "convicto de que o problema era insolúvel"). Logo, não podem ser agnósticos.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #60 Online: 05 de Abril de 2007, 16:17:21 »
PedroAC,

Discípulo da Razão,
a minha intenção é esclarecer o significado de agnosticismo pela origem da palavra, e opondo ao gnosticismo.

Ok.  :ok:

Admites que "ateísmo forte" é o mesmo que "ateísmo dogmático" ("que não admite dúvida; inquestionável")?

Sim. É este entendimento que venho expondo.

Portanto, se tem plena convicção de que não existe qualquer deus, então o "o problema da existência" está resolvido para eles (não é "convicto de que o problema era insolúvel"). Logo, não podem ser agnósticos.

Isto.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #61 Online: 05 de Abril de 2007, 16:30:37 »
O artigo de ateísmo da wikipédia discute a questão de fé no ateísmo e traz bons argumentos contra e a favor e é importante no mérito em igualar o atéismo forte com o dogmático. Pois o dogmático entendo que tenha fé, e o forte não necessáriamente, como é a posição do Dantas.

Um texto muito bom, em que o autor usa os termos ateísmo dogmático e ateísmo cético, é o "Argumentos referentes a existência de deus" que está no site A coruja.

http://acoruja.haaan.com/atheos_argumentos

« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 16:54:02 por Adriano »

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #62 Online: 05 de Abril de 2007, 16:57:22 »
Citação de: Adriano
O artigo de ateísmo da wikipédia discute a questão de fé no ateísmo e traz bons argumentos contra e a favor e é importante no mérito em igualar o atéismo forte com o dogmático. Pois o dogmático entendo que tenha fé, e o forte não necessáriamente, como é a posição do Dantas.

Você fala em "igualar" e depois cita "diferenças". Fiquei sem entender...  :?

Mas vamos lá...

Perceba que "dogmático" e "forte" relatam a mesma idéia: indiscutível; seguro; positivo; que não admite dúvida; indiscutível.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #63 Online: 05 de Abril de 2007, 17:14:25 »
O artigo do wiki sobre ateismo é bem fraco, não acharam?

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #64 Online: 05 de Abril de 2007, 17:18:48 »
Focando na pergunta do tópico ["Há diferença entre fé e acreditar?"], trago a definição de "confiar", de acordo com o dicionário aurélio:
ter confiança; ter fé; esperar, acreditar.
Fonte: dicionário aurélio

Ou seja, vejam que os termos "confiar", ter "fé", "acreditar" e "esperar" podem possuir o mesmo significado.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #65 Online: 05 de Abril de 2007, 17:20:57 »
Obrigado pelo argumento a meu favor DdR :D

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #66 Online: 05 de Abril de 2007, 17:21:54 »
O artigo do wiki sobre ateismo é bem fraco, não acharam?
O artigo em inglês é bem melhor e o artigo em alemão é o mais completo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #67 Online: 05 de Abril de 2007, 17:28:11 »
Citação de: Adriano

Você fala em "igualar" e depois cita "diferenças". Fiquei sem entender…  :?

Mas vamos lá…

Perceba que "dogmático" e "forte" relatam a mesma idéia: indiscutível; seguro; positivo; que não admite dúvida; indiscutível.

Quando me referi a igualar, era em referência a sua posição e do PedroAC, e sobre as diferenças, podemos fazer inúmeras, mas não convém, sou mais a favor do consenso, e para mim é irrelevante já que me posiciono como dogmático, mas no sentido filosófico, em oposição ao ceticismo filosófico e não ao científico.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #68 Online: 05 de Abril de 2007, 17:37:16 »
Eu próprio me considero agnóstico e ateu forte. Sou seguro em meu ateísmo
A segurança não é quanto à posição "adotada" (ateísmo), mas sobre a segurança quanto à existência/inexistência de deus.

Você considera a existência de algum deus impossível? Nega veemente esta possibilidade?

Só acho possível a existência de deuses enquanto alegorias, símbolos e conceitos.  Mas não reconheço em mim o poder de fechar a questão a não ser para mim próprio.

…mas não espero que outros tenham os mesmos conceitos de divindade que eu uso.

Ok. Isto talvez pode ser entitulado como respeito, mas não como "agnosticismo".

Deus é um conceito mais interativo e social do que parece à primeira vista.  Agnosticismo é uma consequência natural desse respeito.

Será que você não está tratando sobre o termo "militante" em vez de "forte"?

Acho que não.  Militância é atuação externa, ateísmo forte é convicção pessoal.  Não acho que estou confundindo os dois.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #69 Online: 05 de Abril de 2007, 17:42:50 »
Eu não entendo por que se igualaria o ateísmo forte ao dogmático; o teste para ateísmo forte para mim é a pergunta "há algum deus?"

O ateu fraco responde que não acredita que haja,
o ateu forte responde que acredita que não haja. 

O ateu dogmático, se bem entendi, responde que certamente, inquestionavelmente não há.

E o agnóstico, que não há como saber com absoluta certeza.

Tarcísio, sim, achei fraco o artigo de ateísmo da Wikipedia em português.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #70 Online: 05 de Abril de 2007, 17:43:39 »
Luis,

Só acho possível a existência de deuses enquanto alegorias, símbolos e conceitos.

Isto descarta a possibilidade da existência do "deus das lacunas"?

Mas não reconheço em mim o poder de fechar a questão a não ser para mim próprio.

Este "poder" está ligado à convencer a todos, ou à dúvida quanto à realidade objetiva?

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #71 Online: 05 de Abril de 2007, 17:46:05 »
Eu não entendo por que se igualaria o ateísmo forte ao dogmático; o teste para ateísmo forte para mim é a pergunta "há algum deus?"

O ateu fraco responde que não acredita que haja,
o ateu forte responde que acredita que não haja. 

O ateu dogmático, se bem entendi, responde que certamente, inquestionavelmente não há.

E o agnóstico, que não há como saber com absoluta certeza.

O ateu forte afirma que não há deuses. Ele é "forte" nesta questão: seguro; não há dúvida.

Veja também:

Para muitos, o verdadeiro ateu não aceitaria nenhuma das posições acima, sendo que julga a inexistência de deuses pela impossibilidade física ou lógica dos mesmos. Não abre chance a possibilidades, pois já estaria provada pela natureza em si sua posição. Essa corrente é a também chamada de "ateísmo forte".

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ate%C3%ADsmo
« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 17:49:20 por Discípulo da Razão »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 05 de Abril de 2007, 17:51:45 »
Só acho possível a existência de deuses enquanto alegorias, símbolos e conceitos.

Isto descarta a possibilidade da existência do "deus das lacunas"?

Definitivamente!

Mas não reconheço em mim o poder de fechar a questão a não ser para mim próprio.

Este "poder" está ligado à convencer a todos, ou à dúvida quanto à realidade objetiva?

A convencer a todos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 05 de Abril de 2007, 17:51:55 »
Não, a fé deve ser racional sempre que possível.
Acho que apenas se estiver usando "fé" no sentido de otimismo.

Otimismo está mais para complemento do que para sinônimo de fé.

Não seria bem sinônimo, mas eventualmente usado como.

"Você tem que ter fé que tudo vai dar certo", "você tem que ter fé nas pessoas", "tenha fé na sua capacidade" - para mim o significado disso é mais de otimismo/esperança do que de fé clássica.

Não é algo a que um ateu se refere quando diz que não tem fé ou que não se deve ter fé, na imensa maioria dos casos.

Porque diariamente ouço no rádio os sermões de crentes falando que se deve crer apesar de não ter evidência, de que se tem que ter fé, etc. Sempre colocando fé em oposição à racionalidade convencional, numa coisa que normalmente se acreditaria mais facilmente, por não ser nada extraordinário, e por ser evidente.

Acho que se não for assim perde totalmente o sentido popular de "fé", e fica sendo simplesmente "ter convencimento razoável da verdade de algo".

A definição de fé que certas pessoas usam realmente tem essa arrogância travestida, mas eu a considero uma degeneração.   O que eles realmente parecem estar buscando é crença irracional para salvar o orgulho.

Prefiro a que se usa (por exemplo) para certos documentos de cartórios, como na expressão "dou fé por ser verdade".  Fé que se baseia na análise dos fatos observáveis, não no desprezo dos mesmos.

Ah sim... nesse caso sim... mas acho que isso é quase um jargão diferente, não é algo comumente usado... é meio como começar a discorrer sobre "amizade" com algo como "bem, o que é amizade? Segundo os antigos maias.... ... no latim... em grego..."

Coloquei crença e certeza como sinônimos.

Por que?  São conceitos tão diferentes.

Bem, parte de minha argumentação toda é que os conceitos não estão fortemente atrelados por trás de uma ou outra palavra...

Posso dizer tanto que "eu acredito que muitas vezes pode-se usar as mesmas palavras, mas significando coisas diferentes, ou palavras diferentes, para significar a mesma coisa", quanto "eu tenho certeza que muitas vezes pode-se usar as mesmas palavras mas significando coisas diferentes, ou palavras diferentes, para significar a mesma coisa".

Aí por exemplo, o significado é exatamente o mesmo. "Acreditar", inclusive diferentemente do que se poderia defender para o termo, me parece até conotar um pouco mais de possível admissão de possibilidade de erro do que "certeza".

seria que um religioso poderia dizer algo similar a frase da Druyan: "eu não acredito em deus, eu sei que ele existe".

Um verdadeiro religioso dificilmente diria algo tão tolo, sinceramente.  Ou pelo menos não acharia algo particularmente importante para ser dito.  Um religioso lúcido tem coisa mais importante para pensar, sentir e dizer do que essa insignificância que é "saber" que Deus existe.

Esse é o problema da discussão toda... um monte de "verdadeiros escoceses". Por isso mantenho que não existe "verdadeira fé", "verdadeiro religioso" nem sentido exato de praticamente nada. Existem os usos populares dos termos, variações também comuns, e sentidos mais restritos à outras épocas, ou a situações, etc... mas nenhum é "o verdadeiro".

Se numa discussão, uma pessoa A diz "fé é ruim porque só leva a X", e B discorda, porque para o conceito pessoal de fé, nunca levaria a X, então o melhor talvez fosse, em vez de discordar, "não, fé não leva a X", perguntar "o que é fé para você?". O A diz "fé é uma crença irracional". E "crença irracional" seria algo que o B acredita que poderia levar mesmo a X; resumindo, não há discordância efetiva entre A e B, exceto nos termos que usam para rotular as coisas.

Poderiam discutir qual o termo mais apropriado, mas é uma fuga do assunto, algo que acho que normalmente não interessa muito a ambos, a menos que tenham algum tipo de apreço maior pelos rótulos do que pelos significados.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #74 Online: 05 de Abril de 2007, 17:53:38 »
O ateu forte afirma que não há deuses. Ele é "forte" nesta questão: seguro; não há dúvida.

Eu afirmo que não há deuses.  Mas não vejo sentido em ser mais categórico nessa questão do que sou, por exemplo, quanto à existência do Acre.  Minha certeza não faz de mim um dogmático.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!